sábado, 28 de fevereiro de 2009

AS TJS E A QUESTÃO DO SANGUE - Por Kooboo

As Testemunhas de Jeová ganharam a mídia e os jornais de uma forma extremamente negativa, o ponto em questão é - Não aceitam transfusões de sangue. Isso tem gerado lutas em tribunais, problemas com médicos e hospitais, mas por um aspecto positivo, a medicina deu um salto neste sentido, desenvolvendo tecnologias e meios para que operações assim se realizassem.
As Testemunhas de Jeová, baseiam sua fé na biblia, e apegam-se ao texto de Atos 15:29 "Abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas e fornicação..."e também em outros textos das escrituras hebraicas, como Genesis 9:4, Levitico 7:26 e Levitico 17:11 "Pois a alma da carne está no sangue...".Vamos nos concentrar apenas nestes dois textos, visto que os textos da Lei Mosaica não servem de referencia, pois as TJ's entendem que não estão mais debaixo dessa lei. O Texto de Levitico 17:11 explica o motivo "A alma da carne esta no Sangue", e disso, entende-se que este precioso liquido tem algo de sagrado para Deus. Os demais textos na biblia que traçam essa proibição, sempre referem-se ao sangue como alimento.
Então ótimo! As Testemunhas de Jeová estão de parabens por evitarem esta gastronomia proibida pelas Sagradas Escrituras - Frangos ao molho pardo e Chouriços!Elas costumam dizer que se um médico dissesse a um paciente "Abstenha de Alcool" ele não estaria liberado para injetar bebidas etilicas nas veias.Agora precisamos deixar claro uma coisa - Alimentar e Transfundir são coisas extremamente diferentes.Vamos inverter essa comparação, se um paciente estivesse com o coração fraco, e precisasse de um transplante, adiantaria ele comer o coração de outra pessoa?Se ele precisar um transplante de fígado, corneas, rim... basta ele comer os orgãos de outra pessoa? Portanto, chamar Transfusão de Alimentação, cai no mesmo erro. Assim como Transplantar orgãos não é canibalismo, Transfundir sangue não é alimentar com sangue. O sangue deve ser encarado como um tecido corporeo liquido, portanto é transplantado ou transfundido via venosa.Transfusão é reposição de tecido corporeo e não alimentação.
Mas aí surge uma questão - de qualquer forma, em Atos 15:29 diz para "Abster-se" e em Letivico 17:11 diz que a "A alma da carne esta no sangue".Vamos deixar claro que o apostolo Paulo não fazia a minima ideia do que era uma transfusão, isso so foi criado nos primórdios do seculo XX.E quanto a "Alma da Carne" podemos assegurar que ninguem é morto por doar sangue, portanto a Alma da Carne continua no sangue que se manteve na pessoa. Sem nenhum dano metafisico para quem doou.Sabe-se lá porque, as autoridades que determinam as leis e estatutos das Testemunhas de Jeova, sentindo uma pressão da mídia resolveram liberar que alguns itens que fazem a composição do sangue, podem ser usados em tratamentos medicinais. Ok, agora elas podem usar algumas partes, mas não podem doar.Ou seja, dependem de que outras pessoas doem, que laboratorios processem os elementos, e entram como parte da cadeia, apenas como usuarios.
Alguem consegue explicar isso?

8 comentários:

  1. É!, como comentei num tópico acima, quando alguma situação favorece os seus princípios, então é aceito, caso contrário está proibido e (.)...; boa pergunta: então eu como TJ posso fazer uso de componentes do sangue de outrem que não seja TJ, mas sou proibido de doar para que outro, seja lá quem for, faça o mesmo uso do meu sangue?!?!?!, e o princípio do amor incondicional onde está nesta atitude?(Mat. 5,44)...; Lamentável!
    PS.: Quero expor aqui que não sou um TJ, porém, durante 14 anos trabalhei com pessoas TJ, debatemos muito a respeito de nossas diferenças doutrinais, respeitando-nos mutuamente, pesso que não tenham minha opinião como desacato, mas apenas como opinião mesmo!

    grato!

    ResponderExcluir
  2. eu nao meu caso JAMAISSSSSSSS aceitaria sangue.

    sabemos quantas doensas estao no mundo hj en dia e quanto e a nigligencia dos medicos. nao doe e nao aceito.

    concordo plenamente com os TJS...

    ResponderExcluir
  3. olha falarei a verdade qdo a palavra diz abstervos de sangue vcs como seres pensante sabem muito bem o que isso quer dizer significa de forma alguma deves usar o sangue mesmo que seja para tentar salvar a vida pois na biblia mesmo esta escrito ..."Aquele que tentar salvar sua vida perdera"mateus....podemos fazer uma compração logica se Deus quizesse que a mae por exemplo salvasse a vida de seu filho ele deixaria que o sangue da mae fosse o mesmo do filho no entanto nao é isso que vemos embora sabemos que particulas de sangue ou fraçoes de sua composição é transpassada para o bebe por exemplo os nutrientes o oxigenio os hormonios entre outros ....as testemunhas de jeova podem optar por recebem fraçoes de sangue que entre elas esta a eritropoetina que ajuda a "fabricar" mais globulos vermelhos ....assim podemos fazer uma comparação breve do paciente sobre a indicação de abster-se de alcool nao é que se ele injetar o alcool na veia ele vai estar comendo mas como seres pensantes podemos ter a certeza de que ele nao estara seguindo as recomendaçoes medicas de abster-se de alccol pois o efeito no organismo desse paciente sera o mesmo que ele tivesse ingerido .....porem sabemos que a cerveja ela é composta de varias fraçoes levedo ,trigo ,cevada entre outros vamos supor que o paciente decida comer entao o trigo ou a cevada ele pode dizer que bebeu a cerveja.Claro que nao ne ...porem se ele vier ingerir um dos componentes principais que é o alccol ele correria risco de infrigir a recomendação medica .... da mesma forma as testemunhas de jeova seguem a recomendação de abstervos de sangue ou seja de forma alguma usar o sangue pois na biblia não vem fazendo exeção a abstervos de sangue porem se for para salvar a vida mantevos a utilizai. Ela é clara abstervos..........por isso as testemunhas de jeova nao usam o sangue nem para salvar a vida elas podem optar pelas fraçoes pois como citei o exemplo é logico .

    Sou enfermeira e compreendo o que eles pensam a respeito disso

    ResponderExcluir
  4. E onde fica o amor ao próximo?? "Amar-vos uns aos outros como eu vos amei." Quem ama ajuda e deixar de ajudar uma pessoa por uma crença...ninguem merece ¬¬'

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber como fica toda a questão das transfusões de sangue em âmbito internacional.Como é esse processo fora do Brasil.Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  6. Quando um tj se nega a doar sangue ao seu filho, o faz por ter medo de pecar contra Deus, e tem medo de queimar no inferno, e nisso coloca em primeiro plano a propria salvação, ao invez da vida de seu ente mais proximo.
    o altruista nao se importaria em queimar no inferno, se isso fosse para o bem do proximo
    esta na hora do povo começar a agir, ao invez de esperar a ajuda dos ceus.
    Ricardo, motoboy, doador de sangue, orgãos e tecidos, e ateu.

    ResponderExcluir
  7. "Somente esforça-te para que não comas o sangue; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne;" (Deuteronômio 12 : 23)

    Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos." (I João 3 : 16)




    a biblia fala por si só, estaria ela por acaso enganada? se os Tjs fossem mesmo uma doutrina como as outras usariam a mesma biblia que nós e naum uma tradução propria :x

    nada mais a dizer :x

    ResponderExcluir
  8. Jesus disse não mataras não se mata apenas com uma arma de fogo mas tambem com a palavra?
    Dusentos anos se passarão quantas pesoas morerão por causa dessa questão do sangue.
    (E AGORA PODEMOS USA O SANGUE TRAGENICO,QUE É SANGE OU NÃO É)?

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!