segunda-feira, 17 de setembro de 2007

A PNL (Programação Neurolinguística) é uma técnica utilizada principalmente por empresas que intencionam manter seu quadro de funcionários sempre satisfeito e produtivo, e garantir, dessa forma, o crescimento e a qualidade do comércio. Dessa maneira, serve como projeto motivacional..
Esse uso da PNL é conhecido e aceitável, tendo em vista que uma empresa com fins lucrativos baseia-se no sistema de troca de serviços (eu te pago você trabalha) para continuar existindo.
A PNL consiste na interligação da linguagem, mente e corpo e que, quando trabalhados conjuntamente, resulta na chamada modelagem. Ou seja, se um patrão diz (linguagem) ao seu empregado que ele é capaz de produzir mais, que poderá receber remuneração por um bom desempenho e que aquele emprego é o melhor que existe, este empregado involuntariamente irá processar mentalmente (mente) essas informações e agirá (corpo) de maneira positiva, mostrando ser mais eficiente e trabalhando contente, sem questionar. Ele está modelado.
Da mesma forma, entre as Testemunhas de Jeová temos o uso constante desta técnica pelo corpo governante com a mesma intenção de garantir a existência da denominação. O uso da repetição é bastante freqüente nos livros, revistas, folhetos e mais uma enxurrada de publicações o que induz o estudante a acreditar na afirmação pretensiosa de que está na religião verdadeira. Fala mal de todas as outras religiões e utiliza textos bíblicos (adaptados segundo a tradução do corpo governante) para explicar-lhe que todos estes ensinos têm uma base bíblica, procurando até mesmo mostra fontes não bíblicas como respaldo às suas afirmações. A ênfase em se repetir esse ensino central é feita constantemente, com todo cuidado de esconder fatos que possam desmentir essas afirmações. As literaturas apóstatas, por exemplo.
Esse é o primeiro e crucial passo: a linguagem. Uma linguagem caprichada, sedutora e maquiada. Já que a intenção é atrair e não afastar, os ensinos são transmitidos em doses homeopáticas, cada um no seu tempo para não assustá-lo e assim fazê-lo desistir. Afinal de contas, o “quadro de funcionários deve estar contente e satisfeito”. Se continuar na organização, receberá como recompensa o paraíso.
Daí vem à segunda parte do processo. O estudante passa a internalizar (mente) esses dados e se convence de que é verdade. Diante desta convicção, o estudante age (corpo) de maneira que comparece às reuniões, sai para pregar, comenta, prossegue com o estudo e se batiza, ele está modelado segundo a vontade do Corpo Governante. Ele prega porque o corpo quer, comente o que está na revista - portanto a idéia do Corpo Governante -, ensina exatamente como o Corpo manda. O Corpo Governante controlou sua mente.
A técnica da PNL não pára por aí, não. As testemunhas de Jeová que já estão a algum tempo na fé precisam ser firmadas. Para assegurar que eles não vão desanimar, não vão pensar por si mesmos e perceber que são bonecos nas mãos da Torre, o Corpo Governante incansavelmente repete as suas afirmações e inventa novas proibições. O que for difícil de aceitar, o Corpo Governante logo se utiliza da estratégia do medo da morte, lembrando aos fiéis que, se desobedecerem aquele ensino, desrespeitam o próprio Jeová. E serão comparados a Adão, Eva, Satanás, Judas Iscariotes e mais um monte de personagens maus que não têm o direito à salvação. Como ninguém quer ser destruído, tem medo de morrer no Armagedon, irão internalizar esses ensinos como também sendo verdadeiros e obedecerão. Foram modelados novamente. São constantemente modelados, porque o Corpo Governante sabe que essa técnica da programação neurolinguística, quando bem aplicada, é eficaz. Não se importa com as conseqüências acarretadas no caso de um membro sincero se dar conta de que tudo não passa de uma patacoada. Não se preocupam com os sentimentos de cristão desiludido. Não querem saber se não podem dar o que promete: um paraíso, vida e felicidades eternas.
Enfim, são mestres no uso da PNL. E é dessa maneira que o grupo existe até hoje. É uma empresa com um quadro de funcionários satisfeitos, aguardando a prometida remuneração maior, e convictos de que devem continuar produzindo para não serem “demitidos”.


Categorias:

16 comentários:

  1. Acredito que toda religião se denomine a verdadeira e toda pessoa que escolhe essa religião também acredite que está na verdadeira, ou não estaria nela. Toda religião promete algo em troca da frequencia da pessoa. Sou espirita, mas já passei pelo catolicismo, universal, batista... não existe diferença entre crença de que cada qual ensina a verdade e as demais são satânicas ou falsas.
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana. Abordou uma questão relevante que é a questão da verdade. Mas o que é a verdade e como é que ela pode ser definida? Existe alguma escala de definição da verdade? E quem se encontra em condições de definir a verdade? Naturalmente que as diferentes confissões religiosas procuram definir os padrões de verdade de modo a que se possam legitimar e diferenciar entre si. Um abraço

      Excluir
  2. olá...sou uma ex tj ha 07 anos. quero fazer uma pergunta que muito me quebra a cabeça..faz muito tempo q nao leio nada dessa religiao entao tem coisas que nao me lembro bem como funciona.. talvez vcs possam de ajudar. me lembro que na minha epoca ja diziam que os cento e q.q. mil restantes ja eram todos idosos e esse era a maior prova dos ultimos dias. e aquela historia que desde 1914 todos ja eram nascidos? era assim mesmo? pq talves eu esteja me confundindo. se for isso mesmo entao matematicamente falando é impossivel desses velhos ainda estarem vivos!! e por falar nisso, a torre de vigia ainda divulga qtos ainda existem? qtos sao?

    ResponderExcluir
  3. eu sou estudante pelo visto voce nao tinha e nem tem um conhecimento profundo das escrituras. talvez era lobo em pele de ovelha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Gostava de colocar a seguinte questão tendo em conta a ideia que se encontra expressa no seu comentário. O que significa possuir um conhecimento profundo das escrituras? Qual a base de construção do conhecimento das escrituras? E como se definie a profundidade do conhecimento relativamente às escrituras? Um abraço

      Excluir
  4. Bem, para o Anônimo que se diz "estudante" das Testemunhas de Jeová eu apenas recomendo sinceridade e imparcialidade nas suas análises...não quero decidir o caminho de fé de ninguém, porém meus textos são embasados nas próprias publicações da Torre....assim talvez o lobo esteja muito perto de vc e nem percebe!

    ResponderExcluir
  5. Amanda sobre suas dúvidas sobre a geração de 1914 que as Testemunhas de Jeová afirmavam que o Armagedom viria enquanto ainda estivessem vivas.....Tudo mudou....como sempre questão de Novas Luzes ou engana-me que gosto.....a geração agora não é mais literal por ordem cronológica e sim algo simbólico e por incrível que pareça foi aberta as portas dos céus novamente...que quiser pode virar ungido ultimamente!

    ResponderExcluir
  6. Vc amanda acho q nunca estudou a biblia de verdade,as testemunhas de Jeová ensinam as verdade biblica de forma correta e agente aprende mesmo...nunca esqce (so se der aminesia rsrsr)q nao e o seu caso nao e verdade
    as perguntas q vc fez pq não perguntar a nos mesmos ...Pois e claro q estes contra irão de dizer coisas a vc q não e verdade...até pq nos so podemos falar de algo q conhecemos e analisar fatos nao e verdade e pelo visto estes ai não saberam de responder certo...
    Fico triste por saber q deixou as verdade biblicas...muito mesmo...E pra todos contra ai nos sabemos q isso postado aq (mal)e pura enveja q satanas tem dos cristaos verdadeiros
    por ver q mesmo com tanta perseguição servimos a Jeová por amor...E não o adoramos como ele qria...Kde por exemplo q passou no jornal a ajuda q milhares de testemunhas deram a desabrigados...sabe onde um monte de gente ficou alojado no salão de assembleia das testemunhas de Jeová nada disso veio a emprensa Pq? satanas claro...Espero q não esteja eu ofendendo ninguém ta longe d mim isso.

    ResponderExcluir
  7. Ao anônimo que se dirigiu a Amanda...convido a você a provar nas publicações que não houve essa mudança da geração de 1914. Antigamente TODOS faziam cálculos que antes de toda aquela geração morrer iria vir o Armagedom, mas como viram que todos daquela geração iam morrer mesmo e a previsão do Corpo Governante mais uma vez era falsa...mudaram tudo. Uma lástima.

    ResponderExcluir
  8. Marcon escreveu:

    Para o TJ que questionou a Amanda. Se tu tens a explicação que ela pediu, porque não aproveitou a oportunidade de esclarecer a pobre ovelha desgarrada? O certo é que voces não sabem nada do que se passa nos bastidores do CG. Voces são proibidos de pensar. Voces são verdadeiros analfabetos em mais de 95% da Biblia. Sempre que voces saõ questionados, a resposta é sempre evasiva: O Armagedon vai engulir os de satanás. cuidado com o dia do senhr e etc. Precisamos de coisas mais concretas e específicas. Onde está a TJ capaz de ser de fato alguém com fundamento?

    ResponderExcluir
  9. eu acho que este artigo seria mais interesante se msorasse exemplos dentro das literaturas de como eles usam esta técnica, se não fica apenas sua palavra contra a das tjs

    ResponderExcluir
  10. Pascoal: Sou Master Pratitioner em PNL e é óbvio (para quem estudou profundamente essa tecnologia) que a senhora Elisabete Azevedo possui informações sobre ela, mas não a compreendeu de fato.

    A PNL é essencialmente altruísta, promove a busca do benefício mútuo, a empatia e a cooperação. Além disso, a PNL não inventou nada, apenas catalogou aquilo que as pessoas já fazem natural e intuitivamente. Alguns (mesmo sem nada saber sobre a PNL) já utilizam certas técnicas para manipular outros. Mas isso não é PNL. Quem adota o modo de pensar da PNL pensará e agirá de acordo com as qualidades supracitadas. Não basta usar técnicas da PNL, é necessário adotar seus princípios no coração e na mente.

    Também é óbvio que a senhora Elizabete Azevedo nunca compreendeu o que realmente significa ser um cristão. O que eu disse sobre a PNL aplica-se também ao cristianismo. Tanto Jesus quanto o Diabo usaram o que hoje chamaríamos de técnicas de PNL. A diferença é que para o Diabo estas eram apenas instrumentos para conseguir o que queria, enquanto Jesus tinha a mentalidade altruísta sobre a qual essas técnicas devem ser usadas.

    Portanto, a senhora Elizabete Azevedo compara dois sistemas que não compreende e chega a conclusões inteiramente improcedentes. É uma pena, pois tanto a PNL quanto (especialmente) a Bíblia são maravilhosas

    ResponderExcluir
  11. nao sei o que faz pessoas que se dizem estudantes da biblia ou de jeova aqui nesse blog com conteudo apostata no minimo deve gostar não é mesmo!Vcs so vão pra reuniao falar mal dos outros da vestimeta de fulano e de ciclana, qual o bafao do circuito quem foi dessassociado o que fez fornicou adulterou quem perdeu os privilegios e pq quem faz o que quem diz o que e um querendo ser melhor que o outro por isso vivem falando pra se amarem pq ta dificil com tanta fofa la dentro...e mi esclareçam uma duvida...Se deus é amor e ama todas as pessoas, pq a nação de israel ganhava todas as batalhas e se diz estar com deus quer dizer q as outras nações nao eram filhos de deus??mi expliquem isso nao mi entra;

    ResponderExcluir
  12. irmãos, sou Tetemunha de Jeova ja algum tempo, e não acredito que conforme nossa cara amiga Elizabete disse, somos vitimas de lavagem cerebral, é impossivel que uns poucos homens indoutos e comuns consigam manejar tal tecnica de forma maldosa. Antes será que não se trata mesmo da verdade??? uma vez que pessoas sinceras escutam a mesma e a aceitam como se fosse tal???
    Tambem, acredito no seguinte: se os proprios apostolos de Cristo tiveram duvidas e expectativas mal fundadas, quem somos nós para querermos saber tudo sobre o futuro, profecias, e os caminhos de Jeová???? Senhor, a quem havemos de ir??? tu tens declarações de vida eterna!!! - é esta minha posição. quanto a mim, esperarei mesmo quieto, pelo próprio Jeová, se eu estiver errado, ele há de me mostrar se estiver certo ele ha de me recompensar. Uma coisa é certa, se eu estou no caminho errado "Dra" Elisabete, a Senhora nem ninguem nunca veio ate minha casa me dizer isso, mas isso é certo: Jesus disse que as boas novas seria pregadas em toda a terra habitada, e essa verdade chegou ate minha casa. Quem parece estar certo??????

    ResponderExcluir
  13. Bem..a SEITA TJ é a pior seita que satanás colocou no mundo...ele usou muito bem o charles Russel, aquele mulherengo contumaz, que vivia tendo caso com as empregadas e saindo com as mulheres de cidades que visitava, que Deus tenha misericórdia dele no dia do juizo. A verdade é uma só;essa seita não passa de uma organização SATÂNICA com o intuito de iludir, enganar e trazer confusão ao meio cristão verdadeiro, pois uma "igreja" que não crê na Divindade de Jesus, que não cre em milagres, não cre no batismo no Espírito Santo e ainda o ridicularizam rebaixando-o ao posto de força divina, uma igreja que não cre no arrebatamento e salvação dos santos, que não cre em curas, flar noutras linguas, que não cre na restauração da alam e nem no perdão dos pecados, só pode mesmo ser uma IGREJA DO DIABO E SEUS ANJOS, pois a igreja de Cristo cre na Bíblia por completo e não apenas em algumas passagens.....a igreja verdadeira tem várias denominações e não é uma grupo exclusivista que arroga a si o titulo de verdadeiros fieis e verdadeira organização de Jeová na terra...a ele deixo aqui: " sai dela povo meu"

    ResponderExcluir
  14. TEM RAZÃO PR IVAIR JOSÉ ,UM POVO QUE NÃO ACREDITA NA ALMA,E QUE SÓ ELES TERÃO A VIDA ETERNA,E QUE A TORRE DE VIGIA MESMO DIVULGANDO NAS REVISTAS AS FALSAS PROFECIAS,CONTINUAM PREGANDO,É É É DÓSE,UM ABRAÇO PROFESSÔR.

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!