domingo, 9 de outubro de 2011

EXPLICAÇÕES SOBRE DISSIDÊNCIA, APOSTASIA E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.



Muitos me perguntam o que é dissidência ou mesmo afirmam que é apenas um termo mais camuflado para apostasia. Bem, vale explicar que apostasia é descrita pela Torre de Vigia e pelos seus adeptos como sendo o abandono da fé verdadeira (que segundo as TJs pertencem a elas) e uma perseguição a sua religião com mentiras e calúnias. Outras Testemunhas de Jeová  ainda afirmam que qualquer um que abandone a sua religião, não podem mais viver uma vida digna ou mesmo tendo uma boa reputação, assim sendo, são considerados amaldiçoados ou sem nenhuma benção. Isso, com certeza, por muitas décadas foi algo difícil de contestar, pois quem saia das Testemunhas de Jeová não tinha contato com outras ex-testemunhas de Jeová e esse isolamento sempre gerou fragilidade e era o ponto forte do controle religioso: controle informações e controlará as pessoas.
Com o advento da Internet e com sua popularização surgiu uma luz no fim do túnel: ex-testemunhas de Jeová começaram a organizar material informativo denunciando os abusos e erros da Torre de Vigia e começaram a virtualmente terem locais para troca de ideias e de experiências. Por isso existem ótimos Blogs e Fóruns que contribuem para o fluir de informações tão preciosas que mostram o “lado B” das Testemunhas de Jeová.
O que muitos porém, devem perceber é que não podemos nunca fazer uma divisão da realidade de forma maniqueísta, ou seja, não é porque uma pessoa é Testemunha de Jeová que é ruim ou alienada, ou porque uma pessoa é ex-Testemunha de Jeová que faz parte da mesa do demônio. Isso é pensar pequeno e reduzir nossa capacidade de raciocínio a zero.
Se houver esse desarmamento mental a pessoa terá grandes chances de pensar por si própria analisando de forma imparcial tudo que é colocado na sua frente. Resta saber se terá a integridade, honestidade e coragem para tal ato. O leitor que decida!

19 comentários:

  1. Sou uma ex-tj e dou graças a Deus por isso, sou desassociado à 5 anos e aprendi muito sobre esta organização depois que sair de lá (Rev Apacalípses... Sai dela povo meu). Antes, Minha ex-esposa não ia comigo para o salão do reino, vivia querendo me matar, ouvia vozes pedindo que me matassem dormindo, procurei apoio na organização para me separar desta pessoa com medo de ser morto por ela, lá ninguém me ajudou, aí me afastei da organização bastante frustado, passei a pesquisar por elas e vir seus erros durante sua trajetória, me separei da mulher e arrumei outra pessoa, quando ficaram sabendo me convidaram para uma reunião onde fui julgado por eles e condenado a não falar mais com meus irmãos "fui desassociado" passaram a me descriminar até que procurei me aproximar de Deus e aceitei Jesus na Igreja da Graça, hoje vivo feliz com cristo na Igreja Batista e eles não querem saber de mim, mas deixo que Deus entre em providencias.

    ResponderExcluir
  2. Valdir também sou desassociada e confesso que não entendi sua historia. sua esposa também era testemunha de Jeová? quando pedio ajuda para seu problema a quem pedio e porque não o atenderam?que tipo de ajuda pedio? peço desculpa pelas perguntas mas gostaria de entender melhor a sua historia porque não entendo,e não me faz muito sentido.e eu apenas estou aqui com o objectivo de entender,e ajudar não quero criar confusões nem discuções

    ResponderExcluir
  3. Sou ex-tj e estou muito feliz de saber que existem sites como este que expõe de forma clara e objetiva as falsidades das testemunhas de jeová. Tenho um blog e nele eu falode como fui dicriminada numa festa de casamento da minha familia, cuja maioria é tj, e gostaria de divulgar aki tbm. http://diariodeumagarotabipolar.blogspot.com/2011_09_04_archive.html
    As Tj não são de deus… Eles são uma lavagem cerebal e usam de todos os fins para conseguir mais adeptos e, quando são deixadas de lado, tratam as pessoas como se fossem a escória da sociedade!!!
    Abaixo as Testemunhas de Jeová!!! A religião do inferno!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " TRATA-SE DE HUMA TREMENDA CALÚNIA; COMENTÁRIOS COMO ESTE SÃO NEFASTOS,NOCIVOS.
      DECLARAÇÃO RIDÍCULA, GROTESCA, ESTAPAFÚRDIA; NÃO SE PODE ENCONTRAR OUTRA FORMA DE ADORAÇÃO PURA, CASTA,SUBLIME COMO A DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ!!!
      NÃO DÉEM MARGEM MARGEM, VASÃO A PALAVRAS MÓRBIDAS,DESCOLORIDAS!!!!"

      Excluir
    2. Só Jesus Cristo salva, pois ele disse "Eu sou o caminho, a verdade e a vida ninguém chega o Pai se não for por mim".
      Portanto Anonimo acima As testemunhas de Jeova não salvam ninguém apenas Cristo jesus Salva!!

      Excluir
  4. Quem crê em deus obedece os seus mandamentos. Quem quer saber a verdade e não ser enganado por nenhuma religiosidade precisas aceitar Jesus o filho de deus, como senhor e Sá lvador de sua vida, ele morreu na Cruz para q todos os nossos pecados fossem perdoados, e através disso conseguimos ter comunhão com deus.Jesus disse eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim. Creia, Jesus te salva, te liberta ,te cura receba o espirito santo de deus em sua vida, ore , ore ,ore sempre em nome de Jesus deus te escuta e te respondera. Seja servo de deus e não escravo do.diabo. Leia a bíblia, tome posse das promessas de deus pra tua vida, nos devemos crer no nosso deus vivo, poderoso ,fiel, misericordioso, q deus abençoe vcs no precioso nome de jesus, amem.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lívia, entrei no seu blog e adorei!
    Sua história é parecida com a de todas a TJs que resolvem simplesmente sair e cuidar da própria vida, minha filha passou por isso, perdeu todas as amiguinhas que lhe viraram o rosto e trocavam de calçada para não lhe cumprimentarem, aos 17 anos quase perdeu a saúde, mas, graças a Deus, superou, com sequelas na alma, é claro.
    Torço para que vc saia dessa e seja muito feliz!
    Josita.
    jianina@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. sou ex testemunha de jeová a quase 5 anos, dediquei minha adolescencia a elas eu estava cega me afastei ate da minha própria vida . Hoje se eu pudesse voltar no tempo seria apenas uma adolecente normal que vive sua vida com cada coisa a seu tempo.
    tenho que admite tem muitas pessoas que são tjs e são boas e sinceras mas outras não o principal motivo da minha saida foi o fato de uma tj me dizer que quando o armagedom viesse eu ia ser a primeira ser destruida como se ela fosse Deus capaz de julgar e condenar quem merecese a salvação. Hoje perdir meus pais mas conhecir Deus profundamente .

    ResponderExcluir
  7. No meu caso, sou ex-assembleiano. Afinal assembléia de deus, e as inúmeras e distintas igrejas modernas são tudo uma coisa só;

    UMA SEITA!!!!!!!!!!!!!

    A verdadeira Igreja de Cristo, tem o próprio Cristo, como seu cabeça, diferente do evangelicalismo moderno de nossos dias onde o homem tomou o lugar de Deus, e moldou a sua palavra ( a bíblia) conforme seus próprios interesses.

    Convido-vos a conhecer um pouco mais sobre o cristianismo histórico e bíblico, o qual conhecendo-o, muitos e muitos ex- ainda surgirão testemunhando neste blog.

    Paz a todos

    http://clovis-santana.blogspot.com/

    "o tempo e a igreja reflexões reformadas"

    ResponderExcluir
  8. Sos. Minha esposa e meu filho sao tj . Mi ajudem nao suporto mas . Vou terminar mi separando da familia. Meu filho perdeu toda mocidade na seita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto eles nao verem Deus na sua vida(frutos do Espírito) dificilmente vc vai consegui ganhalos para Jesus.Seja maduro e aceite essa exortação. E creia nessa Palavra ( Crê no Senhor Jesus e sera salvo vc e tua casa)creia que isso vai se cumpri na sua vida! mais essa crença nao pode ser da boca pra fora, tem que ser na pratica,crer em Jesus e assumir o carater Dele,e ter a mente de Cristo!Medite nas cartas paulinas.Deus abencoe

      Excluir
  9. A melhor verdade é aquela que você descobre. Quem faz parte a organização a enxerga como a única verdade, mesmo que você mostre fatos e argumentos. Digo isso porque já fui T.J.durante 17 anos, chegando até Servir como ancião, com o tempo Tirei minhas próprias conclusões e pude confirmar que diversos sistemas religiosos Não passam De formas de controle. Usam a palavra de Deus para confirmar seus argumentos, escravizando seus integrantes com Intermináveis listas de normas que sinceramente, Servem apenas para deixá-los Com um eterno sentimento de culpa por nunca conseguirem fazer o suficiente.
    Infelizmente terás de ter paciência e esperar que um dia descubram por vontade própria que nem tudo que lhes é ensinado é a pura verdade. Sabe qual o motivo? Por mais que você argumente, sua esposa e seu filho não vão acreditar, e na pior das hipóteses, vão dizer que tu és uma ferramenta do inimigo.
    Portanto, não vai adiantar bater de frente. Digo por experiência própria, toda a minha família é Testemunha de Jeová e convivo com eles pacificamente. Como consigo? Não falo nenhum assunto espiritual, é o preço a se pagar.

    ResponderExcluir
  10. A melhor verdade é aquela que você descobre. Não adianta impor a sua verdade a sua esposa e seu filho. Eles estudam e aprendem constantemente que estão na verdade, não vai adiantar bater de frente. Estou fora da organização há aproximadamente seis anos e tive muito atrito com minha família (todos Testemunhas de Jeová). Os amos muito, a família é a base de tudo e hoje consigo conviver pacificamente. Como? Sem tocar em assunto religioso, este é o segredo. Afinal de contas, eles tem o direito de freqüentar onde quiserem, não posso impor o meu ponto de vista. Meus filhos sempre estão comigo, faço questão da presença deles, até ajudo meu filho a dar nó na gravata para ele ir as reuniões, ele gosta de freqüentar. Portanto meu caro, tente conviver com sua esposa e seu filho da melhor maneira possível sem entrar em conflito religioso. Comigo tem dado certo até hoje.
    Felicidades para todos.

    ResponderExcluir
  11. Sempre gostei de analizar as coisas. E por isso analisei várias "religiões cristãs". Eu pensava que as TJ eram todas perfeitinhas e tal,mas depois com a convivência vi que são pessoas normais como todo mundo.Também Erram!hã que erros! Até você se pergunta: mas é mesmo TJ? vi o mesmo com os Obreiros da Igreja Universal que me fizeram passar por umas!! E eu perguntava: são mesmo da igreja? Obreiros? A minha ex namorada era Obreira da Universal. Mas não me lembro de apontar o dedo nas crenças dela quando errasse. É falta de juizo. Os Pentecostais, Igreja de Jesus no Mundo,Ex MANÁ,Metodistas, Igreja Mundial,Igreja de Não Sei o Quê... São todos errantes. O que fazem alguns dos elementos das várias Igrejas...!!Nem imaginam!! David da bíblia engravidou a mulher de um soldado e ainda por cima planejou o seu assacinato para não levantar poeira!!!. Agora pergunto:Qual seria a centença que darias nesse indivíduo?Desculpa como ser humano normal eu o centenciaria á morte. Mas hoge ao invez de ser criticado é citado como exemplo de fê. Consegues ingolir isso?Se procurares perfeição comportamental vais rodar todas as crenças do mundo e vais ficar desiludido.Sei da história de praticar o que se prega e tudo mais.Mas mesmo assim a pessoa vai errar cempre.Não tem como. Ancião fez aquilo Pastor fez isso Reverendo fez aquilo Padre fez e desfez.Vais sofrer se te concentrares nisso.Se Deus procurasse perfeição em nós nenhum ser humano estaria apto.Mas também não é cheque em branco para a pessoa fazer o que bem quer.Mas fazer aquilo que é humanamente possível dentro das nossas limitações quais inperfeitos porque tarde ou cedo caimos cempre.Por isso Deus diz que o justo cai até mesmo 7 vezes.não importando a causa da queda se é desvio de fundos,violação,adultério,fornicação ou prostituição,assacinato intencional ou não. Como a imperfeição atuou até mesmo na nossa maneira de pensar concluir e agir, concentrem-se em saber os verdadeiros ensinos da bíblia, sem preconceitos, e isso conduz alguém a achar as crenças verdadeiras. Façam a vossa parte quer desassociados ou não. E o resto deixa com o MAIS VELHO. Se não Deus vai achar que decidimos "ficar livre" por falta de humildade.

    ResponderExcluir
  12. a religião monta seu imperio servindo-se da ignorancia. Ao analisar a historia do homem e da humanidade, a religião é sua pedra-pilar. A base desta era o sacerdote que se incubia de desvendar os mistérios divinos e servir de intermédio entre os deuses e homens. Na base destas sociedades portanto o sacerdote dispunha de grande poder pois sempre estava ligado ao sistema governamental sendo que muitas vezes o chefe do poder máximo sa sociedade era também seu pricipal Deus terrestre ou sacerdote; exemplo temos o Egito, Roma etc. Na nação israelita o chefe da nação não é necessariamente seu sacerdote e muito menos Deus, antes repesenta o futuro Rei-sacerdote à maneira de Melquisedeque. Para os cristãos, esse Rei é Jesus de Nazaré que deixou 12 apóstolos que espalharia sua mensagem pelo mundo e formaria a congregação. Congregação esta que foi adquirindo poder com o tempo e as mais variadas formas de cristianismo foram surgindo pelo mundo, sendo que o que prevaleceu foi o católico. Com a reforma o mundo deu grandes passos para a liberdade religiosa. No entanto cada nova religião sempre afirmava ser o que a igreja de origem perdeu, a verdadeira. Eram quase sempre fundamentalistas em seus conceitos. Hoje o cenário religioso é de maior entendimento, de maior "aceitação" ou ecumenismo religioso, o que exige muito jogo de cintura das parte. Nesse meio favorávell de entendimento surgem novas religiões normalmete minoritárias e que buscam apontar os erros da maioria, minimizar os seus que são poucos até mesmo em virtude do tamanho que teem. Diante de um povo ignorante que não cohece a histora, faz seu reinado, lava-lhes o cerébro por alimentar o orgulho humano de ser melhor que outro, porém na forma religiosa o que dá um tom leve e branco às suas intenções mas que na realidade não passam de pecados vermelhos e fétidos. Como todo Rei tem seus representantes Jesus tem os dele e aí no caso das Testemunhas de Jeová, são apenas os 144000, estes são dotados das mais belas aspirações e qualificações humanas,são os únicos filhos de Deus, os únicos a receberem a imortalidade ou seja quem com eles não estão, estão fora do paraíso. O conceito de digidade humana que dita na mais simples lógica que todos são iguais,e era ensinado por cristo, aqui é cortado pela raiz. Os que não são ungidos não são filhos. O que diz Paulo no capitulo 8 de Romanos eles tomam apenas para se. Afirmam que são melhores que as outras religiões por todos serem iguais, mas não passa de ilusão tal afirmação. Diante de tantas incongruência, só lhes resta praticar o que a igreja praticou cotra seus revolucionários, a tortura e morte fisica ou pelo ostracismo. Como vivemos em um mundo mais civilizado o que praticam hoje é o ostracismo. Se cortam o contato daqueles que lhes mostram suas falsidades com os crédulos, evitam o abandono,a diminuição de suas fileiras já pequenas. Maqueiam essas atividades dizendo ser em bem de todos. E assim, pessoas praticam crueldades contra a diginidade das outras em nome de Jeová, que na verdade é a Organização. Todas as religiões carregam erros e erros grotescos e até vis. O problema das TJ é que acham que não. Para tudo que fazem, são as uicas que tem os melhores motivos. Acham-se donas da verdade sobre Deus, verdade essa que mudam hoje ou amanhã, à medida que seu corpo (a verdade, cabeça)governante descobre as infelicidades de suas doutrinas e suas mentiras. Daí apioam-se em duas ou quatro doutrinas tidas como incontestaveis pra delas tirar seu pressuposto de religião verdadeira apesar de suas dezenas de outras doutrinas metirosas. Quem bem entendi de mundo jamais deveria ser Tj. Em nome de ser a verdade, única, desfazem e reformulam o que diz a biblia para que esta se conforme a suas doutrinas. O que dizer? Lamentável.

    ResponderExcluir
  13. Graças a Deus as pessoas estão deixando de serem medrosas, cada um segue a religião que quer e se não estiver satisfeito dentro de uma igreja, tem sim todo o direito de procurar pessoas amigas em outra denominação religiosa, PARABÉNS À TODOS QUE TIVERAM CORAGEM DE ENFRENTAR OS LÍDERES, DEIXEM ELES DE LADO E SEJAM FELIZES EM SEUS NOVOS CAMINHOS... QUE DEUS ABENÇOE À TODOS!!!

    ResponderExcluir
  14. Existem grupos dissidentes que mantiveram alguma base doutrinal, mas se livraram apenas da "Torre de Vigia" e suas maluquices mais grosseiras, tipo a questão do sangue, etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade as Testemunhas de Jeová foram dissidentes dos Estudantes da Bíblia que ainda existem e não são tão radicais.

      Excluir
    2. Oi Pascoal! Me chamo Danubia, ex TJ, fui desassociada com 18 anos, porque eu queria se modelo e depois concorrer a Miss, eles nunca permitiriam, então eu fiz por mim, até que gravei um comercial de ampla divulgação, foi o que faltava, fui expulsa. Vc mencionou que os Estudantes da Bíblia ainda existem, sério isso??? Eu morro de saudades de ter uma relação próxima de Jeová, hoje tenho filhos e tudo que eles sabem de Deus é através do que aprendi, mas não quero seguir nada como um soldado cego, como posso saber mais sobre os Estudantes da Bíblia? Grata desde já

      Excluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!