domingo, 9 de outubro de 2011

OS FÓRUNS AINDA SÃO LOCAIS ATRAENTES PARA A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE AS TJS?


Os Fóruns ainda são locais atraentes para a divulgação de informações sobre TJs?
Como todos devem saber participei ativamente da maioria dos Fóruns dissidentes que hoje existem na Internet. A concepção inicial com certeza ainda se mantém: um local virtual para troca de ideias e experiências que visam ajudar TJs e Ex-TJs. Isso é algo muito importante, pois ter voz e ter quem escute é algo essencial para quem sai de uma denominação religiosa fundamentalista como as Testemunhas de Jeová. O que mais temos de concreto e de sincero são os depoimentos de centenas de pessoas que sofreram os mais diversos tipos de abusos mediante a discriminação religiosa praticada pela Torre de Vigia. Isso não tem preço e contribui para uma construção de diálogos, reflexões e até mesmo o exercício da tolerância.
Existe porém, um revés e aí não seria um privilégio ou exclusividade dos fóruns de Ex-TJs, mas de qualquer modelo virtual baseado nessa concepção: existe uma tendência a deixar questões de relevância de lado e de não assumir prioridades.
Quando falo de deixar questões prioritárias de lado, não estou defendendo um local sério e sem momentos de brincadeiras, mas que muitas vezes isso acaba tomando lugar do que era central. Aí, começam a surgir os atritos desnecessários, os excessos de zelo ou mesmo os que querem defender seu ponto de vista, mesmo que isso não contribua em nada para o coletivo.
Nos últimos anos vivemos numa luta CENTRAL para Ex-Testemunhas de Jeová e para as próprias Testemunhas de Jeová que é a luta contra a discriminação religiosa praticada contra ex-adeptos. Com certeza, existem outros pontos que podem ser centrais ou mesmo vitais para outras pessoas, mas nenhum, nesse exato momento está sendo julgado e divulgado na mídia como a desassociação. Infelizmente venho constatar que os fóruns perderam o foco no principal: luta contra a opressão da Torre de Vigia!
Outro ponto importante é que realmente nunca houve uma unificação da dissidência, mas no momento e na oportunidade de se fazer isso o que observo é uma total falta de vontade de realizar na prática. A Internet com certeza ajuda muito, mas até mesmo virtualmente o assunto mais importante da dissidência está sendo colocado de lado. Quais os motivos disso? Até agora, por incrível que pareça, é que muitos não simpatizam com o autor do processo contra a Torre de Vigia ou se sentem pressionados para atuar numa causa que vai beneficiar a todos. A dissidência vai perdendo o foco...infelizmente!

Um comentário:

  1. "Nos últimos anos vivemos numa luta CENTRAL para Ex-Testemunhas de Jeová e para as próprias Testemunhas de Jeová que é a luta contra a discriminação religiosa praticada contra ex-adeptos. Com certeza, existem outros pontos que podem ser centrais ou mesmo vitais para outras pessoas, mas nenhum, nesse exato momento está sendo julgado e divulgado na mídia como a desassociação. Infelizmente venho constatar que os fóruns perderam o foco no principal: luta contra a opressão da Torre de Vigia!" )Pascoal Naib)
    Caro Pascoal, endosso seu comentário, quando afirma que os fóuns perderam o foco central de luta contra a Torre de Vigia. Não politizaram a dissidência para lutar contra a desassociação, num sentido de conduzir a denúncia, materializando no seio da sociedade. A desassociação é um dos principais motivos da existência dos fóruns, é um tema assencial. Por que a mídia cearense, e de outros estados, como A Folha de S. Paulo, O jornal O Globo, O Extra do Rio, O Jornal O Tempo MG, dentre outros abordam a desassociação? Porque o Ceará saiu da mesmice, inventou uma maneira eficiente de intervenção contra a desassociação, tanto midiaticamente, como via judicial. Tenho recebido emails de outros estados do país, de pessoas desesperadas, afirmando que a Torre continua muito bem fazendo seu proselitismo e conseguindo adeptos sem problemas.
    Por outro lado, as propostas que se levantam de luta contra a desassociação, não se concretizam uma só, até o presente momento.

    De uma questão é certa, a internet por si só, não tras revolução, pois, para isso acontecer, precisa se materializar na vida real.

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!