segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

21 DE JANEIRO: DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA!


“...Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar...”  (Nelson Mandela)

Nós, os seres humanos, sempre buscamos aprimorar a convivência em sociedade, aprendendo a respeitar as diferenças deste ou daquele segmento social, privilegiando a vida em harmonia, em que pese ainda hoje, em pleno século XXI, existirem agrupamentos de indivíduos, e até mesmo instituições legalmente autorizadas a funcionar, que discriminam pessoas, seja pela sua raça ou etnia, sua preferência sexual, sua condição sócio-econômica, ou por sua opção religiosa.
No dia 21 de Janeiro de 2000, em Itapuã, na Bahia, em decorrência de forte perseguição de cunho religioso, faleceu a Sacerdotisa Gildásia dos Santos e Santos, popularmente conhecida como Mãe Gilda, que não resistindo aos ataques pessoais, invasões e depredações de seu terreiro, teve complicações cardíacas que resultaram em sua morte, e, em sua homenagem, foi editada a Lei Federal nº. 11.635/07, tornando o dia 21 de Janeiro como o DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA.
As religiões de origem africana (Umbanda, Cabinda, Oyó, Candomblé...), desde a chegada dos primeiros escravos brasileiros, foram objeto de perseguição por parte dos colonizadores portugueses e, ainda hoje, por incrível que possa parecer, sofrem discriminações diversas, com conseqüências muitas vezes gravíssimas como, por exemplo, a que resultou na morte da Sacerdotisa Gildásia dos Santos e Santos, na Bahia.
Mas há uma discriminação institucionalizada, praticada abertamente, às escâncaras, movida única e exclusivamente por questões de cunho religioso, e que nem sempre é percebida, ou divulgada, que é aquela praticada pelas Testemunhas de Jeová, em face de ex-membros, isto é, de pessoas que integraram os seus quadros, e dalí saíram, ou foram convidadas a sair, em comportamento que já vem sendo objeto de atenção pelas autoridades públicas brasileiras.
Se você resolver ingressar nos quadros das Testemunhas de Jeová, e por alguma razão dali decidir sair, ou vier a ser expulso, independentemente da razão de sua saída, todos os fiéis com os quais anteriormente convivia, irão ignorá-lo olimpicamente, inclusive seus próprios familiares, sob pena de, em não agindo assim (ignorá-lo totalmente), também serem desligados, no que inegavelmente se constitui numa discriminação.
Talvez alguém pense que o ex-fiel poderá retornar à convivência com os amigos que fizera antes de ingressar nas Testemunhas de Jeová, e então retomar sua vida normalmente, entretanto, as Testemunhas de Jeová, implantam na cabeça de seus membros, que existem as Testemunhas de Jeová, e fora delas as coisas “mundanas”, isto é, tudo que está fora da organização jeovista, faz parte de Satanás.
Estas práticas anticristãs se configuram uma verdadeira desagregação social e familiar. A Sentinela 15 de Julho de 2011. Página 31 relata: “Suponha, por exemplo, que o filho único de um casal cristão exemplar abandona a verdade. Preferindo “usufruto temporário do pecado” a uma relação pessoal com Jeová e com seus pais cristãos, e é desassociado. Os pais ficam arrasados. Quanto à desassociaçao...” Não seria por menos, pois, se o desassociado ou dissociado for membro da família, parente direto, pai, mãe, filho, irmão, e que mora em casa separada, são orientados a banir do convívio social e familiar o seu filho como exemplificou a citada revista. Vê-lo apenas quando for tratar de um assunto extremamente necessário. E quando um membro não acredita mais na proposta da religião?  Ao sair sofre a mesma penalidade. Onde está a liberdade de mudar de crença, e de religião conforme prevê a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
Muitos ex-fiéis atravessaram graves crises de depressão, inúmeros lares destruídos, há registros de suicídios, todos em decorrência dessa prática absurda de discriminação de ex-membros, defendida pelas Testemunhas de Jeová, como uma forma de fazer com que o “errante” retorne para os seus quadros e, assim, ter garantida a sua salvação, o que já é objeto de uma Ação Civil Pública intentada pelo Ministério Público Federal do Ceará.
Também no Ceará, houve a formalização de uma Denúncia contra lideranças de tal denominação religiosa, desta feita pela prática de crime de discriminação religiosa, estando os dois casos (Ação Civil Pública e Ação Penal), dependendo de manifestação do Superior Tribunal de Justiça em Brasília/DF, sendo certo que o assunto começa a merecer atenção das pessoas de um modo geral.
Há, também, decisão da 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que determinou a submissão de um casal de Testemunhas de Jeová, a julgamento pelo Tribunal de Júri, por homicídio doloso (com intenção de matar) em que figura como vítima a própria filha menor, haja vista não lhe ter sido permitida uma transfusão sanguínea, também por questões de convicção religiosa.
Inegável que a Constituição Brasileira permite e incentiva a liberdade religiosa mas, como todas as liberdades, esta não pode nem deve ser absoluta, estando evidentemente sujeita a parâmetros, sob pena de se materializarem abusos diversos como, por exemplo, a discriminação a que são submetidos ex-fiéis das Testemunhas de Jeová, daí a importância do tema no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
A parábola do Bom Samaritano ajusta-se bem à reflexão sobre "quem é o meu próximo". Nesta parábola, Jesus demonstrou que a caridade – o amor, a salvação da alma independe do credo religioso que se professa. O que importa é auxiliar o próximo, ser tolerante, independentemente dele professar ou não, uma religião.
Portanto, nesse dia 21 de Janeiro, relembrando a memória daqueles que morreram em função de discriminação religiosa, e daqueles que sofrem os percalços decorrentes de tal discriminação, que unamos as nossas mãos, as nossas forças, e nossos pulmões, brandindo aos quatros cantos do Brasil em alto e bom tom: DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO BRASIL É CRIME!. Assim, divulgando e discutindo essa questão, certamente que estaremos construindo um país melhor!          
Sebastião Ramos – Assistente em Administração da UFC, e integrante do movimento contra a discriminação Religiosa.

32 comentários:

  1. Eu não sou Testemunha de Jeová, cheguei a estudar a Bíblia, mas nunca me batizei ou fiz muito progresso. Eu discordo de vários aspectos relacionados à religião, mas todos eles dizem respeito às pessoas que se dizem TJs, não à religião em si. Sou muito curiosa, leio muito tudo e já houve um tempo em que me interessava por doutrinas religiosas em geral, até espiritismo. Tenho várias publicações da Torre de Vigia e em nenhuma delas notei demonstrações de preconceito. Já tinha procurado saber o porquê de se afastar de membros que por algum motivo tenham sido "expulsos". Pelo que fiquei sabendo, os adeptos à religião o fazem por amor à pessoa afastada e para obedecer a um mandamento bíblico. A Bíblia é bem clara, não acredito que haja margem para muitas interpretações quando é lida por inteiro.
    Tenho certeza que a intenção da desassociação é disciplinar aquele que por vontade própria decidiu se tornar Testemunha de Jeová e acabou cometendo conscientemente algum pecado grave. Não acredito que seja praticada nenhuma forma de preconceito e me admiro muito de que pessoas possuidoras de conhecimento bíblico, conscientes do que fizeram que possa ter ferido a crença, usem o que sabem para atingir uma instituição tão séria. Todos têm o direito de dizer o que pensam e lutar pelo que acreditam, mas mais uma vez: ninguém é forçado a se tornar testemunha de jeová e sabe ANTES de se formalizar como fiel o que pode acontecer caso algum pecado grave seja cometido. Se foi batizado, é porque aceitou todas as peculiaridades da religião, inclusive esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhora Cyntia, eu incentivo a senhora a pesquisar um pouco mais, vejo que desconhece muito do que é praticado pela organização das Testemunhas de Jeová. Eu não cometi nenhum pecado bíblico, simplesmente resolvi que não queria pertencer mais à organização religiosa das TJ, e o tratamento foi o mesmo: o ostracismo, a a discriminação, pois minha família foi decepada. De um lado eu e minha mãe, que me apoiou, do outro minha irmã carnal e meu cunhado que já não dirigem a fala a mim, e outras centenas de "irmãos" que após o anúncio não puderam mais falar comigo, alguns temendo serem desassociados por isso conversam comigo em particular, pela internet, pois já não podem fazer isso abertamente. Para a senhora entender melhor: eu não posso cortar o cabelo no mesmo salão que eu costumava pois a dona é testemunha de Jeová e não corta mais meu cabelo, este é só um exemplo. Pesquise mais caríssima senhora.

      Excluir
    2. Eu acredito em vocês. As Testemunhas de Jeová de Laodicéia são assim mesmos. Protegem alguns e outros por qualquer besteirinha perseguem.

      Mas, leia Apocalipse (Revelação) sobre o julgamento de Jesus à João para os 7 anjos que tomam conta dos 7 tipos de congregação. Nem todas ali são boas. TJs da Filadélfia são bons, os bereanos também. Agora, os de Laodicéia, Efesos e outras assim, são super rígidos e fazem essas coisas mesmo. Acredito em você.

      Vic Sophie

      Excluir
    3. Acho que não conhecem o texto que diz " parai de ter convivencia com qualquer que se diga irmão", "nem sequer comendo com tais". A desassociaçao é um ensinamento da Bíbia! Uma testemunha de Jeova só é desassociada se qiser, sei pois ja passei por situaçoesq ue poderia ser desassociado e sei que isso só acontece se a pessoa não quiser de forma alguma ajuda! Então por amor aos outros, a pessao é afastada sim, seguindo o conselho bíblico!

      Excluir
    4. Só que as pessoas que simplesmente deixaram de acreditar na religião testemunhas de Jeová devido as suas falsas profecias e de quase 400 mudanças de ensino,essas pessoas que nada fizeram de errado mas antes foram enganadas por falsos ensinos não podem se dissociar, pois, perderão a família, amigos,pode isso?E existe quem acredite ser isso amor e que é bíblico, mas muitos falam mas nem querem ser dá religião e sim acusar quem saiu por livre escolha ou mesmo quem foi desassociado. Será que foi isso que Yauhsha(Jesus) ensinou? Será que o mal pode tornar alguém melhor?Sabe acho que como quase ninguém estuda nesta seita,falta estudo para entender melhor a Bíblia.Detalhe a religião desincentiva o estudo universitário veementemente.

      Excluir
  2. Cyntia, eu fui Testemunha de Jeová por mais de 10 anos e sei bem como as coisas acontecem por lá e posso dizer sim que há discriminação religiosa deles contra os ex-membros. Pedi minha dissociação por não mais suportar a pressão que é feita e por discordar da Torre após eu ter descobrido muitas coisas erradas lá dentro. Aliás nas publicações há sim um incentivo para a discriminação contra ex-membros. Agora se é uma questão de amor ou não eu não posso dizer, sei que em muitos casos as Testemunhas de Jeová fazem esta discriminação por ignorância ou inocência, mas isto não justifica o mal que este tipo de comportamento causa. Eu saí por que quis, e esta discriminação não irá me fazer voltar, ao contrário irá me afastar cada vez mais de meus ex-amigos e familiares Tjs. Só para terminar, eu não fui forçado fisicamente a me tornar Tj mas fui enganado pela Torre de Vigia que tem um poder muito grande de persuasão. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara sra DIARIOEXTJ.
      Se a norma biblica para se desassociar é um preconceito, então segundo as suas ideias, a biblia é um livro preconceituoso. pois pelos relatos contidos na biblia pessoas no passado foram desassociadas pelos apostolos,sera que a senhora tambem rotularia-os de preconceituosos?. o problema cara senhora é que pessoas assim não querem entender o que jeova requer dos seres humanos e não estão dispostas a serem obedientes aos principios da biblia, e procuram motivos escapistas para abandonarem a organização de jeova,e assim levarem a vida sem levarem a Deus em conta nas suas escolhas estude bem a biblia.quantas veses vc estudou a biblia durante estes 10 anos, no seu estudo pessoal,se é que teve?

      Excluir
  3. Eu sou desassociado há 4 anos e nunca me senti enganado,elas,as tjs,nada ganham com isso,não há porque enganar.Sei que há ignorancia por parte de alguns assim como sei também que há preconceito por parte de outros que foram expulsos e uma certa obcessão em descarecterizar a "torre",como vcs dizem.Sou muitíssimo bem informado sobre o que vcs falam e postam na net e sei que apesar de tudo as tjs ensinam muito mais coisas boas para praticar do que o contrário,portanto,quem permanecer dentro sairá em vantegem e é por isso que penso seriamente em voltar.

    ResponderExcluir
  4. Ninguem é obrigado a acreditar! E principalmente estudar , e quanto a transfusao de sangue á outros tipos de tratamentos. Vivemos Felizes e fazemos tudo de amor ao proximo (:
    Religiao verdadeira iria ser odiada por muitos! E nao é verdade? Pois é! Mas enfim --' Eu sou adolescente mas sei ver o quanto é bom ouvir o que Jeová tem para nós , as coisas maravilhosas que ele nos ensina (:
    Quanto aquilo que vc disse - Dia da Mae? E do Pai? É todos os dias , Natal? Para receber prendas? Pense... Nao é melhor recebermos uma prenda outro dia? E nao obrigatoriamente nesse dia? Que as pessoas dao por obrigaçao?
    E quanto ao Armagedão sim ele está próximo.
    Sabe qual é o sinal? O sinal fornecido por Deus de que ele nunca ia destruir o mundo com o dilúvio. O Fim do Mundo está próximo. Jesus falou que seus disciplos deveriam estar atentos algumas coisas que aconteceram na Terra. Da para saber como o Armagedao está proximo prestando a atençao que Jesus disse que ia acontecer. Quando estas coisas estiverem ocorrido o Reino Governado por Cristo vai acabar com todos os outros governos!
    1-Guerras 2-Fome 3-Doenças 4- Terremotos 5-Maldade 6-Pregar boas novas.
    1-Jesus isse : "Voces vao ouvir falr de Guerras e noticias de Guerras uma nação vai lutar contra outra e um reino contra o outra e um reino contra outro" A primeira Guerra mundial durou de 1914 a 1918 a Segunda de 1939 a 1945 nunca antes tinha havido Guerras Mundiais. E hj á Guerras no mundo inteiro.
    2-Jesus também disse " Vai haver falta de comida em um lugar após outro" Cada dia milhares de pessoas morrem porque tem pouca comida.
    3-Jessus tambem falou de outra coisa " Em vários lugares va haver epidemias.No nosso tempo é provavel que a Aids acabe matando ainda mais pessoas há tb outras como cancer,doenças do coraçao (etc) que matam milhares de pessoas todo o ano.
    4-Jesus mencionou outraparte do sinal "Haverá...Terremotos num lugar apos o outro".Desde o ano 1914 ocorrem muitos terremotos todo o ano.
    5-Jesus disse que a outra parte do sinal seria " O aumento da maldade" toda a parte as pessoas tem medo de que alguem invada a casa elas.Nunca antes houve tantos , crimes e violencia como hoje.
    6-E Jessus falou tambem numa parte muito important do sinal quando disse " Estas boas novas do Reino serao pegadas em toda a Terra habitada em testemunho a todas as naçoes e então virá o fim.
    Deus Vai toar o Lugar dete mundo MAU!

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo. Acho que você está mentindo, deve ser uma testemunha de Jeová fazendo a linha "fui desassociado mais ainda defendo a organização". De qualquer forma, precisa rever seu modo de pensar. Nunca se sentiu enganado? Bom pra você, que pelo visto nunca percebeu então. Concordo com você que as testemunhas individuais não ganham nada com isso, nem se dão conta dos erros que ensinam, mas alguém tem culpa: a cúpula central que ensina e manda "em nome de Deus", cujas ordens não se podem ou não se devem questionar, esses são os que mais ganham com todo esse engano. Há preconceito e ignorância sim, mas é dentro da organização. Se ensinam coisas boas? Sim, ensinam, e coisas más e erros? Também. Porque fechar os olhos a isso? Talvez você nem sequer tenha lido os demais comentários, caso tenha lido, reflita neles. Saúde Anônimo!

    ResponderExcluir
  6. Pedi dissociação à uns 8 anos atrás, era muito jovem...não teho vontade de voltar mas minha mãe continua na VERDADE. Eu tenho certa que essa religião é a que prega a verdade. Vocês são apostatas usados por Satánas e cada um sabe dentro de si que está errado. Infelizmente não sei o que leva uma pessoa e dinfundir e divulgar o ódio contras as Tjs. Isso sim merecia ser denunciado no MP. Meu amigo tu estas perdendo teu tempo fazendo isso, se tu és contra as crenças, pelo menos respeita, tu não é e nunca foi obrigado a ser tornar um TJ,o que tu estás ganhando difamando dessa maneira? Jeová Deus tenha piedade!

    ResponderExcluir
  7. Sr Valton Costa e Anonimo ( 30 \ 01 \ 2012 ) , boa noite .

    Eu já fiz parte da Dianteira em uma congregação . Conheço a fundo o que se passa dentro da Organização . Não sou desassociado e nem dissociado . Entreguei os meus privilegios voluntariamente ; por que não mais aguentava ver algumas coisas dentro da organização . Dentre elas : perfeccionismo demais , favoretismo nas designações de discursos para Assembleias e Congressos . Os idosos eram descartados ; não se davam atenção a eles . Os menos de condição financeira quase não eram vistos . Houve um caso de uma irmã com depressão ; que os anciãos não tiveram o dicernimento e colocaram a irmã para fora - desassociada .
    Todos anciãos e vianjantes seguem na risca o vem de Betel . Ninguem pode opniar por nada . Todos são analisados pelo que fazem no ministerio e na frequencia as reuniões . Por esses e muitos outros motivos deixei a Organização .

    Att
    Anonimo .

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, só Deus para lhe ajudar, seu raciocínio está carregado de manipulação, penso que as TJs que não sabem a verdade sobre a Torre não pensam, apenas repetem o que a Torre escreve e ensina.
    Deus lhe ajude!
    Josita

    ResponderExcluir
  9. E risível a intelecção de alguns sobre certos temas das Testemunhas de Jeová. Inicialmente, quero sublinhar a questão de que as Testemunhas de Jeová desencorajar o ensino superior. O que as Testemunhas de Jeová dizem que o melhor ensino superior é o conhecimento de Deus. Sou Testemunha de Jeová e estudei na Universidade Federal do Amazonas, assim como todos os meus filhos. Isto é uma corrente querendo jogar as Testemunhas de Jeová contra o sistema legal. Que tal se o governo criasse tributo sobre as religiões que dilapidam o patrimônio dos seguidores. Umas praticam a canonização da ignorancia, a fim de ter mais poder sobre um povo pobre e ignorante. Em toda sociedade há uma normatização de seus associados, v. g.na OAB, se o advogado praticar algumas coisa que ofenda a instituição ele é passivel de ser expulso. Em toda e qualquer sociedade humana pode haver equívoco, mas, daí dizer publicar inverdades é outra coisa. O Ministério Público Federal deveria se preocupar com alguns religiosos que estão ricos, transferem valores para os paraísos fiscais. Enquanto os seus seguidores estão cada vez mais ricos. Vejam na TV brasileira, os ricos em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  10. ACEITAR SEM QUESTIONAR - Leia o que o "corpo governante" ORDENA: - A Sentinela de 15/7/1983, pág. 22 "Evite idéias independentes....Como se manifestam tais idéias independentes? Um modo comum É QUESTIONAR o conselho provido pela organização visível de Deus." - A Sentinela de 15/7/1983, pág. 22 (grifo meu)



    OBEDECER SEM QUESTIONAR! - AUTORITARISMO TOTAL ! DITADURA RELIGIOSA! É assim que vive uma testemunha de Jeová - Leia o que o CORPO GOVERNANTE ORDENA: “Quando há uma desassociação, a LEALDADE EXIGE que apoiemos os anciãos, sem tentar adivinhar SE HOUVE MOTIVOS suficientes para a ação tomada.” (A Sentinela, 15/01/1988, pág. 19)


    MEDO DOS DESASSOCIADOS - Leva a seguinte ORDEM DO CORPO GOVERNANTE: - O livro "Organizados para Pregar o Reino e Fazer Discípulos", página 172: - "Não há motivos de se escutar o filho ou o cônjuge desassociado, se este tentar justificar-se ou procurar convencer o fiel do seu modo de pensar e agir. Tampouco deve dar-se ouvidos às suas objeções quanto a como o caso foi tratado pela comissão judicativa".


    O livro "Organizados para Pregar o Reino e Fazer Discípulos", página 171 - "Em fidelidade a Deus, nenhum dos da congregação deve cumprimentar tais pessoas (que saem) ao se encontrar com elas em público, nem deve acolhê-las no seu lar. Até mesmo parentes consangüíneos, que moram no mesmo lar com o parente desassociado, por darem mais valor às relações espirituais do que as carnais, evitam tanto quanto possível o contato com tal parente desassociado".


    A Sentinela de 15/12/1981, página 25 diz: - "O absoluto perigo à espiritualidade também provê base para a separação. O crente num lar dividido em sentido religioso deve fazer todo o possível para aproveitar-se das provisões espirituais de Deus. Mas, permite-se a separação caso a oposição do cônjuge descrente realmente impossibilite praticar a adoração pura e deveras puser em risco a espiritualidade".

    ResponderExcluir
  11. Não tem vontade de "voltar para a VERDADE"? NEM EU! Para que voltar para algo que reprime o raciocínio e a inteligência? Para que voltar para algo que tira a liberdade de ser um filho de Deus livre com suas próprias responsabilidades? Para que voltar para mentiras e enganos religiosos? Se você caro Anonimo que comentou logo acima, acha que existe "religião verdadeira" e que as TJ são essa tal religião SEGUI-A! Mas não venha com essa conversa de que "somos apóstatas usados por Satanás" porque essa conversa está ultrapassada, e essa sim é uma frase carregada de ódio contra aqueles que não desejam mais fazer parte da religião TJ! Criticar uma religião não significa perseguir nem desrespeitar, porque se for as TJ são as pessoas que mais perseguem e desrespeitam as religiões do mundo todo! Antes de dizer que alguém é usado por Satanás para qualquer fim, vá estudar, deixe de ser ignorante, Deus tenha piedade de sua ignorância!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr valton,percebo que vc gosta da liberdade de escolha, principalmente no que toca a escolha de religião;
      muito bem; suponha que eu entenda que deva pertencer a uma religião que prega a ideia que eu deva me tornar um martir, que eu deva amarrar ao meu corpo esplosivos e deva entrar num local publico e detonar matando assim dezenas de pessoas,segundo as suas ideias pre consebidas está tudo bem,foi simplesmente a pratica da escolha da pessoa por uma religião, que mais lhe convir ela não pode ser condenada.por favor isto é um absurdo,este e o grande problema da humanidade pessoas com esta mentalidade levam a vida sem normas e sem se apersseberem qual é a vontade de Deus, só levam em conta o seu proprio eu, e perssonalizam para si mesmos a sua propria forma de adoração.ESTUDE A BILIA E SE DEIXE MOLDAR POR ELA.

      Excluir
  12. Um conselho que julgo ser de grande utilidade a todos vcs, testemunhas e ex...procure ler noções diferentes da Torre de vigia! Procure aprender pelo menos o hebraico básico para ter uma visão melhor do reino do shamaym que Yahshuah nos trouxe!
    E verão sem dúvida nenhuma, que embora digam que não! È apenas mais uma organização religiosa intolerante como todas a s demais...uma ditadura revestida de religião!!!

    ResponderExcluir
  13. 1° A DESASSODIAÇÃO É UM ATO DE AMOR !!! : ja fui testemunha de jeova por anos nao fui desassociado mais devido eu ter me mudado para um sitio longe da cidade nao frequento mais(eu enfraqueci devido adistancia dos meus irmaos espirituais tjs)....a desassosiação é um atyo de amor pq a pessoal só é desassociada se fizer algo MUITO,MUITO,MUITO,MUITO,MUITO sério, e mesmo se algum tj faz algo muito serio ele é ajudado e só se nao aceitar a ajuda q ele é desassociado,,entao nos afastamos da pessoa desassociada pra q ela mude reveja suas escolhes e se for constatado q a pessoa mudou e nao fais mais a coisa errada q causou sua expulsão ela é readmitida como testemunhade jeova.. 2° NÓS NOS AFASTAMOPS SIM DA PESSOA DESASSOCIADA !! : sim nós nos afstamos sim da pessoa desassociada pq como eu disse isso é um atode amor pra fazer a pessoa mudar, e tbm a pessoa só é dasassociada se fizer algo MUITO errado isso ja é um grande motivo pra nos afastarmos..por exemplo: vc seria amigo ou manteria contato com alguem q vc sabe ja matou outra pessoa e sabe q essa pessoaa nao se arrepende de ter feito isso..outro exemplo: vc manteria contato com alguem q vc sabe q usa drogas descontroladamente e q é agressivo? acho q não....entao nos manter afastados da pessoa desassociada alem de fazer com q apessoa veja q esta errada e mude tbm protege as testemunhas de jeova de certos perigos...outro exemplo: responda a vc mesmo.. se vc descobre q umamulher q vc conhece é prostituta e muito imoral se vc é umapessoa correta e preza pela moral e bem-estar da sua familia vc deixaria q vc ou algum menbro de sua familia se envolvesse com essa mulher?acho q vc respondeu q não certo?...o mesmo se aplica a congregação das tj , se os anciãos(*homens q tomam a dianteira na congregação) descobrem q alguem esta fazendo algo muito errado eles tentam ajudar a pessoa se a pessoa nao aceita a ajuda elaé expulsa ate q se arrependa pra nao "contaminar" ou passar esse proceder errado para os outros menbros.....

    CONCLUSÃO : a desassociaçãoserve pra proteger os menbros da congregação de se envolverem com pessoas q nao fazem o q é certo e a desassociação tbm serve pra fazer a pessoa mudar se arrepender e voltar a ser testemunha de jeova..

    ResponderExcluir
  14. Ancião da religião testemunhas de Jeová condenado a 11 anos de prisão por abusar de menina por sete anos dentro de Salão do Reino em Santa Catarina – Religião descaradamente tenta enganar o público fazendo crer que se trata de ‘pastor’ de ‘Igreja’ Evangélica
    http://blogdotony.com.br/anciao-da-religiao-testemunhas-de-jeova-condenado-a-11-anos-de-prisao-por-abusar/2222/

    ResponderExcluir
  15. irmãos, para fazer parte do grupo é necessário o que?

    Outra pergunta: Após membrado, posso ter acesso às senhas do blog e do forum para postar matérias?


    Grato

    ResponderExcluir
  16. Eu fui liberta depois de 18 anos TJ. Nasci em um lar TJ, logo tive uma infância muito difícil e uma adolescência pior ainda. Mas um grande amigo teve muita paciência comigo a tal ponto de aceitar a me dar aulas escondido, como se fossemos bandidos...eu não sei se errei ou acertei, pois menti, carrego isso comigo até hoje, mas na época essa foi a única maneira que eu tive para não sofrer mais como eu sofria, pois foi através dessas aulas que consegui ter coragem para conversar com meus pais que eu não era uma TJ. 2 anos se passaram e ainda sofro as consequências disso, mas no mundo eu terei aflições, mas vou ter bom animo, pois Cristo venceu o mundo... Graças a Deus eu consegui me livrar de tudo o que me deixava extremamente perturbada ao ponto de precisar de tratamento psicológico. Hoje em dia sou verdadeiramente feliz. Congrego em uma igreja pequena que se chama igreja de Cristo e hoje em dia tudo faz sentido. Muito obrigada pelo site, é extremamente importante desabafar e compartilhar sobre esse assunto que marca tanto a vida de uma adolescente... MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  17. O que aqueles que falam contra os TJ .. falam contra a palavra de Jeova, tudo que os TJ falam ou fazem vai de acordo com a palavra, com o livro sagrado A BIBLIA. TODO MUNDO eh imperfeito e comete pecados, algum TJ pode ter feito algo errado, pode ter falado algo errado, assim como qualquer outra pessoa em qualquer outra religiao. A DIferenca eh que os TJ seguem aquilo que a Biblia diz e em 1Cor 5:11,13 diz sobre essas pessoas **11 Mas, eu vos escrevo agora para que cesseis de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem. 12 Pois, o que tenho eu que ver com o julgamento dos de fora? Não julgais vós os de dentro, 13 ao passo que Deus julga os de fora? “Removei o [homem] iníquo de entre vós.”**

    Como seguimos os mandamentos de Jeova eh por isso que existe a desassociacao e o pq de se afastar dos desassociados **nem se quer comendo com tal homem**

    Em caso de parentes mtos proximos, irmao, pais, filhos, pessoas que vivem debaixo do mesmo teto, nao eh que nao podemos os dirigir a palavra, pelo contrario essas pessoas apenas nao podem fazer parte da nossa reuniao espiritual !!

    Se vcs acham que a desassociacao eh uma forma de preconceito, como se chamaria alguem que que defama, questiona uma religiao? Tbm nao seria preconceito contra essa religiao. Vcs tm toda liberdade de expressao mas fazer um site defamando os TJ eh mta falta do que fazer.

    Uma pessoa se torna TJ POR LIVRE E ESPONTANEA VONTADE ... ao frequentar sabe mto bem o que eh certo e o que eh errado e se a pessoa resolve deixar a congregacao ela SABE MTO BEM AS CONSEQUENCIAS DISSO... Entao nao me venha dizer que eh UMA DESCRIMINACAO.

    ResponderExcluir
  18. ola vi seu video no youtube , fica triste náo , o que importa e que vc hoje conhece parte da verdade de DEUS pois o conhecimento è progresivo, mas o grande problemas das tj è nao crer no espirito santo como DEUS , ai quem convence do pecado da justiça e do juizo è o DEUS ESPIRITO SANTO ! e se eles nao cren fica dificil ELE convencerlos , mas exixte a misericordia apartir que um filho de DEUS ORA POR TAL PESSOA E POR VC ALGUEM OROU , PARABENS SIGA EN FRENTE EU QUERO SER TEU AMIGO , SER TEU IRMAO , ABRAÇAO E NADA DE FICAR TRISTE EM JESUS SOMENTE EM JESUS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES , E SABE EU AMO A YHWH , MAAS SE NO CEÙ NAO TIVESE O DEUS FILHO JESUS CRISTO EU NAO QUERIA IR PRO CEU, POIS PRA MIN JESUS È TUDO. SEM JESUS NAO QUERO VIVER COM JESUS HÀ VIDA E VIDA EM ABUNDANCIA , ME RETORNE O POST , WERKSPSILVA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  19. Gente..... Pra tudo na vida existem regras, quando entramos numa nova empresa, escola, ou mesmo um relacionamento .... Se estamos de acordo, entramos, se não , não e nas TJ não é diferente ...... Sou TJ.... Venho de classe media baixa, tenho formação superior e vi em termos o que vcs escreveram realmente acontecer..... Porém , como tudo na vida, temos de ter inteligência de filtrar o que é bom ou não para nos ...... E digo sem sombra de dúvidas..... Todos os que reclamam ou se sentem injusticados fizeram por merecer...... Na nossa história somos sempre a vitima ou herói , nunca os vilões ...... Por isso indago: cresçam psicologicamente e parem de sentir pena de si mesmos

    ResponderExcluir
  20. Anônimo Testemunha de Jeová do dia 09 de junho. Interessante não ter a coragem de assinar seu nome não é verdade? Medo de retaliação? Só para esclarecer: toda instituição tem direito a regras, porém se as mesmas se mostram discriminatórias (como é o caso) obviamente se torna crime! Não é somente aceitar por aceitar e sim aceitar porque não é decente! Posso assinar um contrato com qualquer coisa, mas se estiver contra a lei e for ruim para a pessoa: ela tem o direito de denunciar!

    ResponderExcluir
  21. Esse comentário foi engraçado:

    "...Sou TJ...temos de ter inteligência de filtrar o que é bom ou não para nos"

    ãhhh?

    ResponderExcluir
  22. Eu Nunca tive tantos inimigos como quando sai de la, portanto pesso aos que querem entrarem, sempre peça opinião para mais de 3 pessoas que não são ligadas a elas, pois até seus filhos lhe odiarão se for expulso. É uma viagem sem volta. O Ingraçado que aqui também comentaram algumas TJ, será que não gostam de oposição, de reflexão ? Deus (Jeová/Javé/ etc..) é um Deus de Amor e tolerância, senão ja teria destruido a todos.

    ResponderExcluir
  23. Eu Nunca tive tantos inimigos como quando sai de la, portanto pesso aos que querem entrarem, sempre peça opinião para mais de 3 pessoas que não são ligadas a elas, pois até seus filhos lhe odiarão se for expulso. É uma viagem sem volta. O Ingraçado que aqui também comentaram algumas TJ, será que não gostam de oposição, de reflexão ? Deus (Jeová/Javé/ etc..) é um Deus de Amor e tolerância, senão ja teria destruido a todos.

    ResponderExcluir
  24. Alguém sabe onde posso encontrar o estatuto da Associação Testemunha de Jeová?
    Pois para usufruir da condição de sociedade sem fins lucrativos, tem que ser registrado em cartório.

    ResponderExcluir
  25. marco, disse JEOVA NOSSO DEUS VAI DESTRUIR TODOS OS SEGUIMENTOS DE SATANAS E SEUS ADEPTOS,INCLUINDO A POLITICA , A RELIGIAO FALSA E PRINCIPALMENTE OS HIPOCLITAS APOSTATAS

    ResponderExcluir
  26. as pessoas entram pra religiao porque querem,ninguem e´ puxado pelo braço ou e´ obrigado a frequentar as reunioes,e` por isso que este mundo esta` perdido,pq as pessoas fazem detudo sem respeito uns com os outros, e sem limites ,tem sim que ter regras e limites para que a coisas possam andar um pouco menos torta. semm esquecer que temos que ter muita fe´ em deus, que muito proximo ele vai trazer uma soluçao para este mundo perdido...

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!