quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O FILME "ANJOS E DEMÔNIOS" E AS TJS - Por Pascoalnaib

Assisti ao filme “Anjos e demônios” baseado no livro de Dan Brown (que não li) e algumas situações me fizeram refletir sobre esse universo religioso que por vezes se mostra muito homogêneo quando a questão envolve líderes religiosos decidindo sobre a fé e muitas vezes sobre a vida dos seus seguidores. Não quero aqui entrar na discussão sobre exageros “mitológicos” ou mesmo “teorias da conspiração” que são o fio condutor do filme, pois minha análise está voltada para cenas em que cabe algumas colocações.

O Título do filme já é uma grande provocação ao nos fazer ponderar que na realidade todos somos um pouco de “anjos” e “demônios” e não “anjos” ou “demônios” numa forma maniqueísta de dividir ou julgar alguém como completamente mau ou completamente bom.

O que me chamou atenção e aí faremos um paralelo com as Testemunhas de Jeová, foi a questão dos líderes religiosos católicos imporem seus dogmas mediante afirmações de que o próprio Deus concedeu essa responsabilidade de guiar as pessoas em seu Nome, ou seja, Deus assinou um cheque em branco para os homens estourarem a vontade o limite do bom senso.

O mais interessante é que ter um papa que serve como guia espiritual infalível, religiosos para definir regras eclesiásticas que podem gerar punições aos seus adeptos e minimizar os erros crassos usando a desculpa da falha humana é algo também presente entre as Testemunhas de Jeová. Vejamos isso usando suas próprias publicações.

Uma pergunta que toda Testemunha de Jeová faz a outras pessoas de porta em porta, mas que nunca faz uso para si mesma:

*** w70 15/7 p. 421 O que vem primeiro sua igreja ou Deus? ***

Visto que há tanta descrença em toda a terra, é elogiável que mantenha a sua fé, mas em que deve ter fé: numa organização religiosa ou em Deus?

Essa é uma ótima pergunta a ser feita para uma Testemunha de Jeová, pois constantemente nota-se que ao ser feita alguma crítica fundamentada aos seus líderes americanos representados pela Torre de Vigia o protesto mais recorrente é que Deus (Jeová) irá efetuar sua vingança e que não está nada satisfeito. Cabe então relembrar a pergunta da revista Sentinela: em que as Testemunhas de Jeová devem ter fé? Na Torre de Vigia ou em Deus?

A mesma indignação que muitas vezes presenciei de Testemunhas de Jeová ao citarem que católicos obedecem cegamente ao papa e que crentes servem aos pastores infantilmente não é ativada entre as mesmas para com seus próprios líderes americanos, tornando-se visível o medo de estar pecando contra Deus, numa clara demonstração subliminar de associar sempre a Torre de Vigia como sendo a própria voz de Deus na Terra.

Toda religião deve e tem de ser analisada e questionada por seus adeptos que não podem viver a mercê de decisões de homens que se proclamam “divinos” ao se apropriarem da “vontade” de Deus. E como mesmo afirma a Torre de Vigia ao comentar porque criticam a Igreja Católica:

Certamente não estamos tentando fazer críticas baixas ao papa ou à Igreja Católica, nem estamos criticando os católicos. A Igreja Católica ocupa posição muitíssimo significativa no mundo, e afirma ser o caminho da salvação para centenas de milhões de pessoas. Qualquer organização que assuma tal posição deve estar disposta a ser esmiuçada e criticada. Todos que criticam têm a obrigação de ser verdadeiros na apresentação dos fatos, e justos e objetivos na avaliação dos mesmos. Em ambos os sentidos, tentamos viver de acordo com tal obrigação. - RED."- A Sentinela, 22/12/1984, página 28.

A Torre de Vigia ao afirmar ser o caminho da salvação para milhares de pessoas e que assume isso recorrentemente deve estar disposta a ser esmiuçada e criticada.



8 comentários:

  1. Não quero discutir, apenas expor meu pensamento. Se será publicado, não tem muita importância. Percebo um ataque às Testemunhas de Jeová. Em nenhum lugar vi pessoas perfeitas, mas vejo nas testemunhas de Jeová o interesse em fazer o que é correto. Percebo que existe uma preocupação em fazer o que é correto mesmoque se precise abrir mão de alguma coisa. Ser Testemunhas de Jeová é para uma minoria. Porque o que as instituições religiosas pregam adoração a bonecos, prosperidade material etc. Fico triste em ver que o senhor deixou aquele povo, por motivos que só o senhor sabe. Até aí tudo bem, mas montar um blog para torna-se sutilmente contra a religião da qual o senhor fez parte é tentar sujar a imagem dela para que se sinta menos culpado.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo vamos nos atentar para algumas questões nesse seu discurso.
    1º Ponto você diz que não quer discutir e apenas colocar seu pensamento, pois bem isso em si já traz bastante controvérsias. Discutir é algo vital para o amadurecimento de situações e para a evolução de idéias e sem isso não podemos como ser humanos viver. Se você quer apenas deixar seu pensamento achando que ele é o certo e que não pode ser questionado e que os outros estão sem razão é a manifestação da intolerância, então cuidado com isso.
    2º Ponto você diz que apenas uma minoria pode ser TJ numa clara alusão de uma classe escolhida e de que quem não está nela não é digno nem de comentar de ter opinião ou mesmo ser respeitado como cidadão, ou seja, mas uma demonstração de intolerância.
    3º ponto você diz que eu estou com um Blog apenas para aliviar uma culpa ou mesmo que não sou digno de falar nada por ter saído de lá e que as TJs são gente muito boa e ninguém pode falar delas. Se você não percebeu não falo de TJs pessoas e sim da Torre de Vigia e suas manipulações. Segundo que saí da Torre por dissociação (pedi pra sair) porque não concordava mais com o que via lá dentro. Terceiro que uma crítica fundamentada precisa ser refutada com outra e você parece estar sem vontade para isso.
    Seria interessante refazer sua pergunta também: para que as TJs vão de porta em porta falar das religiões dos outros que também fazem tão bem a outras pessoas? Fica o desafio para você.

    ResponderExcluir
  3. nao sou testemunha de jeova, ja fui publicador nao batizado por duas vezes e nas duas vezes pedi para parar. tenho muito apreço pelas testemunhas de jeova, mas tambem nao concordo com alguns pontos que e ensinado dentro da organizaçao

    ResponderExcluir
  4. Podem falar o que quiserem, Jeová é Justo e conheçe o coração de qualquer um!

    ResponderExcluir
  5. Eloize
    Olá,estudei a biblia com as testemunhas de jeova,durante 5 anos.Me afastei porque eu tinha que escolher,ser uma testemunha de jeová,ou minha vontade de viver,estudar...agora tenho 25 anos,faço faculdade,mas não consigo fazer oração para Deus,porque acho que ele não vai me ouvir, nem uma outra religião me interessa,vivo em conflito achando que estou fazendo as coisas erradas,q sou uma pessoa do mundo,tenho medo de assistir tv,porque tem muitas coisas ruins,porque eles pregam que estamos nos ultimos dias,e toda aquela pessoa que não aceitou a verdade sera morta pra sempre,que esse é meu caso,eu conheci a verdade e não aceitei...Estou presa a algo q entrou na minha menti,não sei se é a verdade ou não...Olha se for verdade,tudo que eles pregam relmente a terra sera limpada...agora se não é...muitas pessoas como eu nunca mais sera a mesma,porque vivemos com medo,qualquer noticia q passa na tv,ficamos apavorados achando que é o armagedom!

    ResponderExcluir
  6. estudei a bíblia por alguns anos com as tjs, minha vida deu uma guinada pra melhor em tudo principalmente no sentido de dinheiro, me separei do meu marido e peguei uma boa pensão pra mim e meus filhos, me separei porque não tinha forças pra lutar pelo meu casamento, me sentia como se estivesse anestesiada, meio boba , achando q tudo o que eu fizesse seria contra Jeová, mas as amigas tjs mesmo q eu tinha me ensentivavam a arranjar um namorado, arranjei, mas como uma mulher de 34 anos não teria uma vida sexual com o namorado? dificil e ridiculo, parece e as vezes sinto q ouve uma conspiração pra me afastar do meu marido q ñ é tj, mas pessoas da familia dele q inclusive me detestam são tjs, hoje estou sozinha com meus filhos o dinheiro q eu recebo é como se esntrasse na conta num dia e saísse no outro, as vezes não tenho um real na carteira, quando eu estava com eles parecia q eu vivia num mundo de sonhos de ilusão, quando saí de lá foi e ainda é dificil pra mim aceitar as pessoas como elas são, pois estou sempre em minha mente a criticar algo, não consegui mais pertencer a nenhuma religião, nada dá certo em minha vida e o pior é q sempre vem pensamentos do tipo se não seria melhor eu voltar e virar uma escrava deles,tem algo de estranho com essa religião, algo de muito estranho

    ResponderExcluir
  7. ACHO INTERESSANTE SUAS PESQUISAS ,E GOSTARIA DE TE FAZER PERGUNTAS ,SE FOR POSSIVEL AGUARDAREI RESPOSTA, .
    1 PORQUE VOCE SE AFASTOU DAS TESTEMUNHAS DE JEOVA?
    2 SENDO VOCE UMA EX TJ . AGORA ,QUAL O CONCEITO DE DEUS QUE VOCE TEM ? VOCE ACREDITA QUE DEUS 'JEOVA ''É O DEUS VERDADEIRO OU SE APEGOU A OUTRA DOUTRINA?
    3 QUANTO TEMPO VOCE PASSOU NA ASSOCIAÇÃO ,E QUAL O CONCEITO QUE VOCE TEM SOBRE TODAS AS RELIGIÕES ?

    4 CONHECENDO OS CONCEITOS DAS TJ E DE OUTRAS RELIGIOES ,PARA VOCE ,EXISTE UMA RELIGIAO VERDADEIRA ?

    5 NO QUE SE DIZ RESPEITO A OUTRAS RELIGIOES ,VOCE NAO CITA . EXISTE ALGUMA MAGOA SUA QUANTO A ESSA RELIGIAO ,A QUE TE FAZ DAR TANTA ATENCAO A ESTA UNICA RELIGIAO ?


    SOU APENAS UMA PESSOA CURIOSA PARA SABER A RESPEITO DO ASSUNTO .
    MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO E AGUARDAREI RESPOSTAS .
    E PARABENIZO VOCE PELO SEU TRABALHO .

    ATENCIOSAMENTE

    ResponderExcluir
  8. Carlos André. Muriaé- MG

    Amigo li vários comentários deste blog e comecei então analisa-los friamente.Ninguém é obrigado a se batizar, estou há mais de dez anos frequentando o salão do reino, tenho uma grande amizade com todos, estudei vários livros, mas nunca fui obrigado a nada e nunca neste tempo todo vi uma pessoa que deixasse a nossa religião ser maltratado, ser desprezado ou qualquer coisa. É lógico que muitos irmãos recebem uma informação e agem com radicalismo, isso não funciona e em qualquer religião tem. As questões por exemplo como transfusão de sangue, fica a critério de cada um, vai da fé do individuo. Se a transfusão de sangue realmente salvasse vidas, não morreriam pessoas todos os dias nos hospitais. Essa guerra só feita com quem é pobre, a pessoa que tem um plano de saúde os médicos não falam nada. Mas basta ir um pobre coitado por hospital e dizer que não toma sangue,vem jornal, radio, tv tudo pra fazer matéria. Acho isso ridiculo, milhares de pessoas morrem sem atendimento médico, nos prontos socorros deste país todos os dias e a imprensa não divulga. Outro fato que quero esclarecer, uma pessoa pra ser desassociada é preciso que ela diga para os anciãos que não vai mudar de proceder, são várias chances de mudar de vida. Quem não muda precisa ser afastado pra pensar melhor. Imagine que alguém trai a esposa, mas continua la, os vizinhos sabem, todo mundo...mas para não desagrada-lo os anciãos tem que deixar que o tal fulano continue tendo privillégios ? Se você tem um filho e quer que ele seja alguém na vida é preciso diciplina-lo. Pode ser ruim no ínicio, mas depois tudo acaba bem. A família não despreza o desassociado como diz...mas antes ele recebe apoio pra mudar de proceder. Os anciãos conversam com ele...pelo menos até que diga que quer retornar a casa de Jeová. Outras inverdades em relação a Torre de Vigia, que não nos obriga a nada, apenas da sugestões, cada um faça como achar melhor. Ao longo dos anos houve um crescimento de informações sobre as profecias biblicas, algumas precipitações, mas não afirmações, até porque não se pode afirmar nada. Se alguém fez isso com você vai ter que responder não nos tribunais, nem em juizo, mas perante o criador do universo Jeová Deus, cuja imagem não pode ser manchada. E ele da tempo ao tempo, mas tem todo o poder pra fazer a limpeza necessária em sua casa.

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!