quinta-feira, 26 de novembro de 2015

SERÁ QUE A TORRE DE VIGIA ESTÁ IMPLODINDO?



APRESENTO ABAIXO A TRADUÇÃO DO ARTIGO PUBLICADO NO SITE JWSURVEY, DE AUTORIA DE JOHN CEDARS, QUE FALA SOBRE A POSSIBILIDADE DE FALÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO TORRE DE VIGIA E O SEU CONSEQUENTE FIM.
Tradução feita por Artur Araújo.

Será que a Torre de Vigia está implodindo? 10 razões pelas quais o fim poderia estar próximo.
Para muitos que são Testemunhas de Jeová, ou que já foram um dia, que se encontram vítimas de algumas das características cruéis de seita da Torre de Vigia, a perspectiva de testemunhar o fim da organização parece boa demais para ser verdade.

Especialmente quando você passou muitos anos aceitando as falsas promessas de futuros eventos extraordinários, é compreensível que você seja cuidadoso ao depositar as suas esperanças sobre algo tão importante como a queda da organização que enganou você.

Eu, obviamente, não vou fazer a você nenhuma promessa, porque eu aprendi a ser extremamente cauteloso com expectativas, em todas as suas formas. Mas quando eu olho para o que está acontecendo com a Torre de Vigia, eu vejo uma organização desmoronando em um ritmo mais rápido do que eu jamais poderia ter razoavelmente previsto.
A mais recente evidência de queda livre da organização vem na forma de uma carta a todos os anciãos no território dos Estados Unidos, datado de 8 de julho de 2015. Você pode ler sobre o novo "plano mestre" da Torre de Vigia por conta própria, mas, essencialmente, ele acrescenta mais uma advertência às suas manobras “quebra e agarra” e “dízimo-dissimulado” do ano passado. (Os agradecimentos vão para JWleaks.org por ser o primeiro a tornar essa carta disponível.) *
A nova carta diz essencialmente aos publicadores (ou não diz aos publicadores, porque é uma carta só para anciãos): "Não só vamos fazer vocês prometerem que vão enviar dinheiro todos os meses para a manutenção de um Salão do Reino que não é de sua propriedade em qualquer sentido, como também estamos avisando que provavelmente vamos vender seu Salão do Reino, embolsar os lucros e encaminhar sua congregação para ir compartilhar o Salão do Reino de outra congregação, enquanto ainda vamos cobrar as parcelas do financiamento do Salão do Reino da sua congregação que acabamos de vender. "

Ao invés de escrever um resumo exaustivo da carta, e rediscutir assuntos que eu já apresentei em artigos anteriores, eu pensei em fazer uma abordagem diferente, adicionando este último acontecimento na minha lista de 10 razões pelas quais eu acredito que a Watchtower pode estar perto do seu fim. Aqui vai …

1 – TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ESTÁ SE TORNANDO UM NOME COM PÉSSIMA REPUTAÇÃO
A internet está mais hostil do que nunca em relação às Testemunhas de Jeová. À medida que o mundo torna-se mais consciente do fenômeno seita (em parte graças ao sucesso dos documentários como "Going Clear" filme da HBO sobre a Cientologia) jornalistas estão se tornando cada vez menos sensíveis quando se trata de destacar as características de seita da Organização em artigos de jornais e noticiários.Ex-Testemunhas já tornaram o YouTube em uma zona proibida para Testemunhas de Jeová ativas, e continuam a explorar estratégias engenhosas para alcançar aqueles que ainda estão sob o feitiço da Torre de Vigia. Até mesmo blogs de não-Testemunhas de Jeová, como “Friendly Atheist” (Ateu amigável) agora estão se reunindo para a causa ex-TJ e se fazendo ouvir cada vez mais sobre práticas prejudiciais da organização. Tudo isso significa que é mais difícil do que nunca para a seita conseguir novos convertidos e mais fácil do que nunca perder seus atuais convertidos.

2 – MENOS “ALIMENTO ESPIRITUAL” ESTÁ SENDO PUBLICADO
As revistas sobre os carrinhos de literatura testemunham uma enorme queda na saída impressa de 39% para a impressão mensal da revista desde 2005. Se a “verdadeira organização de Deus” é florescente, então por que tem escalado tão drasticamente para baixo em seu "alimento espiritual?" A verdade é simples, imprimir é caro, muito caro. Um bom indicador de prosperidade para qualquer Organização de impressão é a sua saída impressa. Se uma empresa de impressão tem um problema, ela irá imprimir menos material. Isso é exatamente o que nós já temos visto por algum tempo com a Torre de Vigia.

3 – GLOBALMENTE A ORGANIZAÇÃO ESTÁ RECUANDO
A Torre de Vigia está fechando filiais a uma taxa nunca vista antes, com a quantidade de filiais em queda livre a partir de 118 em 2009 para apenas 90 desde o ano passado. A Organização costumava orgulhar-se de sua presença global, e anunciava a inauguração de novas filiais como prova de apoio de Deus para a obra de pregação global. Agora Torre de Vigia está em franco recuo, usando uma única filial para executar os negócios de vários países. As GTRs, ou "Gabinetes de tradução remota" (pense em um GTR como uma pequena Bethel), são vistos como uma forma de manter algum tipo de presença em territórios longínquos, mas os dias de glória da expansão global implacável da Torre de Vigia estão desaparecendo rapidamente no espelho retrovisor.

4 – A MENDICÂNCIA COMEÇOU
Pela primeira vez na história da organização, o Corpo Governante admitiu abertamente um défice de fundos necessários no episódio de maio de 2015 do JW Broadcasting. Este anuncio sem precedentes foi feito apesar da Torre de Vigia ter embolsado 1 bilhão de dólares com a venda às escondidas de seu portfólio de Brooklyn ($ 375,000,000 em uma única transação), o que poderia indicar que os rendimentos de Brooklyn já foram gastos. Afinal de contas, quando a transparência contábil é zero, nós não temos nenhuma maneira de saber o quão endividada a Organização está. Nenhuma quantidade de receita de venda de imóveis será de muita utilidade para a Torre de Vigia se tudo for sugado em um poço sem fundo da dívida acumulada.

5 – O DÍZIMO DISFARÇADO COMEÇOU
Não surpreende uma organização em perigo financeiro desesperadamente se agarrar em torno de novas maneiras de trazer mais dinheiro de ativos disponíveis. No caso da Torre de Vigia, eles são impedidos de exigir dinheiro de membros individuais, porque isso seria classificado como "dízimo" - uma prática associada a falsa religião que a organização condenou desde a sua criação. O que a Torre de Vigia pode fazer é cobrar dízimo, não de indivíduos, mas das congregações. Este é precisamente o que o novo arranjo "Projeto Local/Construção" alcançou.No ano passado anciãos foram forçados a prometer um montante fixo para ser doado a Torre de Vigia todos os meses a partir de sua conta congregação, com base em (1) no valor que a congregação já estava enviando para pagar um empréstimo de construção/restauração (ou reforma), ou (2) pequenos pedaços de papel anônimos passados de mão em mão para que os publicadores indicassem a quantia que estavam dispostos a doar todo mês. As Congregações foram orientadas a enviar quaisquer fundos excedentes que seriam reservados para os momentos difíceis da Torre de Vigia, deixando apenas US $ 5.000 mais o equivalente a três meses das despesas operacionais regulares.Surpreendentemente, a maioria das Testemunhas continuam a ignorar esse ato que equivale a um “assalto-relâmpago”, e vivem sob a suposição de que Torre de Vigia misericordiosamente perdoou todos os empréstimos para construção do Salão do Reino.

6 – COMPARTILHAMENTO DE SALÕES DO REINO ESTÃO NA MODA
Como já mencionado, Torre de Vigia instruiu todos os anciãos nos Estados Unidos, a partir de 08 de julho de 2015, para estarem prontos para a possibilidade de transferir suas respectivas congregações para um Salão do Reino diferente, caso seja necessário aplicar o novo “plano mestre” da Organização. A carta marca o sinal verde para a redução que já estamos vendo na sucursal, e que em breve deve ser lançado a nível congregacional, e é mais uma vez clara evidência de que a Torre de Vigia está desesperada para economizar todo o dinheiro que puder e se tornar uma Organização menor, financeiramente mais ágil .A jogada final seria criar múltiplos Salões do Reino em locais no centro da cidade, compartilhados por cinco ou mais congregações – uma situação bem distante daquele sentimento paroquial que Testemunhas mais antigas estão acostumadas.Encantador como seja imaginar uma enorme regressão na presença local da Organização, não dá para evitar se sentir mal por todas aquelas Testemunhas de longa data que doaram milhares ao longo dos anos sob a falsa suposição de que elas eram responsáveis pela manutenção do seu salão do Reino local. Em breve, apesar de toda a sua bondade e generosidade, tais pessoas podem enfrentar longas e custosas viagens de carro para lugares sem alma, intimidadores, com localização inconveniente no centro da cidade, designados pela Torre de Vigia.

7 – PESSOAS ESTÃO SENDO DISPENSADAS
No ano passado, os superintendentes distritais receberam a indesejada notícia de que suas posições já não existiam mais, e eles eram desnecessários. Embora alguns tenham sido rebaixados para o posto de superintendente de circuito, a maioria foi descartada pela organização, abandonados a própria sorte – uma classe hierárquica inteira da organização foi dissolvida, e considerados não reparáveis ou não rentáveis.De uma maneira semelhante e sem cerimônia, os trabalhadores das filiais sujeitas ao encerramento de suas atividades pela Torre de Vigia ficaram à deriva, com anos ou mesmo décadas de serviço leal, aparentemente não podem contar com a Organização para fazer face às suas despesas pessoais. Uma história que surgiu recentemente de um betelita de Wallkill, que foi praticamente jogado na rua devido a "cortes", sugere que a cúpula da organização não têm escrúpulos quando se trata de empunhar o machado. Betelitas no coração da Torre de Vigia fariam bem em prestar atenção a suas costas e preparar para o pior tendo em vista que a Organização procura cortar gastos onde quer que ela possa.

8 – AS ARMAS SECRETAS FALHARAM
Apesar de todo o alarde e propaganda, a JW.org tem sido incapaz de atrair aqueles que não são Testemunhas - seu principal público-alvo. Basicamente o site só prega para os já convertidos. O anuário de 2015 se gabou de que JW.org recebeu 850,000,000 + total de visitas nos primeiros dois anos a partir de 27 agosto de 2012 a 31 de agosto de 2014. Este número parece impressionante até que você levar em conta o número de Testemunhas de Jeová - 8.000.000. Supondo que cada Testemunha ativa visita seu próprio site pelo menos uma vez por semana, você chega a apenas um número ligeiramente inferior de 832,000,000 visitas ao longo dos dois anos (8.000.000 x 52 x 2).*E isso sem contar com a provável visita de apóstatas.E, apesar de ter sucesso em tornar a organização mais visível, não houve nenhum aumento notável em batismos nos dois anos desde que programa de carrinhos de literatura (ou "testemunho metropolitano") foi lançado. Afinal de contas, deixar literatura nas mãos de alguém não vai impedi-los de ir na internet e verificar os fatos quando chegar em casa. E isso supondo que alguém está interessado em se aproximar dos carrinhos, para começar. Neste artigo do Guardian, o repórter observou alguns carrinhos em uma parte movimentada de Londres por uma hora, e a única pessoa que se aproximou das Testemunhas fizeram isso porque eles precisavam de instruções.

9 – AS COMPORTAS DO ABUSO INFANTIL FORAM ABERTAS
Como foi previsto na época, tem havido um fluxo incessante de ações judiciais sobre abuso infantil movidas contra a Torre de Vigia desde o veredicto do Caso Cadence Conti em 2012. Em 2013, um ano depois do caso Conti, o advogado Irwin Zalkin me disse que ele tinha não menos do que 11 ações judiciais em seus livros. Embora muitos desses processos tenham resultado em acordos, o sucesso do caso José Lopez e a recente vitória na Alta Corte de Londres mostraram que se vítimas de abuso infantil estiverem dispostas a fincar os pés e manter o rumo, elas podem obter não apenas as indenizações, mas a sensação de justiça cumprida.Tudo isso acaba prejudicando ainda mais uma organização que já é atacada por suas práticas sectárias, tais como o repúdio aos desassociados e as fatais proibições de transfusão de sangue. E para além da reputação atroz, conta ainda com jornalistas bem informados como Trey Bundy, espalhando os problemas de má gestão organizacional nos meios de comunicação, e a questão do dinheiro para pagar indenizações multimilionárias e acordos extrajudiciais, que tem que vir de algum lugar.Ainda que o Corpo Governante enviasse amanhã mesmo uma carta bem atrasada FINALMENTE orientando os anciãos a reportar todas as acusações de abuso infantil diretamente à polícia, mesmo assim a Torre de Vigia teria que responder por todos os processos acumulados das vítimas que sofreram enquanto a regra das duas testemunhas estava em vigor. Tais vítimas podem ter apenas uma pequena janela de oportunidade para conseguir algum dinheiro da Torre de Vigia

10 – A TORRE DE VIGIA NÃO POSSUI UMA ESTRATÉGIA DE RP
Você é uma organização internacional sem fins lucrativos, baseada na fé e com péssima reputação tanto na internet quanto na mídia. Cada vez menos pessoas de países ricos e desenvolvidos com internet estão se juntando a você, e, assim, as doações estão diminuindo. Para toda a obra evangelizadora e de promoção dos seus membros, alguns cliques no Google pode desmantelar completamente a mensagem de sua organização. Para piorar as coisas, você tem montanhas de custas judiciais e acordos extrajudiciais para pagar, sem mencionar um fluxo de receitas cada vez menor. O que você precisa urgentemente é de uma boa estratégia de RP (relações públicas) para tornar mais fácil trazer novos convertidos (e suas doações) - mas mesmo nesse ponto a Torre de Vigia é quase comicamente incompetente.A organização tem basicamente duas estratégias de RP: (1) enterrar a cabeça na areia e esperar que seus opositores fique cansados e desapareçam, ou (2) refutar as alegações feitas por seus opositores, usando mentiras descaradas (* tosse * Rick Fenton ). Ambos os métodos podem ajudar tipos como Tony Morris a conseguir dormir à noite, no curto prazo, mas no final eles são autodestrutivos. Para observadores neutros, o silêncio da organização é incriminatório quando acusações sérias são divulgadas – especialmente as relacionadas com abuso infantil. E quando você apresenta mais mentiras sobre suas políticas e ensinos prejudiciais a única coisa que consegue é oferecer ainda mais corda para críticos como eu enforcá-lo.A única estratégia viável que a Torre de Vigia pode aplicar nesse estágio é uma profunda reforma, mas a experiência passada mostra que qualquer forma de "acordo" é vista pelo Corpo Governante como capitulação às hordas de Satanás. Em suma, a Torre de Vigia está afundando porque seus líderes iludidos são seus próprios piores inimigos.

O QUE RESERVA O FUTURO?

Em momento algum eu sugeri que nós vamos ver o fim das Testemunhas de Jeová como religião em nosso tempo de vida. O fato de continuar a haver tal coisa como os Estudantes da Bíblia, que ainda se agarram a Charles Taze Russell e seus desacreditadas ensinamentos estranhos, diz-nos que as religiões têm habilidades incríveis de sobrevivência, mesmo quando os membros sejam privados de sua liderança. Fé, afinal de contas, é um produto da mente das pessoas. Quando uma quantidade suficiente de pessoas começa a acreditar que em uma mesma coisa sem fundamento você tem uma religião, independentemente da existência de uma pessoa ou organização para conduzi-la.
Mas enquanto as religiões são virtualmente indestrutíveis, as corporações não são. Organizações sem fins lucrativos como a Torre de Vigia são tão capazes de ficar em dívida como qualquer outro negócio. E quando o seu gerente de banco começa um processo de falência contra você, por você não poder mais honrar suas dívidas, é fim de jogo.

Aqueles que sugerem que a Torre de Vigia é muito grande e bem sucedida para falir precisam apenas atentar para o fato de que ela já está diminuindo desde que atingiu seu auge (em termos de ramos de operação e impressão) em algum momento entre 2005 e 2010. Acrescente a isso o desesperado apego por dinheiro ao longo dos cinco anos desde então, e você terá os presságios de um colapso organizacional.
Os ventos da mudança já dominaram completamente a Torre de Vigia na era da internet, e o Corpo Governante está diante de uma situação totalmente diferente daquela enfrentada por seus antecessores. Se as coisas estão realmente tão ruins quanto eu imagino, a Torre de Vigia vai ter que reduzir drasticamente suas operações para, digamos, um punhado de filiais e nada de imprimir publicações. Em outras palavras, a organização precisa imitar seu vizinho barulhento, a Cientologia, que apesar de ter apenas cerca de 50.000 membros (e uma reputação bem pior) ainda tem um impressionante portfólio de propriedades valiosas espalhadas por todo o globo e despesas gerais mínimas quando comparada com a Torre de Vigia.
Mas qualquer redução dessa magnitude colocaria a Torre de Vigia em um espiral ainda mais vicioso, no qual teria início uma “hemorragia” até mesmo entre os membros mais obstinados. Afinal, quando você passa décadas apontando para o seu sucesso como evidência de apoio divino, como você pode explicar qualquer acentuado declínio repentino?

Se a Torre de Vigia for à falência, ela sempre poderá tentar alegar que a Grande Tribulação começou e os servos de Satanás (seus credores) começaram a atacar abertamente o povo de Deus, mas isso simplesmente não vai funcionar com as Testemunhas mais inteligentes. Seja o que for que reste da organização (talvez um novo nome para abandonar o velho “Torre de Vigia” totalmente, mantendo os membros do Corpo Governante na dianteira) ainda assim teria um enorme êxodo em suas mãos.
É precisamente por causa de todo o orgulho em jogo que, em minha mente, uma implosão súbita parece cada vez mais plausível. Ao contrário de organizações comerciais comuns que têm a flexibilidade para alterar o seu tamanho e escopo de acordo com as condições prevalecentes, para ter qualquer credibilidade a "organização de Deus" só pode ser vista pelos seus membros como estando em uma trajetória ascendente para suas pretensões grandiosas de direção divina. Qualquer regressão perceptível seria justamente interpretada como evidência da ausência do favor de Deus. Dessa forma, qualquer problema seria autorizado a se acumular atrás de portas fechadas até que atinjam uma massa crítica.

É claro que eu posso estar errado, mas se isso é assim, então a Torre de Vigia está fazendo uma enorme quantidade de mendicância e enxugamento de despesas sem qualquer razão em particular, e com muito a perder ao fazê-lo. Poderia muito bem ser que alguns acontecimentos incríveis estejam à frente enquanto o dilema da Torre de Vigia deteriora cada vez mais, ao tempo que os membros do Corpo Governante lentamente descobrem que Jeová não está vindo para o resgate. É melhor eu começar logo a escrever meu livro enquanto ainda há uma organização para escrever sobre.

JOHN CEDARS
Link do texto original
http://jwsurvey.org/cedars-blog/is-watchtower-imploding-10-reasons-why-the-end-could-be-nigh

49 comentários:

  1. Tomara que a galera de bem que ainda frequenta essa organização acorde!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O escritor do artigo acima, esta totalmente equivocado, o mundo inteiro se encontra em grave crise econômica, e todas as organizações comerciais,de múltiplos negócios de certa forma se encontram em sérias dificuldades, em primeiro lugar as Testemunhas de Jeová como Organização não fazem empréstimos no mercado financeiro para construir suas propriedades são pagos à vista aos seus fornecedores, com relação as sucursais que foram sintetizadas com objetivo de produzir uma reengenharia organizacional e cloro reduzir custo, e administrar adequadamente os recursos recebidos das doações, com excelente padrão de qualidade que em todas as sucursais são mantidos porque nossos irmão que trabalham arduamente em suas funções e privilégios
      Teocráticos, todos nós TJ, somos um só corpo associado compondo milhares de Associações Juridicamente estabelecidas com diretorias constituídas por Anciãos qualificados, o escritor disse que reduziu o numero de betelitas nunca aumentou o numero se SERVOS ESPECIAIS DE TEMPO INTEGRAL, o que houve foi realocamento para outros setores, e avalie o seguinte. Estou a 50 anos na organização quando comecei não existia nenhum Salão de Assembléias no Brasil, só a partir de 1974 foi dedicado o primeiro por incrível que pareça por um membro que se tornou do corpo governante, e foi mais tarde desligado da organização. Isso não é novidade, mesmo no tempo de Jesus muitos o abandonaram, na nação de israel também, e o próprio Criador do universo possui dissidentes, pois criaturas inteligentes têm livre arbítrio, o grande ato de amor de Jeová para seus servos. Agora como te disse nos últimos 50 anos eu só vejo a organização crescer, mas acho que vai chegar o momento que o nosso trabalho sera substituído pelos anjos anjos explicado por Jesus em Mat.13:41/43. ai vocês estarão em maus lençóis ou vocês acham que os políticos irão resolver os vossos problemas

      Excluir
    2. A fé em nada tem haver com crise mundial. mesmo com crise ou sem crise um lugar de fé prospera enquanto outros caem, assim é o poder de Deus. Simplesmente a internet esta disponivel para todos. Ate mesmo varios governos tiranos cairam graças a internet. Um simples clique na Google e as pessoas podem ver que os tjs não são aquilo que pregam.

      Excluir
    3. Com certeza a torre de vigia está caindo como os muros de Jerico , eles queriam tanto a verdade , que ela esta rodeando seus muros que já começaram a rachar . É questão de tempo. Cuidado Seitas, seus dias estão contados !

      Excluir
  2. amado n se esqueca q sao nossos irmaos tambem ok

    ResponderExcluir
  3. Eu só. naoe esqueciria que em 20 anos teremos uma nova geracao do corpo governante... que esse sim poderia dar uma mudada na estrutura e dar sobrevida a seita... vamos esperar pra ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobreviver? Poderia desaparecer logo e soltar meus parentes dessa masmorra cruel....

      Excluir
  4. Que alívio para o sofrimento mental e lastimável que muitos lá dentro sofrem! Já fui um deles e lá dentro não entendia como puderam diminuir tanto uma publicação que vinha 2 vezes por mês e passou a vir em um tamanho mingado. Parecia que estavam economizando papel... Agora entendo o por quê!

    ResponderExcluir
  5. Agora fico feliz em saber que muitos estão se libertando destas mentiras. Eu pedi para sair por não aguentar a arrogância e a perseguição por fazer o que era certo! Agora entendo o por quê de uma publicação que antes era editada duas vezes ao mês e passou a ser um minguado punhado de páginas uma vez por mês!

    ResponderExcluir
  6. Boa matéria. Previsão lógica e realista. Espero que nem uma melhora na economia americana seja capaz de salvá-la.

    ResponderExcluir
  7. Quem dera... mas tenho medo que uma boa parte das TJs deseje manter em pé essa organização religiosa, de repente com uma Torre de Vigia reformada.

    ResponderExcluir
  8. Veja que são dados inquestionáveis, além do mais seus índices de crescimento tão reverenciados de crescimento (entre 80 e 90)se estagnou e vem decrescendo, Isaías 60:22,perde completamente o sentido frente a esse retrocesso, é bom o CG sob a falácia de "luzes novas"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só retificando: esse comentário acima recebi via e-mail. Não é meu ok?

      Excluir
  9. Pode até ser. Mas ela vai perder alguns milhões de testemunhas, principalmente os mais antigos.

    ResponderExcluir
  10. ISSO É O COMEÇO DO FIM,DA TORRE E TAMBEM DA SEITA o duro é os jovem que assumirim,a patóta de safados,da torre,inverteremt tudo e come çar tudo.

    ResponderExcluir
  11. Eu quando estava lá, nunca desejei alcançar alvos como SM, ANCIÃO etc... comesei a estudar a biblia com as tjs aos meus 12 anos em 1994 no livro historia biblica e depois conhecimento que conduz a vida eterna e minha irmã tambem, e minha mae no podera viver para sempre, minha mae depois de 5 anos de estudos parou prque minha irmã que havia se tornado publicadora nao batizado sail, eu mais tarde me tornei publicadoe e mais tarde me batizei, mas nunca deixei de fazer amizade com pessoa do mundo como eles queriam, mas obdecia aos mandamento da biblia de não praticar certas coisas.
    Uma coisa que eu amava fazer e fazia de coração era ir pregar,diferente de alguns que só iam para fazer horas, as vezes nem entregava relastorio mesmo tendo horas feita pois eu nem sabia quantas horas tinha feito rsrsrs.
    fui dessasociado em 2011 e voltei não sei nem por que mesmo em 2014, pois o tratamento era diferente, me sentir horrivel e já não sentia mais prazer em tá nas reunioes, eu já havia pesquisado sobre as origens das tj, mas com a lavagem cerebral aquilo pra mim era mendira o que falavam das tj, mas algo mudou, quando fiquei sabendo sobre o a cobertamento de estrupo dentro da organização, pois odeio pedofilia e estrupo, e essa coisa estava acontecento na frente do meu nariz pois aconteu isso com um irmão de um congregação da minha cidade, e ele era ancião, sabe o que aconteceu, ele só perdeu o privilegio e a jovem vitima foi dessasociada. De dantas informação sobre essa religiao que eu perdir a paciencia e perdir pra sair, e tão certo quero papo com religião. Religião não existe na biblia, não é biblica é invenção humanas. Enfim religião não salva ninquem, o que salva é a sua fé e pra ter fé não presiça de religião apenas leia a biblia e tenha fé em Deus e não numa organização mandita por regras humana que as torna servir a Deus mais dificil. A biblia diz, não confie nos homens aquem não pertecem a salvação. LIVRE COMO ADÃO E EVA NO PARAISO NO INICIO MAS COM ESCOLHA DIFERENTE DAS DELES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da onde você tirou essa ideia que você não precisa da Organização basta estar lendo a Bíblia que já esta tudo certo, se fosse assim não precisaria de ser organizado a Nação de Israel, ou separado a sociedade patriarcal à partir de Abraão, ou o retorno do restante Judaico, ou a separação dos discípulos de Jesus criando o primitivo Cristianismo, de forma organizada e e eficiente, que com o tempo Satanás desviou como tem feito com vocês, agora escolher o que é errado não é privilégio seu.

      Excluir
    2. É e
      ngraçado ver e ler isso. Não sou batizada já fui publicadora e vejo como Satanás consegue cegar a mente de muitos.1 pra quem já estudou a Bíblia pra quem já foi uma testemunha de JEOVÁ sabe muito bem que se Satanás conseguiu enganar anjos perfeitos que viram tudo o Jeová fez quem dirá nós? Meros humanos imperfeitos. Ele conseguiu induzir Judas a trair Jesus Judas viu de perto o que Jesus fez. Hoje a cada dia que passa percebo que a fé que aprendemos a ter ela não se apaga e que tudo que Jeová fala ele cumpre estamos realmente muito próximo do fim basta ver com olhos da fé do amor que vc teve lá no começo e vc saber que Jeová está lhe dando tempo pra voltar atrás pq VC TEM VOLTA VC PODE SE ARREPENDER E OBTER A VIDA ETERNA Satanás não pra ele não tem mas volta e é isso que ele deseja que vc pense.ore a Jeová e pessoa a ele sabedoria igual o rei salomao.

      Excluir
    3. É exatamente isso irmão.Vc É CRISTÃO e não precisa seguir a nenhum líder humano.Seu líder é Cristo.Está no Céu."Todo aquele q nele crê tem a vida eterna".Sua fé,Não a Torre tem autoridade para te salvar.Jesus não designou nenhum "Escravo Fiel" Pois MATEUS 24:45-52 É ILUSTRAÇÃO,NÃO PROFECIA.Se exite um "escravo" da ilustração,então eu sou "uma das 5 virgens dos versículos seguintes.Nos ensinam aquilo como Profecia para ENGANAR NOSSO RACIOCÍNIO e desviar vc da FÉ EXCLUSIVA NO SACRIFÍCIO E DEPOSITAR FÉ NUMA ORGANIZAÇÃO.Sim Deus cumpriu a PROMESSA A ABRAÃO.Pois todos os primeiros Cristão foram judeus.O Cristianismo começou com um filho de Abraão e foi difundido pelos filhos de Abraão para toda a humanidade,todos os filhos de Adão q depositassem fé em Cristo.Não fé na Torre ou qualquer outra instituição humana."Não chameis a ninguém na Terra de vosso Lider,pois só um é o vosso Líder,O CRISTO. Mateus 23:9,10.

      Excluir
  12. Na minha infancia comecei a estudar.... aos 13 fui intimada á me batizar, esta seria uma forma de me preservar e não cometer fornicação.Com 13 anos eu não sabia o que eu estava fazendo, eu não tinha conciencia. Aos 21 fui dessassociada, eu namorava um mundano e engravidei. Impressionante, quem cruzasse comigo atravessava a rua para outro lado, me sentia com uma doença contagiosa. Cheguei a frequentar algumas vezes as reuniões, mas a maneira como me tratavam, o desprezo, olhares de repulsa, só me fizeram me afastar mais ainda. Fora da organização conheci outras religiões... não sigo nenhuma, mas abriu a minha mente p questionamentos... Conclui que o Deus que eles adoram é um Deus mau, de punições, Jeová dos exércitos! Exercito p mim é guerra, sangue, disputa. Muitos seguem a religião por medo do Armagedom. Os seguidores convictos ficam cegos, são fanáticos, impressionante a lavagem cerebral que fazem nestas pessoas. Minha mãe é fanática, disse que não fala com desassociado pq o Deus dela disse que não pode, e ela obedece o Deus dela. A coisa é tão simples! Jesus disse: Ama a Deus e ao teu próximo como a ti mesmo", quem são eles para julgar alguém? Se não são santos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo voce não sabe nem o que voce fala, voce le a biblia ? Intimada a se batizar com 13 anos ? nunca li tanta mentira assim....Adoramos a um deus mau ? Suas conclusoes nada a levam, isso são somente coisas da sua cabeça, va ate uma organização e eu tenho certeza que sera muito bem tratada que nem eu fui....e sou até hoje.

      Excluir
    2. Quando alguém se arrepende sinceramente, que está disposto a renunciar o erro, é perdoado e assim por diante. Em qualquer organização, condomínio, club etc. quando alguém não segue os padrões é punido, ou expulso, se tinha alguma participação ativa deixara de ter, pode até ser morte. Siga o EI, e depois denuncie ou abandone suas convicções, sera que vai ficar vivo, se eles souberem dessa sua atitude.Entre o povo de Jeová, basta passar a agir de modo correto se ajustar aos padrões de moral e atitude estabelecidos na Bíblia que você sera novamente bem recebido, se essas regras não forem aplicadas hoje, conforme mostra a a Palavra de Jeová ai sim, hoje em todo o mundo existem 120 mil congregações do povo de Jeová e sempre em função da imperfeição humana, ou a não vigilância do de si, muitos acabam cedendo ao pecado, se tornam orgulhosos ou arrogantes e são excluídos do meio, se 1 uma pessoa em media em cada congregação é excluída teremos 120 em 1 ano, ela não é contada mais como publicador, mas mesmo assim vemos que o crescimento tem sido maior do que os que são excluídos. O fato é que a maioria se arrepende e retorna ao seio da associação, um percentual pequeno não retorna, e apenas um punhado se tornam opositores ferrenhos intransigentes e magoados, porque não conseguem mudar os princípios estipulados na palavra de Deus. Sexo ilícito, idolatria, arrogância, roubo, mentira, má conduta, irracismo etc.'

      Excluir
  13. Qual então é a religião certa ? A mundial? que toma todo o seu dinheiro e que nada mais é do que a concorrente da universal ? Corre lá para suas igrejas onde só tem corruptos que so querem tirar dinheiro da população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, mas as TJ também não são ...

      Excluir
    2. Só que entre as Testemunhas de Jeová, a contribuição é anonima e uma pessoa pode passar 20 anos dentro da associação, não contribuir com nada e ninguém fica sabendo, somos incentivados a contribuir conforme mostra a Bíblia, mas não somos constrangidos. Os recursos são usados dentro da associação, construindo locais adequados para as reuniões, estrutura organizacional etc. Acompanhe a transferência da nova sede mundial em Warwick, sera entregue antes do previsto, e a maioria dos antigos prédios da Sociedade, ainda não foram vendidos, e valem muito em função da localização e conservação, esses recursos serão sem dúvida revertidos na obra, ajudar outros países com mais necessidade. Sabe Malawi, ha 30 anos, era um sufoco ser TJ, ali entre no JW e veja, a transformação sera que os irmãos ficaram ricos ou receberam ajuda de outros países com mais recursos.

      Excluir
  14. Rodrigo Fontes, pare de dizer bobeira. Se vc é das TJ, sabe mto bem a pressão que se tem para o batismo: ou vc se batiza, ou só demonstra, segundo a organização, que vc não quer levar a sério suas "responsabilidades" com Deus. Obrigar uma criança, coisa que eu já vi acontecer ali dentro, a se batizar, é jogar uma carga de responsabilidade mto pesada sobre as costas dela, sendo que muitas vezes a criança nem sabe o que está fazendo
    Ah, e outra coisa, seu ancião sabe que você está "opinando" em sites apóstatas?? Provavelmente não, então além de vc não saber oq fala, também é um hipócrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse observador é um pecador da torre . A torre vai destruí-lo por estar num site apóstata. Deixa só o Tony Morris ficar sabendo.. kkk

      Excluir
  15. Rodrigo Fontes, Sou Testemunha de Jeová até hj,infelizmente, me envergonho por não ter coragem de abandonar tudo de uma vez e ainda fazer parte de tudo isso. Me batizei aos 12 anos, hj tenho 38. E vc é um coitado, iludido que não percebeu que a era dos donos da verdade já passou. Existe sim uma pressão para o batismo. O que se ensina é que se vc não se batizar enquanto ainda tem oportunidade, quando o armagedom chegar, vc será DESTRUÍDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou estudante, publicadora não batizad, mudei de congregaçao e comecei a nota as coisas qnd se vem de outro lugar e ñ e batizado ainda te tratam difetente nao tds mais a maioria, pregam o amor entre os irmãos mais ñ é assim se esquecem de mim nas recreaçoes ñ fuiconvidads pro casamento recente, queria saber q amor e esse, eu sempre vou as reunioes comento e me esforço o maximo pra ñ ser pedra de troprço estou desanimada e nem posso questionar nada pois vao dizer q estou causando divisoes, quero sair mais me sinto presa, muitas coisas realmente e como dizem sei q devemos pregar e evitar praticar o q desagrada a Deus, mais a hipocresia tbm pois na verdade ñ cumprem muita coisa q prega, e vejo muita contradiçao nas profecias e falam tanto q as outras religioes assustam os membros com inferno de fogo, mais as irmas nem querem ter filhos achando q armagedom esta ali, sei q pode ser a qualquer hr mais a biblia diz q quanto aquele dia nem o filho sabe mais so o pai que esta no ceu. Que Jeova me ajude pois desisti das religioes estou decidida a me guiar so pela biblia sem torre de vigia pois jeova pode ver meo coraçao o examina e ele me julgue... eu desisti desisti mesmo achei q tinha encontrado a religiao verdadeira mais se falam q temos q nos sujeitar a lei de homens tbm pq nao denunciam a pedofilia pois esses montros se infiltram em td lugar, mais o questionado é pq nao denunciam a policia ????

      Excluir
  16. Olá Anonima!
    Saia imediatamente! Vc não está batizada, isso torna tudo muito mais fácil! Considere-se privilegiada por ter podido abrir os olhos a tempo! A maioria de nós não teve essa oportunidade!

    ResponderExcluir
  17. Ola todos!

    Quando no mês de setembro de 2015, se não me falha a memória, ouvi a leitura das cartas dos governantes da Torre de Vigia, fiquei sem fala e mal podia acreditar no estava a ouvir! A suspensão por tempo indeterminado de construção de salões do reino, cortes e mais cortes de custos, ,e quando na mesma época, a Comissão Real Australiana estava investigando as normas da organização no que diz respeito ao abuso infantil, achei que não era simples coincidência, que a Torre de Vigia esteja se preparando para uma enxurrada de processos judiciais e, para piorar, a Inglaterra parece que irá irá instaurar uma comissão com os mesmos objetivos. Fico a pensar o que o futuro irá trazer para os membros que seguem fielmente tudo o que Sociedade estipula.
    Fico estarrecido com o comportamento dos membros do corpo dos governantes, o sr, David Splane, insistindo em tapar o sol com a peneira, como recentemente em Portugal, na tentativa de apagar um possível incêndio causado por uma reportagem sobre vários aspectos da Torre de Vigia, especialmente nos caso de pedofilia dentro dos salões do reino e que não são encaminhado às autoridades policiais. O ilustre representante do CG faltou com a verdade, ao insinuar que os repórteres são de "mente fechada" e não procuram ouvir o outro lado da história, fazendo um deboche à inteligência de uma assistência de 50.000 espectadores Testemunhas de Jeová portuguesas. Mas a mentira, como diz o ditado, tem pernas curtas e atiça a curiosidade de membros que secretamente passam a conhecer os enganos e as falácias. Se, daqui há alguns anos ou décadas, a Sociedade Torre de Vigia vier a cair, o que acho improvável, tenho penas das pessoas que dedicaram suas vidas ao crescimento de uma organização que se tornou um grande império. Se a Torre de Vigia se dedicasse mais ao ser humano do que ao legalismo organizacional, as coisas poderiam ser bem diferentes e não a "prisão psicológica" que é para muitos em suas fileiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande proporção de exclusão de membros entre as TJ, é porque praticam sexo ilícito, e a pedofilia é o que há de mais aberrante entre eles, esse mal infelizmente tem estado enraizado no seio da sociedade mundial. Lembre-se todas as TJ, um dia não eram se tornaram depois, e trouxeram consigo defeitos, que no princípio foram corrigidos mas estão latentes no individuo e podem voltar a tona, se não se tomar o cuidado e vigilância pessoal constante. Mesmo os que são filhos e netos de TJ, se desviam e vão praticar o erro, leia a história da Nação de Israel, da humanidade em geral o que você acha que vai encontrar. Até que as TJ, têm sabido lidar muito melhor do que qualquer outra Organização no mundo. O pedófilo descoberto é expulso. Mas só que tem sido recente as leis mais rígidas que considera crime tal pratica em muitos países, por se descobrir esse mal enraizado na sociedade mundial. A legislação não era tão clara sobre o assunto. Por exemplo alguém hoje no Brasil, vai preso por praticar atos imorais com exceção da pedofilia. Não os Jovens são até mesmo incentivados a usar preservativos e a maioria deles são menores de 18 anos.

      Excluir
  18. GENTE,1914'1918 1920 1925 1941 1975 e agora estão falando em 1934 depois daquela de rutforde,muitos que hojevivem jamais morrerão,ele mesmo morreu na década de40 quantas falsidades, mais não adianta sair dessa e entrar em outra religião se houver algum resgates, seremos salvos pela fé e as graças deus,ea torre de vigia que se expluda.

    ResponderExcluir
  19. Eu não sei até quando,a torre vai conseguir com a viseira nos seus adeptos,estão falando. No fim para 2034 até lá não sei ja terei partido para outra,e o corpo governante,se não sucumbir,continuara dominando seus adeptos,com essa viseira.E TORRINHA DOS INFERNOS.

    ResponderExcluir
  20. Voces devem abandonar toda essa literatura sentinela e despertai que tem o objetivo de desviar voce da verdade que é a BIBLIA. Por favor meus irmãos leiam a BIBLIA. Mas só mais um detalhe leia a Biblia em qualquer tradução menos a tradução do novo mundo, está tradução com certeza é obra do diabo, a imagem de JESUS foi destruída nessa tradução. Quer conhecer JESUS LEIA A BIBLIA mas longe da tradução feita pela torre de vigia ou torre da mentira.Quer se libertar dessa organização só tem que fazer uma coisa LEIA A BIBLIA com a orientação do ESPIRITO SANTO com letra maiscula e não minuscula como ele foi diminuido pela torre do diabo.

    ResponderExcluir
  21. Ai gente tenho pena de vcs. Que Jeová tbm tenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quem é digno de pena é você

      Excluir
    2. Qualquer pessoa dentro da Torre de Vigia com os olhos vendados, literalmente hipnotizas pelos argumentos falaciosos da literatura desse sistema religioso, diz que tem pena dos dissidentes. Certamente que para alguém se libertar dos enganos da Torre de Vigia é preciso uma intervenção divina na vida dessa pessoa. O declínio da Torre de Vigia é quase palpável. Só não vê quem não quer.

      Excluir
  22. Irmão não precisa de ter pena de mim, pois Jesus e o meu caminho. Coloque Também Jesus no seu caminho. E o primeiro passo é Ler a Biblia em outras traduções, você vai tirar do seu caminho esses homens que se dizem ungidos de jeova e estão na torre de vigia traduzindo a biblia para você. Siga a Jesus e não a homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Em especial no assunto da tradução da Bíblia que eles produziram. É só fazer uma comparação entre as diferentes traduções disponíveis com a versão Novo Mundo e você perceberá as inacreditáveis variações existentes. Em especial no Novo Testamento, acréscimos e substituições de termos do texto grego demonstram a tendenciosidade dos tradutores. Faça ainda uma comparação entre a versão NM e uma tradução interlinear do Novo Testamento e você ficará ainda mais surpreso de como homens que se dizem tementes a Deus são capazes de adulterar a Palavra da Verdade somente para propagar ou embasar um credo pessoal.

      Excluir
  23. Adoramos em primeiro lugar o poderoso Deus Jeova,temos o seu filho Jesus Cristo como nosso interlocutor,logo a grande tribulação vai se iniciar,esperamos apenas que as pessoas,abram as suas mentes e vejam como são enganadas por falsos pregadores que serão refutados pelo Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jo14:6 Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim

      Excluir
    2. 1Cor 12:3 Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém, que fala pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema; e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo

      Excluir
  24. Charles Taze Russel e a data de 1914
    Vejam como foi feito esse cálculo: No livro poderá viver para sempre,
    Na página 141 está escrito que : 7 tempos vezes 360 dias dá um total de
    2520 dias. Segundo uma regra bíblica os 7 tempos equivalem a 2520 anos.
    Então Russel fez o seguinte cálculo: Outubro de 607 A.E.C.-1º de outubro
    De 1A.E.C.=606 anos.
    1º de outubro de 1 A.E.C.- outubro de 1914 E.C. 2520-606=1914.
    Russel não levou em consideração que o calendário foi mudado no ano 46
    Antes de Cristo de 360 dias por ano para 365 dias e seis horas, que é o nosso
    Calendário que teve o nome de calendário Juliano e depois Gregoriano.
    Conforme está escrito no livro ajuda editado pela torre na página 255.
    Isto significa que se fizer o cálculo 46 +1914=1960 anos vezes 5=9800 dias
    a considerar.9800 dias dividido por 360 =27 anos .Sabemos que de 4 me
    4 anos temos mais um dia a acrescentar, então 1960 dividido por 4 =490 dias
    Que é mais um ano a acrescentar, que da uma diferença de 28 anos e uns dias.
    Por isso 1914 não tem significado bíblico,não foi um ano marcado como dizem.
    É um ano comum como qualquer outro

    ResponderExcluir
  25. Pura verdade os TJ estão falindo pois religião é negócio. E segundo Jeová é apenas um nome interpolado que modernistas bíblicos deram, e quem acham que estou falando mentira leia racícinos pág 203 o próprio porco governante responde lá. O tetragrama "YHWH" é indecifrável primeiro que no hebraico não existe a letra J e muito menos vogais sendo assim o nome Jesus Cristo é outra farsa pois o filho leva o nome do Pai. Por isso afirmar que é o povo do todo poderoso é blasfêmia podemos compara-los aos fariseus que se achavam escolhidos por Deus. A verdade é que cristianismo foi inventado pela igreja católica, basta refletir nos nomes dos personagens dos envangélios Mateus, Marcos, Lucas etc nomes que vem do Latim e não do Hebraico ou seja personagens interpolados pela católica. O Eterno não ensinou religião e sim um caminho, e a salvação depende de cada um individualmente de observarmos suas leis e aplica-las. Quem julgára a humanidade será o Eterno não a religião que precisa do dinheiro do mundo para se sustentar. 1 Tessalonicensses 3: 7-12

    ResponderExcluir
  26. A Seita não está falindo e dificilmente isso acontecerá,outro dia vi um balanço e o valor dá receita tinha tantos números que acreditem passava de trilhões, infelizmente, pois por mim amanhecia e eu despertava com a notícia a torre das testemunhas caiu , até o sentinela saiu dá arca

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!