terça-feira, 13 de março de 2007

CONFUSÃO DA TORRE SOBRE COSTUMES PARTE 2- Texto Pascoal Naib

Assim sendo, eis o problema para as Testemunhas de Jeová resolverem: tudo isso que vou postar aqui tem um fundo pagão com utilização na época, de religiosidade e de contorno místico! O que fazer? Mudar para um lugar e virar eremita ou como qualquer pessoa normal observar que coisas tais como comemorar um aniversário poderia há muito tempo atrás, até ter um sentido de expulsar os maus demônios, mas sejamos francos, o sentido hoje em dia é esse? Quem vai para uma festa atrás de expulsar demônios? Não me façam rir de tamanha falta de raciocínio e perspicácia. Assim sendo se mesmo assim ainda acham que ir a um aniversário é adoração pagã, vai aí mais uma lista do que não podem fazer na sua vida:

  1. NÃO PODEM IR MAIS PARA UM HOSPITAL - Para evitar o transtorno de tratar seus escravos velhos e doentes, os romanos ergueram um templo dedicado a Esculápio, o deus da medicina, numa ilha do rio Tibre, em 293 a.C. Os escravos ficavam deitados ali, aos cuidados desse deus. A maioria morria. Aqueles que conseguiam se recuperar passavam a cuidar dos doentes, como se fossem enfermeiros. Eis a origem dos atuais hospitais!
  2. NÃO PODEM APLAUDIR UM FINAL DE DISCURSO - O aplauso existe há cerca de 3 mil anos. No princípio, era um gesto religioso, popularizado em rituais pagãos: o barulho devia chamar a atenção dos deuses. No teatro clássico grego, era a forma pela qual os artistas pediam à platéia que invocassem os espíritos protetores das artes.
  3. NÃO PODEM APERTAR A MÃO DE NINGUÉM - O aperto de mão era a forma pela qual um deus concedia seu poder a um dirigente terrestre. Isso está gravado em diversos hieróglifos egípcios, em que o verbo dar é representado por uma única mão estendida.
  4. NÃO PODEM ESTUDAR MATEMÁTICA - O pensamento matemático nos albores da civilização humana jamais aparece com sua verdadeira forma lógica, e se encontra, por assim dizer, envolto na atmosfera do pensamento mítico. Os pitagóricos falavam do número como de um poder mágico e misterioso, e até em sua teoria do espaço empregam uma linguagem mítica. Quando o homem, pela primeira vez, ergueu os olhos para o céu, não foi para satisfazer a uma curiosidade meramente intelectual. Em face destas considerações, vemos claramente que o espaço dos primeiros sistemas astronômicos e matemáticos não poderia ser um mero espaço teórico, estava prenhe de poderes mágicos, divinos e demoníacos.
  5. NÃO PODEM MORAR EM CASAS - A habitação humana, por sua vez, fora precedida cronologicamente pelo “lugar santo” provisório, pelo espaço provisoriamente consagrado e cosmizado. Isso é o mesmo que dizer que todos os símbolos e rituais concernentes aos templos, às cidades e às casas derivam, em última instância, da experiência primária do espaço sagrado.
  6. NÃO PODEM TER JARDINS EM CASA - Mas esses jardins em miniatura, que se tornaram objeto de predileção para os estetas, tinham uma longa história, até mesmo uma pré-história, na qual se revela um profundo sentimento religioso do mundo, a lembrança do paraíso original que fora perdido.
  7. NÃO PODEM TER MUROS EM SUAS CASAS - É bem provável que as defesas dos lugares habitados e das cidades tenham começado como defesas mágicas; isto porque essas defesas – fossos, labirintos, muralhas etc – eram dispostas para impedir muito mais a invasão dos maus espíritos do que o ataque dos humanos. Até mais tarde na história, na Idade Média por exemplo, os muros das cidades eram consagrados ritualmente como uma defesa contra o Demônio, a doença e a morte.
  8. NÃO PODEM SE AQUECER EM LAREIRAS NO INVERNO - A lareira na casa, o altar no templo são o eixo da rota da terra, o útero da Mãe Universal, cujo fogo é o fogo da vida. Toda casa tinha uma lareira para fortalecer esse simbolismo e, por conseguinte servia também para aquecer as pessoas no inverno!
  9. NEM TER UMA CHAMINÉ - Esse costume indiano tem sua réplica nas crenças disseminadas pela Europa e Ásia, de que a alma do morto sai pela chaminé (orifício de fumaça) ou pelo telhado, principalmente pela parte do teto que se encontra acima do “ângulo sagrado”.
  10. NÃO PODEM SE BASEAR PELOS DIAS DA SEMANA - Por que a semana tem 7 dias? O conceito da semana de sete dias remonta a várias culturas antigas e está relacionado à religião e à astronomia. Por volta de 3000 a.C., os povos já distinguiam a olho nu os chamados “setes astros errantes”: Sol, Lua e os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Cada dia foi, então, dedicado a uma deidade, que dá nome aos planetas. Após o cristianismo, o nome do dia do Sol (solis dies) passou a ser o dia do Senhor (dominus, que deu origem a domingo) e o saturni dies (dia de Saturno) foi trocado por sabbatum, que vem do hebraico shabbat, dia do descanso. Os demais: lunae dies (segunda), martis dies (terça), mercurii dies (quarta), jovis dies (quinta) e veneris dies (sexta).
  11. NÃO PODEM IR PARA UM CIRCO - Já o circo nasceu na Roma antiga. Naquela época, consistia em uma área dividida em pista, arquibancada e cavalarias onde ocorriam corridas de cavalos, combate de gladiadores, brigas entre homens e animais e duelos entre bichos. Por isso o local recebeu o nome circus, que quer dizer lugar em que competições acontecem.
  12. NÃO PODEM COMER CHOCOLATE - Séculos antes de os espanhóis chegarem à América, os astecas já conheciam as favas de cacau. Com elas, faziam um líquido escuro e amargo, preparado com pimenta e especiarias, que chamavam Tchocolatl. Antes de servir, os astecas derramavam a bebida do altar, para fazer espuma.
  13. NÃO PODEM FAZER TEATRO (DRAMA) NOS CONGRESSOS - O teatro nasceu na Grécia pagã, no culto de Dionísio. Inclusive, antes de cada tragédia ser encenada sacrificava-se um bode a esse deus. (Contribuição de Edson Amaro)

Existem tantos outros exemplos que colocam as teorias mirabolantes das Testemunhas de Jeová como algo incrível de acontecer em pleno século XXI, mas acontecem e fazem com que pessoas sinceras na sua fé sejam manipulados por fazer vontades de um pequeno grupo que se denomina escolhido por Deus!


9 comentários:

  1. Eu simplemente não posso acreditar, que uma pessoa inteligente possa tomar argumentos infantis assim, como
    algo para criticar uma religião.
    na pior das hipoteses ignorar que fez parte de algo que hj não concorda seria a melhor opção.

    ResponderExcluir
  2. Caramba anônimo, não é exatamento isso que me pergunto? Como uma Organização dita escolhida pelo próprio Deus, usa de tamanha incoerência para proibir aniversários, dia das mães, dia dos pais! Até hoje me pergunto onde tem na Bíblia a proibição de uma Testemunha de Jeová usar barba! Agradeceria com uma contribuição sua nesse respeito, poderia me citar um texto bíblico sobre isso?

    ResponderExcluir
  3. quem te proibiu de usar barba enquanto foi uma tj ? eu tbm não conheço, essa proibição. As opniões pessoais de alguns podem ter lhe dado essa impressão, mas será que vc vai usar essa falha humana para questionar a organização existente como um todo ? ou vc considera as tj´s imunes a erros ? paciencia e humildade são necessarias para seguir este caminho. os personagens biblicos foram pessoas imperfeitas e suas falhas estão registradas no livro sagrado, a Bíblia. Por que os que afirma servir a Deus hj não poderiam tbm ser falhos ? pra pensar.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, uma coisa que respeito em vc é sua sinceridade. Vc está feliz na Torre e com certeza está em outra sintonia, diferente da minha e de muitos outros Ex-TJs. Tenho como idéia não destruir a fé de ninguém, tanto que pouco converso com TJs, pois não curto fazer o proselitismo às avessas, tipo pregar para vc sair da Torre, isso nunca, pois é uma questão pessoal e isso demanda etapas, mas já informo a vc que essa sua curiosidade num blog dito "apóstata" é um passo importante, o resto só o tempo vai dizer. Apenas essas palavras, agora vamos as respostas as suas ingagações, pois sendo perguntado, com certeza gosto de dar respostas!

    ResponderExcluir
  5. A barba é um tabu nos salões e vc sabe bem disso. Quem vc já viu de barba dando discursos ou sendo designado para "privilégios" na congregação? E não é opinião pessoal não é uma orientação para os anciãos:"Se os irmãos responsáveis da congregação lhe recomendam mudar de estilo ou se outros acham que não convém a um ministro, está disposto a mudar? Talvez pense que eles se enganem ou que sejam antiquados, e que não precisa mudar só porque outros na congregação ficam perturbados".(Sentinela 01/09/73)
    Aqui estavam falando do cabelo comprido para homens, outra coisa proibida as escondidas.
    Sobre imperfeição e erros, é claro que todos cometemos, mas quando persistimos no erro o que é? Se a Bíblia nunca informou sobre o dia, a hora e o local do "Armagedom" porque a Torre de Vigia fez centenas de previsões em várias épocas? Só para citar uma mais recente:"Quão emocionante deve ter sido para Paulo e Barnabé - embarcar para a sua primeira designação no estrangeiro! O apóstolo Paulo servia de ponta de lança na atividade missionária cristã. Ele também lançava o alicerce para uma obra que seria terminada em nosso século 20."
    A Sentinela 01/01/1989, página 12 parágrafo 8.
    Pois é, estamos no séc.XXI e nada, isso é muito constrangedor. Centenas de previsões sobre o Armagedom, sendo que a Bíblia proíbe especulações, o que dizer? Imperfeição passa longe aqui nessa história! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. voçê é ridiculo sou "viciada" em chocolate, já participei em dramas nos congressos, tenho uma lareira em uma das minhas casas. sou professora, já fui ao circo com a minha sobrinha, tenho uma vivenda com muros e com jardins, no final de cada discurso aplaudo, vou ao hospital sempre que preciso, cumprimento as pessoas com um aperto de mão ou beijo na cara e agora a surpresa sou Testemunha de Jeová á 30 anos...........

    ResponderExcluir
  7. Oi anônima que bom que vc se diverte um pouco, quem sou eu para lhe proibir algo? Isso eu deixo por conta da Torre de Vigia! Só um lembrete, se você ler o texto (que se divide em duas partes) de uma correta e não rápida e tendenciosa, vai notar que eu não estou dizendo que isso é proibido para uma TJ...estou usando de uma analogia sobre costumes pagãos, pois se não comemora aniversário por ser pagão (e na Bíblia nada consta sobre isso) todos esses costumes colocados por mim tem uma origem pagã, aí é só raciocinar onde o texto quer chegar ok?

    ResponderExcluir
  8. Pascoal existe uma ilustração numa publicação da "torre" creio que no site Bibliotecatj que mostra jesus e os dois ladrões pendurados em postes: o ladrão "iníquo" está de barba e o bonzinho barbeado!

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!