terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ORAÇÃO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E SUA NOVA REGRA : FAVOR MANTER DISTÂNCIA!


Texto de Prof. Cleber Tourinho de Santana.

Ontem, dia 02 de janeiro de 2009, pela primeira vez tive a oportunidade de levar minha querida esposa Renata ao Salão do Reino perto aqui de casa, para que ela conhecesse o ofício religioso de lá. Ela há muitos anos é evangélica, e teve pouco contato com a imensa quantidade de grupos religiosos que explodem por todos os lados nesse nosso Brasil varonil, e por isso decidimos que, sempre que possível, iremos visitar um templo diferente aos sábados, desde que isso não atrapalhe nossa programação oficial e familiar. Graças a Deus fui presenteado com uma esposa de mente bem aberta, que deseja aumentar seu conhecimento sobre o mundo que a cerca, e não uma dessas pessoas fanáticas cuja única visão de vida se circunscreve ao seu próprio umbigo.

Como fui Testemunha de Jeová por 16 anos, e desejoso de que ela visse de perto como funciona a minha antiga religião (que, não se pode negar, em muitos aspectos é bem mais organizada e direcionada que a maioria das igrejas evangélicas por aí), escolhi o Salão do Reino. Pois bem. Como sempre é feito, a congregação local nos recebeu bem, nos acomodamos em cadeiras bem duras (a pobre Renata ficou com as costas doendo depois...) e em menos de dois minutos iniciou-se a reunião. Cânticos no novo cancioneiro (muito bonita a capa! Parabéns ao desenhista). As músicas entoadas são as mesmas, só mudaram as letras, que a meu ver ficaram mais fáceis. Há uma teoria de que a mudança se deu por causa da quantidade de canções escritas por pessoas que agora estão desassociadas, mas deixemos esse assunto para outro dia.

Após a oração, começa o discurso público. O tema exposto pelo orador (muito bom, por sinal) discorria sobre manter-se desperto. Como sempre, enfatizou-se a necessidade de se injetar doses cavalares de “estudo pessoal” nas veias, ou seja, ler e reler as publicações da Torre. Creio que minha esposa tenha ficado admirada com a quantidade de textos bíblicos lidos, pois não se parava de consultar as Escrituras (como especialista em comunicação, eu sei que isso é estratégia para evitar que o ouvinte raciocine por conta própria, pois a profusão de citações de vários autores faz com que a mente fique atenta, não ao que se diz, mas a qual será a próxima citação).

No estudo de A Sentinela, recebemos emprestado um exemplar, e minha esposa achou interessante o método de perguntas e respostas. Como ela é da área de RH, e está acostumada a participar de seminários e debates, disse-me que achou muito bom que “o estudo seja aberto a opiniões”, que as pessoas possam comentar o que aprenderam. Bom, depois vou ter que explicar a ela que aquilo é tão-somente um condicionamento mental também, que ninguém dá sua opinião em nada, mas simplesmente ou lê o que está no parágrafo ou comenta “com suas palavras” na forma de ruminação do conteúdo. Isso mesmo. A pessoa lê, mastiga e depois rumina o mesmo material que leu, sem adicionar nada de si mesmo, sem correlacionar com pontos pessoais que aprendeu de uma leitura própria apenas da Bíblia. Lamentável. Esta poderia ser uma excelente oportunidade de discutir os rumos e necessidades da Organização, das congregações e de seus membros, mas se reduz a uma seção de sabatina teocrática, mecânica e ideologicamente direcionada.

Mas vamos ao motivo da escrita deste texto. Trata-se de uma observação ao estudo de A Sentinela da semana, na edição apenas para a congregação de 15 de novembro de 2009.
Bom, o tema estudado versava sobre as orações, o que elas revelam sobre cada um de nós. Achei muito bacana a abordagem, e realmente não saí dali vazio ontem à noite. O problema foi quando se chegou ao finalzinho da consideração, no tópico sobre “orações públicas”.
Um dos últimos parágrafos discorre sobre qual posição se deve assumir ao se ouvir uma oração pública. Claro que, por ser uma forma de adoração, orar é um momento solene e de devoção a Jeová. O orador deve saber usar suas palavras, sem o que a assistência não poderia dizer “amém” (que assim seja). Igualmente, os ouvintes precisam demonstrar a necessária e devida reverência, tanto por ouvir com atenção como por adotar uma postura física louvável. Ponto para eles, estão certos. Citam-se textos bíblicos em apoio ao argumento.

A celeuma se forma, contudo, no restante do material. Sem citar nenhuma base bíblica, mas apenas a “autoridade” imposta pela ATCJ (novo nome da Sociedade Torre de Vigia no Brasil – Associação das Testemunhas Cristãs de Jeová), diz-se que não seria apropriado realizar orações públicas por meio de um círculo de orações, em que as pessoas dessem as mãos. O argumento “bíblico” da revista? Isso poderia desviar a atenção de alguns, principalmente dos que ‘estivessem visitando a reunião e não estivessem acostumados com as nossas crenças’. Outro ponto abordado foi que um casal até pode dar as mãos durante uma oração pública, de maneira discreta, mas será que podem se abraçar, ainda que também de forma discreta, mesmo que apenas demonstrando uma singela união como marido e mulher? Que nada! Isso é proibido nos Salões do Reino a partir de hoje! A justificativa? Tal atitude ‘poderia desviar a atenção dos outros’, ou mesmo demonstrar que o casal estaria dando ‘mais atenção ao seu relacionamento romântico’ que à adoração a Deus.

Não sei se minha esposa notou, mas fiquei extremamente aborrecido com essa parte do ensino. Deu-me vontade de levantar a voz na hora e redarguir, mas por uma questão de ética e respeito (e por estar na “casa dos outros”) preferi me calar.
Indignei-me por várias razões: primeiro, o Corpo Governante não teve sequer a coragem de fundamentar de modo explícito suas opiniões próprias em nenhum versículo bíblico. Foram demasiadamente abrangentes, utilizando princípio da necessária reverência a Deus, que é demasiadamente amplo, como desculpa para impor mais uma proibição aos irmãos. Agora nem mesmo abraçar sua esposa durante a profissão de uma oração pública a pessoa pode, num gesto de amor e de achego, demonstrando que Jeová está presente naquela união, como a base primária do cordão tríplice que “não pode ser prontamente rompido em dois” (Eclesiastes 4:12). Ou seja, a ATCJ quer romper esse cordão, essa intimidade do casal diretamente com Jeová, durante o momento mais íntimo de comunicação com Deus, em nome de uma regra eminentemente humana.

Tal tipo de argumento é também falho, pois impede, por extensão, que você demonstre seu carinho e união a outros membros de sua família. Isso significa que, da mesma forma, agora você nem mesmo poderá abraçar e ser abraçado por seus próprios filhos durante uma oração no Salão do Reino ou numa Assembleia. Ah, e esqueçam as demonstrações de amizade sincera que de vez em quando se veem nas ilustrações das publicações e em alguns vídeos da ATCJ, principalmente em países latinos e africanos, regiões em que, culturalmente, as pessoas são naturalmente muito “pegajosas”. Dessa forma, estão ameaçados de serem desfeitos, ou pelo menos afrouxados, os laços familiares e de amizade seladas sob a união que pode ser fruída durante uma oração ao Pai Celestial, em conformidade com a prece de Jesus em João 17:11: “Santo Pai, vigia sobre eles por causa do teu próprio nome que me deste, para que sejam um, assim como nós somos”.

Outro ponto que me deixou muito frustrado com o argumento do Corpo Governante: o fato de eles substituírem, como sempre fazem, a responsabilidade de suas opiniões humanas próprias pela da “Transferência de Consciência Coletiva Tejotiana”, como eu costumo falar. Como assim? Lembremo-nos de que, ao se falharem as expectativas do Armagedom em 1975, mesmo as publicações da Sociedade por anos e anos antes disso darem como certo o fim do Sistema de Coisas naquele ano (a história comprova isso), o Corpo Governante asseverou, na A Sentinela de 15 de setembro de 1980, páginas 17 e 18, parágrafo 6, que a culpa era dos irmãos de maneira individual:
“Caso alguém tenha ficado desapontado, por não seguir este raciocínio, deve agora concentrar-se em reajustar seu ponto de vista, por não ter sido a palavra de Deus que falhou ou o enganou e lhe causou desapontamento, mas, sim, seu próprio entendimento baseado em premissas erradas” (grifo meu).

Ou seja, é costume do CG transferir sua opinião para os do “povo de Jeová”, como se a ideia fosse dos pobres irmãos, como se isso partisse das congregações, e não da Sede mundial nos EUA! Assim, diz-se que “alguns podem ficar constrangidos” ou “pode-se desviar a atenção de alguns” caso a pessoa dê as mãos ou abrace seu amigo, parente ou cônjuge durante a oração. Mas na realidade a ordem vem de cima para baixo, e não ao contrário. Todos sabem que não existe nada que se aproxime de uma democracia nas Testemunhas de Jeová, ou mesmo de uma consulta colegiada, ou de colheita de opiniões. A palavra do CG (Corpo Governante) é lei, mesmo que isso não esteja claramente demonstrado na Bíblia ou seja contrário à cultura local sadia, e ponto final.

Além do mais, vamos ser francos: se durante as orações 99% da assistência está de olhos fechados, como o fato de eu ou meu irmão estar abraçado com sua esposa/esposo pode desviar a atenção? Só se aquele que se propõe a ter sua atenção desviada já esteja assim, quer dizer, prestando atenção nos outros, ou seja, de olhos abertos!!!! Me poupe, viu????!!!!
Enfim, mais uma vez, como em tantas outras, a Associação Torre de Vigia demonstra ser realmente uma religião que segue de perto a Bíblia. Ah, mas como assim? Segue perto mesmo é o seguinte texto: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o décimo da hortelã, e do endro, e do cominho, mas desconsiderastes os assuntos mais importantes da Lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Estas eram as coisas obrigatórias a fazer, sem, contudo, desconsiderar as outras. Guias cegos, que coais o mosquito, mas engolis o camelo!” (Mateus 23:23-24).

Enquanto para o CG abraçar seu cônjuge durante uma oração pública é errado, outras facetas da reverência a Deus quando fazemos nossas orações são relegadas a segundo plano, ou mesmo esquecidas. Deve-se lembrar que orar é um momento especial de adoração a Deus, e não apenas uma hora do dia em que “batemos um fio” para o Divino Criador. Por isso, como em qualquer ato de adoração, orar deve ser uma ocasião de reflexão tanto mental quanto corporal, pois o corpo precisa estar em harmonia com a nossa mente nessa hora.
Quanto às atitudes físicas adotadas por pessoas que se dirigem a Deus em oração, quer dizer, durante orações públicas, pois as orações pessoais são apenas entre a pessoa e Jeová, a Bíblia, por exemplo, deixa depreendido em Mateus 11:25 que Jesus estava de pé em frente a uma multidão quando orou; além disso, lemos sobre Jesus ter orado prostrando-se com o rosto em terra (em oração junto com Pedro e os dois filhos de Zebedeu, logo, uma oração pública - Mateus 26:39); ademais, segundo a Bíblia, ajoelhar-se é também costume cristão, inclusive publicamente (Atos 21:5-6; Efésios 3:14), e mesmo de olhos abertos não há nada de errado, pois o próprio Cristo fez isso, conforme se lê em João 17:1. Ademais, uma coisa que nunca vi Testemunha de Jeová nenhuma fazendo: orar com as com mãos levantadas (1 Timóteo 2:8). Mesmo que isso não seja uma regra formal, uma lei bíblica, é sugestivo e digno de atenção, pois até mesmo lemos que o ressuscitado Senhor Jesus Cristo levantou as suas mãos para abençoar seus discípulos em Betânia (Lucas 24:50). Não precisa dizer que isso foi feito por meio de uma oração, não é?
Adicionalmente, vejamos como Salomão orou publicamente por ocasião da dedicação do Templo:
“E Salomão começou a ficar de pé diante do altar de Jeová, na frente de toda a congregação de Israel, e então estendeu as palmas das suas mãos para os céus; e prosseguiu, dizendo: ‘Ó Jeová, Deus de Israel, não há Deus igual a ti nos céus em cima, nem na terra embaixo, guardando o pacto e a benevolência para com os teus servos que andam diante de ti de todo o seu coração [...]”
Em Esdras 9:4, 5, lemos a maneira como foi feita uma oração pública pelo escritor desse livro:
“Ajuntaram-se também a mim todos os que tremiam por causa das palavras do Deus de Israel contra a infidelidade do povo exilado, enquanto eu estava sentado aturdido até a oferta de cereais da noitinha. E por ocasião da oferta de cereais da noitinha pus-me de pé da minha humilhação, estando rasgadas a minha veste e a minha túnica sem mangas, e passei a dobrar os joelhos e a estender as palmas das minhas mãos a Jeová, meu Deus”.
Outras referências a esse costume (repito: não é ordenança!!!) podem ser vistas especialmente nos Salmos. É interessante lermos o Salmo 28:2: “Ouve a voz dos meus rogos quando clamo a ti por ajuda, quando levanto as mãos para o compartimento mais recôndito do teu lugar santo”, e Salmo 63:4, ele diz: “[...] em teu nome levantarei as minhas mãos”. No Salmo 141:2, Davi diz: “Seja minha oração preparada como incenso diante de ti, a elevação das palmas das minhas mãos como a oferta de cereais da noitinha”.

Quanto a esses assuntos, a pedra de toque sempre será o que Paulo disse em 1 Coríntios 4:6 – “Agora, irmãos, estas coisas passei a aplicar a mim mesmo e a Apolo, para o vosso bem, para que, em nosso caso, aprendais a [regra]: ‘Não vades além das coisas que estão escritas’, a fim de que não fiqueis individualmente enfunados a favor de um contra o outro”. Não é sábio querer impor regras e costumes a momentos tão particulares de adoração da pessoa. Nada há na Bíblia que proíba a mim de permanecer abraçado a minha esposa, ou a meus filhos, ou a um amigo meu durante uma oração pública. Infelizmente, quem se sentir incomodado por essa atitude tão bonita é que deve estar errado, pois está de olhos abertos (o que não é errado) durante um momento que deveria ser de concentração, e, pior ainda, está prestando atenção na vida alheia, desobedecendo, agora sim, a ordens bíblicas claras (1 Timóteo 4:16 – “Presta constante atenção a ti mesmo e ao teu ensino”; 1 Pedro 4:15 – “No entanto, nenhum de vós sofra como [...] intrometido nos assuntos dos outros”).
Resumindo, tal atitude expressa pela letra de A Sentinela de 15 de novembro de 2009, primeiro artigo de estudo, mostra mais uma vez a grande sabedoria que Deus me deu ao me desligar da Associação Torre de Vigia. Ser cristão é ser livre, não para se fazer o que se quer, mas para experimentar a Graça de Deus (sua Benignidade Imerecida) de uma forma mais ampla, tomando para si mesmo a responsabilidade sobre seus atos e feitos, não mais dependendo de um órgão regulador humano maior, um suposto “Escravo Fiel e Discreto”, que determina cada ato seu, cada passo de sua vida na Terra. Não, ser de Cristo é adorar ao Pai com Espírito e Verdade, e não com Sentinela e Corpo Governante.

Enfim, um bom pesquisador das Escrituras poderá perceber que não é o modo como você ora que importa a Deus, mas se aquele seu momento de união com Ele realmente está sendo usado para buscar sua orientação, a união mística com o Divino e, principalmente, para louvá-lo pelo que Ele foi, é e sempre será pela eternidade.
Amém!
Adicionar imagem

111 comentários:

  1. Eu só errei o ano... foi mesmo em 2010, não em 2009... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente MARAVILHOSA a sua dissertação sobre a Torre de Vigia e o Corpo Governante.
      Expressou com sábias palavras a minha opinião e fechou com chave de ouro.
      Continue nos presenteando com seus artigos esclarecedores.

      Excluir
    2. Glória a Deus que a verdade foi revelada a vc,e essa é minha oração a um Deus fiel que eu creio e a= Jesus,que ELE se revele a meu sobrinho que esta seguindo a esta seita pedindo a Deus que se revele a ELE para a verdade que é a biblia o libertar dessa seita.

      Excluir
    3. Excelente seu texto. Desejaria ter pessoas assim como vc e outras aqui por perto de mim, para manter uma vida social, pós TJ traumática. Ainda me sinto perdida. Mas estou me encontrando.

      Excluir
    4. Ai Igor eu não sou de nenhuma denominação. Mas só vejo as pessoas fale em que as testemunhas de Neiva e seita para de ser ipocrita velho. Pois é a única religião que usa o nome de Deus. Só vejo igrejas evangélicas corrompendo pedindo sempre acima do do somos e ofertas arrancado até a cueca dos fiéis bando de pás ires sábados que o Deus deles e o dinheiro. Não estão nem preocupados com você mas só com o teu bolso

      Excluir
    5. acha esse cara mentiu neste artigo, fui tj publicadora nao batizada..nos fazemos oraçoes abraçados sim,e nao e nd disso q ele falou,nos nos abraçamos na hora da oraçao sim,so nao podemos ficar prestando atençao em outras coisas, ficar rindo conversando, hora de oraçao, e uma coisa santa,devemos ter respeito, e é o que fazemos....sou TJ tenho orgulho de ser, e respeito qualquer outra religiao,e nao critico.

      Excluir
    6. Então você está convidado para uma uma campanha de oração na minha casa ou na minha igreja .

      Excluir
  2. Olá irmão Santana, achei interessante sua postagem e posso dizer que dizer que concordo com vc em partes. No que diz respeito a matéria da sentinela, concordo que tenha avido eum exagero com respeito a postura durante a oração principalmente com respeito aos cônjuges, pois de fato não há nada de mal em abraçar sua esposa em uma oração ao Criador que em minha interpretação é uma forma de pedir as bençãos de deus para o casal e a vida familiar. Com respeito a oração em grupo por se dar as mãos ou se abraçar acho pessoalmente também um pouco exagerado mas quando se está em um grupo com pessoas próximas não veja nada de mal nisso, no entanto o que a matéria quis dizer é que é preciso ordem e respeito durante uma oração, você já viu como os evangélicos principalmente os pentecostais oram?, eles oram gritando um querendo falar mais alto que o outro, vc acha que essa maneira é a maneira certa e ordeira de se orar a Deus? Lógicamente que não devemos julgar a disposição de cada um em buscar a Deus em oração, mas uma coisa é certa, devemos ter reverencia e respeito ao nos aproximar do Criador.
    Com amor cristão - CTPB

    ResponderExcluir
  3. BENE!!!!!!!!!!!!!!!!!!7 de janeiro de 2010 às 09:26

    PARABENS CENTRO TEOCRATICO QUANDO voce disse logicamente que nao devemos julgar a disposição de cada um em buscar a Deus em oração. pois nosso redentor disse CLAMA A MIM E RESPONDER TE EI E ANUNCIAR TE EI COISAS GRANDES. JR. 33.3. olha pra eu receber uma benção fiquei 6 anos orando e as vezes quando eu percebia estava chorando e CLAMANDO MAS graças a Deus recebi minha vitoria. a tambem dezejo um feliz 2010 ao nosso estimado PASCOAL NAIB E O TODOS DESTE BLOG. COM AMOR CRISTÃO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Mais como é resmungador esse povo , como dizia a minha vó , fazem de um pinguinho de água um grande tempestade quando se trata das testemunhas de Jeová , os opasitores e os apóstatas pegam um pequenino "erro " , que para mim não é nenhum erro , o cg está mais do que certo em... não proibir, porque a torre não proíbe nada porque tudo é uma questão de conciencia , mais aconcelhar os cristãos a não darem as mãos , como fazem as outras religióes e aos casais a não fazer nenhuma demonstração romantica na hora da oração pública , agora para que tanto resmungo? o casal tem 7 dias da semana ,24horas para fazer isso , para que ter que fazer isto nos 3 minutos da oração? Ao invés de se preocuparem com uma besteira desas porque não tiraram proveito da reunião ? Façam me o favor , vão procrurar coisa mais importante para fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que gentinha chata essa...
      Vai vc de casa em casa pregar a palavra e aproveita para falar pro seu ancião quevc está visitando sites apóstatas!

      Excluir
    2. Antônio quer mesmo saber se é "assunto de consciência" pega uns 5 amigos teus e na hora das orações deem as mãos ou faça como o salmista ore com as mãos para cima... Faça isso e verá se é assunto de consciência. Todo undo sabe que quando CG diz "não é apropriado" ele esta falando "é proibido" (claro até uma "nova luz" brilhar e voltarem atrás)!

      Excluir
    3. Que cara esdrúxulo, sem educação. Vcs já se deram conta de quantas pessoas acordaram no ocidente e no oriente com essa porcaria de pregação. Quero ver pregarem com essa macheza na Coreia do Norte, na China, no Irã. Vão lá na cova dos leões e mostre-se Deus a vosso favor. Hipócrita!!

      Excluir
    4. As Testemunhas de Jeová pregam em td o mundo e não temem nehum goberno nem msm vcs, q ao inves d fazerem coisas uteis, justificam seus erros tentando d alguma forma achar conforto. Td mundo mundo é humano aqui. Me diga aonde não existe falhas. Se formos extremamente critico o q resta pra nós é a morte. Pq se as Testemunhas de Jeová não são os Cristão verdadeiro então não a esperança pq nenhuma outra igreja baseia suas crenças na Biblia. eu disse na Biblia não no q a gente qr q seja.
      Um Abraço...

      Excluir
  5. e o texto é todo "florido", "não pode, o Corpo Governante não deixa, a Bíblia diz", desculpem-me, mas haja "saco".

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, me responda, por favor, o que significa, neste caso, "florido". E "haja saco", o que é isso? Desculpe, mas acho que minha mente é muito atrasada para entender esse linguajar rebuscado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que linguajar Santana..
      Pra quem se diz TJ é algo ULTRAJANTE.
      Deixa o ancião saber que vc fala desse jeito e visita sites de apóstatas!!!

      Excluir
    2. Gostei muito da sua resposta!se somos apóstatas,pq então nos visita? é que não prestamos mas servimos....rssss

      Excluir
  7. Texto excelente, fundamentado, farto de detalhes que nos fez viver a experiencia do escritor. Enriquecedor, eu mesmo não sabia dessa nova luz, pois não acompanho mais a Senti Nela. Parabéns, vou copiar e enviar a amigos...

    ResponderExcluir
  8. proclamador da libedade com uma cruz , acho que voce não é nem cristão não é , se não não colocaria esse símbolo repugnante aí.

    ResponderExcluir
  9. TJs são todos alienados e ignorantes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Sei o que é ser tj - é ter que ser perfeito com Jesus ;caso contrario , será espulso da familia e sociedade , banido como se fossen um estuprador ,maniaco, ou matador em serie .
    Estou sentindo isso na pele.

    ResponderExcluir
  11. FUI TJ POR 8ANOS ME DECEPCIONEI. HOJE FAÇO TEOLOGIOA ESTOU MUITO FELIZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua felicidade se resume em fazer as suas vontades e não a vontade do criador...

      Excluir
    2. Sua felicidade se resume em se fazer cocegas nos ouvidos não d seguir os passos de Cristo. As como os fariseus.....

      Excluir
  12. oração é algo tão pessoal, que nem sei se dá para discutir....obviamente nao se pode impor limites, se somos livres, podemos converar como Criador como quisermos, clamando, gritando, saltitando, abraçando seu irmao, ou seu marido ou esposa, ou quem quer que seja.
    Eu acredito que Deus esquadrinha nossos corações e sabe se trata-se de uma oração sincera.... nao cabe a nós (nem a torre) julgarmos falta de reverencia o modo como os outros oram.... contanto que seja de coração, e isso quem sabe é Deus.
    Davi orava cantando e salmodiando.
    De que adianta preocupar-se com reverencia e nao ser sincero com Deus, e de que adianta gritar e pular se tb nao for sincero?
    Quem nos dá sabedoria e nos demosntra como orar e pedir nao é a torre vigia, é o Espirito Santo de Deus.
    E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
    Romanos 8:26-27

    ResponderExcluir
  13. ahh... e parabéns pelo site, tenho aprendido muito aqui. Espero ver um dia, as pessoas que eu amo verdadeiramente se tornarem livres em Cristo e livres dessa manipulação toda que é TJ.
    ORO a Deus e clamo por isso sempre.


    Abraço fraterno
    Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  14. Pois é, com tanta coisa para fazer e a Sociedade preocupada em como deve orar! É demais!!! Ficam colocando carga em cima dos irmãos e eles mesmo não aguentam! É só não se exceder gente, pegar na mão, abraçar, claro que pode!

    Oro a Deus por esses irmão que criam confusão, para mim deve ter alguém de Satanás infiltrado lá em Nova Iorque,na sede mundial, sou Testemunha mas não sou burra nem besta, tenho discernimento o suficiente para enxergar estão fazendo besteira sim, e vou pesquisar sim, não orientamos as pessoas aí fora a pesquisar conosco? Então, também tenho que me certificar de "todas as coisas", não é assim mesmo? Se os apóstatas estão deturpando então eu quero descobrir onde está a mentira e onde está a verdade. Eu tenho cérebro sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ate o apostolo Paulo e Silas parabenizaram as pessoas quando Paulo pregava eles se certificavam de tudo, e isso que todos nos devemos fazer, eu leio de tudo pesquiso checo tudo, o que vai nso salvar e o conhecimento e nao religiao, temso que busca a Deus e nao e nenhuma religiao, com o falou Jesus ninguem chega ao pai se nao for por mim, ele nunca falou de templos ou freligiao ou sociedade ou Torre de Vigia,

      Excluir
    2. Sou cristão. E não tenho nada contra os TJ.entretanto acredito q o início desse movimento foi um tanto conturbado e por isso têm problemas até hoje. São muito imparciais.Um princípio não destrói outro princípio. O de maior importância prevalece sobre o de menor importância.

      Excluir
  15. vcs todos naum sabem o q estaum falando...olha so quero ver é a ora q chegar o grande dia de Jeová
    q limpara toda a humanidade imunda da terra
    sera como uma peneira quando é usada para limpar a agua q esta suja, que so tira o q naum é bom...assim como vcs
    iconformados,opositores. A e Tomara q esse tal de Cleber,saiba bem do q estava falando e que volte a Congregação pq la ele sabe mt bem estara Protegido desse mundo perveço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GIan, ficou bem claro que você já não raciocina mais. Como todas as testemunhas de Jeová você recebe ordens e não pode discuti-las. Tem de obedecer. Acorda, cara!

      Excluir
    2. Ei vc q respondeu o Gian. Vc não sabe nada. Pra ser Testemunha de Jeová o q mais se faz é pensar.

      Excluir
  16. Olá, Gian, obrigado pela postagem e pela preocupação com meu futuro eterno. Pode ficar tranquilo que já estou bem seguro nos braços do Pai, do Filho e do Espírito Santo e protegido dos laços que o mundo arma contra os filhos de Deus.

    Porém isso não me isenta de criticar construtivamente a Associação Torre de Vigia pelo modo como tenta dominar todos os atos das Testemunhas de Jeová, por menores que sejam.

    Assim, aconselho a você que, se possível, analise o que escrevi e tente encontrar objeções sérias e lógicas. Estou sempre aberto a sugestões francas que venham a me edificar espiritualmente.

    Abraços,

    Prof. Cleber Tourinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, as questões de bom senso, educação e sobre a maneira correta de reverenciar e ter um modo de vida que agrade a Jeová nunca serão totalmente solucionadas mesmo que saibamos o básico, ainda assim foi deixado grande margem para dúvidas e um espaco que instituicoes tentam preencher, cada qual dizendo uma coisa diferente. Pior ainda num mundo de palavras gastas, nesses tempos difíceis de manejar. Estudo com um TJ e mantenho um pe atras, ainda não compreendi como e porque Jeová escolheria uma organização humana como núcleo ou vanguarda de um novo sistema. E claro esta seria representada pelos TJ. Como assim? Ah, e se VC observar bem, tendencia a formalização e doutrinamento existe em toda instituição humana, não fosse isso muitas nem sobreviveriam. E com costumo dizer meu brother, mentimos demais e o tempo solidificou nossas mentiras. Se seguissem os as orientações morais descritas na bíblia seria mais fácil, mas o bicho gente escolheu como alvo o desejo e não a paz.

      Excluir
  17. o cara foi na reunião das tjs só para poder criticar , que coisa mais feia hein seu cleber , e pode deixar que voce realmente está seguuuuuuuuuuuuuro nos braços do pai , do filho , ahhhhh tá , sabemos mutio bem em qual braço vc está .....

    ResponderExcluir
  18. Caro anônimo do dia 08/09,

    Obrigado pela resposta e por ter lido o meu texto. Apenas deixo claro que visito sempre que posso o Salão do Reino para ver as novidades e aprender algumas coisas sobre a religião, nem sempre para criticar somente. Aliás, criticar construtivamente é saudável, qualquer pessoa lúcida sabe disso, desde que não se utilizem ironias pejorativas e expedientes nocivos e que visem à chacota, como você mesmo está fazendo em seu comentário. Eu mesmo escrevo críticas sobre minha atual denominação religiosa, visando a melhorar a forma como seus membros veem o cristianismo, coisa que, você deve concordar, é impossível para as Testemunhas de Jeová, pois por mais errado que determinado procedimento ou ensino da "Organização" pareça ser, se você abrir a boca ou se expressar será taxado de apóstata, não é verdade?

    Espero que da próxima vez você se digne a fazer um comentário mais inteligente e, como provavelmente deve ser Testemunha de Jeová ou estudante não batizado da religião, tente expor-se, dizer seu nome pelo menos, ou será que tem medo de ser repreendido pelos anciãos?

    Pense nisso.

    Abraços,

    Prof. Cleber.

    ResponderExcluir
  19. O que me chama atenção em tudo isso, é que se fala em termos criticos sobre usos e costumes.
    O amado NAIB por exemplo inicia seu comentário dizendo ter pertencido a organização das TJ durante 16 anos, e toda sua critica é em cima da real alienação ou cauteurizaçao da mente dos fiés procedida por essa organização.
    No entanto eu não sei como uma pessoa pode passar tantos anos numa denominação que prega um Cristo mentiroso e fraudulento.
    As Sociedade torre de vigia prega e ensina no seu livro: Poderar viver para sempre no paraiso na terra. cap 17 que o Jesus terreno filho de Maria e José, ou seja, o Jesus histórico o Verbo que se fez carne, ao morrer Deus escondeu o corpo dele e o anjo Miguel, o real filho espiritual de Deus ( O CRISTO)tomou o lugar do Jesus defunto, e aparecu aos apostolos dizendo-se ser o mesmo que morreu.
    Diz o livro que: para convencer Tomé o Jessus anjo tranformou-se na aparencia do mesmo Jessus, ja enterrado e morto para sempre, para que Tomé pensar tratar-se do mesmo Jesus que tinha morrido.
    Na minha opinião de leigo isso é uma falta de respeito a Deus e uma blasmemia.
    O que me admira é que nenhum ex testemunha, como o caso do Naib PASSOU 16 ANOS DENTRO DE UMA PROPOSTA DESSA.
    Isso para uma pessoa que se diz crente, me perdoe deveria ser o ponto de combate seu em defesa do evangelho , não postura de oração.
    Dar a impressão que o Naib descorda da doutrina da postura e de termos de oração mas concorda com aessa ridicula Cristologia das tesmuhas de Jeová, Onde o Filho de Deus não ressussitou e sim foi substituido. quem nega a ressurreição do filho de Deus é filho do diabo, Diz a Biblia,
    E ainda se o Naib crê nesse Jesus anjo que não sente dor e se fez passar pelo que morreu na cruz entre gritos súplicas e lagrimas, me perdoe mas um Jesus cafajeste desse so tem seguidores com mente mais suja do que a dele.
    Hoje isso é comum por haver Jesus para todos os Gostos.
    Encerrando, eu nunca vi um dissidente das Tj defendendo o evangelho so vejo eles cuspindo no prato que comeu.
    Nenhum critica o ensino neste mesmo livro que diz que toda pessoa quando morre tem seus pecados perdoados so pelo fato de ter morrido, e mais ridiculo ainada é o ensino que as pessoas de sodoma e Gomorra te~rao o privlegio de ressuscitar sem pecado.
    Encerro chamando atenção que fui aspéro apenas no tocante a Blasfemia.
    Respeito a fé dos outros mas defendo a Palavra.
    Esse pobres miseraveis desses Cristo não conduz ninguem a lugar nenhum.
    JESUS disse" Minhas ovelhas conhecem a minha voz, eu abro a porteira as chamo e ela s veem.
    para esses pobres diabos ou seja, essa diversidade de Jesus cada um mais mau carater do que outro eu estou moco.
    Celio pedrosa
    http://blogcelipe.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveu escreveu e não disse nada que preste, quem falou pra vc que as Testemunhas de Jeová não acreditam na ressurreição de Cristo? Não tire conclusões, apenas pesquise e estude:
      Paulo não achava que a fé dos cristãos se baseava numa mentira. Ele sabia que Jesus havia sido levantado dentre os mortos e, em sua carta aos coríntios, alistou as evidências disso: ‘Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi enterrado; foi ressuscitado no terceiro dia, segundo as Escrituras; e apareceu a Cefas, depois aos doze.’ * Então, Paulo acrescentou: “Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais permanece até o presente, mas alguns já adormeceram na morte. Depois disso apareceu a Tiago, e então a todos os apóstolos; mas, por último de todos, apareceu também a mim.” — 1 Coríntios 15:3-8.

      Excluir
    2. Olha Efesios;5;14-1Cor:8:2-pois vc não sabe sobre a sua religião,pois ela diz que Jesus foi coroado rei quando os TJ apareceram em 1914.Vc sabe o significado da palavra eutanasia?quando Jesus diz: o mal que faz não é o que entra no homem e sim o que sai dele(vc não acha que ele doaria o sangue para outro se salvar?)amai o vosso próximo,estar em deixa-lo morrer? Vc acha que um barco furou,e o único meio que existe é a corda,e eu por entendimento próprio abdico do único meio que tem para ficar vivo,pois, se eu não aceitar a corda,eu pratico a eutanasia,vc acha certo praticar a eutanasia?vc tem amor?misericórdia?indulgência?bondade?o doutor da lei egocêntrico perguntou a Jesus: quem é meu próximo?pois ele não via ninguém acima dele,ou seja,quem sabia tudo era ele,o melhor modo de viver era dele,ele era o bambam do pedaco,as vezes nos estamos nos equivocando assim como os saduceus que não acreditam que nos temos um espírito e que este espírito fica vivo depois da morte do corpo físico,e Jesus afirmou: Deus e Deus de vivos.Sangue não herda reino,então não faz mal doar ou receber o sangue,espírito não recebe ou doa sangue,o sangue e físico,foi uma descoberta da ciência,e mesmo o sangue não entra como alimento.A pilola que faz produzir sangue ela é feita de partículas de Sangue.Quem ama se doa,e doa o que tem para o outro ser feliz ou sobreviver.Facai o máximo pelo teu próximo enquanto é tempo, e salvar a vida até de um inimigo, seja de que forma for,e de grande valia para Deus,pois, Ele só ganhou quando derramou o sangue do seu filho para nos libertar.Acho que tudo tem o tempo certo,o problema é que temos que ficar atentos as coisas invisíveis,e elas estão no espírito que existe,e acho que andais matando.A matéria e um empréstimo divino ao nosso espírito.Buscai a verdade,ou seja,buscai conhecimento.Se eu tiver de salvar alguém e este alguém precise de todo o meu sangue eu darei,pois Deus e amor,e amor com eutanasia não combina.Vc sabe o que é eutanasia?O tempo de Moisés e um,Jesus já veio e pregou o amor.Não dando a nossa vida pelo nosso semelhante, não estaremos imitando Jesus.Se faz necessário que nascas de novo para ver o reino de Deus,onde estar o reino de Deus? Dentro de nós.O reino de Deus consiste em: amor,indulgência,benevolência, perdao,caridade.Vc acha que deixando o meu próximo morrer, eu estou com alguma destas virtudes?Muinta paz.Prov:3:7-4:19.A ciência estuda as coisas de Deus,então ela é divina.A religião sem a ciência e cega,e a ciência sem a religião e manca.Assista ao filme baseado em fatos reais: minha vida na outra vida.E ao filme O ceu de verdade.Também pesquise sobre o fotógrafo da alma,o cientista russo:Konstantin koroktov.Dr.Robert Lanza,e o biocentrismo.Dr.Ian steveson,e Dr.Jim Tucker.Acho que vc não perdeu o seu livre arbítrio.Vc sabe que Jesus prega o livre arbítrio,veja: Ele chega para o cego,ou para o paralítico e pergunta o que queres que eu faça?ao cego ele pergunta: como vc estar vendo?aos que o abandonaram ele deixou eles irem embora,tudo e o uso do livre arbítrio.Ou vc ver todos os seres humanos como árvores? Ninguém sabe nada? Todos são do demônio?Jesus pediu ao cego de Betsaida, para voltar para casa sem entrar na aldeia.Vc já saiu de Betsaida?vc consegue voltar para casa sem entrar na aldeia?olhe para o alto Amplie os seus conhecimentos,o alto e o firmamento e lá e tudo infinito,se vc colocar a mão na sua testa,será que tudo dentro de vc não é infinito?

      Excluir
  20. com toda sinceridade tenho a certeza que vocÊ nunca amou verdaderamente a jeova pois o amor cristao nao estas no seu coraçao.
    abraços

    ResponderExcluir
  21. Celio pedrosa , o que é isso, meu caro voce não falou coisa com coisa , da para ver na fala desses opositores a mediocridade , a falta de respeito ao próximo , a falta de respeito a crenças , e a intolerancia

    ResponderExcluir
  22. Cleber Tourinho,
    Parabens. Foi muito construtivo, e pra mim confortador, ler seu texto relativo à sentinela 15/11/2009. Preciso aprender ser Cristão Livre, pois como ex-tj, sei, agora, o quanto foi caro estar alienado, preso a tantas regras e inverdades advindas do CG no poder da Torre. Eles se dizem donos da "verdade". Ainda estou um tanto preso nas garras Deles por motivos familiares, por isso não me identifiquei. 01/02/11

    ResponderExcluir
  23. EU TERIA VERGONHA DE PARTICIPAR DE UM SITE DESSE.EU NÃO SIGO A RELIGIÃO,MAS TENHO MTO RESPEITO POR ELA.LER O SEU COMENTÁRIO ME DEIXOU ENOJADA,SEU PORCO IMUNDO...VC NÃO É OBRIGADO A IR,AS PESSOAS QUE TE RECEBEM SÃO TÃO MARAVILHOSAS QUE TE RECEBEM DE CORAÇÃO ABERTO.VC NÃO É DIGNO NEM DE LAMBER O CHÃO QUE ELAS PISAM.SEU NOJENTO,A SUA MENTE E DE TODOS QUE PARTIPAM DESSA CALÚNIA COM O NOME DE JEOVÁ,NÃO MERECEM SER CHAMADOS DE TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.


    MARIAH BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba...
      Das duas uma: ou vc é TJ ou é estudante.
      Em ambos os casos seu linguajar é prova de que não parendeu absolutamente nada spbre como se comportar pérante seu próximo. Com quem oral vc ofende os outrso de porcos e imundos??? Vc é AMORAL e SOBERBA por achar que é melhpr do qualquer um aqui nesse fórum.
      O que está fazendo por aqui se tem tanta vergonha????
      Vc é livre de expressar suas opiniões quando quiser e onde quiser, até mesmo nesse forum que te causa TANTA VERGONHA, mas ofender os outros NÂO, definitivamente VC NÂO TEM ESSE DIREITO!!!

      Excluir
    2. A Alexandra não sabe escrever. Pareve uma crinça....

      Excluir
  24. Maria BH... Ainda bem que você não participa da Religião das Testemunhas de Jeová. Até mesmo lá as pessoas que seguem de verdade seus ensinamentos tratam os outros com respeito, coisa que, infelizmente, você não faz. Me chamar de NOJENTO e PORCO IMUNDO de forma alguma demonstra que você é uma pessoa razoável e de mente aberta, qualidades que qualquer religioso deveria buscar.

    Tenho certeza que o Corpo Governante não te ensina a tratar ninguém dessa forma. Mesmo com todas as falhas de ensinamento e desvios do que a Bíblia realmente ensina, os verdadeiros membros da seita das testemunhas de Jeová e seus simpatizantes JAMAIS agiriam como você.

    Que Deus te abençoe.

    Cleber Tourinho

    ResponderExcluir
  25. Muitas TJ ainda não enxergam porque são de mentalidade mediocre como essas postadas por Anonimo,sobre outro comentário, eu estive na organização por 30 anos! porque só agora pude realmente deixar a mediocridade e realmente ver o que a organização é e não é!
    E é verdade que as pessoas que lá estão, quando realmente levam a palavra de Deus a sério, não se exaltam como Mariah bh, e anonimo.

    ResponderExcluir
  26. acredito que vcs estao travando uma guerra de palavras sem altruismo,pra que tantos insultos verbais? conheço TJs e as acho pessoas muito dignas, respeitosas, e altruistas, seus ensinos sao baseados na biblia, e o que me chama atençao é a forma de adoração que é direcionada unicamento ao Deus Todo Poderoso, assim como era no passado pelos fiéis adoradores de DEUS, ja li algumas publicações da Torre de Vigia, achei-as interessante, acredito que a Religiao Testemunhas de JEová se diferencia de todas as religioes, e realmente é a religião que leva o nome; só nao concordo com pessoas que sao ex testemunhas por tanto tempo, e depois ficam destratando os outros que ali estão e toda a torre di vigia, quando na verdade todo o conhecimento qeu tem sobre a biblia foi adquirido ali, e que por alguma forma, algo que por ventura tenha feitoq ue nao condiz com uma conduta séria, foi expulso e agora fica falando mal Todo tomate podre tem que ser tirado do meio dos saudaveis, para nao estragar os sadios nao é meu caro CLEBER; faça uam reflexao sbre seus atos, e volta pra o Criador ao invés de ficar se perdendo em inverdades, volta pra JEOVÀ, ele sente saudades de TI; friso que nao sou testemunha, mas as admiro muito.

    ResponderExcluir
  27. Cleber.Como voce conseguiu ficar tanto tempo dentro de um lugar tão miseravel como é a companhia das TJs e da Torre,e ainda por cima leva sua esposa para conhecer tais horrores?E o tal de Pascoal que tambem ficou la por 15 anos,o que aconteceu com a inteligencia de voces,ja que são pessoas esclarecidas,voce é linguista e o Pascoal é tambem academico,voces teriam por obrigação,ser inteligentes;como é que ficaram nesse ""inferno"" por tanto tempo?Ou será que la não é exatamente assim tão ruim?Voce admite que a torre é mais organizada do que as outras,no tenho que certeza disso,mas não se esqueça de uma coisa:eles são imperfeitos.Erram e vão cometer ainda muitos outros erros,até Jeova tomar conta de tudo depois do milenio.Jesus onseguiu agradar a todos?Mesmo sendo quem ele era e o que ensinava,não escarneciam dele?Não chamavam de blasfemo?Não diziam que era doido?Se ele voltasse hoje,teria um tratamento digno de quem ele é?Sera que todos os chamados cristãos modernos o aceitariam hoje?Se ele entrasse dentro das igrejas evangélicas e apontasse alguns absurdos que eles fazem ou ensinam,não seria colocado para fora a tapas e pontapés,e chamado de um monte de improperios?Então eu pergunto:Porque a torre tem que ser perfeita hoje?Diante do que a gente assiste na TV,ela é de longe o que mais se aproxima do que Jesus ensinou,na minha opinião,porque o resto é de doer os testiculos.Sei que com voces não ha argumentos a não ser os seus,tenho certeza que mesmo Jesus teria dificuldades de mostrar a voces o caminho,pois teriam sempre alguma coisa para questionar.É claro que nem o proprio Jeova conseguiria satisfazer a todos,infelismente,alguns bilhoes de pessoas morrerão por isso.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Anônimo de 10.04.2011. Obrigado pelo comentário (um dos poucos mais ou menos respeitosos, e por isso merecedor de resposta).
    1) Eu nunca disse que a Torre de Vigia é um lugar miserável de se estar. De forma alguma, como é que o Corpo Governante mantém tantos milhões de pessoas agregados a sua organização? Justamente pelo sentimento de pertencimento, de família, de que estão em um lugar seguro das coisas do mundo, etc. Isso é normal e natural. Eu seria hipócrita se dissesse que sofri terrores lá dentro. Ao contrário, passei dias que julgava serem maravilhosos em minha juventude e início da vida adulta. Mas aí é que está o segredo: NÃO SE PERMITE NA ORGANIZAÇÃO SABER, VER, SENTIR E EXPERIMENTAR OUTRAS OPÇÕES. E como diz uma música americana: “ignorance is bless” – ou: a ignorância é uma bênção. O fato de você estar “dentro da caverna” – veja o mito de Platão e você entenderá melhor – faz com que você ache que NÃO EXISTE NADA MELHOR, aliás, A ORGANIZAÇÃO, MESMO QUE ESTEJA TERMINANTEMENTE ERRADA, É A ÚNICA OPÇÃO DE FELICIDADE.
    2) Por mais que se negue, é fato que a Torre de Vigia DESESTIMULA PEREMPTORIAMENTE O ESTUDO EM NÍVEL SUPERIOR. Por que será? Pois quando estava lá dentro, a última coisa que eu queria era fazer faculdade. Era cada coisa que a gente ouvia da tribuna... Mas depois eu resolvi seguir minha vontade de ser professor e prestei vestibular. Um dia, poucos meses antes da desassociação, cheguei na congregação dizendo que tinha passado para a Universidade. Você precisava ver a cara de decepção dos irmãos...! Parecia que eu tinha pegado AIDS... pois você explica que deveríamos, o Pascoal e eu, ser inteligentes. Não é tão simples assim. Todas as pessoas têm o direito de aumentar seu conhecimento, se qualificar para o mundo e seguir suas vidas, mas a ATCJ quer comandar cada segundo das existências de seus associados, coisa que agride todos os códigos morais e legais de direitos humanos que você imaginar. Por isso, o “inferno” principal da Torre não são maus tratos ou humilhações. É a total exigência de obediência cega, uma nulificação do ser humano, é fazer com que milhões de pessoas percam suas identidades e seus gostos pessoais caso estes não se adéqüem ao padrão da Organização. Saliento que, caso fossem padrões estritamente bíblicos, a gente até teria que abrir mão, mas 70% das vezes estamos falando de erros de interpretação gritantes, doutrinas de homens e perversões espirituais inexistentes nas Escrituras. São erros deliberados, que custam a sobriedade de famílias inteiras, de crianças que não podem se ajustar à normalidade, de profissionais que não podem se relacionar no trabalho, de estudantes que são impedidos de ter colegas, e a lista vai aumentando e aumentando...

    ResponderExcluir
  29. 3) Quando eu era adolescente existia uma frase muito divulgada entre as TJ’s: “A Organização é perfeita; os homens que fazem parte dela é que são imperfeitos”. Sim, a Torre de Vigia erra. As Igrejas Evangélicas também erram. O problema é que a forma como é tratado o erro é coisa bem diferente. A ATCJ não admite suas falhas. Esconde como pode, tergiversa. Não pede desculpas. Pode estudar o assunto à vontade. Uma das coisas que fez com que eu me afastasse de vez da Organização foi quando pesquisei sobre o ano de 1975. Durante anos, nas publicações, 1975 fora enfatizado de forma alarmante. Pessoas venderam suas propriedades, deixaram de estudar, de casar, de ter filhos, etc. Anos depois, quando não havia como deixar de admitir que estavam errados, o Corpo Governante oficialmente culpou os irmãozinhos, nas congregações, pelo engano! Imagine! Jogaram lenha na fogueira por quase dez anos e depois a culpa foi dos irmãos individuais! Com a doutrina da geração de 1914 foi a mesma coisa. Com o apoio ao governo de Hitler, idem. Com a vista grossa ao suborno às autoridades militares no México nas décadas de 1960-70, a mesma coisa. Com a aliança com as Nações Unidas na década de 90, nem se fala. Todas essas coisas são documentadas, estão à disposição aí para pesquisa, mas cadê que se comenta? Você mesmo já soube de alguma coisa sobre isso nas publicações, no CD-ROM da Torre, por exemplo? Em contrapartida, hoje na Escola Bíblica dominical de Igreja que frequento, comentávamos sobre os erros dos evangélicos na forma como divulgam o evangelho. Sem medos, sem receio de algum irmão se sentir chocado. Coisa bem aberta e passível de críticas. Essa é a diferença entre ser discípulo de Jesus e ser seguidor de homens: reconhecemos nossos erros, discutimos e assumimos nossa parcela de responsabilidade no nível individual. Por isso estou onde estou hoje. Aqui tenho o direito de pensar como quero, de criticar se estiverem errados, de receber correção sem precisar ser ameaçado de desassociação, de me mudar de igreja ou denominação se não concordar com o posicionamento do líder sem ser apontado como herege, etc. A nossa relação com Cristo deve ser pessoal, e não mediada por um corpo de homens velhos que se assentam para decidir como devemos conduzir nossas vida. Anônimo, a Torre tem de ser perfeita hoje e sempre, porque ela se coloca como a única fonte de conhecimento sobre Jeová na Terra, a mediadora entre Deus e os homens. Ela mesma afirma, claro que não de forma direta, que NUNCA ERRA. Se assim o fosse, admitiria todos os erros crassos a que me referi, fora outros que nem citei aqui. A única coisa em que diz estar “errada” é na questão doutrinal, e mesmo assim dá a desculpa das “novas luzes”. A Torre sempre coloca sobre os ombros dos irmãos nas congregações a culpa pelas falhas, ao dizer, por exemplo, que “muitos alimentavam expectativas erradas sobre 1975”, quando de fato era Franz e companhia quem colocava nas mentes das pessoas que o Armagedom viria naquele ano. O mesmo se dá na questão do sangue. Quem me garante que o que hoje desassocia e mata milhares de pessoas amanhã não será um ensino abolido e chamado de “Nova Luz”? It’s sad but true.

    ResponderExcluir
  30. 4) Quero, por fim, comentar que, na questão de argumentos, cada um tem o direito de apresentar os seus. Eu já estive aí do outro lado, e achava também que os “inimigos da verdade” estavam cegos “pela sua própria estultícia” e que nunca ouviriam a verdade. Normal, natural, eu até te entendo por isso. Mas não acho sensato você dizer que meus pensamentos são enviesados pela minha ideologia religiosa. Por isso, pergunto: não será exatamente o contrário? Será que não é você aquele que precisa fazer como eu, Pascoal, Sebastião e outros fizeram e questionar seus argumentos pró-Torre de Vigia? Nós fizemos isso uma vez. Tivemos a honestidade e coragem. E eu, pelo menos, não me arrependo. Independente da decisão que tomamos depois que descobrimos a verdade sobre “A Verdade”, fomos homens o suficiente para admitir que estávamos indo no caminho errado, e isso nem em um momento fez com que nossos testículos doessem.
    Eu, pessoalmente, depois que saí da Torre, decidi continuar procurando Cristo de forma pessoal. Outros, ciosos de uma libertação de todas as amarras religiosas, hoje não professam nenhuma religião, ou mesmo se dizem ateus. Todos têm a liberdade de seguirem seus caminhos, coisa inaceitável para o Corpo Governante. Mas, quanto a mim, posso dizer algo com a mais absoluta certeza: Eu me coloquei à disposição de Jesus Cristo, orei e oro todos os dias pela sua orientação, e nunca fechei meus ouvidos e coração às orientações do Pai celestial. Creio em Jeová Deus com todas as minhas forças, e por isso mesmo ele me libertou. Sinto-me livre da Torre, não sou amarrado a nenhuma denominação evangélica, nem budista, nem católica, nem espírita, nem ateia. Sigo a Cristo, me reúno com outros cristãos, demonstro minha fé por obras de evangelismo, de caridade, de atenção ao ser humano.
    Ouvi ao verdadeiro Jeová da Bíblia, e não ao das publicações do suposto “Escravo Fiel e Discreto”. Jesus não teve dificuldade nenhuma em me mostrar o caminho.
    E a você, será que Ele está tendo?
    Estou disposto a ler seus argumentos. Por favor, vamos trocar ideias!
    Abraços,
    Cleber Tourinho

    ResponderExcluir
  31. JÁ FRENQUENTEI O SALAO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVA ...HOJE NAO FRENQUENTO MAIS DEVIDO TER LIVRE ARBITRIO DE FAZER O QUE QUERO DA MINHA VIDA.OU SEJA NÃOQUIZ FAZER A VONTADE DE DEUS E SIM A MINHA...MAS DISCORDO DE TUDO O QUE VOCE FALOU..POIS JÁ FUI EM VARIAS RELIGIOES..E NENHUMA ENSINA A VERDADE COMO AS TESTEMUNHAS DE JEOVA..E HOJE FALO DE BOCA CHEIA..SE FOR PRA MIM RETORNAR E FRENTAR UMA RELIGIAO SERÁ ESSA QUE VOU SEGUIR..POIS ELES ENSINAM O QUE ESTÁ NA BIBLIA..E SE ESFORÇAM EM FAZER O MAXIMO DE COISAS CERTAS OU CORRETAS PRA AGRADAR A DEUS E NÃO A HUMANOS..SINCERAMENTE ..TENHO PENA DE VOCE...E PEÇO PRA JEOVA AFASTAR DE VOCE SATANAS .POIS ELE ESTÁ TE CEGANDO...E ASSIM RETORNAR PRA CASA DDE JEOVA,,,..ESSE DEPOIMENTO QUE VOCE DEU...ESTÁ ME AJUDANDO A CRIAR FORÇA E RETORNAS PRA CASA DE JEOVA DEUS..OBRIGADO...

    ResponderExcluir
  32. anonimo para Cleber.Voce concorda que existem ensinamentos exdruxulos no meio religioso.Eu concordo que existem alguns pontos entre nós que são estranhos ou dificeis de entender,mas veja voce;se esse pessoal do CG realmente não for o que dizem que são,e seus esinamentos estão longe de Deus e de Jesus,então de acordo com a Biblia eles estarão ferrados la na frente quando terão de prestar contas a Jeova e a Jesus concorda?Mas mesmo assim,voce concorda que em muitos pontos,eles estão corretos,veja por exemplo o nome de Deus,o que a Biblia fala sobre isso,e o que um monte de idiotas ensinam e falam os mais grotescos coment.sobre isso.Veja voce,no quesito Jesus ser o Todo Poderoso,voce sabe que Jesus não é isso,mas praticamente todos os evangélicos e outros "cristãos"acreditam nisso,dizendo coisas estapafurdias a esse respeito,e nisso a torre esta certa.Voce sabe o que é o inferno,e sabe que não é o que se fala por aí.Voce sabe que a trindade não existe,e digo isso não =é porque a torre disse não,mas porque isso fica bem claro na Biblia.Sabemos muito bem o que é o espirito e a alma,e que não são o que ensinam por aí.Sabemos muito bem o que ´e o arrebatamento e quem será arrebatado e porque,independente do que diz a torre,a biblia tem o seu ponto de vista e eu acho que esta correto,não porque a torre falou,mas porque é o que faz sentido.Uma pessoa com um "QI" medio,não pode ouvir certas coisas e engolir,veja por ex. o nosso "UNIVERSO" e tambem a nossa querida "TERRA",o que se prega por ai sobre a pessoa quando morre é para mim um absurdo,mas eles continuam envenenando a mente das pessoas com um amontoado de besteiras,e não estou falando do"CG"não,e pelos seus coments.voce acredita em quase tudo que se ensina nos salões do Reino,quena minha opinião,tem coisas erradas mas a maior parte está correta.Falam os maiores absurdos da TNM,e voce sabe que não é verdadeo que falam.Ela foi escrita em uma linguagem mais moderna e mais facil de entender,pois exitem algumas traduções que voce tem que carregar um dicionario para poder le-la.Pode ate ser que ela contenha algum erro,mas das +ou - 90 traduções que existem no portugues,quantos erros não exitem?Erros crassos inclusive~cito como ex. a versão Almeida,que eu ja vi e li 4 delas,não sei quantas exitem mas 4 eu li boa parte delas e os erros são gritantes,e veja voce que é o mesmo erudito,só mudam os tradutores para o portugues,então porque se fala tanto mal da tnm?Veja o absurdo que é o catolicismo!Assista a um culto deles para ver o absurdo que é !Veja o uso de imagens!As pessoas´para nos atacar,falam coisas estapafurdias com relação aos catolicos,dizendo que os chamamos de religião falsa,mas por mais que a torre erre,nada no mundo atual,supera a C.Romana,concorda?Então eu te digo uma coisa :é muito dificil.Não sera facil identificar o povo de Deus não!Ao pé da letra,caso não sejam as TJ,fica dificil,pois pelo que vejo aí no mundo,não são esses que a gente vê na TV nãoSão ridiculos demais,e o que ensinam não faz sentido,pelo menos para mim,a menos que e, breve apareça algum povo que ainda não foi manifesto.Sem mais abraço. Perdoe a falta de alguns sinais ou acentos,pois eu perderia muito tempo,e sei que voce me entendera perfeitamente.Acho que o portugues esta bom apesar de que pode ser melhorado,afinal estou falando com um professor e eu sou só um modesto Motorista de cainhão,mais exatamente,um "carreteiro". Abraços de novo.

    ResponderExcluir
  33. Amigo da Estrada,

    Obrigado pelo comentário. São muitos pontos, não dá para abranger todos de uma só vez.
    Que tal me enviar um e-mail pessoal para trocarmos ideias? Será um grande prazer!

    ctsantana@gmail.com

    Ah, não se preocupe com a ortografia, não sou desses professores chatos...

    Abraços,

    Cleber Tourinho

    ResponderExcluir
  34. Fiquei mto surpresa ao ler esse tópico aqui no blog. Pensei que eu tinha sido a única que tinha ficado chocada com o que ouvi no "tal" esudo de A Sentinela. Meu marido e eu sempre tivemos uma relação mto achegada, tanto na vida pessoal, como na vida "cristã". Tentavamos sempre estar achegados, usando o "típlice cordão" para fortalecer os laços do nosso casamento. Durante o cântico ele tinha o hábito de colocar o braço sobre meu ombro, e na oração, dava-me a mão discretamente, talvez uma maneira de sentir-nos achegados a Deus e um ao outro. Isso foi sempre muito apreciado pela congregação. Achavam bonito o apego de um casal jovem. Mas depois desse referido artigo de A Sentinela, fomos chamados a atenção ao nosso comportamento que antes era motivo de admiração. Como se costuma dizer num ditado português "passamos de bestiais a bestas" Fiquei impressionada com o poder que a "Torre" tem de comandar as pessoas como meross robôs ou marionetes que eles mexem pra onde querer.

    Ainda estou finalizando meu processo de saída, mas já estou contente pq por dentro já me sinto "fora". E tô devorando este blog, e quando li esse tópico não pude deixar de comentar, sabendo que alguém além de mim sentiu a mesma indiganção.
    Continuem com o maravilhoso trabalho, de alertar as pessoas para se "manterem despertas"

    ResponderExcluir
  35. com relação a Torre.

    P.S - Adorei nos comentários aos críticos a comparação com o Mito da caverna, de Platão... Não tinha pensado nisso, mas tem mto sentido... AbÇ

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de acrescentar, a título de informação para as pessoas que ainda pensam que a organização é uma "mãe" e que lá dentro somos seguros e felizes, que meu marido, faleceu há 3 meses por precisar fazer uma cirurgia e sem sangue ser impossível...Menciono ainda para quem gosta de pensar que é perseguição dos médicos, que ele tentou ser operado em 6 hospitais, em 3 países diferentes, usou TODAS as frações que tinha a disposição e mesmo assim morreu...Entregou a vida dele como sacrifício a um "Deus amoroso" que exige que vc se deixe morrer, desistindo de lutar pela sua própria vida, simplesmente para provar que o ama e o obedece... Grade "mãe" é essa...que nos diz que devemos aceitar perder aqueles que amamos pq diz que Deus, pede isso...

    ResponderExcluir
  37. AMIGO DA ESTRADA disse: não é que eu não queira e dar o meu e.mail,pois ai seria´só nos dois falando e nossas opiniões ficariam fechadas e ninguem tiraria ou não algum proveito,haja visto ser um assunto um tanto quanto polemico e formador de opinão.Fiz a voce algumas perguntas e ainda farei outras e voce pode responde-las aos poucos,de acordo com suas opiniões a respeito das perguntas.Deixo aqui uma pergunta relativa ao cara que atirou nas crianças no Rio de Janeiro:Muita gente no blog do seu amigo Pascoal estão falando coisas estapafurdias a esse respeito pois ficou no ar dentro do blog que o cara era TJ e por isso cometeu aquilo,eu pergunto:Osama BIN Ladem tambem era TJ?E o Bandido da luz vermelha quando foi desassociado?Eram TJs os policiais que fizeram a chacina na Candelaria?A Suzane Von HICHTOFEN que matou os pais era ela TJ?O homem que atirou no Papa era TJ?Hitler,Mussolini,Hiroito,Fidel Castro ,Sadan Hussein enre outros,eram TJs?Veja que essas pessoas citadas são todos assissinos,cruéis e sanguinarios e com certeza nenhum era testemunha de Jeova.Estou citando isso é porque existem alguns ex TJ fazendo comentarios tão absurdos que sugerem que esses homens citados foram o que foram,por causa das TJs.O pasdcoal esta fazendo isso,e sendo ele um professor,não deveria estimular o derramameno de sangue,pois o que alguns falam ali,se for lido por algum imbecil como o que atirou nas crianças pode com certeza sair dando tiros ou até coisa pior nas tJs quando esas estiverem nas ruas fazendo o trabalho de pregação que muitos são contra,mas que não faz mal a ninguem e voce sabe disso,pois voce por muitas vezes saiu "ao campo" e tenho certeza que nunca fez e nem viu nenhum deles fazer alguma maldade a qualquer pessoa.Isso me entristece muito,pois eu sei que as pessoas "tj"são pessoas cordiais,honestas,boas trabalhadoras,decentes,não fossem assim,voce não levaria la a sua esposa,mas acontece que alguns comentarios maldososs pode fazer com que logo logo venhamos a ter no Brasil,um derramamento de sangue sem precedentes por intolerancia,algo ue as TJs abominam,voce sabe disso.Mas pode me esponder quando quizer!Sem mais,um abraço de uma TJ atuante.Espero em Jeova que voce recue de seus atuais pensamentos e volte ao seio do Criador.Ainda ha tempo.

    ResponderExcluir
  38. A voce que perdeu o Marido:Voce não diz se voce é ou não TJ",mas pelo seu coment.parece ser pois fala no plural quando diz que somos seguros e felizes" la dentro.Eu fiz uma cirurgia Cardiaca 3 safenas e um aneurisma foram o meu infortunio,e eu não aceitei "sangue ".Tive sorte de achar um grande cirurgiao que me operou sem sangue "[transfusão]e até gostou,pois disse que para ele e a equipe era mais um desafio em suas carreiras.O que quero dizer é que em nenhum momento a "mae' organização, me obrigou a qualquer ato ou atitude que eu não estivesse de acordo e dentro de minhas faculdades mentais normais.Eu não aceiei o sangue foi porque eu aprendi na Biblia que o criador exige certas atitudes de seus adoradores.Caso voce não seja tj,esta perdoada,pois Deus não ira e cobrar pois esta agindo na ignorancia de quem não tem conhecimento,caso seja ou ja foi esta falando bobagem e sabe muito bem disso.Seu Marido sabia que na ressurreição ele sera trazido de volta à vida pois ele foi fiel até o fim e tera a recompensa,pois de qualquer forma ele iria morrer um dia e voce tambem sabe disso,ou não?Voce ,se não mudar de atitude,podera perder essa oporunidade de ve-lo de novo e só voce raciocinar. Não se esqueça:A organização nesse caso não tem culpa,pois não é ela quem diz para se abster de sangue,mas sim a Biblia,sendo esposa de um marido tj,por mais que voce não acreditasse,mas voce saberia que é assim.Se voce realmente amasse seu marido,deveria ficar contene por ele tre demonstrado o mesmo procedimento de Jesus ao dar a sua vida por algo de real valor para Deus.:A FIDELIDADE!Não culpe a torre,leia o livro de LEVITICO ineiro e leia tambem Atos:15:28-29 e voce vera que não é a torre que diz pra não usar o sangue.Mas só leia se voce não for TJ,pois se for,ja sabe disso de cór e salteado.

    ResponderExcluir
  39. resposta ao anônimo: Só quem vê os corações dessas pessoas eh Deus. Como vc sabe que esta esposa n encontrará seu marido onde quer que seja??? acaso eh vc o detentor de td a verdade??? Mas, ao contrario dos tjs, que condenam qlqr tipo de religião contraria a sua (sendo que religiao n importa em nd eh so um rótulo), n irei julga-lo pois qm tem esse poder eh mt maior que eu e sabe muito mais coisas do que qlqr homem falho. Como ousa contestar o amor dessa esposa enlutada que está em periodo de assimilação da morte do homem que amava? mais uma vz mostra-se prepotente. Deus dará a ela o devido consolo e não uma organização. E quanto aos textois citados,Levitico fala em se abister de sangue ANIMAL! e a exortação em atos continua sendo a msm jah que naquela epoca transfusão de sangue nem sonhava em existir! Mas como querem tirar td do contexto e dar versiculos soltos e com interpretações infundadas... acabam ceifando vidas, e mais vidas, e mais vidas. Recado a esposa enlutada: Deus está cntg e só ele sabe a tua dor. Que a paz Dele esteja cntg!

    ResponderExcluir
  40. Meu Deus!! Bem disseste que "homem governa homem para seu próprio prejuizo"...é verdade. Que falta de amor.Desde que sai desta seita.. minha vida mudou... Aprendi que me amas como sou...A partir do momento que cada "tj" ler somente sua bíblia sem as publicações da sociedade, garanto que terão uma visão diferente ,aprenderão mais de ti Senhor.Pois tu procuras verdadeiros adoradores que te adorem em espírito e verdade. E essa verdade não é manipular certas "verdades".Fico feliz com aqueles que descobriram que há vida fora " da torre". E para aqueles que ainda não conseguiram ou que são fiéis ao CG..por favor aprendam a respeitar sentimentos e opiniões dos outros.Não sejam tiranos..pois a biblia diz que cada um prestará contas de si mesmo a Deus. E ele não é tirano como alguns tjs são.Ditadores, prepotentes e soberbos..Eu pergunto: isso faz parte do caráter de Deus? Abços Cristãos!!

    ResponderExcluir
  41. Confesso que me sinto perdida as vezes... Como alguem que tomou um onibus com o dinheiro a conta da passagem e passou do ponto que tinha que saltar! Nao me sinto bem la dentro , mas tb nao sou feliz aqui fora! Me cansei de ser julgada por homens que sao pecadores como eu. descobri que nao preciso de ninguem para falar com Deus e sei que ele me ouve, porém ainda me faz falta os amigos que fiz e que agoa colocam como condição de amizade a minha volta para o salão... È triste mas é assim....

    ResponderExcluir
  42. A religião o impede de ser religioso. Ela o envia para os mosteiros, para os templos, para as igrejas. Ela ensina você a rezar para um deus hipotético com o qual você nunca encontrou, com o qual ninguém jamais encontrou.
    O verdadeiro templo está por toda a sua volta, sob as estrelas, sob a verde folhagem das árvores, ao lado do oceano. O verdadeiro templo está por toda a volta e o verdadeiro deus nada mais é que o fenômeno vivo e consciente dentro de você.

    ResponderExcluir
  43. Muitos que antes eram TJ acabaram saindo por motivos diversos...e até aí tudo normal...muito saíram por não concordarem com os ensinos etc...até aí muito normal, cada um faz da sua vida o que quiser.
    Mas o que eu acho um absurdo é a pessoa sair e ficar perdendo seu tempo em pesquisas ou em achar erros nos ensinamentos das TJS...e fazendo de tudo para tirar outras pessoas de lá...acho que esse tipo de gente não é feliz, são pessoas mal amadas e por isso tentam tirar as pessoas de sua religião. Perdem seu tempo para irem a congressos só para depois fazer um resumo e postar nestes sites...Tem até falsos anciãos que estão na organização só para conseguirem informações que muitas vezes até são confidenciais. Muitos até postam cartas e programas de congressos que ainda não aconteceram...Com toda sinceridade meus amigos...Vocês acham isso correto? Estes anciãos por exemplo: não concordam com os ensinamentos da Torre...mas como se passam por anciãos, transmitem tais ensinamentos para as pessoas no Salão do Reino. Mas não são alimento estragado? Seria o mesmo que ir em um supermercado e comprar alimentos estragados e servir para os outros. Se o Corpo Governante está errado, o que podemos dizer dessas pessoas que estão cientes desses erros e mesmo assim os transmitem? Estão enganando do mesmo jeito...e ainda pior, porque sabem que estão errados, e mesmo assim fazem discursos públicos, dirigem a Sentinela etc. Gostaria que todos vocês pensassem em tudo isso que escrevi.

    ResponderExcluir
  44. DEUS ABRA OS OLHOS DAS PESSOAS
    TESTEMUNHA DE JEOVA E UMA VERDADEIRA SEITA DEMONIACA

    ResponderExcluir
  45. E amigo anonimo aí de cima vc tem toda a razão também fico indignado com tamanha falta de respeito dessas pessoas com sua antiga religião , nada justifica o que eles fazem e esse comportamento deles apenas nos dá a noção da índole e do caráter dessas pessoas . Se é que eles tem né !!

    ResponderExcluir
  46. Luiza Sinto muita vontade de servir a Deus, mas não sei em que religião eu devo seguir, é muito dificil, será que é tâo dificil encontrar Deus?

    ResponderExcluir
  47. Oi gente. Sou Testemunha de Jeová. Já fui desassociada, readmitida .. e confesso .. sou muito feliz por estar na Organização de Jeova. Acho que muitos criticam o que não conhecem. Acho tambem que voces que criticaram as Testemuhas de Jeova, no fundo tem vontade de estar entre elas, mas que por não querer abrir mão de alguns desejos, não seguem e pior ainda, criticam e tentam impedir que outros sigam a Jeova. Jeová é um Deus Maravilhoso, que não obriga ninguem a servi-lo. Mas quem o serve deve servir de coração, ciente de que estar na Organização de Jeova implica em seguir principios e leis que são claramente ditas na Bíblia. Mas vale lembrar que muitos dos principios que estão na Biblia, são principios que aprendemos desde criança. É nato. Não roubamos, não só porque somos Testemunhas de Jeova, mas porque temos consciencia de que isso é errado. A sociedade impoe isso. Gostaria de dizer a todos que foram Testemunhas de Jeová por anos e hoje não o são mais, que isso é um problema de vocês. Acho que cada um deve provar a verdade a si mesmo. Se você acha que a organização de Jeová é errada, então não fique lá, pois com seus pensamentos você pode atrapalhar aqueles que estão tentando se firmar na verdade. É como um emprego. Não é você quem dita as regras no seu trabalho, a menos que você seja o patrão. Prove a verdade a si. Estude o que as Testemunhas de Jeová acreditam, e se você não concordar, peça a Jeová que ele lhe dê o entendimento e se mesmo assim você não concordar com nada que aprende, então mesmo sem te conhecer eu sentirei muito não ter você como membro da família de Jeová. Agora gostaria de falar um pouco sobre o motivo de toda essa discussão. Caro Cleber Tourinho, como eu já disse, você não é obrigado a fazer o que não quer na organização de Jeová. A oração é um momento de conversar com Jeová. Não é momento de trocar carinhos com o cônjuge. Conforme já foi dito acima, os casais tem muitos dias para trocar carinhos, pq o tem que fazer no momento da oração? E porque vocês criticam tanto os métodos das Testemunhas de Jeová? Olha tem gente que segue religião que num deixa as mulheres cortarem o cabelo, num deixa cuidar da aparência, e você num vê tantos blogs e fóruns para criticar isso. Mas é como disse, ninguém é obrigado a servir a Jeova, se você num gosta num serve, mas para de criticar. Gente, é muito simples. Se voce num gosta de abacaxi, voce não vai lutar para que deixem de plantar abacaxi so porque voce não gosta. O que voce faz? Simplesmente não adquire o bendito abacaxi. O mesmo acontece com as Testemunhas de Jeova. Voce não vai querer acabar com elas so porque voce não gosta. Simplesmente não segue. Ser Testemunha de Jeova é mais que uma religião, é um modo de vida. Me diga, quantos relatos voce tem de Testemunhas de Jeova de verdade que fizeram mal para a sociedade? Voce nos critica como se fossemos as piores coisas do mundo. Jeova designou o corpo governante para cuidar de sua organização, que está sob orientação de Jesus. Entao não fale mal do Corpo Governante, pois desse jeito voce está falando mal de Jesus e de Jeova. Se houver alguem aqui interessado em conhecer melhor as Testemunhas de Jeova, procure um Salao do Reinho proximo a sua residencia, ou entre em contato pelo site www.watchtower.org que nós teremos muito prazer em lhe contatar.

    Gostaria de uma resposta do autor e de quem ler esse comentário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, realmente, devido a não vontade de abrir mao de meus desejos é que critico, embora a única questão que me irrite profundamente é do ensino superior. Mas vc fez bem em ter voltado pra organização.

      Excluir
  48. Meu Deus!quanto mais eu leio coments. nos blogs apostatas,mais eu fico convencido de que as tjs são realmente o povo de DEUS ""JEOVA"" na terra!Quanto odio!Quantas inverdades!Quanta conversa tola é dita sobre pessoas que a maioria não conhece{estou falando da religião]!Como se fala mal do corpo governante ou da torre!Tôda religião tem um CG.pois todas têem lideres!Os catolicos,tem o vaticano que seria a torre deles,o PAPA e os outros,{arcebispos bispos etc. etc.não é o CG deles?E os evangélicos,não tem lideranças?Espiritas,não tem lideres?Ortodoxos,Presbiterianos entre outros não têem lideres?Todas as religioes do mundo tem um corpo governante!Até mesmo os budistas,Hindus,Muçulmanos,Xintoistas,todos têem um CG!Agora eu pergunto aos tão inefaveis criticos da liderança das TJs,todos os lideres dessas outra religioões,fazem ou falam ou ensinam a coisa certa como Jesus ensinou?Porque ha tanta divergencia entre os ensinamentos das religioes do mundo,em relação ao que a Biblia ensina?Não estou aqui defendendo ou atacando ninguém,mas é muito triste a gente ver um massacre tão grande e covarde em cima de um povo que pelo menos tenta falar aos outros algo de bom,que pelo menos para eles é bom,pois é o que Jeova promete através da Biblia e é realmente bom para os humanos obedientes,qualquer pessoa pode comprovar isso,é só querer e ser sincero .Qualquer pessoa que olhar para o mundo hoje,sabe que um GIGANTESCO e terrivel evento de proporções cataclismicas está prestes a acontecer.Não precisa ser TJ para saber disso,esta aí,só não vê quem não quer.Não olhem para a Torre,olhem para a Biblia,não é a Torre que diz mas a BIBLIA.Não é preciso ler a Biblia inteira,basta ler apenas os 2 maiores evangelhos:MATEUS E JÕAO e tambem o livro do APOCALIPSE!Não foram as tjs que escreveram o que esta ali.E tudo o que esta ali esta acontecendo hoje,independente do que a Torre diz ou os outros CGs e VATICANOS existentes no mundo!A maioria das pessoas do mundo não conhecem ou nada sabem a esse respeito[do que esta escrito ali]pois suas religioes não os avisaram.Simplesmente desconhecem.E é isso que as TJs fazem,avisar as pessoas sobre o que vira sobre a terra,segundo a Biblia e não segundo o CG ou a TORRE de VIGIA.Todas as Biblias falam a mesma coisa sobre esse assunto,todas,então porque os lideres não avisam seus "subordinados"?`É isso o que as TJs fazem.Eles não querem que voce seja uma TJ,apenas querem que voce fique sabendo o que vai acontecer aqui na terra,o que Jesus disse que iria acontecer,e os apostolos tambem disseram,principalmente o APOST. JÕAO.Quanto a se voce vai ou não acreditar no que eles te disserem,é problema seu,a vida é sua,voce pode dispor dela como quizer,mas eles tem que fazer esse trabalho;aliás,todo Cristão tem o dever de pregar as boas novas,todos sem excessão,Jesus ordenou a todos os seus seguidores que eles deveriam ir e pregar sobre o Reino e fazer "Discipulos"[seguidores]de pessoas de todas as Nações,para depois acontecer o fim,fim esse que estamos vendo se aproximar rapidamente,ou nâo?Então porque esses ataques bobos e sem sentido a esse povo e seus lideres?Porque ao invés de atacar,todos não escrevem uma mensagem edificante,não importa quem é o seu CG?Em todos os ataques desferidos contra as TJs,eu não vi nada de bom para ninguem,a maioria dos que falam mal,nem sabe o que falam.Dizem coisas sem nexo,meras repetições de outros ferrenhos "inimigos",não das TJs mas de "DEUS",pois na minha porta até hoje,certos ou errados só passaram as TJs falando algo sobre Deus e o seu Reino,mais nehuma outra das que as atacam,passaram aqui dizendo algo sobre a Biblia,então que moral essas pessoas têem para critica-las,por isso eu acho que sem sombra de duvidas eles são o povo de Deus na terra,até que outro povo me prove o contrario!

    ResponderExcluir
  49. falou tudo anonimo 10 de junho o seu comentário serve tanto para ex tjs mais muito mais para essas pessoas de outras religiões , bando de hipócritas
    que fecha os olhos para a realidade dentro de suas igrejas e falam mal das tjs ,

    ResponderExcluir
  50. passei anos estudando essas doutrinas, e falo sem medo de ferir niguém, só tenho visto decepção e muita ignorancia da parte dos aprisionados. quase tudo que se escreve choca-se com a palavra santa.

    ResponderExcluir
  51. Cleber!Estou postando alguns coments. e neles as vezes citei voce,mas com respeito,pois dizia eu que voce voltaria a ser TJ,era uma questão de tempo,mas parece que voce não gostou da brincadeira pois não permitiu que o coment,fosse registrado e ficasse,pois não estou vendo-os logo acima e deveriam ser os ultimos.Porque?Voce falou um monte de bobagens a respeito das tjs,sobre a oração entre outras e no entanto eu não fui ofensivo em nenhum momento,apenas disse que voce voltaria e isso não é ofensa!Voce como professor deveria ser mais democratico,ou não é voce quem decide o que fica ou não?Voce não faz ideia do que seja a ditadura,onde a liberdade de expressão é tolhida totalmente e voce só diz ou escreve o que o sensor quer,não lhe dando nenhum direito,ao contrario,tirando todos os seus,isso as vezes acontece aqui na rede,contra as TJs!Espero que não seja esse o seu caso,pois isso sío prova que elas,as TJs,têem razão. Sou anonimo 10 de Junho aí no alto.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo de 25 de julho, a página não é minha, não tenho controle sobre as postagens. Sugiro que converse com nosso amado irmão Pascoal Naib sobre isso, pois é ele quem aprova os conteúdos.

    Qualquer coisa, entre em contato pessoal pelo meu e-mail.

    ctsantana@gmail.com.

    Att.,

    Cleber

    ResponderExcluir
  53. È IMPRESSIONANTE COMO O CARA FOI NO SALAO COM O INTUITO DE ACHAR ALGO PARA CRITICAR,NAO ACHOU E EM VEZ DE FICAR QUIETO,FICA PROCURANDO PELO EM OVO.O ESCRAVO DISSE QUE NAO É APROPRIADO,COMO VC DISSE,TB NAO É UMA ``ORDENANÇA´´,AGORA CHEGAR A CONCLUSSAO DE QUE NAO SER APROPRIADO ABRAÇAR A ESPOSA É MOTIVO PRA EU ACHAR QUE TA TUDO ERRADO!HO FAÇA-ME O FAVOR SEU CLEBER,VC TIROU PROVEITO DA REUNIAO TODA E AGORA QUER SE APEGAR A ESSE PEQUENO DETALHE?(COMO SE NAO TIVESSE A VIDA TODA PRA ABRAÇAR A SUA ESPOSA)

    ResponderExcluir
  54. É impressionante como tem pessoas que leem uma coisa e não conseguem compreender nem uma única letra do que foi lido ...

    É impressionate também o medo que essas mesmas pessoas têm de se identificarem... ah, é porque se o corpo de anciãos sabe que ele(a) está lendo sites "apóstatas" será repreendido (pelo menos 3 meses no banco) ou desassociado (putz...! Talvez a vida toda de ostracismo!).

    Anônimo, o não censuro a reunião, não fui buscar "pelo em ovo" ou "chifre em cabeça de cavalo". Mas achei mais uma prova do farisaismo de quem, por exemplo, desincentiva (não proibe, mas olha com maus olhos) que jovens vão à universidade, que uma irmã que se divorciou porque o marido era violento se case novamente, que mulheres preguem à congregação em igualdade com os varões, coisa que Paulo nunca proibiu à igreja, e dirijam estudos sem precisar daquele lenço ridículo e sem base bíblica nenhuma, que os varões usem um cavanhaque ou uma barba sem serem tachados de desleixados ou mundanos, ou mesmo percam privilégios de serviço... enfim... FARISAISMO...!

    O Corpo Governante coa o mosquito e deixa passar o camelo. Porque prestar atenção em coisas tão bobas, mas nunca explicaram a ligação com a ONU, documentada pra todo mundo ver? Porque deixaram milharares morrerem décadas atrás em Malauí só por causa de uma compra de uma carteira de um partido local e permitiam - não! incentivavam! - que os irmãos no México subornassem oficiais do exército? E por aí vai...

    Estude direito a história de sua religião, sem precisar usar apenas as fontes da Sociedade. Você irá se estarrecer como ela é farisaica, de fato.

    A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOU O ANONIMO 22DE JULHO DE 2011,SOU DESSASSOCIADO HA 3 ANOS,POR ISSO NAO TENHO MEDO ALGUM DE REPREENSAO,MEU NOME É REGINALDO.NAO SOU FREQUENTADOR REGULAR DESSE SITE,POR ISSO DEMOREI A VER QUE HAVIA ME RESPONDIDO.COM RESPEITO,ABRAÇO SEU CLEBER.

      Excluir
    2. Olá Prof Cleber, gostei muitíssimo das explanações e concordo em gênero e grau. Observo comentários agressivos em relação ao post, e vejo que tudo continua igual infelizmente,.. A falta de cultura, educação e leitura...no meu tempo observava que a maioria nem preparava as reuniões (Sentinela), iam despreparados e prontos pra ouvir e concordar com tudo que anciãos e a Torre dissertava. Mas também observo que os argumentos seguem os mesmos, é como se eu estivesse lendo uma publicação da Torre, mesmas palavras...Por que estimulariam a educação superior se é fácil alienar somente com as publicações? O livre pensamento e argumentos não existem, qualquer índice é tido como apóstata. E por falar e apostasia não entendo o que os Tjs "fervorosos" fazem aqui com anonimatos...Os anciãos não estão vendo, mas Jeová vê tudo! ahahah...Creio que essas visitas e desaforos publicados vem das dúvidas que estão, pq se estivessem totalmente satisfeitos não estariam nessas visitas online. Também seguem os mesmos em relação as ex-TJs, ameaçando com o armagedon..que Jeová irá puní-lo..Quem são vocès para julgarem o coração e a inteligência das pessoas? Cadê o amor ao próximo? Com essas atitudes vejo que estou mais do q certa em ter saído dessa seita russelita...Abraço

      Excluir
  55. Só gostaria de que alguem aí de vcs, que hoje ñ são mais TJ ,ou são de outras religiões me explicassem algumas coisas ??
    Pra que fazer um tópico falando mal das TJ, só pq vcs frequentaram e ñ corcodaram com alguns ensinamentos ou que por algum motivo vcs não ficaram satisfeitos com a religião?
    Passaram tantos e tantos casos em toda a mídia que alguns padres q era da igreja católica abusava de menores de idade, aliciava crianças, enquanto os pais achavam que estavam em boas companhias, e por sinal quem iria desconfiar de um padre ñ é verdade ?? ai eu fico a pensar, pq não fizeram um site ou um espaço para criticar a religião católica por causa desse tipo de pessoas ?? e pq ninguém critica UMA RELIGIÃO que tem pessoas assim entre eles ?
    A igreja Universal entre outras obriga seus fiéis a dar 10% do seu salário todo mês, pq eles ensinam assim as seus fiéis, mas tem que dar o dinheiro... mesmo se vc ganha apenas um salário mínimo e tem 3 filhos pra criar vc tem que pagar...o dono da igreja, Edir Macedo até foi preso, acabava o culto e ele ia dividir o dinheiro dos fiéis com outros bispos...um de seus bispos, entregou um vídeo onde foi passado na globo, em que o Edir Macedo estava ensinado seus "pastores " a roubar, a pedir dinheiro do fiel ! Todo o Brasil viu o vídeo e até hoje tem pessoas que frequentam a religião, outras se desligaram da religião.Agora eu pergunto a vcs: Pq ninguém fala disso, ou criam um tópico para levantar erros na igreja Universal e avisar o fiel da universal que eles estão sendo enganados por falsos líderes religiosos,enquanto o Edir Macedo lucra cada vez mais com a putaria que rola solto em " a Fazenda " !!! ( isso por que ele´é o dono da Record e dono da igreja ).
    Isso entre outras religiões que proibem as mulheres de se maquiarem, de se depilar, de mostrar se quer o cabelo na rua, de usar calças, entre vários outros pontos...e nunca vi ninguém sair e montar grupos onde pessoas pensam da mesma forma e sair para falar mal de uma religião desse tipo !
    Se frequentaram e não frequentam mais, busquem um lugar onde se sintão bem, ninguém os impede disso, apenas não tentem difamar uma religião que é completamente diferente de tantas religões que vemos por ai, várias religões tem os seus erros,, busque aquela que tenta sempre conter o mínimo de erro possível, e que siga os propósitos de Jeová,e que te ensine a seguir os exemplos de Jesus !
    Que Jeová abençoe todos nós, e fica aí uma mensagem que Jesus falou qndo estava em uma estaca de tortura que é de se refletir:
    " PAI, PERDOA ELES, PQ ELES NÃO SABEM O QUE DIZEM ".

    ResponderExcluir
  56. Eu não sou testemunha de jeová não, mas sei que essa é a religião verdadeira, e voces também sabem disso, e tentam acabar com o amor verdadeiro das pessoas com Deus. A biblia diz e vcs sabem que tem sim um corpo governante aqui na terra, não querem aceitar que o espirito de jeová está presente neles. aceite a verdade e a verdade os libertará.

    ResponderExcluir
  57. Reginaldo ,congregação magé-RJ16 de agosto de 2011 às 16:22

    Bem,fale mais de sua religião!porque será que vc não fala? gostaria de conhece-la um pouco mais sobre os SEUS pontos de vista a respeito de sua atual religião,daí,então,poderiamos raciocinar juntos,que tal? vejo em vc uma inteligência tão perniciosa quanto a daqueles que vc se queixa.Analize bem o seu texto que verá que é assim,começa com elogios(certamente falsos,do ponto de vista de qual é seu objetivo em faze-los)menciona de passagem até a cadeira dura em que sentou para começar a inculcar sua falácia com palavras que não foram usadas no estudo como "proibição",por exemplo.Em seguida,faz a mesma coisa que o orador fez,do qual vc se queixou,ou seja,usa uma enxurrada de textos bíblicos para dizer que vc é o tal e pensa por si mesmo e que todos deveriam ser como vc.Amigo,seria melhor eu deixar minha religião e entrar na sua religião só pra ter o direito como dito por vc de fazer críticas ao que penso ser errado? sim,porque é isto que vc vem fazendo em sua atual religião conforme subtendido por vc! vc conseguiu mudar algo com seus santos líderes? muitos se identificam aqui como anônimo,mesmo quem não é tj,porque vc quer intimidar os irmãos? inteligência perniciosa é o nome disso.

    ResponderExcluir
  58. bom eu tinha várias coisas pra falar mais os três últimos comentários falou quase tudo o que eu tinha pra falar.
    Eu conheço as testemunhas de jeová muitos anos e nessa organisação nada é proibido.A organisação Testemunhas de Jeová é mais liberal que existe, se eles não fazem tal coisas é pq eles veêm o principio biblico e sua conciência treinada pela biblia nãos os permites fazer.
    Cinceramente esse rapaz que escreveu esse texto disse que sua mulher não é uma fanática religiosa mais infelizmete ele é, pois só quem critica são fanaticos religiosos pq eles deixam que seu orgulho ou sua obceção tomem conta de si e por conta disso acabam esquecendo que somente JEOVÀ tem o direito de jugar quem está certo e quem etá errado.
    Mais derrepente eles viram pra mim e disem mais Falou comigo que essa religião é falsa....ISSO é uma brusca e grande MENTIRA pq eu disse isso pq eu já fui de varias igrejas evangélicas e pude perceber as mentiras atras dos panos.
    Não sei se vão publicar meu comentário mais eu sei que no mínimo lerão pra ver se ele está de acordo com os padrões do blog e vc que ler pense no que eu disse pois vc sabe que isso é verdade.
    E seu comentário for publicado por faver gente desculpe-me os erros ortográficos.

    ResponderExcluir
  59. OLÁ CLEBER,NÃO SOU TJ, SOU PASTORA EVANGÉLICA E ESTOU VISITANDO ALGUNS LUGARES PARA MONTAR UM ESTUDO SOBRE ESSA SEITA E VIM PARAR AQUI, PORÉM O QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO NÃO FOI O QUE VOCE ESCREVEU SOBRE O CULTO NO SALÃO E SIM A PARTE EM QUE VOCE DIZ QUE SUA ESPOSA É EVANGÉLICA HA MUITOS ANOS E QUE VOCES DECIDIRAM QUE AOS SÁBADOS ESTARIAM VISITANDO SEMPRE UM TEMPLO DIFERENTE, IRMÃO RECEBA COMO UM CONSELHO PASTORAL, PEÇA A DIREÇÃO DE DEUS PARA QUE ELE LHE MOSTRE UM LUGAR ONDE VOCE PODERÁ ADORÁ-LO E SER FELIZ JUNTAMENTE COM SUA FAMÍLIA, SEI QUE ESSE LUGAR EXISTE POIS NA MULTIFORME GRAÇA DE DEUS ELE PREPAROU UM LUGAR PARA QUE CADA FILHO O ADORE VERDADEIRAMENTE, NÃO ESPERE UMA IGREJA PERFEITA, POIS PERFEITA SÓ A QUE SUBIRÁ,E DEUS É QUEM IRÁ FORMAR ESSA IGREJA TIRANDO DO MEIO DE TODAS AS IGREJAS OS VERDADEIROS ADORADORES, ESPERAMOS ESTAR ENTRE ESTES, ORE PELOS TJ, PRINCIPALMENTE PARA QUE DEUS ASSIM COMO TE ALCANÇOU COM A VERDADE POSSA ALCANÇÁLOS TAMBÉM.DEUS ABENÇOE! PRA. ROSE

    ResponderExcluir
  60. Para os críticos de plantão: permita o livre arbítrio.

    Uma frase para se pensar:

    "Posso não concordar com suas palavras mas vou garantir o seu direito de dizer o que você pensa, sem censura ou escárnio."

    Quem julgará será Jeová. Enquanto homens, demonstrar respeito ao próximo é sinal de gentileza e coragem.

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde!! Sou uma ex TJ, mas não concordo em ficar criticando um meio de pessoas tão maravilhosas que me ensinaram tantas coisas, acho que as pessoas tem o direito de estar onde querem e participar das coisas em que acreditam. Acho muito triste as pessoas se reunirem para criticar um meio ao qual pertenceu, principalmente um meio no qual se viu tantas coisas boas... Infelizmente hoje eu estou fora, mas tenho plena convicção de que as Testemunhas de Jeová são chefiadas por Deus. Pois seus conceitos são baseados na Bíblia e eles fazem o que poucas religiões fazem: pesquisar, diferentemente de muitas outras em que seus adeptos vão apenas para cantar...Quanto ao Corpo Governante concordo com alguns comentàrios que estão aqui: qualquer segmento, seja ele Religioso, político, empregatício...tem que ter um líder ou alguma forma de Organização ou direção senão as coisas ficam de qualquer jeito!!

    ResponderExcluir
  62. BEM, NÃO RESTA DÚVIDA QUE A GRANDE MAIORIA QUE DEU SEU PARECER TEM POUCO OU NENHUM CONHECIMENTO BÍBLICO. É CLARO QUE NÃO TIVE PACIÊNCIA PARA LER A TODOS OS COMENTÁRIOS, MAS O QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO, FOI QUE O CASAL EM QUESTÃO QUE ESTEVE LÁ NO SALÃO DO REINO, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, CONHECE MUITO BEM A BÍBLIA E AINDA MAIS, ENTENDE QUE DEVEMOS PRIMAR PELOS MÍNIMOS DETALHES DA BÍBLIA. ESTA É O NOSSO ÚNICO DOCUMENTO VERDADEIRO E JAMAIS, UMA SENTINELA OU DESPERTAI DARÁ A PALAVRA FINAL.
    TODA A MINHA FAMÍLIA É TJ E, RECENTEMENTE, PERCEBI QUE PASSAM MUITO TEMPO DE SUAS VIDAS, LENDO ESTAS PUBLICAÇÕES E
    DESCONHECEM GRANDE PARTE DAQUILO QUE A BÍBLIA CONTÉM. TESTEI ISSO "IN LOCO" E PERCEBI QUE SÓ FUNCIONAM COM OS VERSÍCULOS DECORADOS. É CERTO QUE PASSAR POR CIMA DOS DETALHES BÍBLICOS E DEFINI-LOS COMO NÃO IMPORTANTES, É O MESMO QUE NÃO TER O DEVIDO ZELO PELAS COISAS DE DEUS. LI A BÍBLIA INTEGRALMENTE POR 10 VEZES, FORA AS MILHARES DE VEZES QUE PESQUEI "VERSÍCULOS SOLTOS" COMO FAZEM AS TJ DURANTE TODA A VIDA. JULGO (sem ter o direito de julgar), QUE NÃO EXISTE "LAVAGEM CEREBRAL MAIS BEM FEITA PELOS HOMENS NA TERRA" DO QUE A QUE FAZ DIUTURNAMENTE, O CORPO GOVERNANTE NAS MENTES CEGADAS DE SEUS SERVOS.
    PARABÉNS A ESTES DESGRAÇADOS DA TORRE! UM DIA A CASA VAI CAIR.

    QUEVEDO

    ResponderExcluir
  63. OUTRO DETALHE IMPORTANTE, É DIZER QUE O NOME DE DEUS É JEOVÁ. ISTO É UM INSULTO AO DEUS DE ABRÃO, ISAAC E JACÓ. VEJAM NO LIVRO DA TORRE DE VIGIA: "RACIOCÍNIOS" - PÁGINA 203, ONDE ESTÁ ESCRITO QUE ESCRITORES MODERNISTAS FORMULARAM O NOME JEOVÁ QUE HÁ MUITO TEMPO ESTAVA PERDIDO (YHWH-nome impronunciável) - COMO PODEM HOMENS DE HOJE FORMULAR UM NOME QUE NEM OS HEBREUS, DONOS DO ALFABETO HEBRÁICO SABIAM PRONUNCIAR?? FAÇAM UMA ANÁLIZE DISTO.
    SERÁ QUE PODEMOS CHAMAR ALGUÉM DE CARLOTA QUE SE CHAMA CARLITO?? SERÁ QUE ESSA PESSOA NÃO VAI SE OFENDER??
    QUEVEDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao anonimo que postou dia 27 de maio, a respeito do desconhecimento da real pronuncia do nome de Deus isso pouco importa se é Jeová, Jave ou outros tantos quantos poder citar, o importante é a quem se está referindo ou dirigindo sua adoração ao "Deus Todo Poderoso, criador dos ceus e da terra, Deus pai de Jesus Cristo o salvador", não acredito que Deus seja tão pequeno para se ofender ou recusar uma oferta ou ato de adoração só porque o seu nome não foi pronunciado como os Hebreus o fariam, só humanos se ofendem por motivos tão banais. Você deixaria de receber de bom grado um presente dado de coração por uma pessoa que lhe chama de José só porque não sabe que seu nome é Josenildo?.

      Excluir
  64. Eu fico impressionado como as Testemunhas de Jeová conseguem postar aqui opiniões que demonstram como realmente são manipuladas! Alguns comentários simplesmente passariam desapercebidos se não fosse tomar tempo para lê-los. Por anos, as TJ falam mal de outras religiões em suas revistas, falam mal de organizações filantrópicas, falam mal de pastores evangélicos, e agora postam aqui que o blog fala mal das TJ?
    antigamente, as revistas A Sentinela e Despertai! eram deixadas nas casas das pessoas com seu conteúdo completo, com todos os comentários escabrosos que fazem de outras religiões e dos apóstatas. Passou o tempo e o CG viu que muitos comentários poderiam servir de PROVA do que eles mesmo são e fazem. Então, agora existe uma A Sentinela e Despertai! com conteúdo somente voltado para as pessoas que não são TJ sem aqueles famosos comentários que jogam as TJ contra a parede! E para elas mesmas, tem A Sentinela e Despertai! com artigos tendenciosos e manipuladores e que tratam outras religiões e indivíduos que não são TJ como se fossem lixo! Recentemente, um artigo chamou os apóstatas de doentes mentais! Em outras ocasiões, os artigos refletem tão bem o conceito de que somente as TJ irão ser salvas e 99% da população restante serão destruídos! Assim, passam uma mensagem positiva para os de fora com uma tiragem censurada, e outra mensagem escravagista em outra somente para os adeptos.

    ResponderExcluir
  65. gostaria que soubesse que ali se trata de oraçâo publica, numa reuniâo ,por exemplo,mas quando o casal ora juntos eles podem orar abraçados e ate deitados

    ResponderExcluir
  66. O que ocorre Anônimo, é que esse procedimento não existia antes, e não existia qualquer malícia em participar nas orações públicas abraçados ou de mãos dadas. Eu nunca em meus 30 anos de TJ achei que isso mudaria. Essa mudança é uma clara evidência de manipulação mental que o CG exerce sobre os adeptos em questões tão simples como essas.

    ResponderExcluir
  67. EU NASCI NO SALAO VC FALOU TUDO VERDADE ...FOI HORRIVEL MINHA MAE NAO APRENDEU BUSCAR PELO MEU PAI.SEI QUE ELE QUERIA SE LIBEERTAR .SOFRI ESSAS CRIATURAS NUNCA FIZERAM UMA ORACAO PRA MIM E NUNCA VI ORAR SOBRE UM DOENTE ALGUEM PODE ME FALAR DE UMA TJ QUE ORA PRAZERR QUERO TE CONHECER .GENTE GELADA ...OLHA LINDO O SEU TEXTO EU SEI QUE NAO FOI O PROBLEMA DA POSICAO QUE SE ORA EU SEI IRMAO E QUE VC SABE QUE ELES SAO FRIOOOOOOOOOOOSS NAO ORA ABRACADO PORQUE MORRERAM NAO TEM FÉ MORREM DE MEDO DO DIABO ACREDITAM NO QUE VEM E OS INCOMODADOS E OS RICOS QUE QUEREM FICAR NA TERRA...MAIS ELES SENTEM QUANDO FICAM DOENTES MEU DEUSS AI A COISA PEGA MUITOS TJSS SAO ABANDONADOS PELOS MERCENARIOS ANCIOEEEEEEEESSS ...JESUSS É O CAMINHO E TEM MUITO MAIS DO QUE O CG E AS TJ ALIENADAS ...EU QUERO LIBERTAR ATÉ MEUSS FILHOS QUE CEGAMENTE OS LEVEI ...EU ME BATIZEI COM 13 ANOS JA SE FORAM 19ANOS FUI DESSACOCIADA E VOLTEII ACHEI QUE TINHA PERDIDO ALGO AGORA ESTOU AFASTADA MAS VOU SAIRRR TENHO FE EM DEUSS SAIR DO LACO DO DIABO ....É ISSO QUE SAO USADOS PELO DIABO BANDO DE FARISEU O NOME DE JEOVA É SO FACHADA ENCANACAO ...

    ResponderExcluir
  68. BASTANTE ÓDIO REUNIDO EM UM SÓ LUGAR! MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir
  69. Primeiro quero dizer que fui TJ por apenas 1 ano e meio mais ou menos e, devido a uma falha lamentável do meu instrutor TJ, fui habilitado para o batismo. Pouco tempo depois, veio a baila o meu tipo de emprego e o que eu fazia (sou funcionário público civil de uma instituição militar do governo), coisa que o instrutor sabia muito bem.

    No final de uma reunião, esse ancião me perguntou outra vez sobre onde eu trabalhava e disse. Estranhei a indagação, visto que ele já o sabia. Na semana seguinte, foi combinado que me visitariam, para colherem mais detalhes sobre minha função. Escreveram uma carta para Betel e pouco tempo depois chegou o veredicto de que meu batismo havia sido "anulado", devido a meu emprego ser "incompatível" com a atividade TJ. Meu trabalho é unicamente burocrático e não envolve nada que em minha consciência seja condenado.
    Minha esposa que ainda é TJ ficou arrasada com a situação mas, quanto a mim, não me senti muito afetado emocionalmente, pois já tinha conhecimento de muitas coisas que vim a descobrir, infelizmente depois de ter entrado. Depois deste acontecimento, o tratamento de todos TJs permaneceu o mesmo de sempre, uma vez que não tinha sido desassociado.

    Mas, o que me deixa revoltado em tudo isso, é que sei de fontes bem documentadas, que a Sociedade Torre de Vigia obtêm doações oriundas do lucro de ações de empresas que são, direta ou indiretamente, ligadas ao mercado de equipamentos militares, produtos de tabaco e de jogos violentos, tão condenados em suas literaturas.

    Isso é uma coisa honesta, de uma instituição que se diz a "única religião verdadeira", o "único canal de Deus" e etc etc ect e outras coisas que foi tão bem explanadas pelo sr. Cleber Tourinho. De fato o que ele diz sobre os estudos das revistas Sentinela, acerca dos "comentários" dos tópicos das revistas. Ninguém tece as suas opiniões, mas apenas repetem com outras palavras algumas vezes o conteúdo dos parágrafos.

    As pessoas que fazem parte da STV , são em sua vasta maioria pessoas de boa índole, cumpridoras da lei, etc, mas vivem tolhidas como em uma corrente presa aos pés e sempre cobradas mais e mais, pois afinal, o Armagedon está sempre "às portas".

    ResponderExcluir
  70. eu fui testemunha de jeová por 16 anos. e os queridinhos filhos de ansioes sempre me trataram como se eu tivesse lepra, sendo qe eu fazia hora de pioneira, e cade o amor cristão??, e olha uma coisa é impossivél nao ser uma testemunha de Jeová lendo a traduçao do novo mundo, haha' mas qando peguei pra ler a joao ferreira de almeida vi que a traduçao do novo mundo é T O T A L M E N T E D E T U R P A D A, na verdade eu nao tenho raiva dos TJS tenho PENAA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sentinela 15/09/1980-parag.17-18 diz q: nós entendendemos errado, p/reajustarmos n/ponto de vista qto ao armagedon vir em 75, q não foi o CG q disse isso é o mesmo q nos chamar de idiotas, retardados, débeis mentais.É o maio abuso q uma pessoa pode sofrer: colocar em xeque a sanidade dela!

      Excluir
  71. Estou perto de meu desligamento por minha vontade devido ao que sinto ser falta de amor entre o povo de minha congregação. Amo os ensinamentos bíblicos e a Jeová. Mas proibir o menino de 5 anos na nossa primeira assembleia em Mairiporã de "pisar na grama" (Marcos 6:39) foi demais... , e muitas outras. Quando me tornei publicador não batizado, coisas, tipo "seu cabelo parece de mauricinho" ou críticas à minha mochilinha, ou ou censura com o olhar sobre o sapato que eu estava usando, ou sobre o meu chaveiro, ou sobre o marido da irmã que nunca usa gravata para acompanhar a esposa às reuniões, coisas assim que me irritam muito. Por essas e outras percebo que não há amor entre nós, os da congregação. A última pérola foi quanndo quis pegar um exemplar do Achegue-se a Jeová, e o livreiro me negou quando eu disse que eu tinha um, e aquele eu queria enviar para a uma pessoa na Bahia. O pior é que quando comentei esses assuntos com o ancião que me dá estudo, eu passei a ser o culpado e a me sentir o culpado. É muito prá cabeça. A cara dura deles e delas de chamar os batizados de irmãos e o resto pelo nome. Gente classista. Incrível. Depois desses episódios receber emails, assim tipo ... você é um prospectivo servo de Jeová..., prospectivo quer dizer talvez...quem sabe... outro tipo ...Jeová te fortaleça... como se eu estivesse fraco na minha fé... por não querer me batizar...
    Momentos de decisão... Jeová me abencoará, de forma que eu tome minha decisão definitiva.. Não abandonei totalmente ainda, devido aos discursos que geralmente são muito belos e gosto de cantar as músicas, muito boas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vc que abandonar sua fé por que um menino foi proibido de pisar na grama... Pelo amor de Deus... como diria a mulher de Jó: "Abandona sua fé e morre"

      Excluir
    2. Mandu, não custa nada você consultar o blog Observatório. Não vai se arrepender e vai te ajudar a sair forta dessa seita o quanto antes. Não tenho religião nenhuma. Para mim todas são erradas, sem excessão. Leio a Bíblia sozinho e tenho sido bem assistido pelo espírito de Deus, o qual me tem orientado em tudo o que preciso. meu e-mail: jesusfranciscolopes@gmail.com.

      Excluir
  72. Jeová quem atraí as pessoas para o adorarem com espírito e verdade!!! Nós somos apenas colaboradores na obra de pregar, mas Deus é quem faz crescer!!! O apóstolo Paulo falou que se tiver dons de linguas, curas, e não tiver AMOR é como um pedaço de latão!!! Então vamos nos amar independente de crenças, embora Jesus disse que seriamos odiados por causa do seu nome!! Paz!

    ResponderExcluir
  73. Que o verdadeiro Deus, o Senhor Jesus Cristo, o nosso Salvador, tenha misericórdia desta geração, tenha misericórdia de quem não consegue enxergar a única verdade que é JESUS CRISTO, aquele que morreu na cruz para que hoje pudéssemos ter a oportunidade de sermos salvos.Voltem seus olhos para Deus, busquem o discernimento da palavra de Deus e parem de acreditar em coisas vãs, Deus não esta no meio da desunião, desamor, destruição. Cuidado, o fim esta próximo! Busquem a verdade em Deus e não em homens, em ensinamentos que só fazem destruir o resto de amor que está no coração do ser humano..

    ResponderExcluir
  74. Pude observar que você consome grande parte da sua rotina neste site, que seu foco é diretamente provar que as testemunhas de Jeová são fraudulentas....Jeová mesmo disse que as testemunhas de Jeová seriam perseguidas por carregar o nome Deus, realmente não sei se vc não tem o que fazer no seu dia a dia ou o que, mas a verdade é que não se atiram pedras em arvores infrutiferas...e vc meu amigo...tá atirando muitas... se voce conhece a Jeova e mesmo assim age como está agindo...tem consciencia então que isto é imperdoável aos olhos Dele...Aproveita bem essa sua vida na terra ..pq ela com certeza se encerra aqui..

    ResponderExcluir
  75. Desculpe mano anônimo de 19 de fevereiro 2015 mas nós somos eterno,morre o corpo físico mas permanece a alma ÉLA nunca acaba,pelo quinto mandamento de TOMÉ energia nunca acaba a ressureição do LÓGOS foi liberado sómente energia porque carne e sangue não entra no reino do céu UM ABRAÇO MANO.

    ResponderExcluir
  76. Testemunha de Jeová pra mim não são cristãos,a maioria bebe,ouvi música do mundo e négão Jesus como Deus,Tomé foi bem claro chamando jesus de Deu,se fosse uma heresia jesus teve ali uma ótima oportunidade para repreender e isso ele não fez.

    ResponderExcluir
  77. Incrível como o diabo muda de roupagem como um camaleão e age justamente naquilo que os incautos querem acreditar...a começar pelo fundador da seita religiosa, um homem sem princípios, inescrupuloso, mentiroso, um péssimo marido, não sendo um exemplo a ser seguido pelos seus pares...não tinha conhecimento do grego e di hebraico e mesmo assim modificou trechos importantíssimos das Escrituras Sagradas, onde no livro da Revelação do Senhor ao apóstolo amado está escrito: "...e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida..." que tamanha ousadia deste cidadão...isso que eu citei é menos de 1% de seus erros doutrinários, ou seja verdadeiras heresias....

    ResponderExcluir
  78. Sinceramente, Os apóstatas me decepcionaram muito. Pensei que fossem perigosos. Descobri que sao so tolos amargurados e manipulados por nao conseguir, por ser simplismente ser incapazes de entender coisas do espirito que nada tem haver com opniao Pessoal ou social. O texto escrito acima e um belo simples exemplo de como vcs precisam de ajuda, de como e grave a situaçao dos apotatas. Como disse o ecritor do texto, a reuniao foi excelente ele ate conseguiu sentir certa satisfaçao mas aquele detalhe... Sinceramente, que orgulho, que pretensão sem tamanho... a reuniao so seria perfeita pra ele se o estudo fosse exatamente do modo como ele pensa, do modo como que ele acha certo... Fiquei pensando o que o apostata faria no lugar de Abraao, de Noe, de Moises... o que ele teria feito no lugar de Adao? E do Diabo quando soubesse que foi criado pos Jesus? Sabe, espero estar enganado quanto a alguns de vcs mas sinceramente nada e mais logico pra mim do que vcs odiarem a organizaçao de Deus. Acho que vcs ja estao condicionados ate o fim da vida que lhes pertencem, espero sinceramente estar errado, mas diante disso acho q seria muito importante eu lembrar , pro bem de vcs mesmos, nao so no campo religioso mas em outros tao importante na vida uma vdd basica de nossa existencia: A vida e a organizaçao de Deus nao foi, nao é e nunca sera como vc quer que seja. É por esse simples fato que a humilde é requisito essencial pra servi a Jeová. Nao raro, quem nao consegue entender isso se torna apostata.
    Disse no inicio que vcs me decepcionaram mas pensando melhor devo dizer que na vdd vcs estao indo muito bem, o fato e que todo e qualquer esforcos dos apostatas nao terao grandes resultados. vcs de fato nao poderam ser maior que isso... so convenceram alguns que nao entenderam direito a vdd ou que nao talvez nem deveriam ter entrado. Ja fui desassociado e hj sou muito grato a Jeová por isso me sinto um dos homens mais felizes do mundo. Lamento por todos os apostatas serem incapazes de entender oque estou dizendo. Pra finalizar digo que Sinceramente chega a ser engraçada Suas postagens sobre a organizaçao de Jeová. Seria comica se nao fosse tragica.

    ResponderExcluir
  79. Estudo muito bacana é legal ver que Deus lhe dispertou a tempo eu tenho amigos nessa ceita aí eu oro quase todos os dias a Deus para dispertar ele a tempo.

    ResponderExcluir
  80. Quem conhece essa organização sabe que ela é exclusivista e evita termos ou costumes que pareçam com o de outras religiões, o lema deles é: Testemunha de Jeová é diferente.

    Eles não costumam usar expressões como "louvor" ou "hino", sempre que se refere às músicas tocadas e cantadas em suas reuniões, se referem à "cânticos".

    Chamam suas reuniões de "reuniões", não de "culto".

    Os prédios onde se reúnem chamam de "Salões", não de "igreja" ou "templo". (Aqui eu concordo com o raciocínio, uma vez que a palavra igreja ficou muito associada a alguma religião específica, título, placa ou prédio).

    Não podem carregar a bíblia embaixo do braço, como os evangélicos, tem que ter a "pasta".

    As mulheres não podem usar saia jeans em suas reuniões ou no serviço de campo. A liderança diz que saia jeans é informal, por isso tem que ser saia social ou vestido, mas é simplesmente para as mulheres não serem confundidas com as evangélicas que usam muito saia jeans, principalmente as da CCB - Congregação Cristã no Brasil.

    Da mesma forma, não querem que seus membros tenham práticas iguais as das outras igrejas, como oração em roda de mãos dadas, por exemplo.

    Eles mantém esse raciocínio, porque assim entendem que são diferentes das outras religiões (leia-se: são os únicos certos, os outros estão errados).

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!