sábado, 28 de novembro de 2015

DEPOIMENTO DE UMA EX-TESTEMUNHA DE JEOVÁ: TUDO AQUILO ESTAVA ME SUFOCANDO!


Me chamo Fernando, tenho 28 anos, sou do Rio de Janeiro. Deixei de ser Testemunha de Jeová há 2 anos.
Por volta dos meus 5 anos de idade, minha mãe se tornou Testemunha, atraída pelas promessas da Torre de Vigia e pelo "amor cristão" existente na congregação, que de alguma forma serviram de consolo para alguns problemas familiares que passávamos na época. Meu pai nunca se tornou TJ. Estudou, mas nunca frequentou as reuniões. Acredito que ele apoiava a posição da minha mãe em criar eu e minha irmã como TJs por comodismo.
Nossa família é de origem pobre e de pouca escolaridade, presa fácil para a doutrinação da Torre de Vigia. Meu pai faleceu quando eu tinha 19 anos, e por influência da religião não entrei numa faculdade nessa época.
Enquanto Testemunha de Jeová, fiz boas amizades e servi como servo ministerial (equivalente a um privilégio dentro da congregação). Entreguei o cargo após começar a questionar os ensinos e ter contato com o Fórum e os livros de Raymond Franz. Fiquei 2 anos "infiltrado", construindo uma vida não TJ em paralelo, mas me sentindo cada vez mais sufocado por tudo aquilo, até que decidi me afastar. Os anciãos (equivalente a pastor) ficaram me perseguindo, até que aceitei conversar com eles uma vez e abri o jogo. Não me desassociaram na ocasião, apenas 4 meses após quando postei uma foto com um amigo meu de infância, o Arthur Prado aqui do grupo, que já era ex-TJ e conhecido como "apóstata". Usaram essa foto como evidência para a desassociação. Na verdade eles estavam à espera de qualquer coisa palpável que pudessem usar contra mim com intuito de me silenciar. Como minha vida já tinha andado, nem perdi meu tempo com comissões judicativas (tribunal eclesiástico das TJs), nem nada, simplesmente cortei o vínculo com tudo relacionado às Testemunhas de Jeová.
Hoje vivo bem. Ainda tenho amizade com alguns TJs (óbvio que sem o conhecimento da congregação) e fiz muitos novos amigos. Consegui recuperar o tempo perdido na Torre, e aos poucos a minha vida acadêmica, pessoal e profissional está entrando nos eixos.
Minha namorada também é ex-Testemunha de Jeová, desassociada por assumir o namoro. Minha irmã está afastada há 10 anos. Minha mãe, apesar de ainda ser TJ, mantém uma boa relação comigo.
Atualmente sou ateu, até que se prove o contrário... rsrs
Aproveito para parabenizar cada membro desse grupo pela força moral de superar uma seita tão manipuladora como a Organização Torre de Vigia.
Um grande abraço meus amados irmãos e irmãs!! 

Perfil do Fernando Silva no Facebook:

106 comentários:

  1. Sei que as Testemunhas de Jeová (Os estudantes da Bíblia) deve ser uma organização bem sólida ela só não tem o seu fundamento na Rocha que é Jesus Cristo e acho que por este motivo ela está se desmoronando, assim como está acontecendo com outras denominações evangélica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguimos a Jesus sim porem Fundamentamo-nos ao seu Pai, Jeová: Lemmbre do filho pródigo se VC foi realmente. A Ampulheta esta acabando??

      Excluir
    2. Quando me lembro da "verdade" que o fim viria no século XX (fui leitor da Sentinela) me da dor no estômago. BASTA PESQUISAR, isto par os que amam a verdade)

      Excluir
    3. Você é incentivado a cortar convivência com outros que não são Tj, quando vc vacila, é desassociado, ai vc fica perdido, porque todos viram as costas pra vc,fica sem amigos tanto fora e de dentro da congregação, de maneira errônea nem é cumprimentado,fingem que vc não existe, o cumprimento é uma questão de educação e não de religião,cumprimentam toda sorte de pessoas, menos quem é desassociado, a biblia não proíbe o cumprimento, somente não se deve cumprimentar aquele apostata que tenta disseminar seu ensino errôneo.

      Excluir
    4. Se vc escolheu não servir mais a Jeová é um direito seu . Os pobres são mais influênciados pela Torre de Vigia ?? Vejo testemunhas de Jeová de todos os níveis sociais e intelectuais , oq vc disse não condiz cm a realidade. E com certeza vc virou um ateu e sabe pq né ? Uma vez T.J , nunca mais se acredita em outra religião! E vc não precisa falar contra as T.JS viva sua vida e ponto final.

      Excluir
    5. Sem contar armagedom de 1914,a biblia falsa TNM,o amor pelos irmãos que ao voltar são humilhados tem que rastejar como zumbis sem alma dentro do salão para serem aceitos novamente e continuar seguindo ordens não de DEUS mas de cinco vélhos que vivem na esbórnia.respeitem meu cérebro voces não são melhores que os outros tem falhas igual todo mundo,só se acham melhores e seguem uma seita parecida com o estado islâmico,como voces da jw org tem a pachorra de se acharem donos das portas da salvação e da destruição,quem faz tudo que a torre manda vai para a salvação,quem não faz vai para a destruição,me respeitem eu nasci e fui cresci no meio dos tj nunca acreditei pois desde criança via as mazelas das "ovelhas & pastores"sou um senhor de 52 anos,nunca aceitei ser batizado nessa seita pois via a armadilha dos "irmãos"cócegas nos ovidos para o povo entrar e desprezo depois que a pessoa sai,60 % dos tj são dignos de serem excomungados ou seja lá o nome que eles dão os 40% restantes eu não conheço,eu junto com meus irmãos faço parte dos que não estudaram pois o fim estava próximo,

      Excluir
    6. Esta desmoronando?? Da uma olhada nas obras das testemunhas de Jeova e oque elas têm feito no mundo inteiro a pedido de Jesus!! Veja o quanto ja cresceu!! Meu amigo estamos quase em milhoes e milhoes de tjs no mundo inteiro!! Informe-se.

      Excluir
  2. POIS É.... FIZ ATÉ A 8 SÉRIE PORQUE EU NÃO DEVERIA ESTUDAR MAIS, PORQUE O ARMAGEDOM ESTAVA PRÓXIMO, E EU TINHA ERA QUE PREGAR, SER PIONEIRA AUXILIAR OU REGULAR....ISTO EM 1986. O ARMAGEDOM , NÃO VEIO E TANTO EU COMO MUITOS DESTA ÉPOCA FICAMOS A VER NAVIOS NESTE MOMENTO DE CRISE. AQUELES INDIVÍDUOS QUE ENFRENTARAM OS SEUS PAIS E ACABARAM FAZENDO FACULDADE, HOJE ESTÃO MUITO BEM. ISSO CABERIA UM PROCESSO! LAVAGEM CEREBRAL, E INDENIZAÇÃO PELO TEMPO PERDIDO SEM ESTUDOS, SEM PROFISSÃO. SOU DESASSOCIADA E ME TRATAM COMO SE EU TIVESSE UMA DOENÇA CONTAGIOSA... DISSE JESUS PARA AMAR O PRÓXIMO, E NÃO DESPREZÁ-LO, IGNORÁ-LO, MUDAR DE CALÇADA QDO CRUZAR COM O PRÓXIMO NA RUA... MINHA MÃE É FANÁTICA, FICO IMPRESSIONADA, COM O CONVICÇÃO DELA. UMA IRMÃ MINHA MORREU ANEMICA, TBM TJ, POR NÃO USAR O SANGUE.... PERGUNTO: PQ PODE DOAR UM RIM, POR EXEMPLO QUE É UM ORGÃO QUE O CORPO NÃO REPÕE, E NÃO O SANGUE, QUE É ALGO QUE O CORPO REPRODUZ EM ALGUNS DIAS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou desassociada, sou ativa à quase 28 anos, me batizei com apenas 12. Sou casada, meu marido é servo ministerial em vias de se tornar ancião. Ele é um homem muito bom, exemplar como marido e pessoa, e é por ele e exclusivamente por ele, que não abandono tudo de uma vez por todas. Penso que não seria justo, uma vez que ele se casou comigo por ser TJ. Não posso agora apenas chegar pra ele e dizer que não quero mais, por uma série de motivos, isso o deixaria devastado! Com relação a essa questão de não poder estudar, me identifico muito. Desde cedo fui ensinada, como todas as outras TJ's que fazer faculdade é coisa do diabo, já que o Armagedom está "tão próximo". Ontem mesmo o estudo de A Sentinela novamente abordou isso! Lembro-me bem de quando ainda bem jovem e solteira, fui a uma reunião para candidatos ao serviço em Betel, muito entusiasmada e desejando muito preencher uma petição e quem sabe ser aprovada. No final da reunião após tudo ter sido colocado, o irmão que dirigia disse que havia vagas apenas para varões (homens), ou casais, que infelizmente não havia vagas para irmãs solteiras. Mas... que se uma de nós solteiras, tivesse "habilidades especiais" então nesse caso, poderia preencher uma petição. Não entendia exatamente o que ele quis dizer com habilidade especial e fui perguntar. Ele me disse que poderiam ser várias coisas, mas naquele exato momento eles precisavam de uma irmã com habilidade especial em ODONTOLOGIA. Fiquei arrasada! Eu fiz um curso técnico mesmo tendo muito desejo de cursar uma faculdade, só pra atender as especificações exigidas pela organização. Só pra aí eles chegarem e me dizerem que eu não poderia sequer preencher uma petição para o serviço de Betel (que na época era o meu sonho) por exatamente não ter feito faculdade. Esta foi a primeira de uma longa, muito longa lista de decepções e tristezas. Mas mesmo com as coisas acontecendo, eu persistia em achar que estava no lugar certo! Só hoje, muitos anos depois, após ter perdido tempo muito precioso é que eu me dou conta de muita coisa. Discordo totalmente da doutrina da desassociação. Tenho um grande peso na consciência por fazer parte de tudo isso, por me tornar inimiga, por não falar, nem cumprimentar pessoas que antes eu amava ou que eu simplesmente nem conheci e que não me fizeram nada de mal, apenas optaram por escolher outro caminho. Não sei o que vai ser, não sei o que vou fazer. Me sinto presa e sufocada!

      Excluir
    2. Isso é mentira sou Tj estou no último ano da faculdade estou a me licenciar em gestão eles não proíbem ninguém de estudar ou se formar vc só não estuda porque vc não quer deixam de estar a por a culpa nos outros.

      Excluir
    3. Sou Testemunha de Jeová,sou formada em Medicina Veterinária, tenho total apoio da minha congregação,fiz um arranjo que me permite exercer minha profissão e continuar adorando a Jeová. Claro que dentro da religião existem pessoas que são iníquas, tanto que foi citado na bíblia que Jeová passará uma peneira no seu próprio povo, não é uma construção de tijolos ( igreja, templo etc...) que irá te salvar do fim e sim o modo como você segue os princípios da bíblia que são PRINCÍPIOS e não REGRAS.

      Excluir
    4. Estou estudando a biblia meu instrutor disse que se a faculdade me atrapalha na vida espiritual não deveria fazer pois trabalho de dia e faria faculdade a noite e atrapalharia as reuniões e ai como vc explica isso??

      Excluir
    5. Lá ninguém proíbe de fazer faculdade! Eu era servo ministerial e entreguei me privilégio para cursar... Simplesmente contínuo frequentando aos fins de semana e tendo muitos bons amigos... Faço minha parte como servo de Deus! Quando terminar a fácul e estar bem de novo retomarei com meus cargos.... A idéia é simples; Fazer faculdade te impedirá de ir as reuniões durante a semana... No entanto, não te desassocia... Entendo que há todo um preconceito lá dentro sobre quem faz faculdade... Mas basta você fazer sua parte para com Deus e ensinar o evangelho a quem merece sua ajuda... Quem não fez faculdade na minha opinião só deu mancada para agradar os "Caxias" que existem em todo o lugar...

      Excluir
    6. Vamos parar de hipocrisia!!!!!!! Há vinte e poucos anos atrás era visto com maus olhos quem fazia faculdade sim!!!!!! Hoje, de uns anos pra cá que isso vem mudando! Isso que é feio! Todo mundo que está lá dentro há pelo menos trinta anos sabe muito bem que cursar faculdade não era algo que agradava a organização. Agora ficam usando de subterfúgio ou "estratégias" ( por que eles lá de dentro da organização ensinam que tj não mente se utiliza de estratégia) pra dizer que isso tudo é mentira. O curso superior não era visto com bons olhos sim! Tenham a dignidade de reconhecerem, chega de mais uma estratégia, chega da luz que ilumina cada vez mais e mais, chega de pregar ódio.

      Excluir
    7. É o seguinte: as TJ´s não proíbem/admoestam DIRETAMENTE a não fazer faculdade, mas o fazem digamos: "DIRETAMENTE INDIRETAMENTE"...
      É como a questão da barba: se você quiser usar barba - isso bem aparadinha, bem cuidada, direitinha - você "PODE" usar, mas experimenta entrar no Salão do Reino na próxima reunião de final de semana...
      Só imagino como os outros membros vão te olhar....
      Nem mesmo um cavanhaque bem cuidado e aparado escapa...
      Agora é o seguinte: quanto a questão da faculdade, essa pressão - no mínimo indireta - pra não fazê-la NÃO VALE tanto assim para os filhinhos de anciãos, sobretudo os mais abastados...
      Conheço muito filhinho/filhinha de ancião que simplesmente foi lá e fez faculdade "sem medo de ser feliz" ou de Jeová/Javé....
      Enquanto membros mais pobres, mais humildes, SEM DÚVIDAS se sentem mais acuados, intimidados (pelo falatório no ouvido dos anciãos, baseados na liderança do CG da Sociedade Torre de Vigia) em fazer faculdade e terem uma melhor perspectiva no mercado de trabalho e de vida.
      Poucos são os membros humildes que têm personalidade para apesar da acuação/intimidação verbal/doutrinal dos anciãos cursarem uma faculdade e continuarem firmes na fé.
      Sabemos que uma universidade pode e é um ambiente nocivo para a espiritualidade dos que desejam ter o conhecimento exato da verdade bíblica, mas afinal já que é assim, por que os filhinho(a)s de anciãos também não se sentem inclinados a respeitarem a admoestação??
      Será que são menos suscetíveis a sucumbirem ao mundo só por serem filho(a)s (e abastados quando é o caso)de anciãos???
      Hmmm... Sei....
      O pau que bate em Chico não pode bater também no Francisco né....

      Afinal nessa altura do campeonato e tantos 1975 que não se cumpriram depois, sabe-se lá quando começará a Grande Tribulação....

      Nesse meio tempo precisamos viver de acordo com as regras desse mundo: temos que ter nosso trabalho secular para termos o dinheiro que se precisa para termos nossa moradia, a roupa do corpo e o alimento de cada dia.
      Pois até mesmo no Brooklin e nas Betels por aí mundo afora é assim que funciona...

      Excluir
    8. Amai a Deus sobre todas as coisas,e ao próximo como a ti mesmo,está religião que não ama o próximo,que não ajuda um mendigo que despreza um irmão,TJ,pensa que só eles vão para junto de Deus

      Excluir
    9. Eu perdi 18 anos da minha vida nessa seita com 14 anos tive que me afasta da minha melhor amiga por que ela era espirita ,minha mae me castiga por que como toda crianças era fa dos mamonas assassina ,tive que engoli as lagrimas quando eles morrerao ,hj to livre nesta seita acredito em Deus

      Excluir
    10. Anónimo:sou testemunha,fiz faculdade e após 5 anos de estudo fui ensinar e não dava para pagar minhas despesas.só vim ganhar dinheiro por ser ambulante e depois por ser cabeileireiro.assim vivo.muitos formados estão atrás de um balcão ou ajudante de alguma coisa.nunca vou condenar q.faz faculdade.no entanto isto não é tudo.tem formado q.só tem uma bicicleta e velha e outros q. Não sabem nem ler tem tudo.enfim trabalhe com afinco e equilibrado com fé em jeova e venceremos.

      Excluir
    11. Todos q fazem ou deixam de fazer faculdade devem estar cientes se vale mesmo a pena progredir nesse mundo. Primeiro esse sistema com certeza passara e muitos sabem disso entao devemos pensar se seguir uma carreira ou estudar demais vai nos atrapalhar de fazer a vobtade de jeova. Quando is irmaos dao conselhos para nao cutsar uma faculdade é pq pode acontecer de ficarmos sobrecarregados e nao sobrar tempo pra Jeova. E ai sua vida fica em risco. Pq oque ou vc escolhe ser hoje, enfermeiro, engenheiro, empresario, dentista, professor,etc. Vc pode ser muito mais no paraíso, no novo mundo. Pq vc vai ter a eternidade pra fazer oque quizer. Claro q precisamos mesmo estudar e ser alguem nesse mundo pra nos sustentarmos e jeova sabe das nossas necessidades, mas seu conselho é nos contentarmos com o pouco q tem pq dinheiro nao vai valer nada se morrermos ou passarmos para a nova terra. Hoje quem é sabio, organiza seu tempo pra jeova e seu tempo para outras coisas, alguns ate fazem faculdade e conseguem fazer bastante pra jeova. Outros fazem so algum cursinho pra trabalhar numa area melhor e mais tranquila pq talvez ache q a faculdade vai sobrecarregá-lo. Temos que usar a cabeça pra fazer as coisas. Jeova nao nos proibe de fazer nada. Mas nos aconselha de fazermos oque agrada a ele e termos tempo pra ele. E todos sabemos q nao é jeova que previsa de nos e sim a gente q precisamos dele. Entao ele nao é culpado de nossas mas escolhas.Nao há coisa melhor na vida saber q estamos fazendo nosso melhor pro criador e sentir a paz de Deus é inexplicavel!! Experimentem e jamais vao se arrepender!!

      Excluir
  3. Segue firme irmão! Quanto a diminuição de Deus que fizeram na tua mente não perca a fé! Deus ou Universo para ser mais preciso está longe desta cachorrada que se chama religião! Você acha que Deus é tão pequenininho assim!?

    ResponderExcluir
  4. Só não concordo que o legalismo tenha abalado sua fé em Deus a ponto de se tornar ateu, pois ele não está relacionando com um sistema religioso. "Se Deus não existisse, teríamos que inventá-lo."Voltaire.

    ResponderExcluir
  5. Ola boa noite.
    Adoro a internet e verdade.
    Até aos meus 35 anos achava que tudo o que corpo governante dizia era verdade.
    A internet deu-me o conhecimento necessario para confrontar os anciaos com muita mentira.
    Hoje vivo feliz como nunca. Sem medo de morrer de pecar de ter que pregar por obrigação.
    Deixei de viver uma vida de mostrar que era um estudante exemplar mas cheio de medos e triste apesar de dizer que alegremente servua a jeova quando na realidade estava a engordar uns bando de idiotas que chulam os do povo com as 4 caixas de contribuições. O viver modestamente é só para os do povo porque eles vivem no luxo com todas as condições na sua sede nova à custa de muitos que passam mal para lhes dar. Grande negocio.
    Hoje tenho pena das pessoas que vivem naqueka obediência cega.
    Que a internet e todos os que dedicam o seu tempo os ajudem a ter mais conhecimento.Há muito por descobrir. É impressionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí exercite seus neurônios, se não seu cérebro senão seu cérebro atrofia igual as TJ que comentaram nessa página... Ótimo seu texto..

      Excluir
    2. Jesus Cristo disse que seriamos odiados pelo seu nome. É isso q esta acontecendo, pq seguimos os seus passos, mesmo sendo pecadores e imperfeitos. O salmista escreveu " se vigiasses os erros, ó jah. Quem ó Jeová poderia ficar de pé? " ou seja ngm tem direito de falar de ninguém. Os anciãos la dentro é pra nos instruir e se olharmos pra o modo como eles nos aconselha quando erramos é como se fosse nossos próprios pais.

      Excluir
    3. As TJ não obrigam ninguém a fazer donativos e as sedes são luxuosas é porque tem a ajudas do espírito santo de Jeová.

      Excluir
  6. Ja caiu por terra a questão do fim está iminente. "Essa geração não passará" que supostamente seria a de 1914 ja se esfarelou assim como as afirmações absurdas de que o fim chegaria em datas passadas. Os membros da organização foram dilacerados pela convicção de que o armagedom estava próximo e por esse motivo milhares de pobres coitados ficaram na inércia do tempo esperando com a boca escancarada cheia de dentes o fim chegar. Não puderam investir no seu futuro acadêmico, profissional e familiar e aos que ousaram se desligar da organização foram dilacerados pelo desprezo e completo abandono. Em fim, a escolha feita por milhares de membros de não fazer uma faculdade por causa do fim, escolher um emprego que tomasse tempo demais por causa do fim, fazer um curso de duração prolongada por causa do fim só lhes custou a frustração de saber que "acerca daquele dia e daquela hora nem os anjos do céu nem o filho do homem sabem mas sim o único que sabe é o Senhor Soberano do céu e do universo Jeová! A organização prega isso mas se contradiz com suas desastrosas especulações e consequentemente dilaceram a vida de seus suditos. Felizes são aqueles que seguiram na contra mão de seus ensinamentos e conseguiram se formar e dar uma vida digna pra sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu que és um pobre coitado sendo manipulado por esse sistema. Vocês acusam as Testemunhas de Jeová de serem manipuladas pelo corpo governante, e vocês que ficam magoadinhos, o que são? Sempre tiveram o desejo de fazer o que o sistema e nunca tiveram coragem de assumir seus desejos egoístas, e agora ficam buscando desculpas esfarrapadas para despejar suas angústias e frustrações. Vocês são tão vazios que acham que ser feliz e ter uma faculdade. Os valores de vocês são tão pequenos e inúteis que vocês acham que para terem capacidade de resolver seus próprios problemas tem ter um diploma na mão. Santa futilidade! Tenham hombridade e dignidade de assumir a incapacidade de vocês em serem leais a Deus. Parem de tentar se acharem lutadores contra Deus. Vocês se acham tão inteligentes que há mais de trinta anos ouço esses argumentos fajutos de que a organização está desmoronando. Isso que é ser esclarecido! Se as Testemunhas de Jeová são tão erradas, me mostra uma forma melhor de cristianismo. Não venham com essa conversa fiada de liberdade cristã, onde cada faz o quer, resumindo: Anarquia. Ou voces acham que Baracks Obamas, François Hollandes ou Angelas Merkels da vida trarão um mundo melhor?

      Excluir
    2. Evidente que ter um diploma na mão, se formar e fazer carreira não interessa pros manipulados da organização. Afinal de contas uma organização que incentiva a vc desprezar, tratar como morto um membro que se desliga da religião não vai dar incentivo nenhum para seus suditos se formarem para o melhor conforto da família. Aliás o significado de família para a organização é todos os membros estarem dentro da religião, pois caso contrário pode ser até sua mãe que o corpo governante incentiva a vc enterra-la viva se ela se desligar da denominação. Repito felizes foram aqueles que no passado andaram na contra mão dos prognósticos da sociedade de que o fim estava próximo ( "essa geração não passará") e fizeram sua carreira profissional e não ficaram estagnados no tempo igual parasitas esperando o fim chegar
      Por certo o manipulado aí de cima deve estar aguardando ancioso uma próxima data para correr de porta em porta e pregar no estilo Nostradamos. Rs.

      Excluir
    3. Não tenho muito para dizer, mas,já sofri muito nessa vida, já fui a procura eté de milagres, já fui presso, não tenho nada na vida, mas só muito feliz porque encontrei a verdade, eles tenhem a verdade, heje são odeiadas por causa da verdade, mas Jeová o verdadeiro Deus, por meio do escravo fiel tem lhes dado orientação nos tempos dificis. Só tesmunha de Jeová, só feliz.

      Excluir
    4. A organização de Jeová nunca proibiu nenhum dos membros de fazer faculdade,só dão alertas sobre os "perigos". Mas eles deixam bem claro que essa decisão é individual, então não digam que não fizeram faculdade ou pararam de estudar por causa da religião pq isso não é verdade. Eu tenho 18 anos,me batizei com 16 e digo com toda certeza do mundo NÃO HÁ FELICIDADE MAIOR DO QUE SERVIR AO ÚNICO DEUS VERDADEIRO JEOVÁ.Qualquer um que conhece e frequenta a religião sabe que é totalmente diferente das outras,é tudo bem organizado,somos um povo de boa moral(os que realmente seguem o que aprendem), honestos e etc.. Fazemos tudo o que Jeová nos aconselha através da bíblia,por isso é o livro que sempre usamos.E são por esses e vários outros motivos que somos odiados assim como Jesus foi. Digo particularmente: tenho o maior prazer em ser odiado por está seguindo a Jeseus e obedecendo a Jeová,porque sei que serei recompensada junto com uma multidão.Agradeço demaisss a Jeová por eu fazer parte do seu povo.

      Excluir
    5. Vejo muitas declaracoes aqui,de todo tipo,vejo um tipo de religiao,na verdade voces sao uma religiao,voces acreditam em um ideal,porem contra outra religiao,hoje no mundo as pessoas acham que podem encontrar felicidade longe de Jeova simplesmente pelo motivo de se sentirem livres ou coisa do tipo,eu porem digo estou voltando pra organizacao agora depois de 15 anos afastados e me sinto bem como nunca na minha vida,eu tinha uma base quando era tj e quando me afastei parecia que era um carro numa rua com farol quebrado e sem luz ai redor sem saber se estava indo pra um ribanceira ou buraco,passei e aprendi muitas coisas nesses 15 anos afastados ,nunca fiz um amigo nesses 15 anos,pois embora eu estivesse afastado eu nao mudei muito meu proceder e isso desagradava os meus supostos amigos,tipo eu falar palavroes e nem beber exageradamente e nem trair minha esposa ,isso pra eles e coisa de manè ou viado ou troxa ou qualquer dessas denominaçoes,agora que voltei pra organizacao me sinto livre desse mundo perverso e gostaria e ficaria muito feliz se alguns de voces que sao ex tj voltassem pra jeova,ele nos ama e esta com certeza entristecido com uma criaçao que nao deposita fe nele que nao o ama que simplesmente o esquecem porque ele nao aparece,pois em verdade vos digo se agora mesmo aparececem pra todos voces anjos de Jeova e começassem a pregar para vós,talvez começariam a acreditar em algo ou restaria alguma dúvida,ou seja,è preciso ter uma prova fisica?como um tribunal humano,tem que ter provas?mas como um tribunal humano vamos vencer qualquer julgamento,mas sem esses tipos de provas e sim com testemunhas fièis.
      Voltem irmao e irmas para nosso pai Jeovà.tenha a certeza de que serà recebido como um membro da familia,voces sabem nem preciso me alongar muito,voces ja conhecem,a verdade esta com voces nao adianta viverem dessa forma,nao podem negar a si mesmos.

      Excluir
    6. Então isso não é uma religião é uma organização,e foi fundado quando?epor quem mesmo?

      Excluir
  7. OLHA GENTE 1914 dessa geração não passaria agora estão falando 2034 ÉSSA torre de vigia são tudo uns safados,antes de RUSELesticou

    ResponderExcluir
  8. Dois homens olharam através das grades da prisão;
    um viu a lama, o outro as estrelas.
    Santo Agostinho

    ResponderExcluir
  9. Olá Defensor da "verdade"!
    Não sei quanto tempo vc tem na organização, eu tenho quase trinta anos de batismo, talvez vc tenha mais, ou menos não sei. Mas a questão é: Cada um deve decidir o que fazer pra ser feliz. Pra vc ter um diploma pode não ser motivo de felicidade, e todos devem respeitar, mas para outros talvez seja e portanto também devem ser respeitados. sem que sejam taxados de instrumentos de Satanás, ou rebeldes, ou sem fé. Foi horrível o estudo da semana passada novamente incentivando jovens cheios de vida, inteligência e raciocínio a não pensarem por si mesmos. Foi horrível dizer (impor) pra eles o que eles devem fazer de suas vidas. Eu relatei o que aconteceu comigo na reunião de Betel (acima) e é a mais pura verdade! Continua abaixo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também assisti esta reunião de Betel e tinha dezenove anos, sonhava em ir para Betel. Solicitaram tb habilidades especiais. Lógico! Dentista. Fiquei a pensar na mesma coisa. Nós não somos aconselhados a fazer o ensino superior, no entanto para ir à Betel a mulher tem que ser útil, com nível superior. Entendi isto tb como uma forma de preconceito com as mulheres, que não tem valor nenhum lá dentro. Fiz a minha faculdade, chegava atrasada na reunião, gente me olhando de banda, terminei fiz outra e agora me especializando. Crio a minha filha com o salário do meu emprego graças aos meus estudos. Nenhum irmão irá me sustentar não. E sim, a lavagem cerebral é terrível, desde quando me formei no ensino médio com 17 anos, meu irmão me falava para eu fazer faculdade e eu achando que estava sendo fiel, fui ser pioneira regular pois achava meu irmão, fraco. Com muita luta consegui terminar uma faculdade que uma mundana, católica, me ajudou a fazer pagando os primeiros seis meses. NÓs só servimos como ovelhinhas, quando mostramos que pensamos, somos vistos como problemáticos. Sempre tive uma interpretação apurada da Bíblia. Meus comentários iam além do que estava escrito. isto incomodava tanto que muitos anciãos fingiam não ver as minhas mãos levantadas e as vezes esperavam outra pessoa levantar a mão. outro ancião com a mente mais aberta me falou que não havia nenhuma irmã que compreendia tão claramente os estudos como eu. Comecei a questionar o fato de colocarem os egípcios como brancos, como mostra a princesa filha do faraó com a pele clara e as servas com pele escura. Esta é uma visão eurocêntrica, errada, e, a Torre de Vigia como detentora do conhecimento do mundo todo, deveria ter corrigido isto. No entanto um irmão discutiu comigo e foi se queixar com o Sup de Circuito que disse que eu era uma irmã tola. Claro! Hj o irmão que fez a queixa está desassociada porque aprontava e escondia. Eu me afastei e quero metros de distancia e criar a minha filha com amor,ler a Biblia sem influencia alguma.

      Excluir
    2. Desculpas,sou um mero estudante pecador .aliás todos nos somos :os anciãos, betelitas, torre de vigia,todos .mas CITE UMA religião mais organizada e preocupada com a pregação e propagação do nome de Deus do que as testemunhas de Jeová. Ninguém é perfeito e todos vão prestar contas a Jeová .
      Diferente de vcs as testemunhas de Jeová não ficam propagando ódio .
      Mas já era profetizado por Jesus que isso aconteceria

      Excluir

    3. Tj só se preocupa em corrigir o erro dos outros ,mas esquece que tem pecado igual todo mundo,e se acham certinhos kkkk,

      Excluir
    4. O pior é ele acreditarem que só 144.000 serão os eleitos com Jesus,e adinha quem são os eleito?se o próprio Jesus disse que na casa Seu Pai ha muitas miradas!

      Excluir
  10. continuação do comentário acima para o "Defensor da "verdade"":
    ...Meu marido foi pioneiro especial, quando eu o conheci eu era Regular e ele já tava no serviço especial. Acredite meu caro iludido, foi uma época tenebrosa! Quando fomos nos casar, faltando apenas 1 mês, Betel mandou uma carta pra ele dizendo que não havia vaga pra mim, quando já haviam me aprovado, inclusive eu já havia enviado todos os documentos necessários! Eles mandaram meu marido (na época noivo) pra "casa" sem sequer mandar dinheiro para a passagem, visto que ele já não estava mais na ordem. Só mandaram uma cartinha agradecendo pelos serviços prestados e que Jeová não esqueceria das suas obras! Ele simplesmente ficou desolado e deprimido, aquilo lá era a vida dele, decidi que tb seria a minha vida, pois o amava. Foi realmente um começo péssimo de vida a dois! Não tínhamos emprego nem casa, nem móveis, nada. Ele sequer tinha assinado a carteira alguma vez na vida, uma vez que ingressou na ordem especial aos 18 anos! Não sabíamos o que fazer. Decidimos casar assim mesmo e tentar servir numa cidadezinha px da minha. O ancião da congregação antiga dele, que era em outro estado, disse (prometeu) que a congregação nos ajudaria, mas essa ajuda nunca chegou. Passamos a viver de favor dos meus pais (sendo que meu pai não era e não é cristão), e dos pais deles que tb não são. Imagine! Eu só conseguia chorar! Mas ele tinha tanto desejo de continuar... e me dizia que tudo ia dar certo! Que iam nos chamar de volta, que era só uma questão de tempo! Não sabia mais o que pensar, ele ligava pro escritório, pro ramal da mesa dos pioneiros e perguntava sobre a situação. Depois de muitas ligações, o irmão responsável pela mesa, cansado de tanta "incheção de saco", disse pra ele: 'volte pra "casa", arrume um emprego, não há vagas. A organização tá passando por um momento difícil'. Isso foi em 2004. Se vc "Defensor", tem algum conhecimento sobre o histórico da organização deve estar a par de que aquela foi uma época que muitos pioneiros voltaram pra "casa". Bem, nós estávamos entre os muitos sorteados.
    Ficamos então morando na casa da minha mãe, meu marido não conseguia arrumar emprego e por um tempo ficamos dependendo dela (minha mãe). E se ele ou eu tivesse um diploma... será que a situação seria diferente? É óbvio que sim! Foi horrível e extremamente humilhante, principalmente pra ele. Mais horrível ainda foi enfrentar o preconceito dos irmãos que achavam que ele fez algo errado e por isso saiu do serviço. Foi uma época tenebrosa eu não gosto nem de lembrar.
    Recentemente foi lida uma carta nas congregações falando sobre o fim dos pobres servos de construção (que achavam que poderiam ser pedreiros pra organização o resto da vida, coitados!). Nessa carta (que vc deve lembrar bem) dizia no final pra ninguém achar que os irmãos que foram "convidados a descontinuar o serviço" foi por motivo de terem feito algo errado. Eles abriram esses parênteses pq é exatamente isso que acontece: os irmãos julgam aquele que já está destroçado pela tristeza de ter saído do seu tão amado serviço. Eu e meu marido sentimos isso na pele e foi muito duro!
    Portanto meu caro, coloque nessa sua mente fechada e bitolada que a luta aqui não é contra Deus! Somos "magoadinhos" como vc disse, mas cuidado! Na sua vidinha linda, lúdica e maravilhosa, pode acontecer algo, que o faça se tornar o próximo magoadinho! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns querida. Isso mesmo. A luta aqui não é contra Deus mas sim contra a ideologia egoísta e manipuladora que a organização lidera seus suditos e como vc mesmo sofreu na pele muita das vezes colocando uns contra os outros em situações totalmente constrangedoras.

      Excluir
    2. Parabéns pelas suas colocações. Sei bem como é isto.

      Excluir
  11. Creio que após isso, o 'defensor da verdade' não está mais apto para defender a torre.

    ResponderExcluir
  12. Vamos ser justos..a Torre de Vigia faz um serviço muito bom qual seja, afastar pessoas das drogas, fumo, alcoól e outras coisas perniciosas para o ser humano - coisa que muitas religiões fazem muito bem - e , se focassem mais nisso em vez de doutrinas totalmente fora da Bíblia, e também prestassem ajuda à comunidade, sem olharem para o credo das pessoas, mas tão somente nas pessoas, seriam realmente muito mais notados, em vez de serem rechaçados e as pessoas de esconderem delas ou as considerarem de forma preconceituosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa decisão de se afastar do crime é uma decisão pessoal de atos e consequências. Em contrapartida, o medo implantado, a lavagem cerebral e a exclusão social, causam tamanho ou maior prejuizo quanto os vícios citados acima, se apessoa não tiver equilíbrio emocional. Faço tratamento psicológico porque além de ter uma família desunida, vivi numa bolha toda a minha vida.Hoje estou refazendo tudo. E sendo assim, já que a Torre mantém tanta gente fora do crime, aproximadamente quantos? Estamos na casa dos 7 milhões de Tj's? Considerando que a Terra tem cerca de quase sete bilhões, metade deveria ser drogada, criminosa e td mais. Aí sim...mas não é o que acontece porque muitos embora não conheçam a Lei, tenha a Lei no seu coração. ( A Bíblia diz.) Também já pensei nisso.

      Excluir
  13. Olá. Bem isso nao vem ao caso, mas vou comentar.....
    Eu nasci catolica e continuo catolica. Hoje sigo a igreja catolica da renovação carismatica. Sabe eu gosto muito, pois fiquei praticamente uns 10 anos sem ir na igreja, porque tinha desanimado. E quando recebi um convite de uma amiga, que na epoca eu estava super desanimada, eu fui e adorei e continuo indo ate hoje, desde 2013.
    Eu nao cconcordo com algumas coisas da religiao de TJ, um exemplo do sangue, porque Jesus derramou o seu sangue por todos nos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão de Jesus ter derramado o sangue dele por nós é correta.Más na Biblia está escrito que devemos absetr-nos de sangue e abster siguinifica nao introduzir,utilizar

      Excluir
  14. Será se estes dois anônimos que comentaram que tem ensino superior foram na reunião passada? Como são formados sabem diferenciar proibir de desestimular? Como poderiam proibir? Qual o efeito do desestimulo nas pessoas? Quer que eu desenhe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara ninguem proibe, vc tem que ter personalidade, eu sou estudante ia ao salao tudo certinho, apertou a minha vida financeira eu parei trabalho de segunda a domingo, ninguem me procurou perguntando se eu estava precisando de algo

      Excluir
  15. NUNCA OUVI DIZER QUE JESUS ERA TESTEMUNHA DE JEOVÁ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele veio testemunhar a favor do pai dele : Jeová

      Excluir
    2. Ele veio para fazer a vontade do pai.portanto quem é testemunha de Jeová testemunha isso tbm

      Excluir
    3. Louise talvez ela tenha passado por pior c seus avós t VC não saiba mas tenha certeza q ela falou por impulso qbo seu melhor seja como for só sentiremos q a perdemos avalie cada.

      Excluir
  16. Expôs o Luiz Fernando que a “associação não proíbe nada, e as recomendações estão na bíblia”. Em 1/3 do seu tempo junto a torre, pude perceber que existe sim um método implacável de doutrinação, intimidação e controle, e é claro que a associação proíbe muitas coisas que não estão na bíblia, mas por normativas humanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existem certos assuntos que sao ambito pessoal se a biblia fosse decidir tudo por voce, entao era melhor ser um robo doque um ser

      Excluir
  17. E provável que estes anônimos não sejamnTj's e estejam aqui para tumultuar. Primeiro' se fossem leais não estariam visitando sites apóstatas. Segundo' podem ser filinhos de papai que só estudaram sem ocupar o resto do tempo com trabalho secular. E se trabalhou e estudou' certamente ficou cinco anos na corda bamba das duas horas por mês e depois de formado' ora pois' bajulado pela congregação. Pois veterinário e uma profissão indispensável para os lares de Betel. Conta out ra e evite site apóstatas' VC já ta indo longe demais' botando o pé e a ponta do nariz' do lado de cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. iracema seja educa nao rotule as pessoas isso nao é atitude cristã

      Excluir
  18. QUANTO A INTERNET ABRIR SEUS OLHOS, ISSO NÃO EXISTE. CADA UM ACREDITA NO QUE LHE CONVÉM.EM TODOS OS LUGARES QUE FOR TEM GENTE IMPERFEITAS E SE EM VEZ DE PASSAR O TEMPO RECLAMANDO E INDO ATRÁS DO QUE REALMENTE QUERIA ESSA PESSOA QUE RECLAMA TERIA LUTADO PELO QUE QUERIA. NÃO SOU TESTEMUNHA DE JEOVÁ, MAS AS QUE CONHEÇO PREGAM O QUE TEM DENTRO DAS ESCRITURAS SAGRADAS. E QUANTO AO SANGUE É A BIBLIA QUE NOS ENSINAM A ABSTER SE DE SANGUE.VOCES QUEREM QUE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SEJAM PERFEITAS. SE NINGUÉM NUNCA COMETEU UM ERRO QUE ATIREM A PRIMEIRA PEDRA. PAREM DE DIFAMAR PESSOAS BOAS QUE SÓ PASSAM DE PORTA EM PORTA PARA INCENTIVAR O ENSINO DA BIBLIA. GOSTO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, PORQUE NUNCA FIZERAM BADERNA EM PORTA DE NINGUÉM E NO ENTANTO QUEM FAZEM VOCE NÃO TEM CORAGEM DE FALAR PORQUE SABEM QUE ELAS SAO PESSOAS BOAS E NÃO COLOCAM UM PROCESSO CONTRA VOCES. VAO FALAR DOS POLITICOS, LIDERES RELIGIOSOS PEDOFILOS ESTRUPADORES E QUEM VIVE FAZENDO MAL. VOCES É QUEM SÃO OS CERTOS E DIGNOS DE PENA. LAMETÁVEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que sim! Os casos de pedofilia dentro da seita dos Jeovás.

      Excluir
  19. Estou em uma pesquisa de filosofia e topo com esse blog. É interessante ver até que ponto o ser humano chega para defender sua fé?! ACORDAAAAA! Toda religião tem falsos moralistas. Os comentários é o que mais chamam atençao, difamar é muito fácil, falar que não presta é melhor ainda, mais apontar o dedo para si mesmo ninguém quer. Pense que no mundo em que vivemos onde todos jogam pedras mais ninguém assume seus erros esses também são dignos da condenação. Não sou Testemunha de Jeová, já conversei com vários, já me questione também, nem por isso julguei de tal forma, AFINAL QUEM SOU EU para reprimir, o pouco que conheço da bíblia já me faz entender que cabe a Deus julgar. Agora desestímulo parte da própria pessoa, quem não se acha capaz de fazer acaba não fazendo, mais isso é uma desculpa de quem não quer se culpar pelo próprio fracasso e acaba culpando a religiao e agregados.

    ResponderExcluir
  20. As Tjs gostam de lavagem cerebral, gostam de iludir pessoas ingênuas, são uma corja do mal com pele de ovelha.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde!Fui criada dentro da organização,aos 12 anos decidi me efastar por não me sentir atraída pelas reuniões.Levei uma vida normal,assumi um relacionamento muito jovem e só me casei quando minha segunda filha nasceu,isso por imposição do meu pai.Retornei para o salão e me batizei...que grande erro!!!Permaneci casada por 14 anos,meu marido nunca se opôs a minha crença,até me acompanhava aos congressos e assembleias até o dia que uma irmã fez um comentário totalmente desnecessário sobre ele usar barba o que o levou a nunca mais colocar os pés em um congresso se quer.Bem,com a chegada do meu terceiro filho as coisas pioraram no meu casamento,eu trabalhava dia e noite para sustentar a casa e meu marido apenas em casa,algumas vezes me queixei ao meu pai que apenas dizia que aquele era o marido que escolhi,então que aguentasse.Chegou o tempo que não suportei mais e me separei,surpresa total quando descobri uma segunda família que meu ex mantinha as minhas custas e surpresa maior ao saber que meu pai já havia visto ele com a amante várias vezes mas nunca me contou,me negou a chance de um divórcio por motivo bíblico,me negou a chance de encontrar outra pessoa para viver ao meu lado oq resultou na minha desassociação.Nessa época eu morava em um apartamento cedido por minha vó paterna q nunca foi TJ,já bastante idosa e com demência,oq meu pai fez?Por ser desassociada não pensou duas vezes em nos tirar da casa,alegando que na cidade onde moro teria muitos viadutos e passarelas para me "enfiar"com meus filhos.Esse é o amor cristão,amor ao próximo que tanto se orgulham de proclamar no serviço de pregação.Hj tenho alguém maravilhoso ao meu lado,que ama meus filhos e que me ama e respeita demais.Sou feliz!

    ResponderExcluir
  22. Pobre infeliz pai ‘fanatizado’ pelo sistema de regras da torre. Talvez ele não tenha tido acesso a um memorando secreto enviado por Karl Adams, ao presidente N. Knorr do corpo governante a muitas décadas atrás, quando eles admitiam aliviar a regra para os expulsos:
    Temos considerado que Mateus 18:17 refere-se a desassociar...O que significa isto exatamente quanto à ação que devemos tomar para com tal pessoa desassociada? Os judeus não recusavam totalmente tratar com tais pessoas, nem recusavam falar com elas....O verbo grego usado em 2
    Tessalonicenses 3:14 na expressão “parai de associar-vos” é a mesma palavra usada em Coríntios 5:11 (“cesseis de ter convivência com”). Este último texto é o que temos aplicado a pessoas que desassociamos ou com quem ‘cessamos de ter convivência’. Mas 2 Tessalonicenses mostra que cessar de ter convivência com alguém não exclui admoestá-lo, e portanto, falar com ele. Se dissermos que, por dar admoestação bíblica ou repreensão a eles, somos culpados de companheirismo espiritual com eles, não significaria isto também que quando testemunhamos às pessoas de diferentes credos (até clérigos) estamos tendo companheirismo espiritual com eles? É o nosso conceito realmente determinado por estes textos, ou estaremos lendo neles uma rigidez maior do que eles dizem?

    Talvez também não lesse o artigo da sentinela de 15/11/74 p.691 onde líamos o seguinte procedimento que poderia ser dispensado aos parentes expulsos:
    21 Quanto a membros desassociados da família (não filhos ou filhas menores), que moram fora do lar, cada família terá de decidir até que ponto mantenham associação com tais. Não é algo que os anciãos congregacionais podem decidir por eles. O que interessa aos anciãos é que o “fermento” não seja novamente introduzido na congregação pelo companheirismo espiritual com os que foram removidos por serem tal “fermento”. Assim, quando um progenitor desassociado visitar o filho ou a filha, ou for ver os netos, e se lhe permitir entrar no lar cristão, não é isto de interesse para os anciãos. Tal pessoa tem o direito natural de visitar seus parentes consangüíneos e a sua prole. De modo similar, quando filhos ou filhas honram um progenitor, embora desassociado, por visitá-lo para ver como está passando ou quais as necessidades que possa ter este ato em si mesmo não é companheirismo espiritual.
    Mas, o velho estereótipo da torre seria mantido sobre o velho lema de ‘se obedecer as instruções do corpo governante’ quando se manteve novamente a posição rígida por normativas da torre e não pelo texto bíblico, e novamente o que ‘era verdade’ deixou de ser com respeito aos parentes desassociados quando a própria sentinela em artigo contraditor ditou novas regras mais severas:
    Poderá ser possível ter quase nenhum contato com tal parente. Mesmo que houvesse alguns assuntos familiares que exigissem contato, este certamente ficaria reduzido ao mínimo, em harmonia com o princípio divino: “[Cessai] de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso [ou culpado de outro grave pecado], . . . nem sequer comendo com tal homem.” — 1 Coríntios 5:11. W88 15/4/p28

    ResponderExcluir
  23. parabens Que Deus continue abençoando vc. pq vc já é mais q vencedor ter se libertado, sei como é esta seita realmente faz lavagens celebrais nas mentes das pessoas , as quais se torna tao fanaticas q leva isso em contenda com a vida familiar e amigos. Muito triste é saber que ainda lá há pessoas boas mas cegas espiritualmente

    ResponderExcluir
  24. É impressionante que depois de estudar tanto a Bíblia, mesmo que de forma manipulada pelos lideres TJs, vocês não consigam enchergar que o problema não está na Bíblia! Vocês cometem um segundo erro, o de não procurar interpretar a Bíblia corretamente. A Torre de Vigia caiu de paraquedas a menos de 300 anos e não pode conter a verdade. Cristo fundou sua igreja a 2 mil anos, como vocês podem esquecer disso, e ignorar a história da igreja? Pesquisem e busquem, orientação do alto e encontrarão o caminho.

    ResponderExcluir
  25. É ISSO AÍ FERNANDO CABEÇA FRESCA SEM DOGMAS ALGUÉM LHE DIRIGINDO O QUE FAZER A OBRIGAÇÃO DE SAIR PRA ISSO OU AQUILO,DEIXA A VIDA TE LEVAR VIDA LEVA EU..UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  26. Parte 1 de 2 => Congregação Batista Vila Dos Remedios: não importa a denominação, quase todos estão no mesmo barco furado. O mesmo sistema hierárquico presente nas TJ's (que criam regras para coisas que a bíblia não menciona, e que as impõem a seus membros) é visto quase de modo universal. A oposição a autoridade religiosa anterior(por ver e crer em coisas que achava errado na denominação anterior) levou o surgimento de um número sem fim de denominações evangélicas, e, naturalmente, a questionar certas regras e crenças. Desse modo, pense um pouco: quem é mesmo manipulado? Se estudar a história do Cristianismo verá que o que é praticado hoje em dia, em quase todas as denominações religiosas, foi ao longo do tempo retirando a simplicidade do Cristão do primeiro século E.C. e foi sendo distorcido em muitos aspectos, dentre eles, o da necessidade de "Pastores", "Bispos" dentre outros cargos dominicais estarem em uma posição "especial com Deus". E com tal posição, ninguém dentro da igreja podia questionar esses homens, pois era o mesmo que questionar a Deus, e passível portanto de duros castigos. Seus ensinamentos, mesmo sem base bíblica, ou melhor sua tradição, estava a frente de tudo. Pesquise a história de sua denominação, em outras fontes, e verá que não é tão diferente assim de outras, inclusive das Testemunhas de Jeová. O mesmo padrão de autoritarismo, dogmatismo, de hierarquia é visto ao longo da história. "Homem dominando homem, para o seu próprio prejuízo." Poderia, com simples pesquisa, provar isso para o caso dos Batistas, como também dos Adventistas, Metodistas, Católicos, Assembléia de Deus, Deus é amor, Renascer, Testemunhas de Jeová... enfim, de quase todas elas. O padrão se repete. Começam imitando o Cristianismo do primeiro século, depois se corrompem com o tempo. Já fui TJ's e minha esposa é da Assembléia de Deus, com o pai sendo Pastor. E digo a vocês... os irmãos, os crentes, são ovelhas, são inocentes. Não sabem o que ocorre por "dentro" de sua igreja, não o local que se reúnem, mas por dentro da Associação Religiosa na qual o pastor é submisso.

    ResponderExcluir
  27. Parte 2 de 2 => Minha esposa e seus irmãos viram, ouviram e presenciaram coisas, vindas dos "líderes", dos "pastores", que deixaria qualquer cristão envergonhado. Ná época(ainda inocente com as TJ's) via nisso um "sinal" de que a "Organização de Jeová" é pura !!! "Não... lá isso não acontece!" dizia eu com orgulho! Pena este orgulho durou pouco. Hoje, estou desolado, triste, comigo mesmo, em não ter percebido tamanha semelhança com quase todas estas denominações religiosas. Que, na minha opinião, se seguirem "estes padrões"(que o leitor use de sabedoria para pesquisar e aprender por si mesmo, pois hoje não há desculpas para não saber) estão todos no mesmo barco furado. Hoje, e somente hoje, procuro por uma fagulha que seja de pessoas que procuram viver como os cristãos do primeiro século, imitando a Jesus, nosso Cabeça e único Líder. Procuro ser como os Bereanos, pesquisando para ver se é mesmo assim que dizem as escrituras. Não tentando ser o "dono da verdade", mas deixando a cargo de cada um julgar se este ou aquele ensino é mesmo de Deus ou dos homens, e frisando que é responsabilidade nossa perante Jesus, escolher em que acreditar. Sim... cada um será julgado por Jesus por suas escolhas. Logo, não cabe a min condenar fulano ou beltrano por discordarem de assunto que a bíblia não dá margem para muita interpretação. Afinal, quando Jesus voltar, será também para julgar e condenar. É dele esta responsabilidade e não nossa. Por isso, não posso dizer, que os membros que imitam a Jesus nas denominações dos Batistas, como também dos Adventistas, Metodistas, Católicos, Assembléia de Deus, Deus é amor, Renascer, Testemunhas de Jeová, etc, etc... serão destruídos! Se, como membro individual, a pessoa IMITA A JESUS, não tem porque Jesus a condenar quando ele retornar. Por outro lado, os líderes, aqueles que oprimiram as suas ovelhas com ensinamentos e tradições de homens, bem como os "cristãos" que não imitaram a Jesus, o mesmo dirá: "Nunca os conheci... afastem-se mim todos vocês que são contra Deus."

    ResponderExcluir
  28. Eu sou públicador não baptizado e estava a pensar seriamente em me baptizar este ano...mas as coisas mudarm muito.
    Sou homossexual e até um tempo atras eu achava a homossexualidade algo ruim e bem detestavel,porq segundo a bíblia Deus fez homem e mulher e não "Adão e Ivo".Não tenho culpa de sentir atração por outros homens.

    Tenho pensado seriamente em me suicidar pq não quero pecar não quero ser visto como apostata ou algo assim, hoje entrei um irmão TJ baptizado que diz q pode ficar comigo e é tudo uma questão de consciencia.


    Não sei o q fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão delicada a sua. É apenas você quem decide o que fazer. Já sabe o que é correto fazer, mas tem pode escolher não fazê-lo. Se escolher não fazê-lo, terá que trabalhar a sua mente para não achar isso errado e viver a sua vida. Na minha opinião, ser homossexual e ser heterossexual mas tendo relações sem ser casado, ou roubar ou matar, é a mesma coisa. Seu pecado não é maior do que o de ninguém. Pecado é pecado. Mas tudo vai do QUE VOCÊ ACHA ser correto. A sua consciência pode sim desculpa-lo e viver tranquilamente com isso, não precisa se matar não cara! Se todos aqueles que pecassem(seja qual for o pecado) se matassem, não haveria ninguém neste forum pra postar suas opiniões. Pois todo mundo aqui peca. Apenas se aceite como você é, pois a escolha é apenas sua!!!
      Mas lembre-se, não importa a fraqueza que temos, podemos buscar a ajuda de Deus, por meio de Jesus, para enfrentar nossos vícios. Mas se escolher não fazer isso, viva a sua vida. Porém, como todo aquele que seus vícios e sabe que está errado, já se sabe que o resultado final disso não será bom. Mas, como já dito, a escolha é apenas sua, viva a sua vida.

      Excluir
    2. É verdade.. A sua consciência ou qualquer peso que queira tirar dela não te livrará do peso do pecado, mas isso é o mesmo para qualquer um de nós. Ande na Presença VERDADEIRA DE DEUS, sem se preocupar com opinião de ninguém, o peso que queiram colocar.

      O peso que Deus coloca é leve, como diz a Palavra. O Espírito Santo vai te limpar! No tempo dele, no querer Dele. Ele eh pleno de compaixão. Não te julga, mas te limpa.

      Excluir
    3. Jeová desde o passado escolheio um povo para declarar e fazer a sua vontade, abrão, noé, rute, sara, moises, os isrialitas era o povo k no passado foram escolhido para fazer a vontade de jeová, mas nem todos permaneceram fieis, guiados por moises assim como jeová guia o seu povo hoje ele quer k façamos a sua vontade, declarar as boas novas do reino, viver de acordo os principios da biblia. Hoje tenho certeza k esse povo são as tesmunha do soberano senhor Jeová.

      Excluir
    4. Lembre-se de antes Saulo de Tarcio depois chamado de Paulo lembra o q sofreu? Faca o q a Bíblia nos manda livrarmos de toda imundice da Carne seja seu nome Joao, Renato, Roberto procure conhecer Joana/Renata/Roberta pois sim Eva foi feita p Adão e não Ivo converse c SS Anciãos

      Excluir
  29. Oi, gente. Me chamo Louise. Tenho 30 anos. Infelizmente sou filha de TJ. A minha mãe obrigava eu e minha irmã mais nova a irmos para as reuniões. Quando criança eu não tinha muita escolha, mas logo que cresci, fui conhecendo jesus e deixei de lado as reuniões sem desrespeitar a minha mãe de nenhuma forma. Mas ao contrário de mim, ela começou a me desprezar, a me humilhar, a me intimidar e desencorajara fazer uma faculdade que era meu sonho.. Por causa disso me casei com um homem muito bom. Minha mãe passou a infernizar meu casamento dizendo que ele não era de Deus por não ser TJ, desencorajava meus estudos, me tratava como bandida e falava mal de mim para toda a família. hoje não falo mais com ela, pois cansei do seu desprezo e das suas humilhações. senti muita falta de uma mãe presente, mas hoje sou forte e tenho a minha vida. Vou me casar pela segunda vez (já que meu primeiro casamento foi uma fuga dela para poder estudar) e ter meus filhos. Sou formada, advogada e graças a Deus não sinto falta dela nem de suas manipulações. Quero a maior distancia possível, pois ela me fez muito mal. O mesmo não aconteceu com a minha irmã (a qual ela jogou contra mim)que ela trata bem por ainda frequentar as TJ's. Fico imaginando o dia que a ficha dela cair e ela vir me procurar e se arrepender de todo mal que me fez e fez a nossa família. Meu pai morreu ela o agredindo de tudo quanto era nomes e palavrões. Destruiu nossa família e diz que a família dela são as TJ's. Toda distancia que eu quero dessa mulher é pouca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha história é igual a sua porém sou filha de Evangélicos. Sei que o exemplo de sua mãe não foi dos melhores assim como os dos meus pais tbm foram péssimos. Sei que a tua decepção com a Torre ocorre devido a esse mal testemunho e vc simplesmente não suporta mais isso. Igualmente a mim que não quero mais ser evangélica. Com a diferença que eu admiro muito os Tjs.

      Excluir
  30. Estou observando os comentários e achei muito interessante dar meu testemunho aqui. Gostaria primeiramente de salie tar que NUNCA fui TJ eu sou Evangélica de berço, e minhas queixas são iguais a de todos aqui..
    Minha gente.. Pessoas extremistas existem em todos os lugares.. Minha mãe e meu pai por exemplo, viraram as costas pra mim por causa que falei que NÃO quero mais ser evangélica. Cansei! Estou farta! Não vejo amor, não vejo bom testemunho, eu não vejo as pessoas imitando a Cristo. Então queridos e amados, respeito a opinião de cada um de vcs mas eu admiro muito o proceder TJ de ser e acredito que se a igreja Evangélica acatasse algumas regras TJs seria muito mais fácil servir a Deus.
    Enfim, estou estudando com irmãs TJs estou adorando.. Sei que elas possuem os problemas delas assim como eu e não julgo ninguém por isso. Na minha opinião o ser humano é assim.. Não gosta de regras.. Quer fazer tudo a seu jeito.. Portanto, não generalizem.. Sei que há muitos TJs que realmente fazem a obra de coração.
    Fiquem na paz

    ResponderExcluir
  31. Ola ex.TJs! chamou bastante a minha atenção quando me deparei com essa pagina, sou Cristão e formado em Teologia. se a algo que muito me entereça numa pagina como essa, é, se não, os comentarios, e notei que muitos se libertaram dos inganos das TJs, mais prenderam-se nos inganos deste mundo. eu fui visinho de TJs desde meus 6 anos de idade e tive muitos estudos com eles, me tinham dito que o fim do mundo seria em 2000. mais em fim, todos sabemos que é um vicio constante de prever o fim que ate assusta o diabo kkk... Tenho a plena convicção de que muitos se tornaram ateus porque nunca se quer verdadeiramente acreditaram em Deus! entandam que a Torre de Vigia foi fundada por um negociante indouto que entrou num estudo minucioso da Biblia e chegou a uma conclusão difinitiva para ele, sendo que mesmo sem ter capassidade interlectual e espiritual ele ate fez correção da Biblia Sagrada. voces culpam os TJ porque querem fugir da vergonha de voces mesmos, por sentirem que foram ludibriados, humilhados e enganados. a decisão de crer ou não estava em voces e não neles, João.8:32 o que liberta é a verdade e não descubrir que nos mentiram! lem com cuidado e humildade a Biblia Sagrada e comparam com os antigos estudos que tinham e chegam a uma conclusão, voltam a crer em Deus em nome de Jesus porque Jesus é a Verdade e o caminho! é isso que Eles voz esconderam durante este tempo todo. quem tiver problemas emocional com a sua familia, é so me contactar, sou psicoterapeuta e posso te ajudar nos traumas emocionais. Facebook Geovany Tavares. muita paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela disse:
      15/03/2017 às 16:29
      As Testemunhas de Jeová afirmaram que o “fim do mundo” viria em 1975?
      Estabelecendo o fundo histórico
      Em 1966, as Testemunhas de Jeová lançaram o livro Vida Eterna— na Liberdade dos Filhos de Deus, que trazia uma cronologia detalhada baseada na Bíblia, que estabeleceu 1975 como o ano que marcaria 6.000 anos da existência humana a partir da criação de Adão. Esse compêndio foi lançado numa série de congressos em 1966. No congresso de Baltimore, EUA, uma das Testemunhas de Jeová que compunham a direção da obra mundial – Frederick W. Franz – fez o discurso concludente, no qual teceu comentários concernente ao ano de 1975.
      Na época, as Testemunhas de Jeová entendiam o figurativo “dia” de “descanso” de Deus com sendo um período de 7.000 anos, e os últimos mil anos desse período de sete milênios como sendo o Reinado Milenar de Cristo, que restaurará as condições paradisíacas na Terra. (Gên. 2:1-3;He 4:3, 6, 10; Rev. 20:4-6)[1] Vale ressaltar que sabiam, pela Bíblia, que esse período de 7.000 anos não começou imediatamente após a criação de Adão, mas após a criação de Eva. A Bíblia não menciona o intervalo de tempo entre a criação de Adão e a criação de Eva. Ambas as criações poderiam ter ocorrido no mesmo ano, mas não necessariamente.
      Tendo esse conceito realista das limitações da cronologia bíblica, o irmão Franz declarou em seu discurso sobre a cronologia que aponta para 1975:
      “‘O que isso significa? Será que significa que o dia de descanso de Deus começou em 4026 A.E.C. [quando Adão foi criado]? É possível que tenha começado. …
      “‘O que dizer do ano de 1975? O que irá significar, caros amigos?’ – perguntou o irmão Franz. ‘Será que significa que o Armagedom estará terminado, com Satanás preso, por volta de 1975? É possível. É possível. Todas as coisas são possíveis para Deus. Será que significa que Babilônia, a Grande, terá sido derrubada por volta de 1975? É possível. Será que significa que o ataque de Gogue de Magogue será lançado contra as testemunhas de Jeová, para eliminá-las, daí o próprio Gogue sendo posto fora de ação? É POSSÍVEL. MAS, NÃO ESTAMOS AFIRMANDO. Todas as coisas são possíveis para Deus. MAS, NÃO ESTAMOS AFIRMANDO. E que nenhum dos irmãos seja específico em dizer algo que irá acontecer daqui até 1975.’”. – A Sentinela de 15 de fevereiro de 1967, p. 127.
      A revista acima não costuma ser citada pelos opositores das Testemunhas de Jeová. Contudo, ela faz parte de um conjunto de evidências que estabelece a verdade sobre o que as Testemunhas de Jeová realmente afirmaram sobre o ano de 1975. Como tornado claro no lançamento do livro Vida Eterna — na Liberdade dos Filhos de Deus, o ano de 1975 foi apresentado como sendo apontado pela cronologia bíblica como data histórica, que marcaria 6.000 anos da história humana a contar do ano da criação de Adão. Exatamente isso é o que foi descrito no referido livro, conforme exemplificado abaixo:
      “Desde o tempo de Ussher,[2] fizeram-se estudos intensivos da cronologia bíblica. Neste século vinte, realizou-se um estudo independente que não acompanha cegamente certos cálculos cronológicos tradicionais da cristandade, e a tabela de tempo publicada, resultante deste estudo independente, fornece a data da criação do homem como sendo 4026 A.E.C.* Segundo esta cronologia bíblica fidedigna, os seis mil anos desde a criação do homem terminarão em 1975 e o sétimo período de mil anos da história humana começará no outono (segundo o hemisfério setentrional) do ano 1975 E.C.” – Vida Eterna na Liberdade dos Filhos de Deus, 1966, p. 27.

      Excluir
    2. Note que essa publicação ressaltou 1975 como data histórica, e não profética. Afirmou que essa data marcaria o fim – não do mundo – mas de 6.000 anos da história da existência do homem, e o começo – não do Reinado Milenar de Cristo – mas do “sétimo período de mil anos da história humana”. Infelizmente, alguns veem nos textos de nossas publicações algo bem diferente do que elas realmente afirmaram, devido a terem um conceito predeterminado recebido de outros.
      “Assim, seis mil anos da existência do homem na terra acabarão em breve, sim, dentro desta geração. Jeová Deus não tem limite de tempo, conforme está escrito no Salmo 90:1, 2: ‘Ó Jeová, tu mesmo mostraste ser uma verdadeira habitação para nós durante geração após geração. Antes de nascerem os próprios montes ou de teres passado a produzir como que com dores de parto a terra e o solo produtivo, sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus.’ Portanto, do ponto de vista de Jeová Deus, a passagem destes seis mil anos da existência humana são apenas como que seis dias de vinte e quatro horas, pois este mesmo salmo (versículos 3 e 4) prossegue, dizendo: “Fazes o homem mortal voltar à matéria quebrantada e dizes: ‘Retornai, filhos dos homens.’ Pois mil anos aos teus olhos são apenas como o ontem que passou e como uma vigília durante a noite.” Assim, dentro de poucos anos em nossa própria geração atingiremos o que Jeová Deus poderia considerar como o sétimo dia da existência do homem.” – Vida Eterna na Liberdade dos Filhos de Deus, 1966, p. 29.
      Novamente, observamos a mesma linha de raciocínio: a publicação acima afirmou que 1975 marcaria historicamente a entrada no “sétimo dia[de mil anos] da existência do homem”.
      Coerentemente, as publicações dos anos subsequentes mantiveram o mesmo teor. Observe-as abaixo:
      “Será que o dia de descanso de Deus equivale ao tempo em que o Homem tem estado na terra desde a sua criação? Aparentemente, sim. Das mais fiáveis investigações em cronologia Bíblica harmonizadas com muitas datas aceites da história secular, descobrimos que Adão foi criado no outono do ano 4026 A.E.C. Algures [em alguma parte] nesse mesmo ano Eva podia muito bem ter sido criada, começando o dia de descanso de Deus imediatamente a seguir. Em que ano terminariam, então, os primeiros 6.000 anos da existência do homem e também os primeiros 6.000 anos do dia de descanso de Deus? No ano 1975. Isto é digno de nota, particularmente em vista do fato de os “últimos dias” terem começado em 1914, e de os fatos físicos dos nossos dias em cumprimento da profecia marcarem esta como sendo a última geração deste mundo iníquo. Por isso podemos esperar que o futuro imediato esteja cheio de acontecimentos emocionantes para aqueles que depositam a sua fé em Deus e nas suas promessas. Isto significa que dentro de relativamente poucos anos nós vamos testemunhar o cumprimento das restantes profecias que têm que ver com o “tempo do fim.” – Despertai!, abril de 1967, pp.19-20.

      Excluir
    3. Diria você sinceramente que as palavras grifadas indicam a afirmação convicta de que o fim viria em 1975? Obviamente que não. A revista acima afirma que “Eva podia” ter sido criada no mesmo ano que Adão, e NÃOque ela definitivamente foi criada em tal ano. Então, partindo desse PRESSUPOSTO, o referido artigo mostrou que, se assim fosse, “os primeiros 6.000 anos do dia de descanso de Deus” “terminariam” em 1975. A alusão que o artigo fez ao contexto histórico entendido pelas Testemunhas de Jeová, de que estamos no “tempo do fim” desde 1914, enfocou a proximidade do fim, mas não determinou nenhuma data específica. De fato, mesmo hoje nossas publicações adotam o mesmo conceito de proximidade do fim, com o objetivo de se manter a vigilância espiritual. – Luc. 21:36; Dan. 12:4.
      “Uma coisa é absolutamente certa, a cronologia bíblica reforçada pelo cumprimento das profecias bíblicas mostra que seis mil anos de existência do homem vão acabar em breve, sim, nesta geração! (Mat. 24:34) Este não é, portanto, o tempo para ser indiferente e complacente. Este não é o tempo para se estar a brincar com as palavras de Jesus de que “com respeito àquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus nem o Filho, mas unicamente o Pai.” (Mat. 24:36) Pelo contrário é um tempo em que se deve estar plenamente ciente de que o fim deste sistema de coisas está a chegar rapidamente ao seu fim violento. Não se engane, é suficiente que o próprio Pai saiba o “dia e a hora”!” – A Sentinela, fevereiro de 1969, p.116.
      Novamente, a revista acima estabelece uma relação de proximidade entre o fim dos “seis mil anos de existência do homem” e o “fim deste sistema de coisas”. Isso se dá porque o fim do período de seis milênios da existência humana ocorre historicamente dentro – e bem avançado no tempo – da época que as profecias bíblicas apontam como sendo o “tempo do fim”. (Dan. 12:4) Mas, tal revista NÃO AFIRMA que o fim do período de 6.000 anos da história humana COINCIDIRIA com o fim do sistema mundial de coisas.
      “Mas o que dizer da atualidade? Atualmente, temos a evidência exigida, toda ela. E é sobrepujante! Todas as muitas partes do grande sinal dos últimos dias estão presentes, junto com a comprovante cronologia bíblica. … Isto deixaria apenas seis anos mais a contar do outono sententrional de 1969 para completar os 6 mil anos plenos da história humana. Este período de seis anos evidentemente terminará no outono sententrinal do ano de 1975.” – Despertai! de 22 de abril de 1969, p.23.
      Como já mostrado claramente neste artigo, a revista acima aponta para uma data que cumpre um evento histórico – a marca de seis milênios de historia da existência humana – marcado pela cronologia bíblica. Mas não diz que essa data histórica marcaria o “fim do mundo”.

      Excluir
    4. “Nossa preocupação principal, agora, deve ser com o presente e o futuro. Precisamos manter o proceder de fidelidade que impeça quaisquer possíveis arrependimentos no futuro. Assim como olhamos para trás, para os últimos cinco anos, olhemos agora para a frente, para cinco anos no futuro. Será então 1975. …
      “Jeová nos deu informações suficientes para que possamos saber definitivamente qual a tendência dos eventos futuros. A sua Palavra revela que, sem dúvida, nos aproximamos rapidamente do fim deste inteiro sistema iníquo de coisas. (Mat. 24:3-14; 2 Tim. 3:1-5; 1 João 2:17) O intenso ódio e a violência se tornarão ainda mais ardentes. O desrespeito pela lei se tornará pior. Prevalecerá antagonismo contra tudo o que for religioso. Este espírito se tornará tão forte, que por fim resultará na destruição de todo o império da religião falsa, Babilônia, a Grande. — Rev. 18:1-8.
      “Portanto, quando em breve chegar o fim deste sistema de coisas, qual será a nossa maior necessidade, o nosso bem mais valioso? Não será nosso dinheiro, nem os bens materiais. Não serão quaisquer elementos amistosos do mundo. Não, mas o nosso bem mais valioso e a nossa maior necessidade será a fé inabalável em nosso Deus, Jeová.
      “Precisamos ter a absoluta certeza, no coração e na mente, de que Jeová realmente vive e de que tudo o que a Bíblia diz a Seu respeito é veraz.” – A Sentinela, 1.º de maio de 1970, pp. 285-286.
      Note que, quando a revista acima mencionou a proximidade do fim, não relacionou isso com uma data específica, mas sim com textos bíblicos que mostram que estamos no tempo do fim: Mateus 24:3-14 e 2 Timóteo 3:1-5. Quem ler esses textos, analisando-os com eventos históricos marcantes num único período e a nível mundial, verá que o século vinte mostrou-se diferente de todos os séculos precedentes: duas guerrasmundiais, a gripe espanhola, maior incidência de terremotos, bem como a pregação mundial do Evangelho. Todos esses e outros acontecimentos tornam claro, como mostrou a referida revista, que “nos aproximamos rapidamente do fim deste inteiro sistema iníquo de coisas”.
      “Todos gostariam de saber por quanto tempo o sistema atual ainda há de continuar e quando se há de realizar o propósito de Deus na terra do mesmo modo pleno como no céu. Jesus respondeu que ‘estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada . . . e então virá o fim’. Aqui, no texto grego da Bíblia, ele usou a palavra telos ou ‘fim’ para distinguir o que queria dizer com syntéleia ou ‘terminação’ do sistema de coisas, o período de colheita em que vivemos agora. (Compare isso com Mateus 24:3, 6, Diaglott.) NÃO SE PODE PREDIZER EXATAMENTE QUÃO PERTOS ESTAMOS DO FIM DO ATUAL SISTEMA DIVISÓRIO DE COISAS, visto que Jesus disse que nem mesmo ele sabia o dia ou a hora disso, no tempo de seu ministério terrestre. (Mat. 24:36) Entretanto, a cronologia bíblica, que indica que Adão foi criado no outono (hem. set.) do ano 4026 A. E. C., nos levaria até o ano de 1975 E. C. como data que assinalaria 6.000 anos da história humana, com mais 1.000 anos futuros da regência do Reino por Cristo. Portanto, QUALQUER QUE SEJA A DATA DO FIM DESTE SISTEMA, torna-se claro que o tempo que resta é reduzido, sobrando aproximadamente menos de seis anos até o fim de seis mil anos da história humana.” – A Sentinela de 1.º de novembro de 1970, p. 657, parágrafo 5.
      É impressionante que a revista acima tenha sido citada como “prova” de que as Testemunhas de Jeová prognosticaram o “fim do mundo” para 1975! A revista acima depõe justamente CONTRA a afirmação de que as Testemunhas de Jeová estabeleceram o ano de 1975 para o “fim do mundo”. Pois, se assim tivessem feito, não afirmariam que “NÃO SE PODE PREDIZER EXATAMENTE QUÃO PERTOS ESTAMOS DO FIM”do sistema de coisas, nem usariam expressões tais como “QUALQUER QUE SEJA A DATA DO FIM DESTE SISTEMA”. O texto em negrito e em maiúsculo é extremamente claro em mostrar que as Testemunhas de Jeová reconheciam não saber a data do fim – nem o ano. Coerente com as publicações anteriores, os editores apresentaram 1975 como data de um período histórico.

      Excluir
    5. “Na tarde de domingo, 26 de julho de 1931, num congresso internacional da A. I. E. B., em Columbus, Ohio, E. U. A., adotou-se de coração a Resolução a favor da adoção do Novo Nome, testemunhas de Jeová. … E agora, neste ano crítico de 1975, pode-se perguntar: Será que o Deus Altíssimo da profecia fez para si um nome? A resposta é óbvia: Sim! Por meio de quem? Não pela cristandade, nem pelo judaísmo, mas pelas testemunhas cristãs de Jeová!” – A Sentinela de 15 de março de 1975, pp. 188-9, parágrafo 29.
      Esse artigo mencionou 1975, não como data do “fim do mundo”, mas como o ano em que estavam na época, do qual podiam olhar para trás e recapitular o valor e o respeito que deram ao Nome divino, Jeová.
      “Só a partir do fim do ano de 1928 abriu-se ao entendimento espiritual do restante ungido do ‘Israel de Deus’ a perspectiva de sobreviver à ‘guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso’, no Har-Magedon, e entrar aqui na terra na nova ordem justa de Jeová. (Veja The WatchTower, de 15 de dezembro de 1928, página 376, parágrafos 35, 36.) E agora, no ano de 1975, alguns milhares dos do restante ungido, ainda vivos nesta terra, aguardam o cumprimento desta perspectiva alegre. A crescente ‘grande multidão’ de seus companheiros semelhantes a ovelhas aguarda com eles entrar na Nova Ordem sem interrupção de vida. Na Nova Ordem, Jeová Deus aumentará a ‘longura de dias’ do restante ungido na terra ao ponto de fartar os membros dele. Resta a ver se serão ainda retidos aqui na terra para ver o começo da ressurreição dos mortos terrestres e para conhecer testemunhas fiéis dos tempos antigos, pré-cristãos. Gostariam disso, antes de serem tirados do cenário terrestre para a recompensa celestial junto a Cristo.”– A Sentinela de 15 de março de 1975, pp. 188-9, parágrafo 36.
      A “perspectiva alegre” a que se refere essa publicação não era ver o fim em 1975, e sim a possibilidade de os cristãos com esperança celestial poderem permanecer na Terra por um tempo após o fim do sistema. Que isso, naturalmente, foi apresentado como possibilidade pode ser visto na frase “resta a ver se serão ainda retidos aqui na terra”. A menção de 1975 se deve a que estavam naquele ano.
      “Receberam-se notícias a respeito de irmãos que venderam sua casa e propriedade e que planejam passar o resto dos seus dias neste velho sistema de coisas empenhados no serviço de pioneiro. Este é certamente, um modo excelente de passar o pouco tempo que resta antes de findar o mundo iníquo.” – Nosso Ministério do Reino, julho de 1974, pp. 3-4.
      Os que conhecem as publicações das Testemunhas de Jeová sabem que o incentivo e o elogio a se dedicar mais tempo, recursos e energias à obra de evangelização, em vista da relevância dessa obra e da urgência de nosso tempo, tem sido comum ano após ano. Associar a necessidade de abnegação com a proximidade do fim é uma constante nas publicações das Testemunhas.
      Veja, por exemplo, as seguintes declarações:
      “Temos de considerar com oração como e até que ponto podemos simplificar a vida. … O tempo se esgotou para o mundo nos dias de Noé, e se esgotará para o atual sistema de coisas.” — A Sentinela de 15 de dezembro de 2003, p. 24, parágrafos 19-20.

      Excluir
    6. “Muitos irmãos deixaram suas casas para simplificar a vida, e nos alegra ouvir seus relatos sobre como Jeová cuida deles e como seu serviço a ele lhes dá felicidade. (Atos 20:35) Além disso, todos os servos batizados de Jeová podem ter a bênção de ‘buscar primeiro o Reino e a justiça de Deus’ como parte de uma fraternidade cristã global. — Mat. 6:33.” – A Sentinela de 15 de fevereiro de 2010, p. 26, parágrafo 9.
      Mas, será que, ao se aproximar o ano 1975, as expectativas das Testemunhas de Jeová não aumentaram a ponto de afirmarem que o fim viria naquele ano? Veja a resposta no último número de A Sentinela de 1974. Sob o tema “Sirva com a eternidade em vista”, e debaixo do subtópico “Não servimos apenas até certa data”, a revista comentou:
      “É verdade que a mais exata cronologia bíblica disponível indica que6.000 anos da existência humana terminarão em meados da década de 1970. De modo que estes cristãos estão intensamente interessados para ver se isto coincidirá com o irrompimento da ‘grande tribulação’ dos nossos dias, a qual eliminará da terra todos os iníquos. Pode coincidir. Mas eles nem mesmo tentam predizer com exatidão quando virá a destruição do sistema iníquo de coisas de Satanás. Estão contentes em esperar e ver, reconhecendo que nenhum homem na terra sabe a data. — Mat. 24:36.
      “As testemunhas cristãs de Jeová confiam em que Deus acabe com este sistema ímpio no SEU tempo devido. Quando a ‘grande tribulação’ começar, poderemos reconhecer isso. Portanto, em vez de especular a respeito de certa data, como se servíssemos com certa data por alvo, podemos concentrar-nos na importante obra de pregação que Jesus disse que seus discípulos fariam neste período de tempo. (Mar. 13:10) Assim, quando a ‘tribulação’ irromper, seremos encontrados atarefados e zelosos em cumprir a tarefa que temos. Assim, não fixaremos nossa mira numa data futura, mas serviremos com a eternidade em vista, assim como Judas exorta os cristãos.” — A Sentinela de 15 de dezembro de 1974, pp. 754-5, parágrafos 18-19.
      Por conseguinte, as Testemunhas de Jeová mantiveram coerentemente o que haviam afirmado sobre 1975 desde o princípio: que aquele ano marcaria o fim de “6.000 anos da existência humana”. Em nenhuma de suas publicações afirmaram que tal ano marcaria o fim de 6.000 anos do “descanso” de Deus. (Heb. 4:1-10) Expressões tais como “pode coincidir” e ‘ver SE coincidirá’ exprimem admissão de possibilidade, não afirmação categórica. A fraseologia usada em nossas publicações mostrou que essa data histórica, que marcou o fim de seis mil anos da existência do homem – PODERIA coincidir com o fim de seis mil anos do “descanso” de Deus. Mas, ao mesmo tempo, os editores NÃO AFIRMARAM que isso DE FATO ocorreria.
      Infelizmente, alguns membros da organização, ávidos de que o fim chegasse logo, concluíram que 1975 marcaria mais do que o fim de seis milênios da criação de Adão – que marcaria também o fim dos seis milênios do descanso de Deus, ALGO QUE NÃO FOI AFIRMADO NAS PUBLICAÇÕES das Testemunhas de Jeová. Assim, os que compunham a direção da obra mundial podiam honestamente apontar isso, como mostra a publicação abaixo:
      “Caso alguém tenha ficado desapontado, por não seguir este raciocínio, deve agora concentrar-se em reajustar seu ponto de vista, por não ter sido a palavra de Deus que falhou ou o enganou e lhe causou desapontamento, mas, sim, seu próprio entendimento baseado em premissas erradas.” – A Sentinela de 15 de setembro de 1980, p.17.

      Excluir
    7. A mesma revista afirmou: “É impossível calcularmos de antemão quando é o fim do mundo.” (Página 18, parágrafo 8.) Contudo, vale ressaltar que, em suas publicações de anos anteriores, as Testemunhas de Jeová viveram à altura dessa declaração.
      Também, deve-se salientar que os que compunham a direção da obra mundial, ao expressar-se sobre o assunto por meio das publicações, não atribuíram más motivações aos que foram além do que havia sido afirmado por escrito. Observe como isso foi amorosamente colocado, lendo a publicação abaixo:
      “As conclusões erradas não aconteceram por intenção maldosa ou infidelidade para com Cristo, mas sim por causa do desejo ardente de ver o cumprimento das promessas de Deus nos seus próprios dias. …
      “De fato, pode-se confiar nas promessas de Deus! Os humanos é que estão propensos ao erro. Portanto, os cristãos verdadeiros continuarão numa atitude de espera, em obediência à ordem de Jesus. Eles vão manter-se alertas e prontos para a inevitável vinda de Cristo como Executor de Deus. Não permitirão que falsas predições ofusquem a sua percepção levando-os a desconsiderar o verdadeiro aviso a respeito do fim do mundo.” – Despertai! de 22 de junho de 1995, p. 9.
      Como se pode ver neste estudo imparcial, despojado de preconceitos e de sentimentos anuviadores do raciocínio, nenhuma publicação das Testemunhas de Jeová afirmou que em 1975 viria o “fim do mundo” – o fim do sistema mundial.

      Excluir
  32. Você sabia que Deus Jeová enviou seu filho Jesus para nos salvar, e que Ele é a única porta de entrada para a salvação dos homens?

    Jo. 3:16 “Porque Deus amou tanto o mundo , que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna”.

    (Jo. 14:6) Jesus disse-lhe: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.

    (At. 4: 12) igualmente, não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos.

    (At. 16: 30,31) E ele os trouxe para fora e disse: “Senhores, o que tenho de fazer para ser salvo?” Disseram: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua família”.

    ResponderExcluir
  33. É lamentável que muitos dissidentes da Organização da Torre, publicam ponto de vista pessoais, muitas vezes tomadas de emoções, dizem inverdades. Posso afirmar que Raymond Franz, ex-corpo gorvernante, de forma autoritária quis impor seu ponto de vista, questionando o trabalho de casa em casa e outros. A organização é de Jeová, e as mudanças ocorrem no tempo certo como tem ocorrido e ainda irá ocorrer outras. Todas decididas dentro de um corpo composto. Nem mesmo o ancião que ocupa o cargo de Presidente tem autoridade sobre os demais. Por isso Rai/Franz saiu. Enquanto isso, somos felizes por conduzir e ajudar milhares de pessoas a entender o propósito de Deus. Produzimos hoje bíblias em capa de couro e doamos a todos os interessados, publicações gratuitas, e dirigimos estudos bíblicos ajudando jovens, casais, a encontrarem sentido para a vida. Somos Pastores Leais porém não remunerados por homens, não participamos em políticas e nem guerras. Sou Professor Universitário, tenho pós / mestrado / e doutorado. Muitos deixam a organização ou acabam envolvendo em condutas erradas quando frequentam ambientes jovens em faculdades. Eu tenho presenciado diariamente este fato de contaminação social. A Organização como Mãe, considerando a idade de transição do jovem, tem orientado quanto a real necessidade de possuir um curso superior. Hoje muitos possuem curso superior e não conseguem trabalho merecido com o título. Enquanto que o curso técnico no mercado de trabalho está deficitário. As reuniões, os Congressos, estão cada vez melhor, imperdível. Sou grato a Jeová por ajudar-me, a conduzir minha esposa meu filho a serem educados e permanecerem fieis. Somos muitos felizes. Quando ajudamos outros a entenderem o propósito do nosso Deus para a humanidade, a felicidade transborda em nossa família. Respeitamos as pessoas que saíram, seguindo Rai/Franz ou não, porém dizer que as orientações da Torre é maquiavélica, infrutífera, conduzindo o leitor a pensar em casa de horror, é uma grande mentira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "A verdade".
      É interessante você vir fazer um depoimento pessoal, mas em nenhum momento se identifica. Na realidade coloca seu curriculo lattes numa tentativa de dar crédito ao seu texto "bonitinho", mas acho que o que seria mais importante era você dizer porque não pode divulgar seu nome verdadeiro.

      Não pode divulgar porque para as Testemunhas de Jeová falar com ex-adeptos é algo errado e condenável, ou seja, quem vem em sites como esse é considerado fraco na fé, pois estão em contatos com "apóstatas" horríveis e mentirosos. Sim, é assim que uma Testemunha de Jeová é doutrinada. Ela precisa "demonizar" alguém que fala as verdades que não querem ouvir.

      Quem sabe no próximo comentário você tenha coragem de se identificar. Eu sou Pascoal Naib. Me procure no Facebook e em outras mídias. Eu existo. Não preciso contar historinhas e provo tudo. E você?

      Excluir
    2. O QUE ESTOU LENDO....TJS VENDO ESTAS CONVERSAS.ESTOU ADMIRADA.ISTO NAO É UM BOM SINAL.
      SINAL DE DÚVIDAS.

      Excluir
  34. Ser TJ é o melhor privilegio para uma mae e um pai. Discordo de você colega. Temos princípios bíblicos que nenhum pai ou mae gostaria de ver seus filhos como fumar e usar drogas, festas e orgias. Hoje em dia como vemos Satanás toma conta desse mundo sim!!! Com muitas evidências. Sou mae de um filho que estuda a bíblia é ótimo aluno e filho. Sem o estudo da Bíblia isso é quase impossível hoje em dia!!! Que Jeová Deus Salmo 83:18 possa tocar no coraçao de vcs para voltarem a fazer o que é certo. A esperança do paraíso terrestre. Entre entre outros. Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati imagina uma mãe em seu lugar criando seu filho com todo o empenho na organização se deparar com o pesadelo de ter seu filho vítima de pedofilia por um membro da organização? É desesperador. Concorda? Só que mais desesperador ainda é que esse crime hediondo fica apenas numa esfera de uma comissão judicativa e muitas das vezes é negada pelo criminoso e a punição para o mesmo é o corte de privilégio na congregação. Quando na verdade isso teria que ser resolvido ou denunciado para a autoridade policial. Mas para não manchar a organização a Sociedade orienta a tratar desse assunto somente dentro do antro vil de devassidão! Acorda Tati. Procure a Cristo com sua sinceridade de coração e acharás! Eu creio!

      Excluir
  35. Conheci a organização aos 13 anos, e as 15 me tornei publicadora não batizada. Minha mãe, que é evangélica, ate aquele momento não havia se oposto. Porem o sonho dela era fazer uma festa de aniversario para mim, a filha unica, festa de debutante. Eu disse a ela que não queria, caso ela fizesse a festa, eu simplesmente não iria. Minha mãe começou a chorar, e segundo meu pai, ela chorou a noite toda. Ela já havia planejado a festa e gastado um determinado valor. Isso pra ela foi devastador. Ate então minha consciência estava tranquila. Servi na organização ate os 18 anos, fiquei todo esse tempo relutando em me batizar devido a algumas circunstancias. Comecei um curso na parte da noite, enquanto trabalhava durante o dia. Logo nao podia mais frequentar as reuniões nos dias da semana. Passei a ser tratada como estranha dentro do Salão do Reino, minha instrutora me disse que se o Armagedom viesse, e eu continuasse assim, fazendo poucas horas na pregação e não indo a todas as reuniões, eu seria destruída junto com os iníquos. Fiquei triste, pois aquela religião era tudo pra mim, eu me esforçava para agradar a Jeová, mas eu também queria ter um plano de carreira, ser alguém na vida. Sempre havia admirado aqueles depoimentos nos congressos de quem nao aceitou um emprego com melhor remuneração, dos pioneiros que se sustentavam com trabalho de meio periodo, da vida dos superintendentes, mas enfim, eu queria um plano de carreira. Meu pai, (nunca foi TJ) não teve estudo, e passava dificuldades para sustentar a família. Eu não queria isso pra mim, eu queria ter uma vida confortável e dar uma vida confortável a eles. Isso nao é pecado. Mas desisti do curso, pois agradar a Jeová era o certo. Só depois percebi que na verdade eu estava agradando aos homens, e não a Deus. Fui desanimando e desisti de tudo. Conversei com os anciãos e disse que não pretendia mais frequentar o campo e as reuniões. A partir desse dia, passei a ser tratada por aqueles que eu achava que eram meus verdadeiros amigos como apostata, como desassociada, sendo que nem batizada ainda eu era. Fiquei triste, chorava todos os dias, me senti enganada. Quando comecei a namorar um rapaz, que era filho de um Pastor da "Cristandade", ai então as coisas pioraram. Muitos TJS me bloquearam no Facebook, quando me viam na rua, trocavam de esquina, ate meu namorado achou estranho. Hoje ja estamos casados, tenho duas filhas e agradeço a Deus por ter saído da organização, me sustento com meu trabalho que veio graças a um curso de qualificação. Hoje creio que assim como as outras religiões, as Testemunhas de Jeová também deixam a desejar. Creio que eles vão alem do que a Bíblia diz, pregam mais a religião deles do que a salvação em Jesus Cristo . O desassociado tem mais receio de ficar abandonado pela família do que em desagradar a Deus. A maioria é readmitido porque quer voltar a se associar com amigos e familiares, e não porque quer voltar para Jeová. Dentro da organização ha coisas boas e ruins. Hoje creio que para ser salvo, o essencial nao é ser Testemunha de Jeová, mas sim ser de Cristo, ser separado do mundo para Cristo, viver para Ele, e não para uma organização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que eu sei é que alguma instituição aqui nesse mundo imperfeito prega algo verdadeiro,fiquei 16 anos longe das TJ,longe da organização,mas não consegui encontar algo de valor em outras religiões ou grupos ou culturas,o que vejo é como o filme matrix muitas pessoas vivem num mundo fantasia onde acham que o veem é a realidade,de fato pra suas mente é mas na verdade não passa de uma vida de programas ou máquinas que trabalham estudam e fazem lazer ou coisas do tipo,mas será que isso é mesmo a realidade?quando o neil tomou a pilula azul ele acordou da matrix,quando eu descobri a verdade eu acordei do mundo de mentiras onde não existe amor ao proximo.eu entendo tudo isso como uma coisa,é impossivel Deus não existir,pois humanos animais e tudo que temos a nosso volta veio de uma explosão,nós fomos criados projetados e também assim como nosso criador nós criamos varias coisas aqui na terra,porém muitos de nós criam coisas para fazer o que é mal,Jeová poderia fazer o que é mal?de fato ele poderia decidir por isso mas ele jamais faria isso pois ele é amor e ele gostaria que nós humanos também pudessemos decidir fazer o que é bom e não que fossemos obrigados,pois afinal de contas como ele iria confiar no nosso amor se o fizessemos por medo?entende a dinamica da coisa?faça o que nosso rei jesus mandou,(que o leitor use de discernimento)ou seja basta vc dar uma oportunidade e se entregar para Jeova para que possa enchergar coisas tão maravilhosas.

      Excluir
  36. É muito triste isso tudo porque como um grupo pode acabar com seu relacionamento com seus familiares. Eles dizem que não obrigam você a ser mas se quiser deixar . .sua vida "acaba"...
    Eu estou desassociado ha 7 meses por conta de minha orientação sexual.e a minha mãe e minha irmã fazem questão de fingir que não me conhecem. Gente ... é muita pressão psicológica, não é questão de vc recobrar os sentidos como eles dizem e sim de escolher voltar pra não ficar sozinha.

    ResponderExcluir
  37. Jw org os donos das chaves p a salvação ou destruição chaves essas que lhes foram entregues por charles taze russel,por favor seguidores da seita tj respeitem meus neurônios.

    ResponderExcluir
  38. Ola. Eu ainda sou TJ,mais me afastei.sobre fazer faculdade ,lebro-me come se fosse hoje de um ancião ler uma carta em uma assembleia, que o corpo governante estava decepsonado com alguns irmãos ate mesmos filhos de anciaos que estavam se ingressando em faculdade nesse tempo do fim.E a verdade é que sempre o conselho era não fazer faculdade,motivo :"porque a influencia para fazer coisa que desagrada a Jeová é muito grande".E quem faz faculdade é sim uma ma influencia para os demais membro.E a uma falcida de alguns que conversam com VC mais em partícula com os outro dizem para ter cuidado com a gente,pois estemos em um mau caminho,ou seja, estamos no sentido contrario do conselho do CPG. Eu não fui desassociado nem me dissociei . apenas me afastei .sinceramente eu não cometia pecado grave apenas eu não concordava com algumas atitudes que realmente não refletia amor cristão.

    ResponderExcluir
  39. As TJ são amorosos, como ninguém é perfeito tem alguns que desagera, eu mesmo sou estudante da bíblia não publicador e minha namorada é estudante e publicadora, por eu não ser publicador, os anciãos a aconselharam ela terminar o namoro e ficar sem falar comigo! Eu entendi como intriga, mas só quero ver o final dessa história!

    ResponderExcluir
  40. Nossa estou apavorada com tudo que li.. ninguém eh obrigado a estudar a Bíblia.. frequentar as reuniões.. é muito menos se batizar.. se vcs quiserem isso em algum momento foi de livre e espontânea vontade.. mas na verdade nunca tiveram a verdade dentro de vcs.. e agora ficam achando mil defeitos na organização de Jeová.. se vcs preferem o mundo de satanás e acham que eh melhor fazer parte dele.. pois bem façam parte dele.. mas não coloquem a culpa nos outros por uma escolha que cada um de vcs tomou.. eu tenho 24 anos sou testemunha de Jeová com muito orgulho.. fiz parte do mundo muitos anos dá minha vida e tenho CERTEZA de que não existe nada de bom lá.. eh uma alegria ilusória.. que satanás usa para atrair as pessoas para ele.. e muitos tem caído nessa armadilha.. eu tenho pena das pessoas que pensam que estão perdendo algo por não fazer parte do mundo.. e existe muitas testemunhas de Jeová formadas a muitos anos o que quer dizer que NUNCA foi proibido fazer faculdade.. e existe uma grande diferença entre proibir e aconselhar.. a organização apenas aconselha a não fazer faculdade se a pessoa usar todo o seu tempo para isso.. pois tem muitos que não tem condições de pagar uma faculdade por isso muitos tem que trabalhar o dia todo para estudar de noite aí não teria tempo para as coisas espirituais.. mas se a pessoa consegue consultar não tem problema algum!!! Eu mesma nu cá quis fazer faculdade mas tenho uma estudante que eh muito aplicada.. ela trabalha.. faz faculdade.. e ainda tira tempo para as reuniões e se prepara para elas como ninguém.. e ainda ajuda numa ONG.. então não venham com desculpas por favor.. ah e na questão do sangue uma testemunha de Jeová entende muito bem pq não eh usado.. só não entende quem não quer pois até pessoas do mundo como médicos e especialistas concordam que eh muito mais benéfico para a pessoa NÃO usar sangue.. sejamos honestos.. TODOS NÓS TEMOS O LIVRE ARBÍTRIO PARA FAZERMOS O QUE QUEREMOS!!! então não vamos culpas os outros pelas nossas escolhas. Só que depois quando o grande dia de Jeová vier.. e vai vim.. não adianta chorar!

    ResponderExcluir
  41. sua querida mâe se tornou T.J por conta das promessas da Biblia as quais vc bem conhece...nâo se faça de desentendido,vc conhece o maior apostata nao conhece e que pos em vc o mesmo odio q ele tem dentro de si....sabe pq?Pq ele nao tem chance nem esperança de mais nada... mas vc ainda pode ter.Acorde...nâo há tres caminhos....vc sabe.vá por onde quiser.......mas nao cuspa no prato q um dia comeu ...era o prato de Jeova.

    ResponderExcluir
  42. Sou simpatizante das testemunhas de Jeová, leio regularmente as revistas Sentinela e Despertai, que muito me ajudam no dia a dia. Sou contra as igrejas evangélicas como a Universal p.ex. que eu considero indústria dá fé assim como outras, cujos "donos" tornaram-se bilionários a exemplo do sr. Edir Macedo. Que Jeová ilumine o coração daqueles que abandonaram as fileiras de tão nobre religião como a Testemunhas de Jeová.

    ResponderExcluir
  43. Preciso de ajuda. Se alguém puder me ajudar.
    Há 1 ano e 10 meses me batizei e agora por motivos meus, não quero mais. Mas quero sair como entrei bem e com as portas abertas, e ter os relacionamentos bons com os pais do meu esposo e irmãs dele. E meu esposo também é batizado. Como posso fazer para ficar inativa sem ser desassociada? Poder seguir minha vida como normal.

    ResponderExcluir
  44. Quem testemunhou Jeová no céu foi o diabo portanto eles não estão no caminho certo com outra que o caminho é Jesus de acordo com a Bíblia e não Jeová

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!