segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

TORRE DE VIGIA - CULPA DE SANGUE

Morreu na noite de domingo, 7, o metalúrgico Joaquim Raimundo Neto, 23, que residia em Catalão, a 255 quilômetros da Capital. Ele faleceu em São Paulo, onde realizava tratamento contra leucemia mielóide aguda. O rapaz e a mãe recusaram, em Goiânia, transfusão de sangue, alegando ir contra os princípios estabelecidos pelas testemunhas de Jeová, seita a qual pertenciam. O corpo foi levado ao município de Catalão, onde teria sido velado no Salão do Reino das testemunhas de Jeová.
O caso de Joaquim ficou conhecido após o hematologista Yuri Vasconcelos, que o tratava, pedir autorização ao Ministério Público para realizar a transfusão de sangue. O rapaz e a mãe pediram alta do hospital em Goiânia no dia 26 de novembro. Os dois, segundo familiares, teriam ido a São Paulo tentar tratamento alternativo que não exigiria transfusão de sangue. O nome do hospital e a equipe de médicos não foram divulgados.
Segundo informações de parentes, que não se identificaram, Joaquim Raimundo Neto teria assinado documento que proibia qualquer tipo de transfusão de sangue ou doação de órgãos. A família do rapaz não quis dar declarações.
A morte de Joaquim, reacende a discussão sobre os poderes do médico em ministrar tratamento, mesmo contra a vontade do paciente. Pela lei, apenas casos de morte iminente dão ao profissional de Saúde plenos poderes para ministrar o tratamento adequado, seja quais forem as crenças do doente ou família.
O hematologista Yuri Vasconcelos não foi encontrado para dar entrevistas. Ele, no entanto, afirmou anteriormente ao Diário da Manhã que a doença de Joaquim só poderia ser tratada por meio de transfusão de sangue. O procedimento criaria meios para que o paciente respondesse à quimioterapia e, futuramente, fosse submetido ao transplante de medula óssea. O médico encaminhou sua avaliação técnico-médica ao Ministério Público estadual.
vontadeO promotor Isaac Benchimol, que autorizou a transfusão de sangue, lembra que a vontade do paciente deve ser respeitada, por pior que ela pareça. Mesmo autorizado, o médico só pode ministrar o tratamento caso o doente entre em coma e não possa mais tomar decisões. A exceção acontece no caso do paciente ser uma criança. Neste caso a terapia é ministrada mesmo que os pais não concordem.
Em Goiânia, o promotor de Justiça garante que o jovem foi atendido com todos os recursos possíveis dentro das limitações impostas pela famíllia.Segundo um dos seguidores da seita, que preferiu não se identificar, a transfusão de sangue é desaconselhada pelas testemunhas de Jeová baseado em trechos da Bíblia onde é proibido o consumo do fluido. O sangue, segundo a seita, é sagrado e visto como símbolo da vida. A recomendação é obedecida à risca pelos seguidores, embora eles garantam não haver coação.
Seguidores com problemas de saúde semelhantes ao de Joaquim podem optar por seguir os ensinamentos das testemunhas de Jeová ou descumpri-los, sem qualquer ônus, garante o líder da seita. Neste caso, vale o livre-arbítrio de cada um. As testemunhas negam que os fiéis sejam forçados a seguir as determinações.
doençaJoaquim descobriu a doença no último dia 12 de novembro. Por ser uma enfermidade severa e degenerativa, precisou de cuidados urgentes. Quando observada a necessidade de transfusão de sangue, a prima do jovem, a psicológa Shirley Adriana Alves, disse que a mãe do rapaz e dois tios foram contra. Ela disse ter ouvido um parente, pertencente à seita, dizer que a morte era o único recurso para Joaquim Raimundo. Ela, contrariada, decidiu pedir ajuda à Justiça.

20 comentários:

  1. Ainda dizem que as TJ's de jeová são pessoas humanas.

    Como é que um ou dois versiculos da biblia mudam a vida daquela gente.

    SE a água não se nega nem a um animal, quanto mais o sangue que nos pode dar a vida de um momento prao outro.

    Testemunha de Jeová? Cai fora, pelo amor de Deus...

    ResponderExcluir
  2. interessante que se vc pesquisar no google naõ vai achar tantos sites criticando católicos, espíritas, evangélicos, adventistas, ou qualquer religião. este blog ajuda a mostrar que as testemunhas de jeová saõ a religião verdadeira, pois jesus cristo disse que seus seguidores seriam odiados pelo mundo, e , sem sombra de dúvida as testemunhas de jeová são odiadas pelo mundo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo realmente as Testemunhas de Jeová são a verdadeira religião que mata mais pessoas por um princípio absurdo que é a questão do sangue.
    E mais uma vez vem a teoria que são perseguidas e por isso são verdadeiras...agora a pergunta: um blog que mostra erros absurdos e prova isso com vasta documentação das próprias publicações das Testemunhas de Jeová é perseguir ou informar?
    E porque vovê não refuta alguma matéria? Essa eu gostaria de ver!

    ResponderExcluir
  4. onde querem chegar com esse absurdo? morrer para ser salvo? não seria mais lógico viver e se salvar ou se salvar e viver?
    edilene

    ResponderExcluir
  5. vão ler a biblia antes de criticar as testemunhas de jeova pq e facil criticar sem conhecer as crenças delas e facil dizer que são assasinas.mais vcs por acaso ja conversaram com elas? sabem das crenças.isso e preconceito julgar sem saber.vcs por acaso conheceram esse garoto? então procurem saber dos fatos antes de julgar as testemunhas de jeova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu conheço bem ate ja fui tj posso lhe afirmar q o q mais me entrigou foi a falta de amor ai passei a pesquizar enquanto descobria um mundo de mentiras eu torcia para min estar errado mas.........6 datas erradas para o fim do mundo a mentira de bete sarim e por ai vai e la se foram 20 anos perdidos so sofrimentos.

      Excluir
  6. Marcon escreveu.
    Como é difícil dialogar com quem não tem argumentos! Os TJS são tão repetitivos que dá dó. Como é que êles teem a cara-de-pau de achar que alguém ainda não falou com uma testemunha de Jeová? Não existe uma só casa neste país que já não tenha sido visitada por eles. Outra é essa de "vão ler a Bíblia seus..." isto já cansou. Precisamos de respostas sábias, inteligentes, com base bíblica e documental contra: 1914. 1975. 144 mil. Bet Sarin. doação de sangue. comissão judicante. piramidologia. associação com a ONU. bíblia para uso próprio. salvação pelas obras. obrigatoriedade de horas no campo.etc.etc.etc.etc.etc.etc. Vocês Tjs que estudam tanto a bíblia, percam um pouco do seu "precioso tempo" e nos esclareçam as questões acima por favor.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de perguntar a vocês, que se argentinos, uruguaios, paraguaios, venezuelanos, chilenos e bolivianos invadissem o Brasil numa guerra, o que vocês fariam? Já sei, provavelmente pegariam suas armas para defender o Brasil, não é mesmo? E seriam CHAMADOS DE HERÓIS COM DIREITO A MEDALHA DE HONRA ENTREGUE PELO PRESIDENTE, porque salvariam o Brasil, não é verdade? Nem que precisassem matar os católicos bolivianos, os evangélicos argentinos, os petencostais venezuelanos, os batistas chilenos, ou seja, vocês, pela pátria, matariam aos seus próprios irmãos de fé, não é isso? Pois é, AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NUNCA PEGARÃO EM ARMAS para matar quem quer que seja. PREFERIRÃO MORRER À MATAR ALGUÉM. Isso vocês não sabem, não é mesmo? E ainda as Testemunhas de Jeová que são chamadas de assassinos!!! Vão cuidar de suas vidas que vocês ganham mais....Quem não tem argumentos são vocês! Existem muitos tratamentos alternativos ao uso do sangue. Equipes médicas concordam em cuidar de pacientes Testemunhas de Jeová sem o uso de sangue, substituindo o sangue por outros remédios. Nós amamos a vida, tenham certeza disso. Vocês é que são pobres de espírito, porque não sabem nem no que acreditam...

    ResponderExcluir
  8. Marcon escreveu:

    Para o último anônimo.
    Tu conheces a história daquele pai Testemunha de Jeová que teve a casa assaltada por dois bandidos e enquanto suas filhas e sua esposa eram violentadas, êle permanecia passivamente observando a crueldade, sem nenhuma reação em defeza da familia? Dizem que depois de acabarem de vioelntá-las, os bandidos ao sairam calmamente, deixaram as armas sobre a mesa, momento em que o amoroso pai chamou-os de volta e lhes entregou os revólveres.Um dos assaltantes então, apontou a arma para a cabeça de uma de suas filhas e disse: Vou matá-la, ao que o pai lhe respondeu: Não mate apenas ela, mate a todos nós.Tu conheces este cidadão?
    È claro que tu não conheces, pois, mesmo sendo TJ, êle não seguiria a regra que pregonizaste no teu malfadado comentário.

    ResponderExcluir
  9. Pessoas que estão do lado de fora que não entendem a fé dos tjs pensam isso mesmo. só que as tjs tem uma esperança de vida muito valiosa do esta que vivemos. Jesus disse quem quer ganhar a vida perde-la - a... ou se quiser realmente seguir ele e ganhar a vida eterna teria ate mesmo se possivel abanar pai e mãe, Deus esta a cima de tudo ate mesmo a cima de nossa vida se ele disse abstenha - se de sangue,de coisas sacrificadas a idolos de fornicação...então nós os obedecemos. Pessoas que fazem esse tipo de comentario são pessoas que não têm a mesma esperança e alegria que nós de vivermos no novo mundo de Deus, são pessoas que só veem esta vida como tudo o que existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o companheiro so q a biblia proibe comer sangue de animais morto e ñ transfusão de humanos essa interpretação ñ e clara por tanto decidir sobre a vida de uma criança q ñ tem nemchance de defesa ñ e correto e se deus resolver cobrar isso de vcs ñ vai ser facil hem.

      Excluir
  10. Que tipo de esperança e obediência? Temos que ser omissos e submissos? Ser obediente requer saber o que nos faz entregar nossa lealdade e para quem. Será que as TJs que morreram no tempo que a Torre de Vigia proibia a vacina e o transplante de órgãos pensariam assim se soubessem que hoje em dia tudo isso foi liberado? Será que essa obediência que custou a morte deles é realmente correta? Será que as liberações constantes de frações do sangue pela Torre de Vigia mostra consideração para quem quer ter essa confiança neles? Os fato sprovam que não e a Bíblia também: os bereanos só obedeciam depois de ler, reler e perquisar. Faz você o mesmo?

    ResponderExcluir
  11. Esses testemunhas de jeová por muitas vezes me fazem sorrir, falam que o povo de Deus nunca se levantaria para guerra, não precisamos caminhar muito na palavra do senhor para ver o povo de israel se levantando para o combate contra os seus opressores, ou Deus inspirando Daniel que até mesmo chega a arrancar a cabeça do gigante Golias, quantos seguidores já deixaram essa seita e mostram o que de errado acontece em suas salas, que povo é esse que a cada edição de seu livro modificam as palavras ao seu favor, ou melhor, favorável aos seus ministros, e"cassados", Jesus foi caçado pois dava vida,mostrava a verdade de suas palavras não de "montagens biblicas". os TJ'S estão cegos, pois não conseguem ler relatos de seus próprios membros e muitas vezes os quais ocupam posições elevadas dentro dessa seita, contrários e mostrando tudo de errado que acontece em seus salões. o SENHOR TENHA MISERICÓRDIA DE VOCÊS.

    ResponderExcluir
  12. Meu tio morreu em 1990 com uma transfusão de sangue feita as pressas em um hospital aqui da minha cidade . e aí , em quem eu devo colocar a culpa ? ? ?

    ResponderExcluir
  13. Meu passado como TESTEMUNHA DE JEOVÁ...HOJE SOU FELIZ.
    A organização das Testemunhas de Jeová promove a discriminação contra aqueles que saem. Ela determina o total corte de relações sociais e amizades com aqueles que saem independente da razão da saída. Não há modo honroso de sair depois que a pessoa se batiza na organização deles. Em razão disso, milhares e milhares de ex Testemunhas em todo o mundo tem sido discriminados após abandonarem esta religião. Esse é um método CRUEL que a organização das Testemunhas de Jeová usa para COAGIR as pessoas a não saírem, além de ser uma clara violação dos direitos humanos, visto que são orientados a cortarem todo o contato com qualquer membro batizado que decida sair oficialmente da religião deles. Relações familiares e casamentos tem sido desfeitos em razão disso. Amizades de longa data tem sido cortadas.Não é MEU interesse atacar as Testemunhas de Jeová como pessoas. Tendo pertencido a esta denominação, por mais de uma década, MEU propósito é tão somente expor o que esta organização religiosa não revela ao público, bem como é MEU objetivo expor os erros, alguns de seus ensinos e tudo que for relevante sobre esta organização. MEU desejo sincero é que as próprias Testemunhas examinem as informações contidas aqui e tirem suas conclusões. Quero ajudar aos interessados a terem informações que lhe induzam a refletir caso estejam pensando em se associar a esta organização. Que os fatos falem por si!
    by RICARDO OLIVEIRA meu msn ; ricardao_jbe2008@hotmail.com me add gente please!

    ResponderExcluir
  14. SERVI MUITOS ANOS COMO MEMBRO DO BETEL DO BRASIL E VIVI TB COMO PIONEIRO, HOJE SOU PROFESSOR FORMADO EM LETRAS E PEDAGOGIA E PÓS-GRADUADO EM DUAS UNIVERSIDADES SOU COORDENADOR PEDAGÓGICO DE UMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DAQUI, SOU MUITO CONHECIDO HOJE PQ TENHO FORTE FÉ E CORAGEM NAQUILO QUE CREIO. SOU FILHO UMBANDA E FILHO DE OXUM SOU BASTANTE FELIZ POR CONHECER ESTA VIDA DE SERVIR AOS ORIXÁS (MINHA MÃE OXUM)PERDI MUITAS GENTE BOA NESTE BRASIL E LÁ FORA NO EXTERIOR, PQ NAO SOU MAIS TESTEMUNHA DE JEOVÁ.AQUI VIERAM ATRAZ DE FAZER MINHA CABEÇA PRA VOLTAR PRA ELES(kkkkkkkkkkkkkkk) MEU DEUS QUANTA REVOLTA TENHO, MAIS TENHO UMA POSIÇÃO SOCIAL NA MINHA CIDADE E SEI QUE ELES QUEREM ABUSAR,DEUS ME LIVRE QUERO AJUDAR MUITAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ QUE ESTÃO SERVINDO ESTA ORGANIZAÇÃO QUE FINGE SER DE DEUS E DEPOIS MATA NA UNHA E DÁ TODO DESPRESO QUANDO VC NAO PENSA COMO ELES PENSAM ,TODOS AQUELES QUE ESTAO ASSOCIADOS LÁ DENTRO NO BETEL E OUTROS LUGARES TOMEM CUIDADO QUE DEUS DÊ TOTAL LIBERTAÇÃO DESTA MÁRFIA ORGANIZADA MESMO COMO MENHUMA OUTRA RELIGIAO É TAO BEM ORGANIZADA PQ A COISA TEM QUE SER ASSIM BEM FEITA PRA ENGANAR O POVO QUE TEM SEDE DE DEUS E CUMPRIR SUA MISSÃO NA TERRA.
    ESPERO QUE ME ADD NO MSN,estou online sempre
    ricardao_jbe2008@hotmail.com pode me add quero conhecer novas pessoas que foram assim como eu TJ. MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO E MUITO AXÉ A TODOS.

    ResponderExcluir
  15. Se vcs conhecessem realmente as testemunhas de Jeová fariam parte delas, se todos fossem tj o mundo nao estaria esse caos que está hje, com os pais que matam os proprios filho, filhos que roubam os proprios pais, a crueldade a falta de amor no mundo!
    Mas jesus disse q existiriam pessoas como vcs APOSTATAS!!

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkkk deixou de servir a Deus e foi servir aos orixas , exus bijus, que coisa hein comoo tem gente que prefere o caminho inverso ao de Deus e ainda por cima tripudia dos outros que não querem nada a não ser seguir a Jesus e adorar a Deus

    ResponderExcluir
  17. Mostrei umas revistas antigas com várias profecias do fim do mundo que não se cumpriram ele ficou sem fala são o livro milhões que ágora vivem jamais morreram e o esse e só um deles e tem mais

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!