quarta-feira, 6 de maio de 2009

SEJA UM BUSCADOR NA VIDA - Por André Félix

Eu já desisti dos rótulos. Ateu, crente, agnóstico não passam de rótulos. Mas, se for para escolher um eu acho que o ideal seria "buscador".
Um "buscador" teria como missão o auto-conhecimento, o aprimoramento pessoal, o desenvolvimento das potencialidades latentes, o crescimento como pessoa, mas sem esperar recompensas que ultrapassem essa vida, aliás, nem resultados finais, já que a busca é sem fim, ao modo daquele filme infantil, "História sem Fim".
Esperar por recompensas ou resultados gera temor e ansiedade, o que restringe a liberdade da condição de buscador. Quando a pessoa fica feliz apenas em ser um "buscador" o caminho já se tranforma no objetivo final. Em cada momento um novo desafio a ser superado, uma lição a ser aprendida. A pessoa ficaria idosa e terminaria os seus dias ainda entusiasmada com as descobertas, com novos aprendizados e vivências.
Eu estou quase chegando à conclusão que o objetivo da vida seja apenas viver, viver o mais plenamente possível. Claro que com "pleno" eu não quero dizer extravagante, sem moderação, já que a falta de comedimento também escraviza, também restringe a liberdade.

3 comentários:

  1. Pois é!; e assim caminha a humanidade, cada um vive a sua odisséia particular...; faz sentido?; sei lá!; mas...?!
    Uma pergunta: a religião contribui para esse desfecho?, ou seja, para o destino da descrença?!...
    "Quando o Filho do homem vier, achará realmente fé na terra?" Luc. 18:8...
    grato!

    ResponderExcluir
  2. ficaria imensamente grato se alguem me esclarecesse porque razão as tj falam tanto na Lei de Deus, e ao mesmo tempo dizem que a Lei acabou, foi abolida era apenas para os Judeus etc... etc...Como se pode falar tanto de uma coisa que já não existe ha dois mil anos?

    ResponderExcluir
  3. É ISSO AÍ,VAMOS VIVER INTENSAMENTE O PRESENTE,É CLARO NUMA BÔA SEM COMETER BESTEIRA,O PASSADO JA FOI E O FUTURO SÓ A DEUS PERTENCE.A LUA SAIU BEM CLARA ENTRE AS NUVEM SE ESCONDEU NÃO PODE TER AVENTURA QUEM SEM AVENTURA NASCEU.UM ABRAÇO MANOS MEUS.

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!