sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O FILME "AVATAR" E AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - Por pascoalnaib

Com certeza o filme Avatar encanta por seus efeitos especiais, aventura e por todo o enredo que prende a atenção do início ao fim. Mas, se olharmos mais de perto o que enxergaremos nas entrelinhas? Podemos fazer uma ligação com questões religiosas e com atitudes que por vezes tomamos exatamente por acharmos que estamos certos e os outros errados? Até que ponto seria interessante assumirmos um “Avatar” para explorar o que nos é desconhecido e que julgamos como algo ruim ou não desejável?

O filme nos apresenta inicialmente 2 (duas) visões de mundo que vão se mostrar bem demarcadas: os seres humanos em busca de um minério que movimenta toda a economia mundial do planeta Terra e que é extraído destruindo toda uma natureza de outro planeta (Pandora) e o povo Navi que respeita a natureza e sabe conviver com toda a diversidade que os cerca, mesmo parecendo algo estranho.

Mas, essa não é a questão principal que devemos enxergar no filme. Por incrível que pareça o real mundo a ser explorado é o nosso mundo interior. Será que realmente faço as coisas do meu modo ou somente porque outros dizem como fazer? Conheço os reais perigos e ameaças ou simplesmente assumo os medos e interesses de outras pessoas?
Aí entra o “Avatar” na história. Concebido para ser um espião e estudar todas as fraquezas do povo alienígena, do desconhecido, do que consideramos como repugnante. Ele tentará num primeiro momento mudar a forma de pensar deles para o nosso padrão e caso não obtenha sucesso só resta o extermínio cultural e até mesmo físico.

Muitas religiões assumem esse papel do povo escolhido em detrimento a qualquer tipo de pensamento ou dogma diferente do seu. Como os humanos do filme obedecem cegamente ordens superiores que consideram ser a voz da razão e principalmente da verdade. Demonizam assim todas as formas diferentes de espiritualidade e se transformam em “sanguinários” da fé para defender suas idéias que são consideradas verdades divinas. Os outros que não seguem tais linhas de pensamento são rotulados como “mundanos”, “apóstatas” e o amor tão pregado em suas palavras se mostra árido e sem raízes, pois apenas consegue alcançar os que estão perto e pensam de forma igual.

Infelizmente isso acontece atualmente com várias religiões, mas vale destacar as Testemunhas de Jeová e seu mundo imaginado como perfeito. Se fecharam numa rede de regras e de medos e o mundo real é comparado ao de Pandora (do filme): algo desconhecido, temeroso e que não se deve ter nenhum contato e nenhum respeito. As Testemunhas de Jeová vêem o mundo como algo demoníaco, onde todas as pessoas servem apenas aos seus desejos egoístas e que não se devem misturar ou conhecer tais pessoas. A real intenção das Testemunhas de Jeová é exatamente como no filme: entrar na floresta maligna e pegar o minério precioso e nesse caso seria pregar o que foram mandados e trazer mais pessoas (antes demoníacas) para a arca da salvação.

Mas, sempre existe os questionadores, os revolucionários, os que ousam tentar um mundo mais justo e com isso usam o “Avatar” para descobrir que na grande maioria das vezes aquele diferente, o mundano, o apóstata é um ser único e cheio de experiências que só vão acrescentar na vida de todos. Começam a perceber que foram outras pessoas (Torre de Vigia) que impuseram o medo, que demonizaram vidas diferentes e que na realidade queriam apenas encobrir seus próprios erros.

Assumam pois o controle de sua vida e uma boa maneira é construir seu “Avatar” para que ele possa pesquisar o desconhecido e que você mesmo decida o que fazer com tais informações. Mergulhe no diferente e se transforme. O real significado de se viver é buscar sempre novas formas de ver o mundo interior que nos impele a mudar tudo e todos ao nosso redor. Chegará o momento em que não saberá se é você ou seu “Avatar” que estará vivendo as experiências: aí perceberá que sempre eram um só!

26 comentários:

  1. Sabe,vc é ex tj.Tudo bem,cada um faz o que quer.Mas, sinto que vc tem uma preocupação excessiva em convencer os que estão lá a sair.CAra, cada um faz o que quer,ninguém pode colocar a culpa nos outros por acreditar tanto tempo em alguma coisa.Eu conheço testemunhas de jeové e sei que esse negócio de desassociação é explicado antes do batismo,então, é como um acordo que vc faz:se não seguir a regra está fora.É igual reicindir contrato,a pessoa está sujeita a multa.Eu sei que isso é ensinado antes,aceita quem quer.Aí,depois a pessoa vai reclamar quando não andou na linha?
    Agora eu te pergunto:antes tu acreditava no paraiso e agora,tu acha que vai para o céu?Ou passou a acreditar na reecarnação? Sabe,eu acho os tj muito chatos tentando convencer os outros a aceitar suas doutrinas, mais igualmente chato é vc tentando convencer os outros a não conhecer os tj e ver por si só se eles prestam ou não.Cada um na sua cara.

    ResponderExcluir
  2. Pois bem, seu comentário mostra uma certa razoabilidade, porém uma total falta de conhecimento sobre as TJs e a desassociação. Não é informado nada antes como seria ou será uma exclusão de um adepto e quem nasce lá dentro também não tem opção de escolha e se quiser sair é discriminado ou até abandonado por familiares.
    Por isso continuo a escrever não como proselitismo, pois aí quem faz é as TJs de casa em casa e eu não estou batendo na sua porta estou? Parece que quem bate na minha é a você! rs

    ResponderExcluir
  3. clap,clap,clap....
    Caro Pascoal.... eu sou um desses que nasci lá dentro...
    Busquei com minhas próprias pernas a "verdade", em todos os cantos.. no entanto, fui inteligente o suficiente para desde pequeno perceber o que está envolvido no batismo. Sendo assim, nunca me batizei, por decisão própria. Dizer que não há informações sobre o que está envolvido em ser uma testemunha de Jeová batizada e nas violações do que está na bíblia é um tanto equivocado, exceto é claro se na congregação que você estudou não se lembraram de te mostrar.
    Acredito ser uma ferida e tanto no seu ego ter sido desassociado. Esse ódio deve te corroer, sendo assim, ao invés de se arrepender e mostrar humildade, você agora cospe no prato em que se fartou. se você estuda a bíblia e lia as publicações com afinco, deverá estar ciente de que a organização tem progredido quanto ao que passa em suas publicações, e que esta, esta sempre se preocupando em não cometer erros, e buscar o máximo possível de coerencia biblíca.
    Como te disse, eu optei por não me batizar, e passei a não frequentar mais as reuniões, pois, o mundo e suas artimanhas sedutoras conseguiram me afastar por completo.
    Hoje, o vazio existencial e a completa desilusão com o que este mundo corrompido tem a oferecer, juntamente com a percepção de que as testemunhas de Jeová são um povo extremamente atacado, me fazem crer que elas são um povo especial!
    Tenho me esforçado a alimentar novamente uma fé que há muito deixei de ter, porque no íntimo percebo que sem esta mesma fé, ninguém pode ser realemte realizado, pois nenhuma matéria pode preencher o que não ocupa espaço meu amigo.
    Portanto, antes de atacar e alimentar seu ódio com falsas acusações, (pois já percebi que sites apóstatas manipulam de todas as formas), arrependa-se, não faça como satanás que com seu orgulho não aceitou ser apenas filho.
    Pois a menos que você esteja completamente cegado, não será capaz de perceber que esta é a única religião que busca a verdade espiritual de maneira coerente.
    Quanto às diversas opiniões e mentalidades encontradas nos salões espalhados por aí, concentre-se apenas no que o corpo governante se preocupa em passar, pois, em toda árvore frutífera é possível encontrar frutos podres.
    Que Deus tenha piedade de pessoas como eu e você, que ignoramos algo tão valioso.. no entanto sou feliz de não me esforçar em propagar a apostasia!
    grato...

    ResponderExcluir
  4. Pelo visto não perdeu a mania de bater palmas heim?rs
    Esse teu primeiro parágrafo é fantástico para comprovar o que digo sobre as TJs. Você diz ter nascido dentro de uma família TJ que como bem sabe nunca iria incentivar sua pesquisa de outras religiões já que consideram todas demoníacas. Se diz inteligente por não se batizar, pois como vivia todo o costume de uma TJ sabia que futuramente seus pais poderiam até não mais falar com você caso se dissociasse ou fosse desassociado, então confirmando mais uma vez a discriminação e a violação dos direitos humanos. A Bíblia fala de disciplina e não de abuso espiritual e de discriminação religiosa que até mesmo é contra a Lei dos homens.
    Mais um equívoco do seu texto: me dissociei, ou seja, pedi para sair. Fui inteligente e corajoso já que assumi meu batismo e as conseqüências dele e não simplesmente dei uma de esperto e olha que não vivia numa família TJ. Sobre ódio, as vezes a pessoa fala e está vendo apenas seu próprio reflexo. Pelo que sei expor erros e abusos da Torre de Vigia está muito longe de emoções a flor da pele, mas parece que de uma certa forma te atingiu. As verdades nem sempre são bem assimiladas no começo.
    Eu sempre digo que o vazio que a pessoa diz que o mundo é, muitas vezes encobre seu próprio vazio. Viver esperando um fim do mundo mostra que a atual forma que a pessoa vive está bem aquém do necessário para um equilíbrio emocional e social.

    ResponderExcluir
  5. Vejo que equilibrio social e emocional é devotar tempo fazendo acusações a respeito da religião de outros..rs
    falando em equilíbrio, digamos que sua tendência à generalizar seja desequilibrada.
    se sua família foi preconceituosa, esta obviamente violou mandamentos bíblicos. Não quer dizer que todos "lá dentro" hajam desta forma.
    São inúmeras as verdades oferecidas em diversas organizações religiosas. Cabe a nós dicernir acerca de sua coerência. Tentar entender a bíblia com a própria força de vontade creio ser um tanto ineficaz, do contrário a salvação estaria em nós mesmos.
    Entendo que nem todos se realizam com o alimento espiritual fornecido ali, no entanto para que haja realização, é necessário estudo. Quando você afirma que instruções acerca da desassociação não existem, isto por si é uma prova de que você não estudou o suficiente. Pois com 5 anos eu já sabia do que se tratava.
    Sim! talvez investindo sua libido nessa luta frenética contra as TJ´s te faça bem. Porém penso, esse bem pode estar te destruindo meu caro.. porque, se o que você aprendeu ainda não te incomodasse, você não postaria frequentemente neste blog. Teria dado sequencia à sua vida....

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente você posta como anônimo e fica até difícil me dirigir a você. Como posso chamá-lo ou não pode se revelar?
    Você cita:
    "Vejo que equilibrio social e emocional é devotar tempo fazendo acusações a respeito da religião de outros..rs"
    Pascoal responde: Como eu já disse quem devota tempo de casa em casa para acusar os outros e ploclamar o fim de tudo são as TJs. Aliás, precisam até detalhar tudo em relatórios minuciosos para dar satisfação a empresa Torre de Vigia. Acho que você se confundiu! rs
    Bem, mas fazer o que de uma pessoa que aos cinco anos de idade já era maduro o suficiente para tomar decisões importantíssimas. Vai me dizer que já era ungido também e comia dos emblemas? rs

    ResponderExcluir
  7. Caro Pascoal... Não creio que meu ponto de vista precise de um nome...
    Mais uma vez generalizando, você alega que elas proclamam o fim de tudo. Se você observar em qualquer dicionário humano, digo humano porquê no docionário do povo Navi creio não existir esta palavra. Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa "tudo" significa: a totalidade das coisas, dos seres. As TJ´s não pregam isso, pregam que apenas o sistema atual de coisas, pauta-se pessoas que não aceitaram a palavra inspirada e os mandamentos divinos serão destruídos, e como você sabe, a terra continuará para todo o sempre. Bem, chega de evangelização. Disso tudo você deve ter ciência..
    Concordo com você que haja discriminação por parte de alguns, mas felizmente é apenas uma parte, ignorante e desinstruída, que deixa de levar em consideração muitos conselhos desta empresa sem fins lucrativos.
    Como exemplo, creio que qualquer homossexual se sentiria discriminado em qualquer organização que não aceitasse os atos promíscuos de sua escolha objetal, no entanto, o que a organização prega diz respeito às práticas homossexuais, e não a uma tendência inata do indivíduo. Se alguém, em qualquer congregação fizer algum comentário preconceituoso, ou discriminativo é necessário levar o assunto à dianteira. No entanto dizer que o correto é aceitar as práticas homossexuais como constituintes da liberdade de expressão, é desconsiderar os mandamentos cristãos. Por favor considere Romanos 1:26,27, se leu, percebestes que resta concordar ou alegar que a bíblia é preconceituosa. Neste caso resta a opção de seguir alguma religião que aceite tais práticas ou nenhuma outra. Cristo recomendou-nos a carregarmos nossa estaca.
    Bem, nossa discussão está caminhando para uma competição de retórica mais bem construída, e isso não é bom.
    Foi um prazer discutir este tema com você, desejo-lhe que encontres o que procuras e que não tenhas encontrado na organização.
    Obs: gostei bastante do seu senso de ironia e da sua criatividade.

    ResponderExcluir
  8. Seu ponto de vista não carece de um nome, mas quem escreve querendo ter razão e na hora H tenta sair pela tangente mostra que o anonimato em algumas ocasiões se mostra bem cômodo!
    A discriminação não é culpa dos poucos instruídos como você tenta colocar. É bem mais fácil você culpar seus irmãos de fé menos favorecidos do que ter a dignidade de pelo menos saber que quem instruí isso é o Corpo Governante e está em várias publicações essas discriminações religiosas. Não tente ser dissimulado com alguém que foi TJ por mais de 15 anos ok? Sua conversa pode servir para quem não conhece como funciona os bastidores, mas eu conheço.
    Espero que pelo menos saiba usar depois de uma sinceridade maior nos seus comentários.

    ResponderExcluir
  9. ..é de facto o mundo "lá de fora" é igualzinho ao de Avatar. A começar pelo respeito mútuo (tanto por humanos, como pela natureza), pela lealdade, pela luta de direitos comuns, pela simplicidade de vida.. não se enganou? penso que a procura que trocou os papéis dos mundos e das personagens em questão...

    ResponderExcluir
  10. Naib,Olá eu me chamo Kelly.
    Li algumas coisas em seu site e os comenntrários e concordo que é muito dificil ser um dessassociado pois eu sou.Mas quando eu saí eu havia errado pois tive relações com meu namorado então não me faço de vitima; eu sabia o que fazia e as consequências bem antes de me batizar porém paguei o preço pelo meu erro voçê saiu e pagou o preço por não concordar mais e era um direito seu saiu finid ;e hoje mesmo não sendo tj. eu não vou deixar meu coração inflar de raiva pois num coração cheio de rancor onde for que eu procurar Deus ele não tera espaço para entrar,apenas oro a Deus que se me senti injustiçada(digo pois tentei voltar)Que Deus Julgue(OBS Não pus o nome de jeová porque não quis)Faça o mesmo procure outra igreja que te complete e seja feliz
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  11. Meu jovem, você perde muito tempo com as Testemunhas de Jeová. Percebeu? Tornou-se um ser beligerante. Demorou na organização o bastante prá não enxergar os erros. Fui testemunha de Jeová. (25 anos) Hoje, eu não sou uma ex testemunha de Jeová. Eu não sou testemunha de Jeová. E acredite, não sou de forma alguma, alguém implícito a esta organização. Porém descobri ao longo dos anos, (através de pesquisas)quais os motivos reais, pelo qual, muitos deixam de ser Testemunhas de Jeová, assim como eu e você. O óbvio sempre será um catabolismo latente. Procure agora ser feliz onde você está. (luvahu@bol.com.br)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. a dessassociaçaoé uma maneira de corrigir o erro.quando se batiza voce ,aprende tudo que se refere a respeito da dessassociaçao.ninghem é enganado o problema é que as pessoas so querem fazer o que é facil.as testemhunhas de jeova falam,ensinam o que a biblia diz.quem nao acridita ficam difamando,os que se afastaram ou foram dessassociados e nao se arrependeram nos estamos vendo as atitudes.a organizaçao de jeova nao é bagunçada.todas as pessoas so querem elogios mas na hora da repreençao querem se tornar as vitimas.antes de criticar o que as testemhunhas de jeova fazem que é tudo baseado na biblia,parem pessem e sejem obedientes ao que jeova lhe ensinou.

    ResponderExcluir
  13. ola sou tj,porem estou afastada,o q tenho adizer e q adoro a Jeova e acredito q ele realmente exista,porem não concordo com muitas coisas q acontecem dentro da comgregação.ao meu ponto de vista.pode ser q eu esteja plenamente errada mas no momento e oq meu coraçao quer;amar a adorar a Jeova a distancia..................

    ResponderExcluir
  14. kkkkk a biblia faz isso cara, se liga

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma pergunta a fazer ... É possível voltar a ser um TJ ??? Pelo que vi nas conversas deve ter gente que se arrependeu e quer voltar isso é possível ??? ou Uma vez dessassociado, sempre dessassociado ???

    ResponderExcluir
  16. Keridos leitores
    Eu sofro, ou melhor padeço, todos os dias da companhia de 1 tj k e a minha mulher. Em geral isto significa confusão, decepção ... quase loucura ... total! E confuso tantas limitações de raciocinio , tanta vontade de nao pensar, de nao estudar, de nao olhar ao lado ... alias todos sabemos que para este efeito existem palas para os olhos ! No entanto ao ler tantas e doutas opinioes pergunto ao publico como é que posso associar-me nesta doutrina e acima de tudo encucar todas estas excelentes teorias como se de um comprimido fosse??? ... de facto outra solução não encontro.

    ResponderExcluir
  17. Sinceramente,em nenhum momento o nosso DEUS fez acepção de pessoas e as testemunhas de Jeová fazem

    ResponderExcluir
  18. também gostaria de entender porque existe um esclhido e nem todos participam da ceia?

    ResponderExcluir
  19. na biblia diz :tomai e comei todos vós porque as testemunhas de Jeová não participam?

    ResponderExcluir
  20. è verdade tenho na minha fam´lia uma pessoa que se uniu a um filho de tj, e não e bem aceita pela família do marido é muito triste
    Será que é isto que DEUS o grande JEOVÁ quer de nós, que façamos acpção de pessoas?.

    ResponderExcluir
  21. Eu sou estudante das tj,e tenho mt orgulho disso, agradeço a Jeová e seu filho Jesus pelas oportunidades que me deram de te o conhecido! Religião não salva ninguém, o que salva é a nossa fé nossas atitudes, ações... Se eu pensar nos erros dos outros não irei servia a jeova e seu filho, que o que mais me importa é isso é ajudar as pessoas até esperança de um novo mundo.
    Se essas pessoas que falam mau das tj não as conhecem, elas estavão mais preucupada em ver erros do que servi ao Veradeiro Deus!!

    Obs: "Sem fé em impossível agradar a Deus"(Heb.11:) se não tem fé qualquer religão vai sevi. E msm que o paraíso não existice...Ainda assim eu quero servi a Jeová e seu filho.
    Aguardo ansiosamente pelo novo mundo onde Jeová trará a verdadeira paz!

    ResponderExcluir
  22. cuidado Testemunhas de Jeova!!!! Tambem pode levar a desassociaçao visitar sites de apostatas e principalmente falar com pessoas desassociadas. Voces estao comentendo pecado!!!
    Se os ancioes ficam sabendo disso coitados de vcs!!
    Voces podem esconder dos ancioes, mas esquecem que Jeova esta vendo tudo. Se voces fazem isso mostra que nao ha temor, respeito e nem adoram Jeova.
    Em vez de ler a biblia ficam perdendo um saco de tempo na internet, vai trabalhar para Deus!!!

    ResponderExcluir
  23. Cuidaos meus queridos com a conversa tola que estão tendo. Ao falarem mal dos servos de Jeová estão falando mal dele.A organização de Jeová é perfeita mais seus membros são imperfeitos.Alguns parecem que só estão na congregação pra olharem o defeitos dos outros. CUIDADO!É isso meus amados que Satanás quer.Ninguém é obrigado a servir a Jeová,temos sã consciência do que é certo e errado. Jeová sabe o que é melhor pra gente, mais ele nos deu o livre-arbítrio pra escolhermos o que queremos fazer da nossa vida.Ou seja: Se queremos usá-la para servir á Jeová e ter vida eterna ou usá-la de um modo que não agrade ele. Não to aqi para criicar alguns de vocês,mais todos nós somos imperfeitos, todos erramos. Por isso não devemos ficar criticando os outros, suas opiniões.Devemos conhecer primeiro pra depois sair falando. Afinal a salvação é individual.

    ResponderExcluir
  24. 1° lugar ninguem esta falando mal das TJS,so analisamos os tipos de comportamentos e atitudes.
    2° Quando uma pessoa vem desassociada os seus direitos de lIVRE ARBITRIO vem esquecidos. Porque? parar de falar com essas pessoas so porque cometeram pecados ou so porque nao estao mais de acordo com aqueles ensinamentos , mostra que as Tj nao estao respeitando os direitos dessas pessoas de ter o livre arbitrio. Jesus disse que devemos amar o nosso proprio inimigo. Parar de falar significa que as TJs estao obrigando as pessoas a fazerem aquilo que realmente nao querem e Jeova quer que o servimos de coraçao. Isso è uma ditadura!!!!!!!
    3 ° Faça essa pesquisa nas proprias escrituras das TJS!!!!!!!!!!!!!!! Pois parece que vc nao esta entendendo nada ou nao entende o que le nas sentinelas, Despertai, livros, etc

    Despertai!-1993 22 marzo pag 3 e 4
    [Nota(s) de rodapé]
    As Testemunhas de Jeová, devido ao seu anseio pela segunda vinda de Jesus, sugeriram datas que se mostraram incorretas. Por isso, há quem as chame de falsos profetas. No entanto, nunca nesses casos presumiram que suas predições eram feitas ‘no nome de Jeová’.
    Agora preste atençao!!!
    Leia O que diz o livro Conhecimento que Conduz a vida Eterna pg 160 diz:
    3- Suprimentos de emergência em geral são distribuídos por meio de um esquema organizado, e Jeová faz provisões espirituais para seu povo por meio de um canal........... .......Hoje, também, Jeová lida com seu povo por meio de um grupo organizado.

    SENTINELA 88 15 agosto pag 28 30:
    Alimentar-se à Mesma Mesa
    Jeová não ilumina cada cristão individualmente. Em vez disso, Cristo designou a classe “escravo fiel e discreto” para prover matéria de estudo bíblico e conselhos oportunos para os cristãos em todo o mundo. (Mateus 24:45-47) A Sentinela é, pois, publicada em 103 idiomas a fim de ajudar a satisfazer tal necessidade mundial.

    ME RESPONDA AGORA, se Deus è um Deus verdadeiro, justo, certo em suas palavras porque permite que os do Corpo Governante uma hora escreve uma coisa e outra hora escrevem outra? Parecem que querem fazer todos nos de bobos.

    ResponderExcluir
  25. daqui 100anos estaremos todos motos //quem ligar ....sentimento raiva //medo //esperaça //corajem//tudo e sentimento e tudo e religiao tudo desperta sentimento //tudo desperta fanatimos ate que a morte nos separe beijos meus qweridos .ronilson.midoswnidos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Gente fui TJ por 6 anos.Sair há 8 anos.Durante esse tempo nunca critiquei as TJ.Entendo que um pai disciplina seu filho quando está errado.Se fui desassociada é porque fui desobediente, então como se reconhecer o erro se não for repreendida? Nunca fui contra aos irmão não falarem comigo.Pelo contrário sinti muita falta de está com essa familia mundial e reconheço que errei.Pois ainda sim Jeová me ama e me considera como ovelha,a biblia diz que o pastor deixou as 99 ovelhas que estavam a salvo e foi atrás d de 1 perdida. Eu sou uma ovelha perdida e fico feliz por Jeová ainda me considerar assim.Desejo muito voltar a ser uma TESTEMUNHA DE JEOVÁ.E desejo a vocês que orem a Jeová toda noite para que encontrem a paz que procuram.Não critiquem as leis de Jeová pois são perfeitas ao contrario de nós, que somos inperfeitos.

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!