quarta-feira, 21 de outubro de 2009

TV UNIÃO ABRE ESPAÇO PARA O DEBATE SOBRE A DESASSOCIAÇÃO DISCRIMINATÓRIA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Mais um programa da TV cearense abre espaço para a Denúncia de Sebastião Ramos sobre a discriminação religiosa praticada pelas Testemunhas de Jeová através da desassociação (expulsão).

A TV União no programa “Da Hora” no dia 20/10 abordou a intransigência religiosa e como ela se manifesta na nossa sociedade. Para o debate foram convidados Padre Haroldo Coelho (Sociólogo), Pascoalnaib (Sociólogo), Rino Bonvini (Psiquiatra), Sebastião Ramos ex-fiel igreja testemunha de Jeová.

O programa com duração de 1 hora e meia abordou desde as grandes perseguições feita pela Igreja Católica na Idade Média até a perseguição e discriminação de ex adeptos das Testemunhas de Jeová que sofrem atualmente com uma desumana política interna de proibição de qualquer contato espiritual e social com seus antigos irmãos de fé.

(Vamos em breve disponibilizar a entrevista no You Tube).

Vivemos num tempo em que movimentos sociais e forças religiosas não medem esforços para uma aproximação e para uma construção do respeito e da tolerância para os mais diferentes povos, etnias, cultura e tradições religiosas.

Ivo Pedro Oro salienta: “Parece acentuar-se sempre mais a certeza de que já não é possível um povo, ou uma comunidade, portar-se de forma sectária, vivendo entrincheirado nos valores de seu mundo como se fosse o detentor da verdade”.

Porém, a denominação religiosa chamada “Testemunhas de Jeová” parece estar em plena idade média onde a discriminação, a intolerância e o fundamentalismo religioso fazem parte de seu tratamento a ex adeptos. Quando a pessoa deixa de ser uma “Testemunha de Jeová” as pessoas antes amigas não dirigem mais a palavra e nem sequer o cumprimentam e familiares passam a ter um limite na associação, ou seja, você se torna um estigmatizado ou como preferem chamar de apóstata. É interessante ver como tanto a lei dos homens como a de Deus são esquecidas por essa denominação religiosa, pois já diz a declaração universal do direitos humanos que toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e confirmando isso nos atos dos apóstolos Pedro afirma que Deus não faz acepção de pessoas, mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.

Leonardo Boff falando sobre respeito e tolerância cita: “A intolerância constitui o risco permanente. Ela reduz a realidade, pois assume um pólo e nega outro. Coage a todos a terem a mesma atitude. É assim que nasce o fundamentalismo e o dogmatismo. Ao tornarem absoluta uma verdade, se condenam à intolerância e passam a não reconhecer e a respeitar a verdade do outro. Não suportam a coexistência das diferenças e das oposições. Com o fundamentalismo já se liquidou o diálogo e a escuta do outro e passa-se ao uso da força para reprimir e para impor seus caminhos”.

http://extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=16&t=3353


59 comentários:

  1. Meus cumprimentos pela abordagem deste tema/assunto: "Fundamentalismo Religioso", de suma importância... Nos tempos apostólicos, havia muitas divergências entre os irmãos, ao lermos os Atos dos Apóstolos, podemos ter um vislumbre dessas divergências; mesmo nas cartas apostólicas, percebe-se tais divergências... Nota-se até mesmo a resistência de muitos, às advertências sevéras do zeloso apóstolo Paulo, causando o recuo do apóstolo em certas situações, que o próprio apóstolo reconhece... Paulo assim como Pedro, dizia claramente que não tinha domínio sobre a fé dos irmãos; II Cor. 1:24; I Ped. 5:3... No capítulo 2:1a11 II Coríntios, nota-se o amor Cristão do apóstolo para com todos, pois muitos irmãos estariam em perigo se o apóstolo se mantivesse intransigênte; vs.11... Hoje não é diferente, deve haver muito mais compreensão ainda, pois vivemos à época da multiplicidade do conhecimento da verdade...

    grato!!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante notar que, todas as pessoas, antes de se tornarem testemunhas de jeova,sabem do conselho contido na biblia sobre:Parar de ter convivencia com qualquer um que se chame irmao, mas que pratique imoralidade sexual, idolatria, ou outro tipo de pecado e que nao manifeste arrependimento. Perceba-se aí,que este conselho nao é dado pela stv,mas pela propria biblia. Entao,o camarada nao aguenta a pressao , nao tem autodominio, nao demonstra arrependimento,pratica o pecado de forma consciente, é desassociado, e depois vem reclamar de intolerancia religiosa. Ora, vá reclamar com Jeova, foi ele quem fez as leis. O mais interessante notar , é que a stv esta de portas abertas para receber de volta todos os que quererm voltar, desde que se de adequem novamente as normas biblicas.

    ResponderExcluir
  3. Caro Antônio...

    Infelizmente, faltou à STV esclarecer a você que o instituto da desassociação não vem de Jeová, mas do Corpo Governante. Se você conjugar todos os paralelos bíblicos em relação ao assunto verá que Jeová está sempre de braços abertos para acolher IMEDIATAMENTE um pecador genuinamente arrependido. Não há nas Escrituras qualquer paralelo que mostre que Ele deu seis meses ou um ano ou vários anos de prova, com a boquinha calada, sentado no banco, sendo ignorada pela família e pelos “amigos”, até que a pessoa fosse JULGADA por um corpo de anciãos como digna de fazer parte de seu povo novamente.

    Ao contrário, uma leitura básica da Bíblia te mostrará que PRIMEIRO Jeová acolhe o pecador DEPOIS ele é ajudado a abandonar seu estado lastimável. Basta a pessoa arrependida se voltar para Deus. Sem provas. Sem chibatadas sociais. Sem vergonha ou humilhação. É tão simples.

    Vejamos um exemplo: uma jovem tem relações sexuais com seu namorado, contudo, não vê nada demais nisso. Os anciãos a chamam em uma comissão judicativa e a desassociam. Logo após ela se arrepende, pois vê que estava errada. O que fazer?

    Bom, Jeová, por meio de Jesus, proveu a resposta. Veja sua reação na parábola do filho pródigo:

    Enquanto [o filho] ainda estava longe, seu pai o avistou e teve pena, e correu e lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou ternamente (Lucas 15:20).

    Mas os anciãos dizem que a pessoa deve passar um tempo no banco, sendo ignorado, apontado como pecador, evitado até pela família... que deve se casar, ou então dissolver esse namoro... que não poderá comentar na reunião, ir no ônibus da congregação para a Assembleia de Circuito, não poderá pegar uma carona no carro de um irmão, muito menos que se deve orar por essa pessoa. Prá não falar que durante esse tempo, a pessoa que se lixe, se ela precisar de uma ajuda qualquer, seja em relação a um trabalho, dificuldade na família, doença, emprego, e tantas outras que apenas temos em associação íntima com alguém ou em uma comunidade unida, que ela fique por si só, dê seu jeito... foi ela quem escolheu o caminho da desassociação, não foi? Que amor é esse, hein? Que não pode acolher uma pessoa que está querendo voltar ao seu meio? Que não pode dar um abraço a uma pessoa que precisa? Que não pode perguntar nem mesmo “como vai, como foi seu fim de semana”? Isso é disciplina? Isso é heresia!

    ResponderExcluir
  4. Quanto aos fundamentos bíblicos para tal ação da STV, são todos fraquíssimos e não se sustentam ante o peso da evidência. A Sociedade usa o texto de 2 João 10, 11 como base de seu tratamento em relação aos desassociados e dissociados. Contudo, empregam tal passagem TOTALMENTE FORA DE SEU CONTEXTO ORIGINAL. Convido-o a ler o texto integralmente, a carta inteira de 2 João. No versículo 7, o apóstolo diz: “Pois, muitos enganadores saíram pelo mundo afora, pessoas que não confessam Jesus Cristo vindo na carne. Este é o enganador e o anticristo.

    Depois, do 8 ao 11, ele dá um conselho aos leitores em relação à situação de perigo espiritual quanto a esses tipos de pessoas que rejeitam a Cristo e pregam o engano, dizendo que Cristo não veio na carne. Contra esse tipo de pessoa é que os cristãos devem se guardar, nem o recebendo em seus lares, nem os cumprimentando, pessoas que “se adiantaram”, “não permaneceram no ensino de Cristo” e agora defendem outro ensino diabólico. Ou seja, anticristos ativos e atuantes. Não se fala em lugar algum de crentes que pecaram. Nem em desassociação, palavra que nem na Bíblia está.

    Veja a situação delicada que o Corpo Governante põe sobre seus ombros: julgam mais do que Jeová. Aquele que o verdadeiro Deus vê como pessoa aflita e perdida, que precisa de consolo e cuidado, como uma ovelha entre as cem, machucada e desesperada, os CG pede para que vejamos como ANTICRISTOS EMPEDERNIDOS!

    Realmente, há outros argumentos contra a desassociação, conforme praticada pela Testemunhas de Jeová, mas prefiro parar de escrever agora, pois esse tipo de injustiça e deslealdade para com Deus me deixa tonto. E só em pensar que alguém ainda tem coragem de defender essa prática mórbida de controle mental e flagelo à pessoa me dá asco... nojo mesmo.

    Até a próxima!

    Cleber Tourinho

    Professor, Linguista,
    Mestrando em Letras e Lingüística - Universidade Federal da Bahia - CNPq.
    Revisor de textos e orientador em Metodologia da Pesquisa Científica.
    ctsantana@gmail.com
    (83) 8885-5765
    (71) 9208-6998
    http://lattes.cnpq.br/7161612032837487

    ResponderExcluir
  5. Caro cleber,quando defendo algo em que realmente acredito, independente do assunto, jamais tenho nojo, ou asco. Mas, queria lembrar ao estimado interlocutor ,o que está escrito em 1 corintios 5:9-13,principalmente na parte final do texto, quando diz:"removei o homem iniquo de entre vós."
    Em 2 tessalonicenses 3:13-15 exorta para: "parar de se associar com tal , para que fique envergonhado." Pergunto: o que o estimado entende por essa frase acima? acredito que nao ha espaço para se dizer:"sem vergonha ou humilhaçao",conforme voce escreveu em seu texto.
    Entretanto, termino com o conselho dado em lucas 15:7 e 2 pedro 3:9
    atenciosamente

    Antonio

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Antonio, parece que os TJs. tem certa rigidez quanto ao que é mandamento, com o que é simplesmente zêlo humano para com as coisas de Deus... Vejamos: Se o apóstolo Paulo, em I Cor. 5, dá uma ordem à igreja de Corinto, como sendo mandamento, não poderia ser revogado em hipótese alguma, é mandamento e ponto, certo!?. É digno de nota que a congregação não havia desassociado quem tinha cometido tal ato ignóbil;vs.2, e nem mesmo após a advertência do apóstolo... É só lermos a II Cor. 2, e teremos esta comprovação... Pergunto: se é mandamento, como poderia o apóstolo retroceder?; outra coisa: se a congregação tivesse executado a ordem do apóstolo ao pé da letra, o que teria acontecido com tal irmão e sua família, entre outros? vs.11... Jesus Cristo não mostrou muito mais compreensão e sabedoria quando propos a parábola do trigo e do joio? Mat.13:24a30...
    Obs.: Quero deixar claro que não estou defendendo o que é errado da parte de ninguém. Estou me referindo ao tratamento discriminatório por parte da Instituição como um todo, para com os supostos apóstatas...

    Grato!!!

    ResponderExcluir
  7. pobre antonio gostaria que voce falase pros corpo governante poque salão se CRISTO EDFICA A IGREJA e tambem poque as biblias deles nao tem um editor responsavel fala que e o irmão bene que quer saber espero resposta se tu nao for desassociado desta asossiaçao. pois voce ta correndo um grande risco em nos vizitar. ve se cai a ficha. mando um abraçao em cristo para os irmão PASCOAL NAIB E CLEBER TOURINHO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Caro Antonio,

    Em momento nenhum eu disse ser contra a exclusão ou afastamento de um membro que fosse pecador empedernido do meio da congregação. Isso aí é coisa que se faz até no mundo, nas esferas seculares. Caso você faça parte de uma associação qualquer, um conselho, um clube, uma escola, etc., ou mesmo no trabalho normal, há normas internas que devem ser respeitadas sob pena de (a) repreensão verbal ou escrita, (b) afastamento temporário ou (c) desligamento total.

    Isso é diferente das organizações religiosas? Não, de forma alguma.

    Quando você aceita se tornar membro de uma igreja qualquer, ou de associações filosóficas ou políticas, deve ter em mente suas normas, seus estatutos, entre eles os que podem demandar sua exclusão como membro. Nesse caso, o texto citado por ti, 1 Coríntios 5:9-13, está devidamente aplicado. Paulo escrevia aos crentes em Corinto que não faziam nada para que aquele homem imoral se consertasse, logo, havia negligência espiritual por parte deles. Contudo, lendo com atenção os versículos circundantes (coisa que raramente as Testemunhas fazem), vemos que a grande preocupação era com a ação da própria congregação ante o pecado, não necessariamente com o pecador em si. Não se esqueça de que esta carta que Paulo escreveu tinha objetivos claros: exortar toda a congregação coríntia a um reavivamento espiritual, o que é claramente visível na quantidade enorme de problemas que o apóstolo discute ao longo de sua epístola.

    Prova de que está errada a forma como a desassociação conforme o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová prega pode ser vista no modo como a aplicação deste texto é feita na segunda carta de Paulo aos Coríntios. Conforme o Estudo Perspicaz, volume l, p. 563 e 564, “Paulo escreveu esta primeira carta à congregação cristã em Corinto, por volta de 55 EC [...] Paulo escreveu a sua segunda carta aos coríntios provavelmente durante o fim do verão ou começo do outono setentrionais de 55 EC”. Assim, no intervalo de meses, não de anos, nem de décadas, mais em poucos meses, de acordo com o arrependimento daquele “homem iníquo”, “Paulo respondeu na sua segunda carta elogiando-os por sua aceitação favorável e aplicação do conselho, exortando-os a ‘perdoar bondosamente e a consolar’ o homem arrependido, ao qual evidentemente haviam expulsado da congregação” (Perspicaz, v. 1 p. 564).

    ResponderExcluir
  9. Quanto ao texto de 2 Tessalonicenses 3:13-15, eu o aconselho a seguir o mesmo sistema de leitura exegética, ou seja, a ler o contexto: “Mas, se alguém não for obediente à nossa palavra por intermédio desta carta, tomai nota de tal, parai de associar-vos com ele, para que fique envergonhado. Contudo, não o considereis como inimigo, mas continuai a admoestá-lo como irmão” .

    Nesse caso, não se trata de desassociação, de expulsão, mas dos casos em que um membro da congregação age de forma desobediente. É quase uma “repreensão” como as Testemunhas usam o termo, caso este em que a pessoa não será mais bem vinda a nenhuma reunião social, isto é, a eventos associativos. Se levássemos ao pé da letra, a pessoa realmente deveria ficar “envergonhada”, desde que fosse exposto a partir da tribuna, para todos saberem, que ele ou ela estaria “sob nota”. Mas nem isso as TJ’s fazem direito, pois o processo, na maioria das vezes (ou seja, salvo raras exceções) corre todo em segredo do corpo de anciãos...

    O que Pascoal, Sebastião, eu e outros questionamos não é a prática da exclusão dos membros em si mesma, que é legítima em qualquer tipo de associação, como disse anteriormente, mas A FORMA COMO ESTE ESTATUTO ESTÁ REDIGIDO E É APLICADO. Trata-se de um flagrante desrespeito aos direitos humanos e uma ofensa a Deus.

    Entre os abusos que são feitos está a aplicação hedionda e mal direcionada do que Davi disse no Salmos 139:21-22. A Sentinela 15 de março de 1996, p. 16 par. 6, no artigo “Como passar na prova da lealdade”, coloca os desassociados no mesmo pacote dos piores inimigos de Jeová, de pessoas do mundo, desviados e incorrigíveis, ao dizer:

    “Queremos ter a lealdade que o Rei Davi evidenciou ao dizer: “Acaso não odeio os que te odeiam intensamente, ó Jeová, e não tenho aversão aos que se revoltam contra ti? Odeio-os com ódio consumado. Tornaram-se para mim verdadeiros inimigos.” (Salmo 139:21, 22) Não queremos confraternizar com pecadores deliberados, porque não temos nada em comum com eles. Não deve a lealdade a Deus impedir que mantenhamos contatos sociais com tais inimigos de Jeová, quer em pessoa, quer por meio da televisão?”

    Detestável. Ao invés de buscar fazer como o Pastor que você mesmo cita em Lucas, capítulo 15:1-7 (mais uma vez, usastes um versículo isolado), que deixa as 99 ovelhas para correr em busca da perdida, o Corpo Governante manda que pessoas, seres humanos, muitas vezes sem forças nem para retornar para os braços de Deus, para a comunhão com Ele, sejam ignoradas e tratadas com ódio! Imagine! Deus diz que devemos ter amor ao perdido, acolhê-lo, aconchegá-lo, para ver se ele retorna de seus maus caminhos (Isa. 55:6, 7; Eze. 33:11; Mal. 3:7).

    Conheço casos de pessoas que estão há anos fora das Testemunhas de Jeová e querem até retornar, mas se sentem fracos, sem energia para isso. Algumas me contaram que gostaria que houvesse um programa oficial de ajuda a essas pessoas, mas, ao contrário, as congregações as ignoram. Se ao menos tivessem apoio de suas famílias...! Mas nem isso! Membros das famílias imediatas, que moram na mesma casa, devem apenas conversar o mínimo com essas pessoas, e os que não moram com eles, nem isso! Como uma pessoa se sente nessa situação? Não conheço pessoalmente, mas já li a respeito de casos de depressão, síndrome do pânico e até alguns suicídios de pessoas que não conseguiam mais retornar depois de desassociadas e desistiram de tudo.

    ResponderExcluir
  10. De fato, as implicações da prática nefasta da desassociação, através da franca distorção de textos bíblicos e do argumento humano tem feito com que pessoas fiquem aprisionadas a um sistema opressor, sem poderem sair dele. Há casos de TJ’s ativas que não creem mais na Torre de Vigia mas não saem da organização temendo o que pode vir a lhe acontecer: ostracismo exacerbado, perda de laços familiares e de amizades de longos anos, exclusão de uma história de vida inteira, além dos casos mais sérios dos que acreditam sinceramente no Corpo Governante e nutrem sensações terríveis de que, caso pequem e sejam expulsos, deixarão de ser amados por Deus, ficarão sem rumo, sem direção, perdidos de si mesmos, afinal, a identidade das Testemunhas não é delas, é eminentemente vinda das orientações da associação Torre de Vigia.

    Cristo nos chamou à LIBERDADE. “E Jesus prosseguiu assim a dizer aos judeus que acreditavam nele: ‘Se permanecerdes na minha palavra, sois realmente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’”. (João 8:31-32). Se estamos em um sistema em que nos sentimos presos, jungidos, sem poder nos mover, está na hora de refletir melhor sobre o assunto.

    Cristo nos chamou para amar o próximo: “[...] eu vos digo: Continuai a amar os vossos inimigos e a orar pelos que vos perseguem; para que mostreis ser filhos de vosso Pai, que está nos céus, visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também a mesma coisa os cobradores de impostos? E, se cumprimentardes somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem também a mesma coisa as pessoas das nações? Concordemente, tendes de ser perfeitos, assim como o vosso Pai celestial é perfeito” (Mateus 5:44-48).

    Notem o versículo 47 desta passagem... Temos que cumprimentar nossos inimigos, imagine os que se desviaram da fé por conta de um pecado que não seja a renúncia ao nome de Jesus! Deus não iria enviar seu Único Filho à toa, muito menos conceder a Graça (benignidade imerecida) e a Salvação se Ele não estivesse interessado em nós do jeito que somos. Somos todos propensos a falhas, e, da mesma forma, indignos de perdão, mas Jeová quer que nos amemos! É tão simples! Lendo os Evangelhos, você não vê, nem em uma única vez, Jesus evitando alguém por esse ser pecador. Ao contrário, ele ia ao encontro deles! Cristo os amava, os queria ao seu lado, se importava com cada mínimo detalhe de suas vidas, suas lutas, suas angústias, seus medos e fracassos. Isso seria diferente hoje em dia? De maneira nenhuma! Hebreus 13:8 diz: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre”.

    Portanto, Antonio, a nossa bandeira não é contra a religião das Testemunhas de Jeová. É contra abusos relacionados aos direitos humanos básicos e constitucionais. É contra as famílias que são despedaçadas por práticas religiosas desnecessárias e antibíblicas.

    ResponderExcluir
  11. Apesar de sabermos que há erros flagrantes de interpretação bíblica e de modo de vida entre as Testemunhas, eu, pessoalmente, sei que não há como parar de forma séria e comedida sua organização. Porém, há um ditado que meu pai me dizia em vida: “O mal por si se destrói”. Creio sinceramente que um dia, de alguma forma, os males internos da organização da Torre de Vigia serão expostos de forma muito ampla, e, de dentro para fora, as coisas começarão a mudar. Há muito gente lá dentro que não deveria realmente estar, e precisam sair e se encontrar de fato com Cristo Jesus, como eu me encontrei um dia (2 Timóteo 2: 19; Atos 18:7-11).

    Espero que você tenha lido com atenção este longo texto construído por mim, que faz parte do livro que tenho planos de concluir, falando sobre a desassociação. Qualquer dúvida, pode escrever diretamente para mim, ao meu e-mail.

    Fica na Paz!


    Cleber Tourinho
    Professor, Linguista,
    Mestrando em Letras e Lingüística - Universidade Federal da Bahia - CNPq.
    Revisor de textos e orientador em Metodologia da Pesquisa Científica.
    ctsantana@gmail.com
    (83) 8885-5765
    http://lattes.cnpq.br/7161612032837487

    Nota: todos os textos são retirados da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, edição de 1986.

    ResponderExcluir
  12. Correa continua.......::.Pergunta:De acordo com os comentarios"doutos" acima devo levar a STV,ou CG,ou a W.T aos tribunais e exigir uma retratação dêles em relação à minha dignissima pessoa,por eles não falarem comigo em reuniões sociais e religiosas,salvo se extritamente necessario,por eu deliberadamente ,transgredir normas biblicas,"varias",sendo eu conhecedor absoluto do tratamento dispensado a quem comete algum procedimento que va de encontro a essas normas ou leis ditadas não por eles mas por Deus ou seu filho ou seu discipulos?Esse tratamento só é dispensado à que é batizado,ou seja,ou seja,pessoa que "conhece"as normas biblicas,pois qualquer um que se torna uma TJ,no minimo estudou a biblia por um ou mais anos,não sendo portanto ignorante como as outras "religioes",onde se ouve o nome de Jesus de manhã e a noite ja esta batizado sendo um ignorante completo sobre normas ou leis biblicas basicas.Na minha opinião,estão agindo corretamente,pois se uma organiz.,não pune elementos de seu quadro de associados quando algum deles quebra ou passa em cima de leis estatutos ou alguma norma qualquer,ela com certeza DEIXARA DE SER VISTA COMO SERIA,haja visto a maneira que nós mesmos criticamos a cristandade por agir de forma errada em relação aos principios biblicos e que serão punidos por Jeova,por isso ou por aquilo,dizemos até que tais,serão mortas por Deus por não agirem de acordo com seus principios..bla bla ,,.Ora;isso só vale para os de fora?Quando "NÓS" erramos,aí é diferente,pra nós,regras não contam?Porque temos que ser amorosos,podemos ""TUDO" e jamais somos punidos,pois se formos ,sera visto pelo mundo la fora como algo desnatural,fundamentalista,intransigencia,sectarismo etc.etc.Não vou citar textos,não precisa.Algums dos "PRÓ" respondam.Se fosse no ISRAEL antigo,o que Jeova Mandaria Moisés fazer comigo?E com quem questionasse?Se voce mata,não é punido?Se voce é ladrão,não ira para a cadeia quando for descoberto?Se for TJ não ira,não é?Ora srs.,tenham paciência!Voces estão julgando ao proprio Jeova,e não a STV,por mais que estejam errados!É claro que cometem erros.A propria nação de ISRAEL ,tinha contato direto e imediato com Deus,praticamente instantaneo,e cometia erros crassos,com punição quase sempre capital,porque hoje seria diferente?Voces provavelmente estariam mortos por questionarem ,se fosse la NAQUELE TEMPO;ou não?A STV e o CG são questionados desde que apareceram no cenario mundial,desde RUSSEL até o atual;ou Jeova na verdade não existe,ou é um Deus falso que adora coisas erradas e é apoiado por seu filho Jesus em seus erros,ou então a STV e o CG estão certos,pois eles estão ai e crescendo cada vez mais,para a GLORIA de quem,deles,ou de JEOVA? Antonio....Um grande abraço,se me permite pois ainda estou desassociado,mas muito feliz por ter recebido a recompensa pelo que fiz ,pois PLANTEI VENTO E COLHI TEMPESTADE.E tem ainda um detalhe importante para as TJs que comentam aqui a favor dos desassociados:Estão colaborando para que o nome de Deus seja vituperado,pois estão querendo que ele faça vontade de voces e nâo o contrario.As pessoas estão escarnecendo,não é da STV,estão falando de modo pejorativo de Jeova,patrocinados pela apostasia va la mas por membros ativos é inconcebivel,lembrense que de DEUS não se Mofa,e ele é vingativo,pois até chegou a dizer "A vingança é minha,eu a pagarei de volta":Reflexão

    ResponderExcluir
  13. Correia deixe eu resumir o que você quis passar: Você na sua concepção pecou muito e quebrou muitos requisitos bíblicos e por isso mereceu a desassociação e que uma pessoa ao se tornar TJ já sabia disso e por isso não tem o que reclamar certo?
    Deixe eu fazer as considerações:
    1- Toda instituição(religiosa,comercial,política etc) tem regras a serem obedecidas e a quebra dessas regras pode levar a uma punição.
    2- Toda disciplina ou regra que ULTRAPASSA os limites do bom senso e que VIOLA leis e a DIGNIDADE de uma pessoa se torna CRIME!
    3- O fato de saber de uma futura punição não GARANTE a LEGITIMIDADE dessa punição. Um exemplo prático: compro uma geladeira e nas prestações vem o valor de uma multa caso atrase e assino um documento concordando, PORÉM se depois percebo que é ABUSIVO a cobrança, mesmo tendo ASSINADO um CONTRATO recorro a JUSTIÇA que me dá ganho de causa e invalida tal CONTRATO e PUNE os envolvidos.
    4- Quem é DESASSOCIADO não é simplesmente por cometer um pecado bíblico padrão como adultério no seu caso. BASTA SIMPLESMENTE eu não acreditar que a Torre de Vigia é o ÚNICO canal de Deus na Terra, basta eu rejeitar a data de 1914 como Jesus entronizado ou outras coisas que não envolvem nada BÍBLICO, ou seja, o JULGAMENTO é feito as escondidas com anciãos que decretam sua punição independente de pecado bíblico ou não.
    5 - Desassociam MENORES e isso é CRIME de acordo com o Estatudo da criança e adolescente...e idosos ferindo o Estatuto do idoso.
    6- Os dissociados (meu caso) pedem para sair e eu saí sem nenhum pecado bíblico e porque o tratamento discriminatório?

    Poderia me responder isso? Mas, por favor leia antes ok? Responder por responder mostra falta de consideração já que li seu texto todo.

    ResponderExcluir
  14. Em 2007 pedi para ser dissossiada das Testemunhas de Jeová porque não levava a minha vida conforme a biblia.Porque embora pudesse enganar o homem, não poderia enganar a Jeová.Tinha bons amigos lá dentro, deixaram de falar para mim,o k foi terrivel não só para mim como para eles. Minha familia toda é Testemunhas de Jeová,grande desgosto para eles, moro com eles.
    Não fiquei contra a Organização, afinal, eu é k escolhi o caminho a seguir. Sempre soube k se um dia abandonasse a Organização eram estas as consequencias, desde k me baptizei-me (13). As pessoas não podem culpar os outros pelas suas escolhas. Só são os melhores quando nos passam a mão na cabeça e nos dizem "Amem" a tudo?
    Continuo a pensar k é a religião verdadeira. A minha familia ama-me.Espero k nenhum membro da minha familia abandone a Organização.
    Encontrei este blog, porque ando a fazer pesquisa para um trabalho acerca de algo k marcou a minha vida para um curso k tou a tirar. O tema escolhido foi as Testemunhas de Jeová.E fiquei chocada sinceramente com este assunto.CHEGAR A DEBATE DE TV? Incrivel!!! A k ponto chega o despeito de alguns. Mas a verdade é que Jesus disse que muitos iriam ser assim,não é verdade?

    ResponderExcluir
  15. Sônia interessante seu relato, mas um pouco fora do contexto suas colocações. Uma pessoa pode ser disciplinada por alguma diretriz, mas isso não pode ser de forma abusiva e discriminatória. Muitas pessoas saem condicionadas a um pensamento que não são dignas de estar na Organização das Testemunhas de Jeová e saem com baixa estima, depressão e infelizmente já vi casos de suicídio com pessoas que pensavam dessa maneira.
    Observamos aí tudo que é contra os mandamentos básicos do cristianismo sobre a carga ser leve e de ajudar ao necessitados para uma condição espiritual melhor. Outra coisa é que ninguém pode dizer se você é digna ou não, pois esse julgamento cabe a você e a Deus.
    Então perceba que esse assunto deve sim ser levado a discussão pública e não escondido entre os muros da Torre de Vigia que ameaça a quem discordar de expulsão ou fazem ficar como você: muita culpa e se sentindo a pior das pessoas. Como uma Organização religiosa chega a esse ponto?

    ResponderExcluir
  16. Antonio ..Correa..de Jesus::::Correa continua!!!!Pascoal!....Não há espaço pra seleuma.Se voce ou qualquer outra pessoa la dentro não concordar com a data de 1914 e com as explicações dadas pelo "CG" sobre a referida data,ou se voce não concordar que o ""escravo""seja a "STV"com o"CG";tudo bem,voce é humano e é dotado do livre arbitrio e pode escolher entre ficar ou sair como voce fez.Voce pode tambem montar a sua propria igreja conforme fizeram varios dos que estão por ai hoje,não vou dar exs: mas voce sabe muito bem do que estou falando.O que não esta certo é voce querer mudar uma coisa que voce não concorda,a ser como voce quer que ela seja.As Universidades ensinanm que o universo não foi criado e que a vida na terra tambem não foi crida,mas sim evoluiu praticamente do nada.Pergunta:Quantos fisicos teoricos ou quanticos e médicos renomados e cientistas de varias areas da ciência discordam disso?Voce sabe que existem varios.Mas então porque não conseguem mudar os ensinamentos nas UNIVERSIDADES,se alguns não concordam com tais ensinos,e são obrigados a engoli-los?Porque prevalece ainda a teoria de DARWIM?Quem entra na faculdade tem que dançar segundo a musica tocada por ela,certo ou errado ,não é o aluno ou o professor que vai mudar aquilo,por mais que não concordem;voce tem duas opções:ou para de estudar ou engole aquilo que te é ensinado;pior ainda se voce escolher como profissão,ser professor,pois ainda tera que ensinar a outros aquilo que voce discorda frontalmente.Caso tente mudar,conseguira?Ou sera expulso da escola?La na Organização não é diferente.Ou voce concorda e fica ou discorda e sai fora,isso é elementar.Se estão errados;a STV vai pagar por isso,e muito caro,"todos até hoje que vituperaram a "JEOVA" na BIBLIA pagaram caro,:EGITO,BABILONIA;SODOMA,GOMORRA,o Proprio ISRAEL etc. continua....

    ResponderExcluir
  17. Antonio Correa ...Continua.. Pascoal!Voce cita menores e idosos;lá não existe isso;depois de batizados,existem pessoas com conhecimento Biblico e organizacional suficientes para saberem discernir o certo do errado,e por isso se errarem serão admoestados e na persistencia do erro serão punidos ou expulsos.O Sebastião foi de uma idiotice sem paralelo.Qual instituição no Planeta,ira fazer com que eu tenha relações de qualquer natureza,contra a minha vontade?Quem em sã conciencia me obrigara a cumprimentar ou conversar com alguém que eu não desejo?Aí entraria os meus ""direitos humanos"".Tenho em minha familia,filha,genro,irmã consanguinea,ex.esposa{2}que são TJs,nunca tive nenhum problema com nenhum deles por estar fora.Nós não vivemos aos beijos e abraços,pois moramos longe,mas quando nos encontramos é um encontro normal de pessoas que não se vêem a tempos.No trabalho tenho colegas TJs,que sabem que sou desas.Conversamos o necessario,mas eu sinto o respeito e amor que eles têem por mim;sinto isso.Voce diz em um comentario para a SONIA,que se deve trazer a publico,certas coisas que normalmente ficaria dentro dos muros da "STV".Me perdoe mas isso é um ato de APOSTASIA sem sentido e sem objetivo pois nada vai mudar as regras.Se estão errados;"pagarão" e se estiverem certos,voce e o resto dos que concordam com voce,pagarão por patrocinarem o "vitupério"sobre o nome de "JEOVA".Veja voce que pessoas que nada tem a ver com nada no sentido biblico,completamente inaptos para qualquer dialogo sobre qualquer assunto,estão emitindo opinião sobre "JEOVA"de modo pejorativo ou desrespeitoso,por não o conhecerem,mas sim por causa do nome TJs,trazido à baila por pessoas que não aceitam disciplinas,e em consequencia o nome é vituperado,ex:essa pessoa aí no alto,o Bene,veja o vocabulario,a gramatica e o português do cara ;e iguais ou ainda muito ipior que ele esta cheio na ""REDE""graças aos dissidentes.Dizem alguns Blogs que na Maçonaria acontece coisas terriveis,mas eu ainda não vi nenhum ex "maçon"querendo mudar as regras la estabelecidas;porque será?Opinião minha:As "TJs" podem não ser o povo de DEUS na terra,mas com toda a sinceridade,dentro dos horizontes Biblicos eu não vejo nenhuma organ.que ensine algo que faça realmente sentido,diante da criação do universo e da complexidade da vida contida nele,algum proposito com objetividade para o planeta terra,haja visto que ""todas""as denominações garantem que serão arrebatadas para o "céu" para la morarem,deixando aqui êsse tão maravilhoso "planeta" à deriva no "ESPAÇO".Se assim for,as TJs estão erradas,caso contrario,o resto esta errado,nesse caso a "STV" prevalece do jeito que ela é.Obs....Fora o Antonio,voce e a Sonia,dispenço a opinião dos outros,sobre o nosso dialogo....Tambem sou um apostata,mas tentando me redimir...ABRAÇOS e que Jeova te repreenda e perdoe.

    ResponderExcluir
  18. Correa para SONIA: Voce diz que não vivia à altura do padrão de moral das TJs por isso pediu para ser dissociada.Eu tambem sai pelo mesmo motivo,mas eu jamais me senti abandonado por "Jeova",posso te garantir isso.Estou fora a 25 anos e mesmo apesar do tempo ainda não consegui me limpar da sujeira mundana em que me meti;mas não desisti,assisto a todas reuniões que for possivel,vou aos congressos e assembléias,e me sinto muito bem no meio daquele povo que não fala comigo la dentro do "SALÃO", mas me respeitam como ser humano e nunca me privaram de entrar na casa de DEUS.Eu não vou la ´so por causa deles como péssoas apraziveis que são,mas pelo que é ensinado la,que tenho certeza,ter a aprovação de Jeova,pois são os unicos no mundo que usam o nome dele,e se estvessem fazendo errado apenas uma fração do que a "NET" comenta sobre esse povo,com certeza Deus ja os teria varrido da face da terra,pois são de longe os mais detestados,odiados,gosados,menospresados,e outros pejorativos mais ,apenas porque eles """como não tem o que fazer,são um bando de vagabundos,vão todos os dias de porta em porta,enfrentando os mais diversos obstaculos e opositores,em alguns paises correndo risco de vida,para levar uma mensagem de esperança para os aflitos e atribulados atraves do mundo"mensagem essa que vem da torre de vigia que muita gente não gosta.Tenha certeza que Jeova não te abandonou,abra seu coração sinceramente pra ele,peça perdão e retorne,enquanto ainda há tempo.Olhe para os acontecimentos mundiais e reflita.Voce esta fora a pouco tempo,portanto,não perca mais tempo volte.Caso queira conversar sobre o assunto,deixo aqui o meu EMAIL.antoniocjmotorista@hotmail.com Que Jeova nos perdoe e abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  19. Correa a questão de crer ou não crer é uma liberdade institucional. Não existe isso de obrigatoriedade de todos concordarem com Darwin ou mesmo professores serem obrigados a ensinar o que não concordam, pois sou acadêmico e vejo isso. Existe uma grande diferença entre uma religião fundamentalista como as TJs que OBRIGAM sob pena de EXPULSÃO quem discorde delas e ainda DISCRIMINANDO e incentivando isso perante ex adeptos. Nunca vi ninguém deixar de falar com o outro porque um acredita na evolução e o outro é criacionista. Não existe a CENTRALIZAÇÃO ou PRIVATIZAÇÃO da "verdade" como nas TJs que impedem o conhecimento e opiniões fora dquele grupo. Apenas uns poucos americanos são considerados os ÚNICOS que recebem orientações de Deus e repassam para o restante. Então somente com esses exemplos a gente mostra quão diferente é ser uma TJ e como o fundamentalismo, o dogmatismo, o fanatismo, a disriminação permeiam o meio da Torre de Vigia e como abusos a dignidade humana devem ser expostos e denunciados como atrocidades.

    ResponderExcluir
  20. Correa me responda: não existem idosos e crianças entre as TJs? Não desassociam crianças? Uma pessoa com 15 anos tem condições psicológicas de ser julgada e discriminada por todas as pessoas que antes eram amigas? Um idoso suportaria tais absurdos contra sua dignidade e sanidade?
    ME PROVE QUE NÃO EXISTE DESASSOCIAÇÃO DE CRIANÇAS E IDOSOS QUE DELETO TODO ESSE BLOG!
    Eu tenho provas materiais que ocorrem esses abusos. Me mostre as suas!
    Um desafio para você Correia!

    ResponderExcluir
  21. Permita-me esta intervenção; o Correa, dispensa os comentários dos demais, exceto aos que ele destacou(...). Temos que compreender que a Internet é um instrumento púplico e exposto ao mundo, quer queiramos ou não...
    Nós os "iletrados", não temos o direito de externar nossos sentimentos, apesar de nossas carências ortográficas ou gramaticais?; então somente os letrados tem este direito?... as vozes dos iletrados não ecoam aos vossos ouvidos, e os sentimentos dos iletrados são irracionais e inferiores aos vossos?...
    Perdoe-me, mas, isto me cheira arrogância!!!

    ResponderExcluir
  22. Pascoal!...Pior do que crer numa mentira,é esnsinar uma.Eu até hoje nunca sequer ouvi falar,que em alguma Universidade do mundo,mesmo nas Universidades de entidades religiosas,um professor ensina que a Terra[planeta] foi criada por Deus,mesmo admitindo bilhoes de anos,e outro esnsina que o Big Bang criou a terra; muito menos que a vida humana começou em "ADÃO",mas seu colega na outra sala ensina que a vida começou em algum caldo magico,passando por seres pitorescos,até chegar ao homo sapiens.Independente da crença pessoal de cada um dos profs.voce como academico sabe o que é ensinado.Com relação a crianças e idosos,não fui compreendido por voce.Eu não disse que não são punidos ou expulsos,e nem disse que eles não existem lá dentro,mas que la dentro existe um individuo[após o batismo]conhecedor das regras e normas disciplinares da organiz.e da biblia.Chama-se "idoso"uma pessoa acima de 65 e de criança alguem de 14 anos para baixo,ou mesmo de 18 anos para tras,se considerar o adolecente como criança.Não estou dizendo que não acontece;mas eu nunca vi,ou soube de algum caso em que um idoso ou uma criança de menos de 16 anos foi desassociada,ate porque para um idoso se enquadrar nesse perfil,é porque ele realmente pisou na bola,porque a propria natureza do idoso,salvo rarissimas excessoes,ate mesmo no ""mundo" não religioso,diz que ele é diferente em quase tudo,pelo fato de ja estar no fim da vida,o mesmo se aplica a uma criança nessas condiçoes,pelo simples fato de ela ainda não ter conhecimento do "mundo"que o idoso ja passou.A criança vai entrar e o idoso esta louco para sair,pois ja viu o que esse mundo proporciona e sabe o resultado,sendo os dois batizados estão aptos a encarar qualquer disciplina......continua o Correa.....

    ResponderExcluir
  23. Correa....continua:....:Pascoal!...Não ha para onde fugir.Não ha argumentos logicos.Veja ai na sua biblia 1corintios:5:inteiro,mas veja o verso 9,10 11e 13.Veja depois o cap.4 todo.O assunto é outro ali,mas esta se dando uma baita de uma bronca em pessoas que se acham superiores.No caso do Sebastião Ramos,veja o Cap.6:1-11.A STV distorceu a ordem do apost. Paulo?Em varios outros livros ha a mesma ordem de se afastar de pessoas que cometem certos tipos de erros,voce sabe disso.O que existem de pessoas distorcendo quase tudo o que a biblia ensina,apenas para atacar a STV,é brincadeira.Se voce acessar todos os blogs Apologéticos,santo Deus,eles simplesmente vaporizam as tj que diga-se de passagem,nunca atacam ninguém na rede,ou em qualquer outro lugar.De qualquer forma,vamos voltar ao ponto G da questão:Se a STV esta errada em todos os seus ensinos,se matam crianças,por não deixarem aplicar sangue,se pessoas se suicidam porque se sentem renegadas por Deus,porque foram desassoc.,se profetizam datas que não acontecem,se falam que Jesus é criatura e não criador,que o homem ira morar na terra e não no céu,que o espirito santo não é Deus mas a força dele,que os bons não vão para o céu e os maus não vão arder no inferno,e que eles os 144mil são a classe especial que vai governar com Jesus Durante os mil anos,e que eles a "STV" é a organização de DEUS na terra,eu na qualidade de um simples projeto de celulas vivas,agrupadas ao e por acaso,prefiro crer que Deus não existe,pois como ele permitiria que um grupo de pessoas tão despreziveis,cometessem tanta blasfemia em seu nome e de seu filho e de seu espirito Santo,e ele sendo o ser mais inteligente no universo permite tamanha sandice.Na minha formação,estou acostumado a ver muito alem das fronteiras da Terra,anos luz de distancia,vejo coisas que poucos e raros mortais têem privilégio de ver e entender,mas foge da minha modesta compreensão,algumas COISAS QUE OCORREM aqui na terra,entre o suposto criador e suas criaturas....

    ResponderExcluir
  24. Correa ..na continuação.Tenho com certeza 100ou+ milhões de neuronios,e não apenas 2 como muita gente afirma que tem,mas não consigo,por mais que tente,entender os ataques ferozes e gratuitos à STV e às tjs.Não consigo entender também porque Jeova permite que eles cresçam,e vão ao mundo inteiro,falar e e fazer o mesmo que fazem aqui,pois a linguagem deles é mundial,outra coisa dificil de se encontrar na atualidade,um grupo de pessoas que falam a mesma lingua no mundo inteiro,e não têem preconceito de cor ou etnia,e não ha demarcaçoes de fronteiras em sua visão de um mundo melhor para todos.Mais uma vez quero reiterar meu protesto ao Sebastião,pela falta de visão ao levar questão para o mundo desse tipo,para ser julgada pelo mundo[sistema de coisas] que com toda a certeza sera destruido ou se não for assim,a Ameba é o caminho mais correto.Quanto ao coment.do SAC,eu me retrato,caso o tenha ofendido,mas não tive em nenhum momento a intençao de ser arrogante,até porque arrogancia e soberba são sinonimos e Jeova condena isso.O que eu quis dizer,foi pelo fato de ter lido os coment.feitos em cima do que o Antonio falou, eu calculei que seriam iguais para mim tambem pois o meu pensamento e o dele são mais ou menos iguais,mas se alguém quizer comentar,fique bem à vontade para isso,se puder terei prazer em concordar ou não com o coment....Pascoal!..Quero fazer uma pergunta a voce,como academico e como dissidente:Como academico:Voce cre realmente em Deus?No caso de 'sim',"QUAL"?Como dissidente:Qual seria na sua opinião,a religião ou Organização{oes} que representa Deus aqui na terra,haja visto não ser a "STV" ou as TJs,e a Biblia garante que Deus tem um povo aqui na terra e que JESUS vira ou ja veio busca-los?Gostaria de saber sua opiniao a esse respeito,e de todos os dissidentes do planeta,mas ficarei contente com a sua...Meu querido irmão apostata:Abraços e que Jeova nos perdoe e nos abençoe. ANTONIO CORREA DE JESUS. SOU ASTRONOMO DE FORMAÇÃO,e dissidente por ignorancia.

    ResponderExcluir
  25. Correa você inicia seu post de maneira acertada: pior que crer numa mentira é ensinar uma. E quando se ensinam inúmeras e que resultaram em mortes de pessoas inocentes? A Torre de Vigia por muito tempo dizia que transplantes eram canibalismo e proibiram Tjs de fazer tais coisas, pois bem depois liberaram, proibiram e liberaram. E as pessoas que ficaram acreditando nessas mentiras e morreram? E as pessoas que morreram tempos atrás por não aceitar as frações de sangue que hoje já podem tomar. E se tomam frações é necessário que alguém doe sangue para salvar uma TJ, mas as TJs não podem doar sangue! Realmente saliento: PIOR que acreditar numa mentira é ensinar várias que matam pessoas inocentes.
    Nunca vi alguém dizer que acredita na evolução ou criação e com isso arriscar a vida de uma pessoa como o caso da política assassina do sangue e de antigamente a Torre de Vigia proibir transplantes e vacinas.

    ResponderExcluir
  26. Correa em todo local existe regras, porém se essas regras se constituem ou violam a dignidade humana vira crime..
    LEI N.º 7.716, DE 05 DE JANEIRO DE 19895
    Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.
    Art. 1º. Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou
    preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

    Art. 14. Impedir ou obstar, por qualquer meio ou forma, o casamento ou convivência
    familiar ou social:
    Pena: reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.



    A desassociação nos atuais moldes não é simplesmente o desligamento do adepto da religião por violar alguma regra interna...a desassociação impede o convívio social, familiar entre ex adepto e adeptos, ou seja viola essa lei. Perceberam?

    Art.20.7 Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia,
    religião ou procedência nacional.
    Pena: reclusão de um a três anos e multa.
    O Art. 20 foi acrescentado à Lei CAÓ pela Lei n.º 8.081/90, e teve a finalidade de “esclarecer
    os crimes e penas aplicáveis aos atos discriminatórios [...] praticados pelos meios de comunicação
    social ou por publicação de qualquer natureza.”


    O que acontece quando a Torre de Vigia obriga seus membros sob pena de expulsão caso falem com desassociados? Ela incita a discriminação e para piorar PUBLICA isso na suas literaturas. Não é e nunca foi uma decisão pessoal dos adeptos. Perceba a Lei acima que ratifica que posturas ou idéias discriminatórias publicadas são provas de um crime. Nesse caso racismo religioso.

    André cita:

    O argumento de que antes de oficializar a associação com as testemunhas de Jeová por meio do batismo a pessoa foi avisada repetidas vezes que era assim que funcionava reforça que não se trata LEGALMENTE de um abuso. O argumento de que por ocasião do batismo a pessoa estava iludida, crendo estar entrando na "única religião verdadeira", não convence juíz algum.


    André também não procede essa idéia. Primeiramente o juíz terá que recorrer as Leis sobre funcionamento de Igrejas no nosso país. E quem regula isso? O NCCB (Novo Código Civil Brasileiro) que regulamenta como funciona a parte burocrática de uma igreja. Por que a Torre de Vigia mudou de Sociedade para Associação? Porque o NCCB OBRIGOU a essa mudança. E o que ele diz dos direitos e deveres do adepto? Diz que toda igreja tem que ter um estatuto informando de forma detalhada até porque um membro poderá ser expulso e mesmo assim sem quebrar as regras máximas de nossa Constituição.
    Não existe nenhum aviso sobre desassociação e das consequências disso antes do batismo. E algo que se tenha como regra antes não garante que essa regra seja legítima.

    ResponderExcluir
  27. Correa contin.....Pascoal!Voce não respondeu a umas perguntas que eu fiz,mas continuo insistindo nas respostas.Vejo que na sua intifada contra a STV,a W.T,eo CG,percebo que se pudesse,voce explodiria uma "B.A" dentro da organiz.[por "B.A" eu quis dizer bomba atomica],haja visto a veemencia com que trata tudo que é referente á citada.A questão do sangue é ultra polemica,mas graças a Deus alguem um dia colocou esse assunto em pauta e esta aí até hoje.Grande parte de cirurgiões do mundo todo hoje concorda que o tratamento médico sem transfusão de sangue,é muito mais satisfatório do que com sangue.Pessoalmente ja li muito a respeito em revistas medicas serias,e tambem com renomados cirurgiões brasileiros,até porque em2002 eu fiz 3 p.safena e um aneurisma no coração,e apesar de estar fora da organização não aceitei sangue,fui operado no Dante Pazzanese em Sâo Paulo sem sangue,pelo grande Cirurgião cardiaco DR: ADIB JATENE,que me garantiu que a atitude das tjs,era a mais sabia que um ser humano pode tomar na questão do sangue[transfusão]e que essa atitude faz com que os médicos realmente sérios usem ,apesar de mais trabalhoso,tratamentos alternativos,em grandes cirurgias abertas ou em outros tipos de patologias,com muito mais seguraça para o paciente,pois o sangue apesar de levar "vida" às celulas do organismo,leva um sem numero de todo tipo de impurezas e doenças que mesmo hoje ainda não se pode garantir sequer 50% de qualidade nos exames realizados no sangue usado em transfusão.Portanto,acho que ele sabe o que diz,sendo um dos maiores CIRURGIÕES do mundo e um emerito professor de medicina na area de cardiologia.Ele não é religioso,falou como grande cientista que é,portanto não vou questionar isso com voce nem com ninguém,para alimentar a chama da discordia contra a STV.Mesmo que alguem no passado tenha morrido em consequencia de não se transf.sangue ou derivados,de acordo com a esperança de quem é tj,Cristo os ressucitara no futuro proximo sem terem violado nenhum principio Biblico,se voce ja foi uma TJ,sabe disso.Alias,esta me parecendo que voce nunca foi TJ.Pelos seus comentarios e agressoões à torre esta cada vez ficando mais claro que voce não foi uma tj,mas apenas se infiltrou la meio para colher dados para possiveis ataques a elas pois voce discorda de coisas simples,praticamente abordadas todos os dias nas congregações,lidas com frequencia diaria na Biblia;sendo voce uma pessoa esclarecida,e isso é facilmente perceptivel;pois certos argumentos que voce coloca,não são de uma ex. tj ,mas de outra denominação,por ex.a ASSEMBLÉIA ou a BATISTA,pois todos os apologéticos que eu li na "rede" tem mais ou menos a mesma linha de raciocinio que voce,e são oriundos de delas... continua....

    ResponderExcluir
  28. Correa parece que vc insiste muito em coisas equivocadas não é veradde? Insiste em dizer que não existe desassociação nos moldes desumanos, insiste em dizer que as TJs são imperfeitas e as outras religiões demoníacas, insiste em dizer que erros constantes de falsas datas são equívocos e que mortes de humanos por caprichos de frações de sangue, transplante e vacinas são aceitáveis.
    A novidade agora é insistir em que eu jogue uma bomba nas TJs e isso mostra mais uma vez quão equivocado é seu raciocínio, apesar dos seus textos enormes que quase sempre repetem questões antigas e não respondem os erros absurdos e provas apresentadas. Não se preocupe que responderei sempre todas suas questões e com provas nas suas próprias publicações e fique a vontade para seus comentários que como sempre serão respondidos.
    Sim, sobre a sua vontade que eu tenha desejos assassinos...não sou eu que prego de casa em casa dizendo que mais de 6 bilhões de pessoas vão ser mortas por "bombas" e somente as TJs vão se salvar. Não sou eu que conta nos dedos a vingança de Deus e sonha com a morte de crianças,idodos e cidadãos na esperança egoísta de um paraíso! Percebeu quem anseia e teme sse desejo de morte na mente? Será que sou eu que quero realmente apertar o "botão" do fim do mundo? rs

    ResponderExcluir
  29. Correa sabe o que é mais engraçado para não dizer deprimente? Você se viu sem argumentos para defender seu ponto de vista e não conseguiu absolutamente nada a não ser confirmar tudo que posto por aqui e agora vem com essa de falar que me infiltrei por 15 anos nas TJs? Isso sim é uma teoria da conspiração digna do antigo seriado "Arquivo X".
    O mais irônico é saber que nem TJ vc é ou está afastado não é verdade?
    Faço parte de comunas, listas e fóruns há mais de 3 anos e minha ex congregação sabe bem quem eu sou. Posto com a cara limpa e com minha foto. Não faço comentários anônimos usando um nome que qualquer um pode usar! Antes de vir me julgar ou minha vida tenha pelo menos a coragem e a dignidade de mostrar sua cara ok? Se quiser fazer seus julgamentos que venha de cara limpa, pois só plubicarei suas postagens nessas condições.

    ResponderExcluir
  30. valeu PASCOAL NAIb estou orando por voce onde ja se viu o correia se este for realmente o nome dele falar do meu vocabulario gramatica e meu portuqueis e alem de tudo me chama de cara ele não tem respeito com o proximo ele ta ajindo como o corpo governador acha porque nao temos estudo temos que aceitar tudo e ficar quieto isto e pura arrogancia da parte dele!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Edmilsom disse! O que mais me intriga é o silencio desse povo ou grupo religoso,pois por muito menos,pessoas brigam,xingam fazem e acontecem,mas eles não,apesar de serem atacados por todos os lados,por cima ,de dentro para fora de fora para dentro e mesmo assim não reagem.Tenho lido muito na net sobre religião e vejo pessoas tanto evangelicos como catolicos e outros defenderem sua igreja com unhas e dentes,mesmo algumas não tendo seus lideres uma postura digna de defesa,mas são defendidos ao extremo,mas esse pessoal são estranhos seu procedimento.ou são doidos ou são mesmo protegidos pelo Deus deles pois para ser tão passivo assim...

    ResponderExcluir
  32. Alessandro comenta. interessante o debate dos dois ex tj.pessoal com ideias definidas em relação aos pobres mortais mas um dialogo muito bom.Mas tambem não poderia ser diferente pois uma conversa de um sociologo e um astronomo tem por obrigação ser construtiva.Pena que o sociologo ficou nervoso mas não devia porque essa rede é democratica e todos tem o direito de aceitar ou não as ideias do outro uma vez que estão criticando um grupo de pessoas,principalmente o sociologo.O bene tambem ficou bravo com o correia mas esqueceu que ele estava fazendo criticas a um ausente,sem condiçao de se defender?Pimenta no olho dos outros é....gostaria de saber como me identificar caso alguem não goste da minha opinião,pois o aviso acima não é bem explicito e eu vi ameaça de uma das partes de não publicar o comentario do outro.por favor gente,tomem o ex: dos tjs e tenham calma.

    ResponderExcluir
  33. alessandro jamais eu fiquei bravo quero te dizer o unico exempro que eu sigo e meu JESUS CRISTO que e manso e humilde de coração.que derramou seu sanque pra limpar nossas vesti!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Meu nome é Salomão Ricardo Junqueira, sou ex-testemunha de Jeová. Hoje em pleno domindo com a família, não posso infelizmente disfrutar da companhia da minha família, por ser considerado uma pessoa ruim e sem bons sentimentos, simplesmente porque não faço mais parte dessa organização. Tive que escutar de minha mãe que vou deixar de ser seu filho no dia que eu sair de sua casa e tiver meu apartamento, que nem ao menos me visitará, que somente será minha mãe quando eu ficar doente e precisar dos seus cuidados. Eu fico mto triste de ver como a religião é uma forma de governo e poder sobre as pessoas, de elas acharem que vão deixar de ser leiais a Deus se convivercom pessoas, mesmo familiares que não pertecem mais ao meio em que elas estão, que a família não importa para o criador e sim a lealdade delas à religião.Eu sofro com esse preconceito na minha pele. Não estou aqui acusando ninguém e sim me desabafando por ser vítima de tanto preconceito e fanatismo religioso. Espero sinceramente que meu depoimento sirva de ajuda para alguém que está pensando em se tornar uma testemunha de Jeová. Pensem nisso. É um caminho sem volta, se entrar, não pode mais sair, pois se sair. perde seus amigos e seus familiares também. isso é muito triste e ao meu ver isso Deus não quer, mas eles acham que Deus realmente quer isso. Obrigado.

    ResponderExcluir
  35. Alessandro..coment. Salomão;me desculpe mas eu não pude deixar de ler seu coment.sobre as tjs e tenho a obrigação de discordar frontalmente de voce.Voce nunca foi uma TJ.Porque se fôsse,conheceria a biblia com profundidade suficiente para saber o que Jeova pensa a respeito de quem foi batizado e renegou esse batismo ao deixar a organiz.não importa qual o motivo,voce cuspiu no sacrificio de Jesus,e agora está vomitando na organização do pai dêle.A Bibla diz que os cães voltam ao vomito,voce fêz isso ao renegar o sacrificio de Cristo através do batismo que você abandonou,e não se esqueça que tudo o que fazemos,em todas as areas da vida tem consequencias.Se voce foi uma Tj algum dia,deveria saber de cor e salteado que não sâo êles;mas sim a biblia que manda que êles não tenham tratos com qualquer que se chame"irmão"e tenha conhecido a Jesus e aos propósitos de Jeova[,e quem se batiza faz isso],nem sequer comendo com tal "homem",tambem não o cumprimentando,nem permitindo que tal entre em suas casas.Qualquer tj de verdade sabe disso,e todos os chamados cristãos; "evangelicos" que dizem conhecer a biblia no minimo deveriam saber disso.Portanto,a tua familia não esta fazendo nada que os apostolos não fariam,caso êles estivessem aqui hoje.Voce é um néscio,estulto,sem visão,pois se tivesse um minimo de visão,veria que se Deus vai tirar um povo para ser seu,seja tj ou não,evidentemente êle vai sacrificar um monte de gente,pois não serão salvos todas as pessoas na terra,e isso inclui velhinhos e crianças.Voce não deve ser grande coisa como pessoa,pois eu também sou desassociado"ex"mas minha familia consanguinea,me trata muito bem,com todo o respeito que mereço como ser humano,o que esta para mim bom demais.Olhe cara;quando voce não tiver nada para fazer,ao invés de ficar falando mal das tj em um blog apostata,aumentando assim o n. dos cães que voltam ao vomito,va ler tudo o que o apostolo Paulo escreveu,e voce verá quem foi que deu a ordem para não se ter "tratos" com seres que pensam como voce,ou melhor;quando não tiver o que falar,fique quieto,pois há tempo para tudo.Peça a Deus duas coisas:perdão e sabedoria.Perdão,por ter cuspido em cristo;sabedoria,para nunca mais falar besteira,sobre algo que voce desconhece:JEOVA.

    ResponderExcluir
  36. edmilson disse. A maioria das religiões do mundo,se transformaram em motivo de descrença total,por não tirarem o chamado "joio" de suas fileiras,aceitando tudo o que não presta infiltrado em seu meio,levando assim a palavra de Deus,a biblia sagrada,à quase descrença total,por acharem que ela,a biblia,representa tôdas as religiões do mundo.Eu não vejo "terrorista ser punido"não vejo o PAPA expulsar ninguem,não vejo os evangélicos afastarem ninguem,por isso há em suas fileiras,homens mantidos para propositos desnaturais,sem amor à bondade,violentos,mais amantes de prazeres do que de Deus,ladrões,etc.etc.etc..Ai quando aparece uma religião limpa,que realmente se preocupa com a santidade em seu meio,tirando de seu meio quando tem conhecimento;o chamado lixo ,joio,pessoas destinadas à destruiçao por causa de seu comportamento,aparecem pessoas que adoram o que é errado e que não está de acordo com os ensinamentos biblicos,ou seja,os de JESUS e de seu PAI.Ora pessoal,Jesus não agradou a todos,Jeova tambem não,pois os Israelitas eram teimosos e obstinados,então voces,os apostatas que tanto criticam as tjs por êles serem um povo limpo,uma organização séria,e levarem a sério a ordem biblica de serem Santos pois Deus é Santo,voces deveriam repensar seus ataques,pois na verdade estão é fortalecendo o que eles fazem,estão dizendo voces a eles que este é relmente o caminho,ou voce não raciocinam?Eu,concordo plenamente com êles,pois entendo que uma pessoa vestida com roupas brancas não deve entrar em um chiqueiro,ou ter contato com os porcos,a menos que ela queira se sujar com a imundicie deles.Tenho dito.Think about this.

    ResponderExcluir
  37. Uma das coisas que mais me indignam em relação e esses senhores e senhoras que postam mensagens em blogs, no Orkut, ou em outras mídias como ANÔNIMOS é que, caso eu venha a responder às suas mensagens, não terei certeza de se eles lerão ou não. Mas, enfim! creio que pelo menos algum deles pode vir a fazer isto.

    Primeiramente, no meu caso particular, o fato de eu ter sido Testemunha de Jeová de verdade, de ter dado com zelo e afinco anos preciosos de minha vida para o que eu achava ser o serviço de Deus, chegando mesmo a ser Pioneiro Especial substituto, nada disso pode ser contestado. Apenas eu mesmo é que sei o que estava em meu coração. As pessoas que aplicam a mim o texto de 1 João 2:19 esquecem de ler o contexto e verem que o apóstolo estava falando sobre o anticristo, os àqueles que negam a Cristo como seu Senhor. Pois é justamente o contrário! Agora, mais do que antes, eu confesso publicamente a Jesus Cristo como “o Caminho, a Verdade e a Vida”, único que traz a salvação, e não alguma denominação religiosa ou organização dirigida por humanos (João 14:6).

    Os que me dizem que eu não fui TJ pelo simples fato de não ser hoje uma delas entram em contradição e desacordo com a sua própria palavra, pois muitas delas se vangloriam de ter sido, anteriormente, católicos, espíritas, ateus, homossexuais, ladrões, etc. e terem abandonado este estilo de vida para servir à Torre de Vigia. Mas veja só! Será que Paulo não foi realmente judeu por ter se convertido ao cristianismo? (Atos 22:3,4) Ele usou sua anterior condição como forma de pregar a incrédulos, as Testemunhas fazem isso hoje em dia, evangélicos fazem, e todos com a mais sincera motivação.

    Meus amigos, quem sabem de mim sou eu e meu Deus, que está nos céus, não um outros ser humano!

    Cuidado com o que dizem sobre aqueles que não estão mais com a Associação Torre de Vigia, meus irmãos! Nunca esqueçam que Jeová odeia a “testemunha falsa que profere mentiras e todo aquele que cria contendas entre irmãos” (Provérbios 6:19) e que ele proíbe terminantemente que nós fiquemos por aí falando coisas sobre os outros só porque a multidão está fazendo, ou espalhando boatos, quer dizer, que façamos qualquer coisa apenas porque todos da nossa comunidade ou círculo de amizades faz. Êxodo 23:1-3 diz: “Não deves propagar uma notícia inverídica. Não cooperes com o iníquo por te tornares testemunha que trama violência. Não deves acompanhar a multidão para maus objetivos; e não deves testificar a respeito duma controvérsia de modo a te desviares com a multidão, para perverter a justiça”.

    “Coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivente” - Hebreus 10:31.

    Esta é a minha palavra de hoje. Espero que orem e pensem nisso com carinho, pois apenas Jeová Deus conhece nossos corações – 1 Cro. 28:9; Tiago 4:11,12.

    Cleber Tourinho
    ctsantana@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Edmilson disse..CT,preste mais atenção pois eu me identifiquei ao comentar no blog. È incrivel como a STV ou o CG,mexe com os opositores através do mundo.Os piores inimigos da STV,estão ou sairam de seu meio.Todas as denominações religiosas teêm lideres aqui na terra que se auto intitulam serem homens de DEUS,representando-o aqui,de uma forma até veemente.Eles não tem coragem sequer de dizer seu nome,mas representa-no.Fazem milagres a qualquer momento,inclusive la em Brasilia,quando o"deus ' DELES,manda que guardem dinheiro na cueca,e por ai afora,atos insanos de pedofilia,brigas por audiencia de redes de TV,pedidos escabrosos de dinheiro em nome de Deus,vendas de milagres,salvação sendo oferecida a preços modicos,mulheres ensinando na liderança de algumas denominações,os macedos,malafaias,valdomiros,valdelice,cleo,wedekim;e outros tantos falando e fazendo insanidades,se auto denominando homens representantes de Deus aqui na terra;mas a STV,essa não.Ela,por tirar o lixo de suas fileiras,por tentar se aproximar o maximo da santidade que deve ter um cristão,é taxada de intolorerante,de assassinos,de anti-cristãos,de isso,de aquilo.Carlos:me diga uma coisa:Quem é na sua opinião,o povo de Deus aqui na terra,haja visto,segundo os apostatas,não serem as TJs?Ja que as outras não conhecem a Jeova;digo isso pois elas não citam nunca seu nome,e isso foi o que Jesus veio fazer aqui,dar a conhecer o nome de DEUS,e em quase todas as versões da Biblia,o salmo 83:18,diz que o nome dele é Jeova,mas a maior parte dos que dizem representa-lo,omitem seu nome,chamando-o de Jesus?Gostaria de saber a sua e a de outros que tambem comentam no blog,qual é a verdadeira organização de Deus aqui na terra,haja visto que ele disse que teria um povo aqui na terra,e quem são,na concepção de voces,os 144.000 que a biblia tanto fala no apocalipse,e a grande multidão também citada lá,uma vez que não é o que as tjs dizem que é,aquelas pessoas,e quem sera o grupo religioso que sera arrebatado em nuvens,para morar com Jesus"Deus"nos céus,e o que sera feito do nosso tão querido planeta terra;pelo menos por mim êle é muito querido;ja que voces irão morar no ceu,abandonando-o a sua propria sorte?Eu também busco a verdade,por isso fico indignado,com o lixo que vejo no mundo hoje ,em se tratando de religião.Se eu fosse Deus,varreria da face da terra o ser humano,e deixaria somente os animais tidos como irracionais,pois estes sim dão verdadeira honra ao seu criador,e Jesus não precisaria ter morrido por eles,pois não cometem pecado,e teêm o mais profundo respeito por todas as coisas que Deus criou,ou eu tiraria a "inteligencia"do homem;pois isso é que acaba com ele como criatura em relação ao seu criador,mas como isso não vai acontecer,vou coninuar buscando a verdade até encontra-la e se puderem me ajudar,dizendo quem esta com ela,a verdade,eu agradeço,embora continue achando que as TJs estão com a verdade,por mais que isso desagrade a quem quer que seja,ou então,Deus,biblia,Jesus,apostolos,e outros são apenas figuras lendarias criadas por algum extra terrestre ha milhoões de anos quando a terra foi criada por eles,e instituiram esse caos chamado religião,onde não ha bom senso mas um egoismo terrivel,onde a minha é a certa,pois diz o que eu quero ouvir e assim é tambem com os outros ,por isso a qrande diversidade delas e total desconhecimento do ser CRIADOR.Jeova deve sem duvida estar com o saco cheio.Francamente.....!

    ResponderExcluir
  39. Na opinião de voces,o que acontecera com a humanidade segundo a biblia?Quem é responsavel pelas catastrofes naturais?Deus,ja que foi êle que fez a terra?Aguentara por muito tempo mais,o planeta com sua bio diversidade e eco sistema,a todos os ataques desferidos pelo homem?Ou havera interferencia divina?Em caso afirmativo,porque,ja que os homens irão morar no céu?Porque todo o cristão que se diz salvo,e esta com Deus,tem medo da morte,ja que ele esta salvo e vai para o céu,morar com o criador,ja que seria tambem o maior presente que alguem poderia ganhar,mas nimguem quer? Eu sinceramente gostaria de saber... Alessandro disse..!!

    ResponderExcluir
  40. Jesus,o ..outro,disse Vejo com grande felicidade que os ataques ferrenhos à torre teêm diminuido sensivelmente.Sera que os inimigos dela se convenceram de que todas as religiões do mundo tem lideres?Sejam eles americanos,italianos,himalaios,chineses ou japoneses ou hindus?Não vou nem citar os nossos evangelicos,com seus macedos,malafaias,valdomiros,davis mirandas,valnice,rossafa, e tantos outros seres nefastos à saude espiritual de quem não domina e não tem o privilegio de conhecer bem,o manuseio e conhecimentos biblicos necessarios a um cristão verdadeiro,que deseja de coração conhecer profundamente ao criador e seu filho,Jesus.O mundo esta passando,e com ele todos os inimigos do reino,mas a organização do Deus vivo permanecera,pois no tempo oportuno ela será realmente revelada,seja ela qual for;pessoalmente acredito que seja STV,pois em materia de ensinamentos e organização,em relaçao às outras,eles são,ou parecem ser realmente guiados por uma força de fora da terra,ou Divina,embora em alguns itens pareçam ser loucos ou fanaticos,na maioria eles são bastante sensatos em seus ensinos biblicos e na sua conduta individual como pessoas,é inegavel sua superioridade espiritual,sobre qualquer outra denominação.Se Deus tiver um povo aqui na terra,eles sem duvidas tem 50% de chances de serem esse povo,os outros 50% ficaria para o resto da religiões do mundo,é assim que eu vejo.Obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Natanael disse;...Minha esposa estuda a biblia com as tjs e tenho observado os ensinos deles,a maneira como se comportam em relação à biblia e tenho também observado pela TV muitos programas de outras denominações e vejo que ha uma discrepancia gigantesca do que a biblia fala e do que elas[as outras ensinam].Vejo aterrorizado a ind.do milagre,todas fazem grandes "obras",outrossim vejo homens se dizendo de "DEUS"e fazendo exorcismo de uma forma incrivel com dominio total sobre o demonio,colocando-o onde eles quiserem,e resolvendo todos os problemas financeiros que qualquer pessoa tenha e queira ficar livre deles bastando para isso assistir a uma unica reunião dessa organ.divina e todo o problema[financeiro]*[Os outros problemas é em outra reunião] da pessoa estará resolvido.Vejo outros colocando dinheiro nas meias,na cueca,ainda outro vender uma biblia por $900,00[reais] e vejo também uma frenética esmolagem ou seja uma petição de dinheiro,vejo homens de "DEUS portando armas de uso exclusivo das forças armadas,mas dizendo à policia que eram para caçar ou para colecionar,vejo a compra de Ipmpérios de comunicação,RADIOS e TVs,Jornais,tudo com dinheiro do Criador,haja visto que pedem esse dinheiro,para poder ""pregar a "palavra",palavra esta que dizem ser dele,do senhor Jesus,que muitos ou quase todos,chamam de DEUS,por não o conhecerem.Vejo homens instalados na politica,em toda ela [a politica]há sempre um homem de "DEUS" cuidando dos ""interesses do reino de DEUS"",mas aos sabados e domingos eles veêm na tV falar um monte de besteiras.De onde vem as diretrizes dêsses cavalheiros?De DEUS?Todos sem excessão,não tem o minimo sentido o que falam,com o que a biblia diz,e com relação a suas condutas;mesmo para um leigo em assuntos religiosos como eu,da para se perceber claramente.Eu comparo o que falam com o que a biblia diz e não bate,não tem sentido;mas estão lá,"pregando" ou vendendo milagres e curas,consagrando copos de agua,rosas,fogueiras santas,galoes de agua da "fonte"e um sem fim de outras sandices,e olhem que eu nem falei dos espiritas e católicos.Segundo alguns coments.acima,as TJs são guiadas pela stv e o tal corpo governante e por isso não são o povo de Deus,mas sim da tal stv.Pergunta:Onde esta a verdade?A maioria que comenta aqui,conhece pelo menos um pouco a biblia,alguns a conhecem bastante,mas não vi em nenhum dos coments.contra,a resposta para uma pergunta simples:Quem são o povo de DEUS?Onde devo procurar,para não ser enganado?A Biblia garante que Deus tem ou teria um povo aqui na terra em um determinado tempo,pois ele Deus o tiraria do meio das NAÇÕES,sou uma pessoa sincera humilde,mas não sou idiota,o que tenho visto,não pode ser,nenhuma dessas seitas tem as caracteristicas de DEUS,não do Deus da biblia.Eu nutria alguma simpatia pelas tjs mas depois de ler alguns coments. aqui,gostaria de saber a opinião de alguém que tenha feito coment. contra,alguem deve ter uma idéia pelo menos,por favor me ajudem,CTSantana,Pascoal,Salomom;ficarei eternamente grato se puderem me dar uma luz.NATANAEL APOLINARIO DANTAS.

    ResponderExcluir
  42. Percebeu? Cristo é a nossa ligação com Deus. Assim, a religião do cristão é uma só: JESUS CRISTO. O próprio Cristo falou: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Ele não disse que há vários caminhos para chegar a ele, nem que há apenas um jeito de adorá-lo, por mais paradoxal que isso possa parecer. ELE é o caminho. Ele não citou que a verdade estava em alguma denominação. ELE é a verdade. Ele não disse em nenhuma parte que nossa vida dependia de seguir uma igreja ou congregação em especial. ELE é a vida.

    Repito: NOSSA RELIGIÃO É JESUS CRISTO. SÓ ELE É A RELIGIÃO (religação, reconciliação) VERDADEIRA.

    Mas e a Igreja? Onde fica? Deus não é Deus de desordem, não é isso? Como resolver essa questão? Qual a IGREJA VERDADEIRA? Eis mais um entrave ao entendimento de alguns, o conceito de que Deus tem uma única organização, ligada por um “corpo governante central” que une cada cristão. Isso existe? Sim, mas não do jeito que as seitas em geral querem que seja.

    O “corpo central” existe sim. Quando Cristo esteve na Terra ele deu o exemplo. Tudo deveria girar em torno dele. Antes de sua ascensão, Ele forneceu algumas instruções aos discípulos e disse que esperassem em Jerusalém pelo Espírito Santo. Os que fizeram isso foram abençoados com a unção divina. Segundo alguns teólogos, deu-se então início à Igreja de Cristo como instituição.

    Mas o que é igreja? A palavra deriva de um termo grego, ekklésía, “assembleia por convocação, assembleia de fiéis, congregação de pessoas, etc.”. De acordo com a leitura do Novo Testamento como um todo, e não com textos isolados, como fazem as Testemunhas, a Igreja de Cristo é a reunião mundial de pessoas (indivíduos) que o adoram e o aceitam como sua única religação com Deus. Isso é independente de denominação ou agremiação. Ao contrário do que se prega, a Igreja de Jesus sempre existiu após sua fundação, pois ele prometeu em Mateus 28:20 – “Eis que estou convosco TODOS OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS” (ou “fim do mundo”, como dizem alguns). É garantia do próprio Senhor Jesus, logo, não há porque duvidar. Durante todos esses séculos, Cristo sempre esteve com os cristãos. A Igreja dele resistiu aos anos e agora, no século XXI, continua firme. Ao contrário do que dizem as seitas, nunca houve uma “apostasia” ampla, que atingiu todo o Corpo de Cristo. Isso seria uma derrota! A Igreja de Cristo é indestrutível, como Ele mesmo garantiu. Isto é visto na parábola do joio e do trigo (Mateus 14:13-30, 36-43), na qual é inquestionável que os bons cristãos conviveriam com os maus cristãos até o fim dos tempos. ISSO É FATO.

    A Igreja de Jesus não está limitada a quatro paredes. Não é a igreja Batista. Não é a Universal. Não é a Presbiteriana. Muito menos a Assembléia de Deus. Porém, assim como Deus fez milhares de tipos de flores diferentes, frutas, animais, cada um com sua raça e até mesmo os vários tipos de gentes em todo o mundo, do mesmo modo Ele fez o pensamento do homem. Graças a Deus não somos obrigados a pensarmos do mesmo modo, tintim por tintim. A Bíblia fala da união do pensamento, não da bitolação mental. Por isso, a igreja ao redor da Terra se organiza de acordo com diferentes formas de ler o evangelho e de querer aplicá-lo na vida. Isso é bíblico, pois as Escrituras dizem que dentro dela mesma existem coisas difíceis de entender (2 Pedro 3:15-16). Por isso, muitos se agregam de acordo com essas ideias. Por exemplo, temos os batistas, que creem no batismo por imersão e são contra o batismo de bebês ou os vários batismos ao longo da vida da pessoa, e no governo da igreja no estilo congregacional (democrático); a Presbiteriana crê que os homens foram predestinados por Deus e numa forma de governo diferente; a Igreja Anglicana possui várias vertentes, pendendo para a reforma protestante ou para o catolicismo romano. E por aí vai...

    ResponderExcluir
  43. Caro amigo Natanael.

    Como deve ter percebido, fui Testemunha de Jeová ativa por 12 anos, e só depois de mais 4 primaveras me converti a Cristo de verdade. A questão sobre se Deus tem uma organização na Terra atualmente também foi motivo de várias noites minhas sem dormir. Durante os anos de 2002 a 2008 cheguei a sofrer várias vezes de depressão por conta disso, pois acreditava piamente que as Testemunhas eram a “única e verdadeira religião verdadeira”, mas não conseguia retornar à Organização.

    Enfim, vamos ao ponto: Quem é a verdadeira religião verdadeira? O livro das TJs em que eu estudei por dois anos antes de me batizar, “Poderá Viver para Sempre”, cap. 22, p. 190 pars. 19-20 diz: “É somente lógico que haja uma só religião verdadeira. Isto se harmoniza com o fato de que o verdadeiro Deus é um Deus não ‘de desordem, mas de paz’. (1 Coríntios 14:33) A Bíblia diz que existe realmente ‘uma só fé’. (Efésios 4:5) Quem, então, são os que formam o corpo de verdadeiros adoradores hoje? Não hesitamos em dizer que são as Testemunhas de Jeová [...]”.

    Devemos concordar com dois pontos dessa parte do livro: (1) Jeová não é Deus de desordem, e (2) existe apenas uma só fé. Porém, eu hesito veementemente quanto à terceira assertiva, de que as Testemunhas de Jeová praticam a religião verdadeira.

    Uma das principais características das seitas de base evangelística, amado irmão, é sua alegação de ser a “restauração da Igreja de Cristo”. É assim com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a Igreja dos Santos do Últimos Dias (mórmons), o Espiritismo (kardecismo), a Igreja do Reverendo Moon, entre muitas outras (e eu incluo aqui as igrejas da “visão” do G12). Se você visitar qualquer um desses lugares, verá que impera um clima de amor e união que não se vê em muitas igrejas evangélicas. Isso é fato. Os membros dessas religiões buscam deixar todos cada vez mais apegados a sua organização religiosa, principalmente pelas obras de caridade, compreensão, ajuda mútua, prática e espiritual. Assim, a alegação feita por você de perceber que nas Testemunhas é possível notar um “clima diferente”, mais próximo do que Cristo pregava, pode ser vista em outras seitas, aliás, na maioria delas, sem, contudo, poderem ser configuradas todas ao mesmo tempo como a religião escolhida por Deus.

    Acredito sinceramente, Natanael, que grande parte do problema nesse sentido tem a ver com o que se entende como “religião” e por “Igreja”. Se você pesquisar um pouco, verá que a palavra religião vem latim religìo,ónis, que com o tempo passou a significar basicamente “religar”, em especial na tradição cristã. Mas religar a que, ou a quem? A Deus, logicamente. Assim, podemos dizer que existe, para os cristãos, apenas uma religião, conforme 2 Coríntios 5:17-19 (Tradução do Novo Mundo) “Conseqüentemente, se alguém estiver em união com Cristo, ele é uma nova criação; as coisas antigas passaram, eis que novas coisas vieram à existência! Mas, todas as coisas são de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por intermédio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus, por meio de Cristo, estava reconciliando um mundo consigo mesmo, não lhes imputando as suas falhas, e ele nos encarregou da palavra da reconciliação”.

    ResponderExcluir
  44. Natanael, existem comunidades de evangélicos no Brasil e no mundo que estão reunidos ao redor de Cristo, que o adoram e creem nele com sinceridade. Eu mesmo comprovei isso. São homens e mulheres que pertencem à Igreja de Cristo e que “suspiram e gemem por causa de todas as coisas detestáveis que se fazem no meio dela” (Ezequiel 9:4). Eu me considero um deles, assim como você. E eu hoje creio nisso. Não caia no erro de achar que só porque alguns indivíduos inescrupulosos estão por aí fazendo aberrações com o nome de Jesus isso é característico de todos. Em todo lugar você vai achar pecado, mesmo nas Testemunhas de Jeová. Elas abafam, mas você sabia que os casos de pedofilia entre elas está tão alto que o governo americano já está revendo sua posição quanto à liberdade documental dos Salões do Reino? E que todos os anos são vários irmãos, principalmente anciãos, que escapam de serem presos por esses e outros tipos de crimes horrendos só porque a Associação Torre de Vigia exige que o assunto seja arquivado para não chegar em público e “manchar o nome” da organização? Conheci uma mãe que teve sua filha adolescente vítima de abuso por um ancião. A mãe obrigou a filha a se calar, para não lançar vitupério para a congregação, e o caso acabou nisso aí. Hoje a menina é adulta, mas faz tratamento até agora para superar o trauma.

    Te dou um conselho: procure uma igreja que seja realmente séria. Pode ser Batista, Presbiteriana, Luterana, Congregacional, Assembléia de Deus... Ou apenas uma Comunidade Cristã. Veja como se amam. Vejam seus desentendimentos. Observe as qualidades dos membros. Olhe seus defeitos. Leia a Bíblia e perceba que as congregações do primeiro século tinha problemas terríveis também, especialmente os livros de 1 e 2 Coríntios. Natanael. SÃO APENAS SERES HUMANOS. Cristo age na vida de todos, mas a carne ainda continua operando. A maioria tenta ser aprovado por Deus. Uma pequena minoria dá mau testemunho. Isso não pode te afastar do amor de Cristo e te deixar cair nas mãos de uma seita que prega um Jesus totalmente diferente das Escrituras, um Espírito Santo despersonalizado, uma espécie de salvação que nunca foi ensinada pelo Filho de Deus e, principalmente, um Deus que é incapaz de ser Supremo e Todo-Poderoso.

    Foi isso que percebi com minha pesquisa. Espero que tenha sido claro. Qualquer coisa, pode enviar um e-mail pessoal para mim:

    ctsantana@gmail.com

    Fica na Paz de Cristo,

    Cleber Tourinho

    ResponderExcluir
  45. Ao invés de demonstrar desunião, isso mostra a capacidade de Jesus de, em meio a tanta diversidade, conseguir algo espantoso: fazer com que Seu nome, sua Palavra e seu amor alcançassem mais pessoas do que não conseguiria se fosse um bloco apenas. Com isso, se alcança todo o tipo de gente! Além disso, convido você a ler todo o capítulo 12 de 1 Coríntios. Ali Paulo demonstra que a Igreja é um corpo. Depois relata que ela é “o Corpo de Cristo” (v. 27). Ora, se os indivíduos da igreja, juntos, são o Corpo de Cristo, e se Ele é o Cabeça (Efésios 5:23), quem são os demais membros? Se a analogia está correta, cada membro tem sistemas complexos, músculos, tendões, ligações, veias, sangue, ossos, que se desdobram em tecidos e células e moléculas, cada uma com sua utilidade. Pois a grande variedade da igreja, do Corpo de Cristo na Terra, tem um objetivo: agir sinergicamente para que seu propósito seja alcançado. O ponto chave é que as doutrinas básicas do cristianismo não são alteradas por essas igrejas. Deus ainda é o Criador. Cristo é o Salvador. O Espírito Santo é o Consolador. A salvação é pela graça, mediante a fé no sacrifício de Jesus. O louvor é a expressão humana de gratidão a Deus, bem como uma vida de comunhão, adoração e amor a Jeová e ao próximo. Obras não salvam, o que salva é a Graça. E por aí vai... todas seguem a mesma “doutrina dos apóstolos” (Atos 2:42), embora “usos e costumes” sejam aceitos. Eu, sinceramente, que hoje sou membro da Igreja Batista, não vejo desunião entre as denominações, a não ser alguns casos isolados, os quais Deus mesmo vai julgar no tempo certo...

    Por isso, concordo com você quando diz que existe todo tipo de coisa é feito por aí por pessoas que se dizem evangélicas e por pastores, gente sem escrúpulos e sem amor aos outros, palhaços espirituais que apenas mancham o nome do Criador com suas cambalhotas, gritos e “milagres”, em nome de poder e dinheiro. Mas eu jamais esqueço do que a Bíblia diz em 1 Coríntios 6:12: “Todas as coisas me são lícitas; mas nem todas as coisas são vantajosas [...] mas eu não me deixarei pôr sob autoridade por coisa alguma” , ou como diz a versão Almeida: “...Nem todas as coisas me convém [...] Não me deixarei dominar por nenhuma delas”. A gente é livre para ver e escolher o que quer para nossa vida. Se a pessoa quer seguir a esses “apóstolos do erro”, que mancham o nome do evangelho, vá em frente. Mas Cristo deixou a Palavra dele para que as pessoas realmente espirituais pudessem discernir o erro da verdade, como você está tentando fazer, amigo.

    Assim, existem membros podres na Igreja de Cristo? Sim. Jesus falou: “Vigiai-vos dos falsos profetas que se chegam a vós em pele de ovelha, mas que por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos os reconhecereis. Será que se colhem uvas dos espinhos ou figos dos abrolhos? Do mesmo modo, toda árvore boa produz fruto excelente, mas toda árvore podre produz fruto imprestável; a árvore boa não pode dar fruto imprestável, nem pode a árvore podre produzir fruto excelente. Toda árvore que não produz fruto excelente é cortada e lançada no fogo. Realmente, pois, pelos seus frutos reconhecereis estes [homens] (Mateus 7:15-20) . Não há mais o que falar. Precisa?

    ResponderExcluir
  46. Alessandro disse:..Eu sempre achei que a a biblia fosse o livro mais sério que existia na face da terra,mas hoje ao ler esse grande coment.do ctsantana,descobri que a biblia,segundo o ilustre comentarista,é de longe o livro mais ignobil,indecente,mentiroso,desproposital,sem nexo,fora de contexto e mentiroso que ha na face da terra.Não conheço tôdo o pensamento das Tjs,apenas li algumas de suas publicações,diga-se de passagem,que as que eu li eram muito boas no contexto biblico,independente de quem as publicou,se o vaticano ou a tal de stv.O pensamento do ilustre acima citado,é a coisa mais sem sentido e absurda que eu ja li na vida.Pelo que entendi,todas as seitas estão de certo modo certas em seus ensinamentos,desde que falem sobre o nome de Jesus,não importa qual é a denominção,nem o que fazem seus membros{lideres]e inclusive persistindo em ensinamentos torpes e exdruxulos,coisas que que chegam a deixar até o diabo com vergonha.E o tal do Reino de DEUS?E as profecias referentes a êle?Tudo o que Jesus falou,gira em torno do Reino de Deus,absolutamente tudo.Genesis,Salmos,Daniel,Ezequiel,Isaias e outros falam do reino de Deus,fora os apostolos e o proprio Jesus,e também o destino do planeta e o objetivo do criador para com êle{planeta},mas nenhumas das religiões citadas pelo ilustre,não falam nada a respeito disso,mas só que irão morar no ceu com o SR: e que a terra sera destruida,uma vez que não havera ninguem aqui para desfrutata-la.Qualquer pessoa hoje,sabe que a terra não ira longe,com as agressões feitas pelo homem,imdependente da ação do criador,ela ira acabar se êle não interferir,não precisa ser muito esperto para ver isso.Eu pergunto:levará Deus uma meia duzia de pessoas para morar com ele em seu habitat,e deixara a terra entregue á propria sorte,até o homem terminar de destrui-la{os homens que restarem}e serem com ela destruidos?Ou tem êle outro plano para ela?Essa pergunta ja foi feita por outra pessoa em outro coment.acima,mas até agora eu não vi uma resposta,mas eu ja li na biblia que Deus tem outro plano para a terra,mas segundo o comentario do CTS,nada do que a biblia fala sobre isso,irá acontecer,pois a religiões citadas por êle em seu coment. ensinam que o homem ira morar no céu e não na terra,e o unico povo que ensina diferente são as tjs,além é claro da propria biblia.Por isso é que iniciei meu coment. atacando a bibia,mas somente segundo o coment.já citado,porque se ela diz uma coisa mas o homem diz outra,o homem de Deus,então quem está com a razão?Quem fala a verdade?Concordo com o Natanael,pois em matéria de concordancia biblica,nenhuma delas,esta á altura do criador,de representa-lo,porque o lixo espiritual que a gente vê a todo instante[ensinamentos]é algo completamente anormal e apesar de todos os defeitos que se possa atribuir às tjs,no meu modesto entendimento,elas,a meu ver estão bem mais proximas da verdade do que qualquer outra denominação que se diz cristã,porque são as unicas pessoas que ensinam diferente,realmente o que a Biblia fala;embora isso desagrade a muita gente;ou então a Biblia é realmente um livro fora de contexto,e religião,Deus,e outras baboseiras mais,é assunto pra idiota discutir;porque assim como o futebol,e a politica,o meu sempre será o certo ou melhor.Porque não respondem à certas perguntas?Ha perguntas acima sendo feitas a um tempão,e não vejo respostas concretas,apenas cócegas nos ouvidos,ou criticas pesadas contra um povo,nesse caso contra a propria biblia,isso me desanima,me faz ter vergonha de ser gente,de ter inteligencia,de ser a maior obra do criador,e de ver como as pessoas cospem no sacrificio de Jesus e no amor de DEUS,que diga-se de passagem deve estar de saco cheio.

    ResponderExcluir
  47. Mais uma:

    “Não é forma de perseguição religiosa alguém dizer e mostrar que a religião de outrem é falsa. Não é perseguição religiosa uma pessoa informada expor publicamente uma religião falsa” (A Sentinela 15/05/1964, p. 304).

    Pois quando eu era Testemunha, comecei a fazer isso. Examinei a fundo. Percebi os erros. E o Espírito Santo me guiou à verdade. Se você também for guiado pelo Espírito, saberá onde está a Verdade. Jesus Cristo garante:

    “[...] E eu solicitarei ao Pai e ele vos dará outro ajudador para estar convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque nem o observa nem o conhece. [...] Mas o ajudador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar todas as coisas que eu vos disse. [...] No entanto, quando esse chegar, o espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade, pois não falará de seu próprio impulso, mas falará as coisas que ouvir e vos declarará as coisas vindouras. (João 14:16-17, 26; 16:13).

    Agora perceba o que o Corpo Governante diz várias vezes a seus seguidores que devem ter pela organização da Torre de Vigia:

    a) "plena confiança" - Anuário 1974 p. 61.
    b) "confiança absoluta" - A Sentinela 15/8/98 p. 20.
    c) "completa confiança" - Jovens Perguntam cap. 28.
    d) "confiar plenamente... total confiança" - Organizados Para Fazer a Vontade de Jeová p. 20-21.
    e) "plena cooperação" - A Sentinela 15/11/2005 p. 31.
    f) "confiar plenamente no discernimento, entendimento e orientação que o escravo nos proporciona..." - A Sentinela 15/02/09 p. 24

    Essas expressões em relação a "organização visível de Deus" devem ter feito os bereanos “se remexerem no túmulo”, pois a Bíblia diz que eles pesquisavam tudo, tintim, por tintim, do que Paulo explicava a eles, e não tinham uma “confiança absoluta” (Atos 17:11).

    Aliás, o livro Poderá Viver para Sempre no Paraíso na Terra, cap. 5, p. 56, par. 28, diz: “Ora, se alguém lhe falasse a verdade uma centena de vezes, será que de repente duvidaria dele quando lhe contasse algo novo? Se nunca o viu estar errado, começaria agora a duvidar dele?”. Pois bem, seguindo esse mesmo raciocínio a Organização em toda sua história já mudou seus ensinos 315 vezes!!!! Dá prá confiar cegamente? Antigamente as vacinas eram proibidas. Depois foram permitidas. Mas antes, milhares de crianças ficaram cegas, paralíticas, ou morreram por causa dessa ordem erradíssima. O que me garante que em relação ao sangue, por exemplo, daqui a alguns anos não será o mesmo? NÃO TENHO COMO CONFIAR EM UMA ORGANIZAÇÃO DESSAS...! Você confiaria? Seja honesto! Ela já mentiu, oficialmente, 315 vezes para seus seguidores. Dá para confiar?

    Tenho que parar agora pois preciso trabalhar. Mas fica aqui o desafio: Escreva para meu e-mail com suas dúvidas. Você disse que há várias que não foram respondidas nos tópicos. Pois mande para mim. Terei prazer em realizar uma amigável demonstração para você do que existe de fato nas Escrituras, e não nos ensinos corrompidos do Corpo Governante. Você verá que os adoradores de Cristo creem, sim, na eternidade do planeta Terra, na Ressurreição na carne e no Espírito também, na importância do nome de Deus, na unicidade da fé cristã, etc. NÃO SE DEIXE LEVAR PELAS PALAVRAS DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ CONTRA OS EVANGÉLICOS. Você perceberá que elas sabem enganar a si mesmas, e muito bem.

    Pode escrever para: ctsantana@gmail.com

    Grande abraço,

    Cleber Tourinho

    ResponderExcluir
  48. Caro Alessandro,

    Primeiramente, obrigado por identificar-se pelo seu primeiro nome. O meu não é CTS, é Cleber Tourinho, conforme pode ver no final dos meus posts. Lamento que não possa responder com maior propriedade às suas perguntas nesse momento, pois estou em pleno horário de trabalho.

    É triste perceber o tom de sarcasmo e ódio que você demonstra em suas palavras, bem diferente do modo respeitoso com que nós procuramos nos dirigir a todos, mas infelizmente esse tipo de abordagem é característico das Testemunhas de Jeová quando se veem acuadas diante da verdade. Preste atenção na maioria dos posts de TJs em qualquer fórum de discussão. Elas agem assim mesmo. São poucas as que conseguem apresentar uma resposta clara sobre as questões com as quais são confrontadas, mas apenas transcrevem trechos de suas publicações, retiradas do CD-Rom da Torre de Vigia ou do site da Organização.

    Admiro o fato de você ter escrito com suas próprias palavras, o que demonstra que realmente não és das Testemunhas. Mas como você mesmo disse, já leu algumas coisas das publicações e gostou muito. Pois bem, gostaria de chamar atenção para certas observações retiradas da própria literatura da Torre de Vigia para você refletir:

    Despertai! 8/1/89, p. 6-7:
    “É vital obter conhecimento sobre o passado da religião porque, basicamente, só existem dois tipos de religião — um aceitável ao Criador da humanidade e o outro claramente inaceitável a ele. [...] Ao examinarmos o passado da religião, façamos isso com mente aberta, e, o que é ainda mais importante, com coração receptivo. Sempre que determinada religião estiver sob escrutínio, pausemos o suficiente para perguntar a nós mesmos se seus ensinos são compreensíveis, claros e lógicos. E que dizer de suas consecuções?”

    Agora preste atenção no que a própria Organização admite no Ministério do Reino, (um boletim interno da Organização), de janeiro de 1975, página 1:

    “Muitos dos que ingressaram no serviço de Jeová em anos recentes, embora apreciem profundamente a verdade, não leram muito sobre o próprio desenvolvimento da hodierna organização das testemunhas de Jeová."

    E você, Alessandro? Já leu sobre o passado das Testemunhas de Jeová? Já sabe sobre a vida de seus idealizadores (Russel e Rutherford), homens adúlteros e gananciosos, e que, principalmente no segundo caso, eram ávidos pelo poder, arrogantes e prepotentes, que não toleravam ideias contrárias às suas? Que elas mudaram 315 vezes de ensinamentos? Que toleram até hoje casos de pedofilia, abuso sexual, estupro, maus-tratos a esposas, roubo, etc., não denunciando às autoridades, a fim de evitar “manchar” o nome da organização?

    A seguinte é retirada do livro mais distribuído do mundo, segundo o Guiness, “A Verdade que Conduz à Vida Eterna”, da própria Sociedade Torre de Vigia (p. 13, parag. 4 e 5):

    [...] Uma vez que não queremos que a nossa adoração seja em vão, é importante que cada um de nós examine a sua religião . Precisamos examinar não só o que nós mesmos cremos, mas também o que é ensinado pela organização religiosa com que talvez nos associemos . Estão os seus ensinos em plena harmonia com a Palavra de Deus ou baseiam-se em tradições de homens? Se amarmos a verdade, não precisamos temer tal exame. Cada um de nós deve ter o desejo sincero de aprender a vontade de Deus para nós e depois fazê-la .-João 8 : 32.

    ResponderExcluir
  49. natanael disse;voce falou,falou,falou edisse um monte de coisas mas não disse nada.Voce por acaso tem vergonha daquilo que escolheu?Porque não divulgar a verdade,onde a encontrou,e quem é esse povo?Se for para o espirito Santo levar e pessoa,não ha necessidade da biblia.Os israelitas não tinham ela e chegaram a ter conhecimento quase visual do criador.Ou sera que só são guidas algumas ex.tjs,e mesmo assim nem todas para o mesmo lugar,ou todos os ex. estão no mesmo lugar que voce?Descupe mas não consigo ver jogica em seu raciocinio.PS as tjs não criticam evangélicos,eu pelo menos nunca vi.Eles falam da cristandade e,como relgião falsa,mas não apontam o dedo para uma especificamente,discordo.voltarei escrever. Natanael.

    ResponderExcluir
  50. Caro Natanael,

    Estou me sentindo como se estivesse falando (ou escrevendo) ao vento. Você leu com atenção o que escrevi? Pois bem, vou tentar responder o mais explicadinho possível para você, usando suas próprias palavras quando necessário, claro, corrigidas, pois sua ortografia é péssima e os erros de português ridículos. Mas vamos lá:

    1) Você diz que eu falei, falei e não disse nada. Pois usei justamente todos os argumentos retirados de suas “preciosas” publicações, logo, para você, nem o “Escravo Fiel e Discreto” diz coisa com coisa, é isso?

    2) Você fala: “Porque não divulgar a verdade, onde a encontrou, e quem é esse povo?” Pois eu já cansei de dizer isso, meu amigo!!! Leia com atenção meus posts anteriores!!! Encontrei a verdade DIRETAMENTE COM JESUS CRISTO, sem precisar de intermediários!!!!! Ele mesmo, e nenhum Corpo Governante ou Igreja, é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6). Só Ele é o mediador entre Deus e o homem, e não os 144.000!!!!! “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e homens, um homem, Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:5; Hebreus 9:15). Você sabe ler, por acaso? Ou alguém ditou o que escrevi para você? Parece que foi isso, alguém deve ter lido, porque a sua capacidade cognitiva deve estar bem comprometida. Não entende o que um professor de português escreve! Tenha paciência, viu?

    3) Você leu o texto em que Jesus fala sobre o Espírito guiar a pessoa? Repito: Guiar. GUIAR, MEU AMIGO!!! Jesus fala que o Espírito iria FAZER LEMBRAR TODAS AS COISAS QUE ELE TINHA ENSINADO. Ensinado onde, camarada? NA BÍBLIA!!! O servo de Deus lê na Bíblia e o Espírito o guia, o ensina, o orienta. Só precisa da Bíblia. Te desafio a me mostrar na Palavra de Deus um só versículo que diga que Deus fala com seus filhos através de revistas, livros ou tratados. E quem falou que os israelitas não tinham a Bíblia? Pirou, foi? E porque o Salmo 1:2 diz aos israelitas que leiam e meditem na Palavra de Deus o tempo todo? E o Salmo 119:105? E a ordem de Deuteronômio 6:4-9? Parece que você precisa estudar mais um pouco... Lucas 11:13 diz: “Portanto, se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará espírito santo aos que lhe pedirem!”. Jesus aqui não diz que apenas ex-TJs teriam o Espírito. Mas todos os que o pedissem. Acontecem que você deve saber pedir também, viu? Tiago 4:2-3, apesar de tratar de outro assunto, traz um princípio importante: “Não tendes porque não pedis. Pedis, e ainda assim não recebeis, porque estais pedindo com propósito errado”. Você está pedindo o Espírito Santo, amigo? Pois se estivesse, entenderia tudinho que a Bíblia fala para você, sem precisar de uma só publicação das Testemunhas. Mas tudo indica que o Espírito Santo está passando longe de sua rua, de sua casa, de você, porque eu escrevo com a maior clareza do mundo, mostro textos da Bíblia, tudo bonitinho, mas você não entende... coitado...

    ResponderExcluir
  51. 4) Você diz que as Testemunhas não falam mal das Igrejas Evangélicas. Alôôôôôôô...! Em que mundo você está? Você já leu o livro das testemunhas intitulado “Revelação – Seu Grandioso Clímax está Próximo”? Pois ali você lerá várias vezes (se é que entenderá) os cristãos evangélicos serem esculhambados. Usam o nome “Cristandade”, você já ouviu? Pois o que é Cristandade? Amigo, é a reunião de todas as igrejas que usam o nome de Jesus! Não precisa citá-las por nome, não!!!! Isso inclui não apenas a Igreja Católica, mas as Igrejas evangélicas em geral. As TJ’s dizem que os evangélicos estão “cheios do sangue dos inocentes”. Como se os casos de pedofilia, estupro, mortes por falta de vacinação até os anos 1960 e outras atrocidades não fizessem parte do currículo das TJ’s, coisas que elas escondem direitinho para que pessoas simplórias como você continuem defendendo-as até a morte e para não manchar o “nome santo” da organização.


    5) Quando você fala “Desculpe, mas não consigo ver lógica em seu raciocínio” eu sou obrigado a te advertir: cuidado para que, em você, não se cumpra o que Jesus falou em Mateus 13:14-15: “e é neles que tem cumprimento a profecia de Isaías, que diz: ‘Ouvindo ouvireis, mas de modo algum entendereis; e olhando olhareis, mas de modo algum vereis. Pois o coração deste povo tem ficado embotado e seus ouvidos têm ouvido sem reação, e eles têm fechado os olhos; para que nunca vissem com os olhos, nem ouvissem com os ouvidos, nem entendessem com os corações e se voltassem, e eu os sarasse”.

    Agora dá licença que preciso fazer coisas importantes também. Se quiser continuar com um debate respeitoso e dinâmico, proveitoso para todos, por favor, pelo menos leia com atenção o que escrevo (se souber ler), sem chegar cheio de preconceitos, e ore ao Deus Pai pedindo sinceramente pelo entendimento do Espírito Santo.

    Ainda bem que tenho certeza de que não é apenas você que está lendo estes meus posts, senão me desanimaria mesmo!

    Que Deus se aproxime de você,

    Na Paz,

    Cleber Tourinho.

    ResponderExcluir
  52. Natanael disse:Eu praticamente fiz de propósito,os erros que voce diz que cometi,que minha ortografia é ruim ,meus erros de português ´são crassos e por aí afora.Tentei inflamar você,e não foi preciso muito para que você realmente mostrasse como as TJs atacam quando são questionadas por alguém mais inteligente ou com um vocabulario bom ou que saiba ler muito bem ou que tenha um argumento melhor que o delas.Realmente essa é a atitude de uma ""ex.tj"" apostata que sabe irá pagar caro por ter cuspido no sacrificio de Cristo e que êle,JESUS ,não terá por inocente esse tipo de pessoa.Sera muito mais facil passar uma baleia azul no orificio de uma agulha de injeção,do que um apostata entrar no reino de Deus.O espaço é para coment. respeitosos,mas voce não foi muito respeitoso comigo,haja visto que em nenhum momento eu agredi voce com palavras ofensivas,mesmo não sendo uma "tj" como voce mesmo disse>Eu não sou idiota como voce sugeriu.Você como ""LINGUISTA"" que diz que é,deixa muito a desejar.Em seus coments.existem erros crassos,para alguem que diz ser Academico.Tenho condições de dar aulas a voce,em qualquer area da ciência,fisica,quimica ou matemática avançada,e é claro que cometo erros,afinal não estou participando de nenhum concurso didatico,nem sou candidato a cargos de professor universitario.Estou escrevendo em um blog onde a maioria das pessoas que participam são pessoas simples,alguns mal sabem ler e ecrever,mas desejam participar e se expressam como podem ou sabem.Claro que se não fosse assim,se todos fossem ""linguistas"como o emérito cidadão ou mesmo academicos de outras areas da vida,eu me colocaria a sua inteira disposição para um debate de conhecimentos gerais em qualquer area especifica da ciência.O Pascoal esta fraquejando,pois deixou passar essa sua ofensiva e fraquissima resposta..Voce falou,falou,e não disse nada. Natanael.

    ResponderExcluir
  53. Natanael,

    Em uma de suas primeiras manifestações contra mim você diz: "voce falou,falou,falou edisse um monte de coisas mas não disse nada.Voce por acaso tem vergonha daquilo que escolheu?" [sic]

    Eu considerei essas palavras como ofensa pessoal, em concordância com o que Cristo falou: "Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. (Marcos 8:38). Logo, quem começou os ataques foi você, não eu. E por favor, pare de chamar de "provocação" ou mesmo "teste" uma atitude de completa ignorância de sua parte.

    Pelo menos argumente alguma coisa que preste, por favor.

    Até agora só vejo você atacando e atacando os que perceberam os erros das Testemunhas de Jeová, mas sem contribuir em nada com o debate honesto.

    Por favor, pare com essa postura de ataque, ou, como você disse, de "inflamar" os outros, pois apenas fica parecendo que quando você vê que está acuado, sem respostas, começa a usar a velha e simplória tática de chamar todo mundo que pensa diferente de você de "apóstata", coisa bem peculiar às Testemunhas de Jeová (aliás, estou seriamente pensando que você é uma delas, pois a tipologia argumentativa é igualzinha!).

    E quanto a seus argumentos bíblicos: onde estão?

    Onde estão as contra-respostas aos meus argumentos? Se eu realmente estiver errado, por favor, comprove com a Bíblia. Eu agradeceria muito. Ajude-me a voltar à "única religião verdadeira", por favor.

    Por enquanto só o que vejo vindo de ti são palavras sem base.

    Agora entende porque eu repito mais uma vez:

    "Coitado..."?

    ResponderExcluir
  54. Ah, a propósito, agradeceria muito também se você pontuasse os "erros crassos" que encontrou em minha escrita.

    Jamais me sentiria ofendido se você os apontasse, afinal você disse que são tantos! Se assim for mesmo, eu preciso me corrigir ou então mudar de profissão, não é verdade?

    Obrigado desde já.

    Cleber Tourinho.

    P.S.: Não duvido de que, com certeza, você ganharia de mim em conhecimentos gerais em qualquer concurso do tipo. Mas e se fosse de conhecimento bíblico, o que acha que haveria?

    Fica no ar a pergunta...

    ResponderExcluir
  55. Natanael Said:Todos os seus argumentos realmente são de alguém que conhece muito,mas muito bem a biblia.Talvez seja por isso que quase ninguém se arrisca a comentar a favor ou contra,com mêdo de ser engolido por essa montanha de conhecimento e altos argumentos,eu diria "divinos"porque não?E sem contar que as visitas são na verdade bem pequenas,talvez pelo fato de seus coments. gigantescos e super repetitivos.Vejo uma enorme dose de repetiçao e antes que diga que eu sou o culpado,por não entender,verifique a data em que eu comecei a comentar,com a data que voce começou a postar.Tôda leitura,para ser atrativa e despertar interesse por ela,tem que ter conteúdo,não interessa que seja um pequeno texto ou uma pagina tôda de um jornal de renome.Suas assertivas não chamam a atenção nem mesmo de Evangelicos que tanto conhecem e dizem seguir, o sr:Jesus.Talvez seja excesso de argumentos,ou falta de conteúdo.Não é maldade de minha parte,qualquer um pode conferir,está ai no alto.Quem sabe não deve mudar sua forma de evangelizar?Se me permitir,serei um assiduo leitor,mas terá que mudar.Vou te fazer uma pergunta: E=MC²:Conhece?Te darei uma outra que talvez não conheça: V=TJ²+STV.-A=+CG=CP .A1ª é a do EINSTEIN,relatividade,a segunda,se voce fosse meu vizinho ou morasse perto,eu te daria um bom premio se a resolvesse,ja que é professor.Todas tem a ver com o cristianismo,pois envolvem o criador. Até mais. Não perca a linha,pois estou sendo respeitoso. Natanel Dantas ..

    ResponderExcluir
  56. Recebi a pouco dois e-mail do postador Natanael, no qual ele responde (de forma um tanto calorosa) aos meus últimos questionamentos neste blog.

    Por uma razão de justiça, não postarei aqui as palavras dele, pois se trata de um e-mail pessoal, mas gostaria de deixar a minha resposta pública.

    Nela peço publicamente perdão ao postador pelas minhas palavras e atitudes grosseiras para com ele.

    Segue:

    _______________

    Obrigado pelas “lindas palavras”, Natanael!

    Assim que sair do meu serviço hoje, irei responder as suas “provocações” com a classe e elegância que me são peculiares.

    Vou fazer uma coisa a partir de agora: prometo que não atacarei a sua pessoa, de forma alguma. Dou minha palavra.

    Aproveito para pedir seu perdão, em nome de Jesus, pelas ofensas e impropérios. Por favor, me desculpe se reagi de forma dolosa contra você. Rogo sinceramente pela sua misericórdia, assim como já pedi a Deus que tivesse de mim.

    Espero que possamos discutir nossas crenças na Bíblia com respeito mútuo. A Despertai de 22 de junho de 1976, pp. 16-17, diz:

    “[...] Responder quando suas crenças são questionadas amiúde pode ser mutuamente proveitoso. A palestra franca talvez remova barreiras infundadas e abra as mentes de outros para novas idéias que possam verdadeiramente beneficiá-los. No entanto, o modo como responde àqueles que discordam do leitor é, amiúde, a chave para um resultado ser benéfico ou prejudicial.

    A revista continua:

    “A ‘maneira amável e respeitosa’ para com a sinceridade da outra pessoa em suas próprias crenças ajuda a evitar que se suscitem emoções prejudiciais quando se discutem assuntos controversiais. É por isso que a Bíblia também recomenda que, quando a pessoa defende sua fé cristã, ‘não deve brigar. Mas deve ser delicado com todos, e mestre bom e paciente, que corrige com bondade aqueles que são contra ele’. — 2 Tim. 2:23-25, A Bíblia na Linguagem de Hoje (BLH).

    E então, vamos fazer isso?

    Grande abraço!

    Cleber Tourinho.

    ResponderExcluir
  57. Olá, Natanael!

    Sobre a equação E=MC² (Energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado) ainda lembro bem da explicação. Nem preciso pesquisar na internet nadinha, pois sempre leio a Revista Super Interessante, desde a primeira edição (aquela que falava sobre os supercondutores, tem até um trenzinho na capa, você já viu?). A Teoria da Relatividade, para mim, é fato, demonstrado principalmente pela sua observação inversa, na explosão da primeira bomba atômica, embora muitos matemáticos e físicos ainda prefiram ter cuidados metodológicos, em especial pela sua aparente discrepância com a física newtoniana e a quântica.

    Mas, depois podemos falar mais nisso. Por enquanto, vamos tratar da equação 1, abaixo:

    V=TJ²+STV.-A=+CG=CP Equação (1)

    Me corrija onde estiver errado:

    Na minha opinião de mero conjecturador, trata-se da “Equação Teocrática da Salvação” .

    Em que:

    V = Verdade;
    TJ = Testemunha de Jeová;
    STV = Sociedade Torre de Vigia (ou melhor, hoje a denominação é Associação Torre de Vigia);
    A = Apostasia;
    CG = Corpo Governante;
    CP = ?

    Se realmente eu estiver certo, o que é apenas uma suposição, nessa equação três coisas me deixariam intrigado:

    Porque o ponto (.) após a variável STV? Seria indicação de multiplicação? Se assim for, e se A = Apostasia, teríamos uma multiplicação de elementos positivos (TJ²+STV) por um elemento negativo (-A), a qual redundaria em algo também negativo (matemática básica: + vezes – = – ). Se seguirmos esse raciocínio, o CG (Corpo Governante) seria o resultado (negativo) da soma do quadrado das Testemunhas de Jeová vezes a Apostasia. Por favor, resolva esse teorema, para que eu não endoide aqui...

    A segunda coisa é que não consegui imaginar o que seria a variável “CP”. Nesse ponto, preciso de esclarecimento, pois não consigo conceber o que seria, pois o final da equação é CG = CP, portanto, pela lógica matemática, trata-se da mesma coisa. Como CG é o resultado da equação TJ²+STV.-A, que também é a mesma coisa que V, logo, depreende-se que V = CG, que é a mesma coisa de CP. Resumindo, dizer que V = CG é o mesmo que afirmar que a Verdade é o Corpo Governante, e não aquele que disse: “Eu sou o Caminho, e a Verdade e a Vida” (João 14:6).

    A terceira é: porque, então, usar tantos sinais de igualdade dentro de uma mesma equação? Isso confunde a cabeça dos ignóbeis e fracos de mente como eu...

    Por fim, fiquei imaginando como um tratamento algébrico, com a colocação de parênteses estratégicos, por exemplo, poderia formar corolários interessantes...

    Ex.1: V = (TJ²+STV) . –A = +CG = CP (o que daria neste caso?)
    Ex.2: V = TJ² + (STV . –A) = +CG = CP (eita... e neste aqui?)

    Pensei em outra coisa: Se V = TJ²+STV. –A, qual seria a raiz de TJ?

    Putz, viajei legal agora...

    Bom, estarei à espera das respostas.

    Atenciosamente,

    Cleber Tourinho (completo ignorante em matemática...)

    ResponderExcluir
  58. Natanael para ...É claro que não se trata de uma equação de verdade mas sim de uma brincadeira e o ponto em questão antes do sinal - foi um erro de digitação pois meu dedo esbarrou na tecla e eu não percebi.Veja como é uma brincadeira.V: quer dizer verdade.O resto voce sabe.Só vou deixar em aberto,o cp. para voce descobrir.Um abraço. Natanael. Estou verificando uma pontinha de cinismo quando voce fala ou estou errado? Abraço de novo.

    ResponderExcluir
  59. Que bom! Minha teoria sobre a "Equação Teocrática" está quase certa!

    Não se preocupe, Natanael... nada de cinismo! Como sei que é uma brincadeira, me empolguei e comecei a brincar tbm!

    Realmente, o "CP" me intrigou. Vou pensar mais um pouco.

    Bom, mas o restante acertei, né? Puxa! 83,3% de acerto! Boa margem para um mero linguísta, não é?

    Depois vou retirar o ponto e ver no que dá.

    Até mais amigo!

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!