domingo, 15 de julho de 2012

DEPOIMENTOS DE EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Neste primoroso texto, Elton, um 'pastor' (ou "ancião") das Testemunhas de Jeová, expõe suas reflexões sobre a estrutura de poder exercida pelos líderes de sua religião - estrutura esta carcomida pelo autoritarismo, embriagada pelo poder e desumanizada pelo legalismo secular. Ele fala de um 'rebanho' fatigado e oprimido, e, ao mesmo tempo, expressa sua falta de esperança com relação a mudanças necessárias na organização, às quais Brooklyn resiste obstinadamente. Sinta o impacto de suas palavras: Caros colegas, é triste o cenário que se tem hoje da organização nos vários momentos em que nos associamos com nossos irmãos aqui dentro. Uso a palavra "triste" porque creio que, se a organização tivesse mudado vários aspectos e pedido perdão por tudo o que ela tem feito aos seus membros (agora tão sofridos), ela hoje não teria o negro quadro que está sendo pintado com matizes tão deprimentes nos contextos que citarei abaixo. Estou falando do que venho observando ocorrer nas últimas reuniões, congressos, assembléias de circuito e especiais de um dia, e assim por diante. A repetição dos mesmos esboços de tons impositivos e arrogantes que vêm daqueles homens que moram em Nova Iorque e que se endeusam, (por brincarem de Deus) decidindo o que é bom e o que é mau para nós, a insistente ordem de pregar e de se fazer mais e mais numa obra que pretende uma venda que vai de revistas de capas e ilustrações bonitas a livros desinteressantes (os quais bem poucos dentre nós Testemunhas de Jeová têm tido real prazer de ler), as mensagens que nos alienam e nos distanciam cada vez mais da realidade do mundo atual, enfim, todas as tralhas e velharias acumuladas, herdadas de Russel, Rutherford e CIA, que acompanham a organização, não deixam mais espaço para uma fé saudável pelo menos por parte das Testemunhas de Jeová a quem conheço e as quais ainda amo. 

Parece que nossa fé é algo totalmente dependente apenas a fazer mais e não condicionado a nos amar mais e mais ou doar-nos mais e mais uns aos outros, aprender a querer bem aos nossos irmãos e não viver a vigiá-los, a investigá-los como a bandidos que escondem suas falcatruas...! Tudo isso isso faz com eu me sinta como se eles não não fossem mais meus verdadeiros irmãos e amigos, a quem posso confiar, com quem posso me abrir e conversar com intimidade, naturalidade, espontaneidade, liberdade e despreocupadamente como quem conversa com amigos de verdade...; ao contrário, sinto como se estivesse no meio de pessoas a quem eu tenha sempre de mostrar uma espiritualidade fingida, escondendo o homem que sou no íntimo, driblando os meus pensamentos mais autênticos por medo de revelá-los, minhas idéias de como me sinto em relação a tudo que se prega entre nós, e sufocando minhas inquietações pessoais, minhas emoções sinceras, minhas comprovações de fé genuína e assim por diante.

Essa é minha análise; essa a minha visão e é minha percepção nestas últimas semanas nas quais fiz essas várias investigações inter-pessoais das quais tirei essa dura constatação final. Sinto que as pessoas estão DESILUDIDAS, DESGASTADAS E CANSADAS de ouvir, vez após vez, que o que elas estão fazendo para organização nunca será suficiente nem tampouco satisfatório - nada do que se faz nem a quantidade do que se faz, é suficiente para essa engrenagem invisível que paira como mãe soberana, fria e impassível, indiferente a dor de seus filhos, exercendo imperturbável controle sobre suas frágeis vidas humanas...Essa é a nossa organização - uma senhora de traços duros no rosto, a quem todos reconhecem à distância por sua silhueta empedernida, insensível, inflexível e desapiedada! Essa é a rainha de todos nós, súditos que se ajoelham diante de seu trono em forma de Torre; essa é a senhora autoritária que com mãos firmes, comanda de forma implacável, imperativa, proibitiva e impeditiva, a vida dos que dela dependem para continuar a adorar ao Deus a quem ela afirma servir e representar!

Texto retirado na íntegra do site:

13 comentários:

  1. De fato, essa é a realidade. Mas como poderia ser diferente? Do contrário, "como se cumpririam as Escrituras, de que tem de realizar-se deste modo?” "O amor da maioria se esfriará". As Escrituras falam de um povo...

    Não importa o Bezerro de Ouro que a atual nação de Israel (o povo de Jeová Deus) faça para si mesma. Não se dobre diante da Fera. Adore o Pai em Espírito e Verdade...não perca a fé em Jeová...haverá acerto de contas:

    http://exatoverdade.blogspot.com.br/2012/07/nao-ha-paz.html

    Paulo
    http://exatoverdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente. Considero uma enorme injustiça, fazer uma ligação entre o atirador de realengo, que matou tantas crianças inocentes, com a religião Testemunha de Jeová. Ao meu entendimento ele poderia ser até mesmo um associado que estivesse em atividade que não se poderia fazer tal ligação. O superintendente que segundo se diz mentiu ao ser entrevistado ele foi infantil caso ele tenha feito isso, pois se é que ele tinha conhecimento ele teria que dizer a verdade. A religião nada tem a ver com o acontecido, ainda que fosse um associado ativo volto afirmar já que a religião não apoia tal pratica.

    ResponderExcluir
  3. Linomacha@hotmail.com Sei perfeitamente que a religião Testemunha de Jeová e outro movimento que está surgindo atualmente no Brasil, é aonde se encontrará a verdade com o evangelho sendo pregado na integra, Ao meu entender, Testemunha de Jeová fás uma parte e eles estão fazendo a outra, mas a tendencia é a unificação, Para isso é necessário que o citado movimento avance um pouco em conhecimento, e as Testemunhas de Jeová e procure remover de dentro delas ensinos que não são corretos e que foi infiltrado por alguns indivíduos sobre os quais Paulo e Pedro avisaram de antemão, leia Atos 20:29 e 1 Pedro 2:1-3

    ResponderExcluir
  4. Luiz Alberto A.B - Timon-MA
    Quem é Testemunha de Jeová vive numa tremenda confusão devido as interpretações feita pelo do Corpo Governante, das profecias de Daniel e Apocalipse.
    Procure ver o que a literatura da Torre de Vigia dez sobre os 1260 dias de Daniel e apocalipse; sobre os 1290 e 1335 dias de Daniel; das 2300 tardes e manhãs de Daniel, que você verá a confusão na interpretação dessas datas. Sem falar dos sete tempos de Daniel, que não tem nada a ver com 1914.
    Estive vendo o que foi profetizado no famoso livro O MISTÉRIO CONSUMADO, e simplesmente fiquei impressionado com tanta asneira que foi escrito nesse livro. Nesse livro foi feito várias falsas profecias. E vemos ainda nos dias atuais, o Corpo Governante falando desse livro como tendo sido de grande importância para mostrar os erros de Babilônia a Grande.
    Não é fácil ser uma Testemunha de Jeová,pois é preciso defender tantas falsas profecias e falsos ensinos dos líderes, que chega a dar dor de cabeça em muitas TJ esclarecidas!
    luizbezerratyah@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. sou dezassociado das Testemunhas de Jeová, porém não me sinto capaz de retornar a excelente religião, nem por isso faço críticas a tal... vi em alguns sites como esse críticas sobre não servir ao exército ou exercer poder público ou governamental ... E VCS ACHAM CERTO IR PRA GUERRA E MATAR SEUS PRÓPRIOS IRMÃOS? OU OS CRISTÃOS DA PÁTRIA VIZINHA NÃO SÃO FILHOS DE Jeová? VC CONHECE ALGUM GOVERNANTE LIMPO, SEM FRAUDES,MORTES, PROCESSOS ETC....? E O Q CRISTO DISSE SOBRE NÃO FAZER PARTE DESTE MUNDO? é .... satanás deve está mt feliz com vcs q ao invés de pregar,estão desviando pessoas q buscam a DEUS... o povo das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SÃO LIMPO E NÃO ADMITEM MEMBROS IMORAIS ... POR ISSO ALGUNS AKI FORAM DESASSOCIADOS E POR MOTIVOS DE REBELDIA POSTARAM COMENTÁRIOS RIDÍCULOS.... AFFF RECALCADOS.... VCS NÃO SE DISSOCIARAM ,FORAM DESASSOCIADOS .....RECALCADOS ... DEVIAM TEMER MAIS AO CRÍTICAR AO POVO DE JEOVÁ ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o que vc acharia quando seu pai e sua mae te abandonase so porque vc nao profesa a mesma


      fe?eu vivo isso a 20 anos.ha so pra lembrar,foi Deus que me libertou.nao fui dessasosiada.eu escolhi sair

      Excluir
    2. Eu concordo plenamente com vc rapaz, que sai é pq qr viver no mundo errado....as testemunhas de jeova nao é perfeita....porem nenhuma religiao é.....quem critica e faz isso nao tem mais o que fazer.

      Excluir
    3. O amigo...
      Nenhuma religião é, então volte a sua fé. Mas acredite:
      A outras. E outras que ensinam a amar realmente seu semelhante, não simplesmente afasta-lo e ou exclui-lo socialmente.
      Se a religião não é perfeita, Deus deve ser, então busquemos a ele.
      Pq aki aparece tanto TJ reprimido?

      Excluir
  6. Todos tem a opção de escolher o que vai seguir e defender. Alguns serão pastores e abrirão as suas igrejas, publicarão livros e ganharão dinheiro...Aliás a palavra de Deus esta sendo vendida a torto e a direita. Desde CDs, DVDs e livros. Os lideres ficam famosos, ganham prestigio politico no mundo de Satanás e etc. Dessa forma a prostituição é escandalosa. Claro que ser Testemunha de Jeová não é fácil nesses tempos, mais cada uma responderá pelos seus atos. Claro que a Sociedade Torre de Vigia não incentiva práticas de pedofilia, estupro, sequestro entre outros crimes, que podem acontecer em qualquer denominação religiosa. Não podemos criminalizar pessoas sem provas concretas. Se comprovado claro que as pessoas devem responder por seus atos independente de qual denominação religiosa ela pertença. As Testemunhas de Jeová não corrobora com tal ato. Você que escreveu isso sabe porque foi desassociado e sabe que o importante pra Jeová não é vê-lo nessa condição e sim que aceite a disciplina e retorne para a adoração pura.

    Ainda mais, acho muito engraçado os comentários que as pessoas dizem que foram enganados, ludibriado e cegado por esta seita, ou seja ela, não tinha raciocínio algum para questionar enquanto eram estudantes. Depois que estas pessoas caem na "real" o raciocínio dela volta a funcionar. Dai elas criam blogs, sites, começam a ganhar dinheiro, aparecer na mídia, ficam famosas! É! a vaidade é algo que domina! Vocês que são estudantes das Testemunhas de Jeová sabem que são constantemente incentivados a perguntar, tirar as duvidas, nada é imposto, a decisão de batizar é tomada por cada um individualmente.

    ResponderExcluir
  7. permita me uma pergunta;
    estava passando e vi seu comentário, sem querer te ofender mas, vc ja teve alguma duvida em relação a algun estudo ou profecias ou mesmo um assunto mais simples e foi te explicado ou vc é mais pacifico e concorda com tudo?
    a principal coisa que devemos ter e liberdade para ler ,estudar,pesquisar e questionar quando houver duvidas.
    é isso possivel?

    ResponderExcluir
  8. Já fui Testemunha de Jeova,sai por escolha propria.Nao fui desassociado!
    Algumas coísas sempre questionei,por isso sai.
    Mas nao acho legal falar dessa forma dos q continuam,pois d todas religioes q conheci,é a mais próxima da"Verdade".
    Entao sejamos justos,pois um dia estivemos la e tbm a defendiamos.
    Pois em outras religioes cometem erros até piores.
    Por tanto so Deus sabe a "Verdade".
    Tiago.

    ResponderExcluir
  9. estar perto da verdade ñ e verdade tem algumas coisas boas mas tbem muitos erros . como pode uma pessoa q errou tanto ch russel, decidir sobre avida dos outros (transfusao d sangue ) E NO MINIMO DESAMOROSO. essa organizaçao ñ produs pessoas amorosas as pessoas sao tristes edoentes eu frequentei por 20 anos tenho pena dos mais humildes sao descriminados pelas familhas dos ançiaos.qdo encontra um irmao na rua eles vira a cara obrigado.

    ResponderExcluir
  10. se esta não é adoração verdadeira qual é então , estava interamente feliz com isto é como se meu coração achasse um refugio neste mundo escuro e frio , me sentia segura e tão proxima de deus , mas agora o que fazer sou estudante me dedicando , fui integrante de tantas religiões falsas queria acreditar que tudo isto mentira , tenho medo de ser mais uma daquelas sementes que fala na parabola de jesus para o seu discípulos e não dá sementes e ficar perdida nesta imensidão do mundo , onde foram para as mensagens que jesus pregou aos seus discipulos.

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!