domingo, 2 de dezembro de 2012

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SÃO DESENCORAJADAS A FAZER FACULDADE!


Vivemos numa época altamente competitiva e infelizmente isso é refletido no modo de vida agitado e na sempre urgência necessidade de sobrevivência. Observamos que a questão econômica cada vez mais influencia nossas relações sociais e mesmo que queiramos ter uma vida razoavelmente equilibrada não podemos fugir de certas cirscunstâncias, tais como investir em nossa carreira profissional. Longe de ser uma vaidade ou corrida desenfreada para ganhar mais dinheiro a qualificação profissional e educacional (cursos e faculdades) são pré-requisitos para termos uma certa segurança ou estabilidade e de proporcionarmos o mínimo de dignidade para nós e nossos famliares, além de crescermos como pessoas conscientes e críticas.
Esse último ponto (atingirmos a criticidade) não é muito bem visto por denominações religiosas que pretendem escravizar seus adeptos com teorias e profecias de fins de mundo e que não conseguem manter um diálogo aberto com seus adeptos. As Testemunhas de Jeová são desencorajadas a progredir educacionalmente e profissionalmente, o que resulta em dificuldades (financeiras) para seus adeptos e seus familiares e tendo como desculpa a vontade de "Deus". Qualquer religião que limite ou proíba seus membros de estudar ou se qualificar com a desculpa de estar agradando a "Deus" deve ser questionada e denunciada. Abaixo, algumas citações das próprias publicações das Testemunhas de Jeová que comprovam o que foi explanado nesse texto.


Sentinela 15/5/2011 par. 5 
Que belos resultados podem ser colhidos quando os filhos são treinados a manter um olho singelo! Veja o caso de uma adolescente na Etiópia. Ela se saiu tão bem na escola que, depois de terminar o ensino básico, lhe foi oferecida uma bolsa de estudos para o ensino superior. Por ter seu olho focalizado em servir a Jeová, porém, ela não aceitou a oferta. (...)  Ela não precisou consultar os pais para recusar o emprego. O que os pais acharam da atitude da filha? Ficaram felizes e lhe disseram o quanto se orgulhavam dela. 
Sentinela 15/8/1985 pag. 20 § 15 
Hoje em dia, alguns jovens cristãos que estão livres de pesadas responsabilidades bíblicas buscaram uma educação superior ou empregos de tempo integral de elevados ordenados, em vez de fazer do ministério cristão a sua carreira. Um destes estava ansiosamente esperando tal emprego. Entretanto, antes de começar a trabalhar, aceitou o convite de trabalhar junto com um casal de pioneiros no serviço de campo durante todo um verão. Ele gostou muito disso. Em resultado, sacrificou aquele cobiçado emprego de tempo integral e tomou um emprego de meio período, menos interessante, para poder ser pioneiro. Com esse mesmo espírito, similar ao de Timóteo, ele serve agora na sede mundial das Testemunhas de Jeová. A disposição de fazer sacrifícios evidencia genuíno amor, e os sacrifícios aprofundam esse amor, conforme ele descobriu.

E por último um discurso num congresso (reunião) das Testemunhas de Jeová onde um membro do Corpo Governante (líderes das TJs) desaconselha a universidade.


Agradecimentos especiais ao Blog "Escravo da Verdade" que serviu como fonte para o meu artigo.
http://escravodaverdade.blogspot.pt/2012/11/tetstemunhas-de-jeova-sao-ou-nao.html
Créditos da imagem:  Watchtower Society.

54 comentários:

  1. Ola , pessoal . Bom dia |||

    Realmente a direção das TJs desaconselha seus membros terem curso superior. Mas se observamos muitos deles estão cursando faculdade . Conheço alguns que tem privilegios congregacionais que se formaram e outros ainda estão cursando . Nos congressos e assembleias , estes, são muitos usados como oradores principamente na nossa região . Por que ? por que estes irmãos conseguem passar o discurso de forma mais clara e objetiva . Hoje mesmo para se obter uma chance de ir trabalhar em Betel , não se leva em conta totalmente a espiritualidade e sim também algum curso especifico . Na minha opinião há uma incoerencia da parte de seus diretores . Se tem algum irmão que ainda não tem curso superior e que tem privilegios congregacionais e entra numa Faculdade talves fique restrito , mas depois recupere seus privilegios . Conheço alguns casos na região que moro . Podem ter certeza ; não é mentira . Por isso reafirmo , há incoerencia . Tchau e até mais . Abraço .

    ================================================

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade nao ha incoerencia. Talvez os casos a que se refere o caro escritor ou comentador seja de pessoas muito equilibradas que consigam levar as duas cargas sem prejudicar a mais importante... muita das vezes casos isolados.

      Excluir
    2. Marionetes,que fazem o que menos de uma dúzia determina,deixam de viver na realidade para viver numa ilusão. São proibidos de ajudar a própria família em detrimento da sociedade .Parabéns corpo governante, muitos trouxas de seguem.

      Excluir
  2. O mundo iníquo está se findando, curso superior? para que vai servir? é bom, mas, temos que ocupar todo nosso tempo para "trabalhar" para Jeová, levando as boas novas do reino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...eae, vc viajou nas ondas da TORRE.. ! caro, amigo ! não é trabalho a Jeová Deus, mas, sim a TORRE !! Acorda , e vai pesquisar.. e detalhe essa pesquisa é fácil, não precisar ter curso superior..

      Excluir
    2. E nessa vocês Testemunhas de Jeová destruíram a minha família. O mundo esta acabando e o armagedom esta vindo desde que me entendo por gente. Vocês são uns alienados... Faz uma pesquisa Google e descubra aonde o Irmão Russel esta enterrado, num Tumulo Masonico... Eu já fui lá.. Ignorantes e burros e assim que a Sociedade Torre de Vigia quer vocês...

      Excluir
    3. Apoiado anonimo 19 d dezembro

      Excluir
    4. Apoio o comentario do anonimo 19 de dezembro faculdade pra quê nesse tempo do fim?? Nòs q servimos a Jeová nossa preocupação é outra.... Q se chama pregação das boas novas

      Excluir
    5. Anonimo 19 de dezembro,o cara que ajudou a tua mãe a te parir fez curso superior de medicina. Nem o local do parto existiria. Porque foi preciso um outro cara fazer curso superior de engenharia...
      E tu acha que quem trabalha para Deus precisa dar satisfação mensal de quantas vezes falou sobre ele para alguém?

      Excluir
  3. Eu ía fazer um comentário, mas perante tais casos como este e outros semelhantes ou diferentes, prefiro ficar na minha ignorancia que acredito que ultrapassa e muito a sabedoria dos tais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou será a ausência de argumentos coerentes?
      Afinal, isso não é ensinado na Torre.

      Excluir
    2. Ou será a falta de argumentos coerentes?
      Afinal, isso não se ensina na Torre.

      Excluir
  4. As testemunhas e seu escravo fiel estao corretissimos.Sao conselhos do Soberano Senhor Jeova.O irmao apenas esta transmitinfo as orientacoes como Moises na passado...Feliz daquele que ocupar sua vida em prol das atividades cristans.Nao temos tempo a perder ouvindo teorias de homens nas faculdades.nem taupouco sendo corrompido com mas associacoes.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahm, mas quando está doente agradece a "jeová" por existir um médico né? Ha mas médico fez faculdade pra ser médico não deveria ir, só fazer oração que passa!
      ignoranteeeeeeee

      Excluir
    2. Excelente grafia.

      Excluir
    3. 5 de Janeiro,
      No teu caso, não conseguiria nem fazer a matrícula universitária!!!
      Para quê faculdade quando não se sabe nem escrever direto? As grandes universidades precisam de pesquisadores, pensadores analíticos-reflexivos.
      Fazes muito bem. Vá ler uma A Sentinela e fazer umas aulinhas de Língua Portuguesa, nível primário.
      Ou será que isso é pecado também?

      Excluir
  5. A Universidade estimula o pensamento crítico e o não conformismo, pois é assim que se faz ciência. Como uma organização que aliena seus adeptos, o que a Torre de Vigia menos quer são membros com essas competências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. A Universidade tem lá seus males e vícios, mas, se tem um grande tesouro que se obtêm nela, este é o Pensamento Analítico, o Senso Investigativo, o Método Científico. Qualquer um que passe pela Universidade, não importa qual seja o curso que faça, se for um bom universitário, colherá esses benefícios. Agora, imagine um grande número de indivíduos pensantes, críticos, capazes de ponderar, de realmente raciocinar e com uma boa - em alguns casos, aguçadíssima - interpretação de texto, lendo alguns dos disparates que a Torre publica nas suas revistas e livros e rejeitando tal ensino absurdo? Ou notando como a Torre usa dois pesos e duas medidas em certos assuntos - como dizer que festa de aniversário não pode, porque dá honra indevida a alguém imperfeito, mas permite festas de casamento, onde se trocam alianças, um costume pagão - e se opondo a isso? A Organização iria à falência!

      Excluir
  6. só queria dizer que a minha familia me abandonou aos 14 anos por eu decidir nao ser mais obrigado a seguir essa religião. hoje em dia vivo a lamentar.me por ter nascido nesta familia e por não saber o que isso é. no fundo as testemunhas de jeova e as suas atitudes apenas geram odio em mim porque de tudo que Jesus disse ou fez eles sao os primeiros a agir como o Anti-Cristo. hipoteticamente as religiões sao um crime psicologico que podem destruir a vida, afinal quantos de voz nao foram gozados por serem TJ quando o foram? ... mas no fundo o mais absurdo é pensarmos que vivemos em sociedade quando na verdade somos animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso te desejar força e que apesar de tudo, você se libertou dos grilhões da Torre. Passei por algo semelhante e enquanto fui TJ fiel, tive uma vida conturbada por causa disso, mas também me libretei e hoje literalmente vivo, não no sentido do que as TJs gostam de dizer sobre os que saem (que esses vivem uma vida sem perpectivas, vivem perdidos e entregam-se ao pecado),mas no sentido de que aprendi que o mundo não é pior do que estar amarrado pelo controle mental da Torre.

      Excluir
  7. Fui criada com pais, irmãos e avós TJ's.
    Neste momento estou a tirar um Grau Mestre em Engenharia e nunca nada na organização me fez sentir tão realizada e orgulhosa de mim como o meu percurso académico.

    E sim. Desencorajam o ensino superior porque estimula o espírito crítico, dá sabedoria, alarga horizontes, faz-nos querer explorar.

    E quando se explora a Sociedade? Dá-se conta de segredos escondidos, injustiças feitas, ensinos falsos.

    Libertem-se!

    Acredito que o Deus verdadeiro quer que o adoremos como ele manda, que o adoremos de coração e não porque uma Sociedade manipuladora o impõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitada de vc . Tomara q se arrependa da ma escolha a tempo

      Excluir
    2. 5 de Setembro,
      Tomara que o seu tão esperado fim chegue a tempo e que não se atrase como da última vez em 1975, se lembra?
      Se não, então pergunte sobre a data a um ancião da sua congregação...
      Conta para ele que está visitando blogs apóstatas também e cuidado, vai que o fim chega no momento em que estiveres on-line?
      Comendo em duas mesas, Testemunha de Jeová? Que coisa feia! Será que desse jeito vais ser salva quando chegar o fim? Acho que não, Jeová, a Torre e o Corpo Governante não costumam tolerar este tipo de coisa.
      E aí quem é coitado (a)?

      Excluir
  8. Não, claro que vc é livre, amigo, livre para se entregar melhor as coisas que o mundo te oferece. Literalmente na organização de Jeová, não era seu lugar. A "peneiração" já esta se manifestando, um por um dos que não são dos nossos estão "caindo" fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você fala "dos nossos" sugere uma propriedade reciproca, porqu o que acontece é que a organização nos motiva a julgar quem sai e a vigiar os "nossos" quem ainda permanece, ela nos ajuda a alimentar nossa arrogancia que faz parte da tendencia humana de acharmos que somos melhores que os outros, e somos enlaçados não só por religiões, mas tem gente que se acha melhor por que tem dinheiro, por sua nacionalidade...Em fim são várias as armadilhas que nos arrebanham para formarmos bandos e exclirmos quem nossa inteligência arrogante não nos capacita a entender as diferenças. Não se engane, somos todos iguais! A solidariedade é uma virtude que as religiões inclusive a tj expropria, em virtude de seus interesses organizacionais e humanos. Será que Jeová se sentiria ameaçado por uma simples faculdade humana, ou será que esta ameaça só atinge, o fundalismo de uma entidade terrena que cujos conceitos são tão frageis que um "faculdade inutil" possa ameaçar?

      Excluir
    2. Que comentário amoroso o seu, hein? Que coisa digna de uma Testemunha Cristã de Jeová, tão "meigo" (2 Timóteo 2:24) e ainda por cima julgando alguém que você sequer conhece (Tiago 4:11,12). É, realmente, quanto ódio irracional existe no coração de quem é TJ fiel [à Torre].

      Excluir
    3. O que uma testemunha de jeova que foi lavada e purificada no sangue do cordeiro faz em um blog apostata? Se não somos dos vossos o que queres em blog dos que não passaram na peneira? Não fostes orientado pela organização amorosa de jeová. que deves manter longe de ti qualquer associação. com apostatas? O que queres neste blog de apostatas? Não lestes que más associação. estragam hábitos. uteis em primeira aos corintios 15:33?

      Excluir
  9. Bom nós testemunhas de jeová não cursamos faculdade não só pelas orientações da torre,hoje em dia nosso tempo deve ser dedicado a jeová e as faculdades estão cada vez mais perigosas e imorais todo nós acompanhamos nos jornais. Muitas testemunhas de jeová tem uma vida feliz mesmo com empregos modestos e sempre recebem ajuda! ENTÃO CRITICAR CONHEÇA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imoralidade está até mesmo dentro dos Salões do Reino e só aceita e participa de imoralidade quem quer. Cursar uma faculdade não quer dizer que inevitavelmente se cairá em drogas, sexo desenfreado e bebedeiras como a Torre quer que pensemos. Conheço várias pessoas que fazem faculdade e passam longe dessas imoralidades e são pessoas melhores e mais humanas que muitas TJs que vejo nos Salões, portanto, não fale do que você não conhece pelo próprio ponto vista!

      Excluir
    2. Testemunha de Jeová quando não faz faculdade é por três motivos:
      1. porque infelizmente a condição financeira não permite (é pobre).
      2. quando desistiu por atuar profissionalmente a um bom tempo, e não teve saco para ver o que já sabia e porque não precisa da facu no seu emprego.
      3º e última... é UMA BESTA MESMO, porque escuta o que os outros para não fazer, quando o próprio e os filhos já fizeram. E não se dão conta que Betel escolhe voluntários com QUALIFICAÇÕES... e lá no Espirito Santo fiquei sabendo (por próximos) que tinha "bestelita" cursando por conta de quem? BETEL.
      Há têm ancião em uma congregação na ZONA NORTE que é secretário, os dois filhos são formados, e adivinhem o trabalho dele? PROFESSOR DE FACULDADE, na FAAP, e neste mesmo salão fiquei sabendo que o coordenador os seu 3 filhos são ADVOGADOS, e possuem um escritório e ele trabalha com eles, e um dos filhos tbm é ancião e ainda membro da COLI (pelo que ouvi).
      Agora vem me dizer que não posso fazer FACULDADE?
      AH TÁ!! FAÇO SIM!! falar mau de "altos ordenados" é bom, mas na hora de colocar na SENTINELA com ALGUNS CONTRIBUEM (com joias, casas, plano de previdência, dinheiro guardado...etc) pode né?

      Acordem pessoas! Aceitar o que tá na Bíblia tudo bem, mas aceitar a opinião de homens é outra... Ah eu ainda sou TJ.. (não quero perder contato com familiares e amigos).. rsrs, mas não sou trouxa!!!

      Excluir
    3. Isso para o corpo governante se chama "faça o que eu falo mas não faça o que eu faço". Infelizmente a maioria das TJs (creio eu) ainda não alargaram seus horizontes, ainda não perceberam que seguem orientação de homens.

      Excluir
    4. Sabe onde eu conheci imoralidade, adultério e traição ? No salão do reino das testemunhas de jeovà... conheci um irmão que deixou sua esposa também testemunha de jeovà e fugiu com a outra irmã casada com filhos. Foram readmitidos após casarem , hoje estão. felizes pregando as boad novas do reino de Deus, dando lição de moral, o estrago causado nos demais não importa porque arrependeram-se e hoje servem a Jeovà,e portanto são servos leias, sobreviverao ao Armagedom, enquanto eu apostata vou ser destruída na guerra do grande dia de Deus...Deusa

      Excluir
  10. Quero dizer que fui TJ de 1994 a 2000, e durante esse período ouvi vários discursos e li diversas publicações desencorajando os irmãos a fazerem faculdade. Quem fazia faculdade não era desassociado, mas poderia ficar mal visto ou com a fama de "fraco na fé". Um absurdo isso!! Desencorajando os irmãos a fazerem o ensino superior, a organização consegue manipular bem melhor o "rebanho", pois as pessoas ficam bitoladas e sem pensamento crítico. Ainda bem que me livrei das garras da Torre!!

    ResponderExcluir
  11. Discurso cheio de contradições, como todo ensinamento deles, td é contraditório, deve ser por isso q na minha opinião só tem bi-polar que frequenta essa religião.Eu frequentei desde 1968, até 1975, quando o tão prometido fim do mundo não aconteceu.Sinto pena desses lavados cerebrais, que talvez nunca percebam onde se meteram.Nunca me livrei do medo e ansiedade e hj.tomo remédios, meu marido ainda frequenta mas é uma pessoa muito perturbada, nasceu lá, não consegue se libertar.Espero ter contribuido!

    ResponderExcluir
  12. Me batizei nas TJ em 1969, conheço muito bem todas doutrinas, há décadas estou bem longe da torre, mas tive q procurar ajuda psicologica, devidos conflitos q quase me levaram à internação.Hj ainda tomo remédios mas já pesquizei o bastante p/saber q mergulhei em um mundo obscuro e atormentador.O q importa é q me libertei e vc.tb. pode se pesquizar muito e aprender o q é a verdadeira espiritualidade.Boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Tem alguém on line por aí? Preciso de um connselho de vocês, qualquer um de vocês.

    ResponderExcluir
  14. Na boa, sou TJ ainda infelizmente e ess PORCO GOVERNANTE só fala merda.

    ResponderExcluir
  15. Nao vale a pena fazer faculdade porque o fim esta muito proximo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, desde 1975...
      Já pesquisou? Melhor esperar sentado, senão cansa!

      Excluir
    2. Nossa... faz tempo que o m está. próximo !

      Excluir
  16. Tenho que admitir, fui sim desencorajado e vi muito disso no salão do reino!!!
    Não so isso mais também obrigado a pregar "trabalhar" para tal como se fosse um escravo e pra piorar, não temos o direito de questionar ou... Ta legal ou quer mais???
    Estou a disposição para quais que duvidas.

    ResponderExcluir
  17. Realmente, e dessa forma que acontece. O proposito e especificamente que vc trabalhe pra T.Vigia. E ouse a questionar ou criticar... e sera deixado de lado no Salão durante as reuniões como um leproso. Mais e isso ai com base na criação dessa seita, pode se esperar oque? se seu fundador sempre foi maçom.
    A disposição para qualquer duvida ou esclarecimento.

    Atc.

    ResponderExcluir
  18. Não quenrem que as pessoas pensem
    E as assembleias São um verdadeira desfile de moda, onde as irmãs querem aparecer mais que as outras

    ResponderExcluir
  19. Por favor me falem sobre trindade é ou não biblíco

    ResponderExcluir
  20. Durante o tempo que fui uma testemunha de Jeová, era apenas eu na família, então eu sozinha entendia isso mesmo: a desestimulação para fazer curso superior.
    Mas tinha um conflito interno com isso, porque eu sabia que era através do curso superior que iria crescer profissionalmente, poder me sustentar, ser independente e ajudar minha família.
    Sem faculdade, só me enxergava na miséria, dependendo da ajuda de terceiros e triste.
    Mas a religião me alienou, me deixei levar por esse ensino e não continuei com esse objetivo. Hoje lamento demais!! Por estar tão atrasada!!
    Eu era uma cristã que não me conformava com isso, mas me deixei ser manipulada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, pois também perdi tempo valioso dentro desta religião. Como tive a infelucidade de nascer de pais testemunhas de jeovà , sinto em dizer que tive minha infância e adolescência literalmente abortadas.

      Excluir
  21. São desencorajadas sim, infelizmente.

    ResponderExcluir
  22. Acordem!!!!Não existe LIBERDADE neste mundo. Apenas a JAULA QUE É MAIOR.

    ResponderExcluir
  23. Quero deixar aqui minha contribuição. Já fui TJ por um curto período de 2 anos ou menos. Casei-me e me batizei no mesmo dia que minha atual esposa que é TJ. Não sou desassociado nem dissociado (antes fosse), mas devido ao meu trabalho envolver atividades que para o CG "não é apropriado", tive o batismo anulado e hoje sou mero espectador, "obrigado" a acompanhar minha esposa e, infelizmente, minha mente não foi totalmente "convertida", digo isso porque seria melhor está dentro da Matrix, do que descobrir muitas coisas depois de estar dentro e não poder sair sem causar infelicidade à minha família que está quase toda lá há anos e também deixar de ter contato com eles, em especial minha mãe já idosa e doente. Minha consciência fica dividida e realmente não sei o que fazer. O pior são as cobranças em "fazer estudo em família", "marcar revistas" e esta rotina de reuniões. Pelo menos do "serviço de campo" eu estou livre.

    Já pensei em diversas formas de sair, mas é uma verdadeira prisão sem grades. Para se ter uma idéia, nos primeiros anos de doutrinação, com idas em reuniões, estudos de livro, assembléias e congressos, visitei certo dia um site "apóstata" e não consegui continuar a ler o conteúdo do site, pois tive uma sensação de estar "fazendo algo errado" e vi em pequena escala, como funciona esta doutrinação de "nós somos a única verdade e os outros são de Babilônia" ou "os apóstatas falam só mentiras e calúnias" e "não procure saber o que os apóstatas têm a dizer", "Jeová vê tudo" etc. Quem conseguiu sair e se libertar desta "prisão" que, pelo menos, não rejeitem as boas coisas que, justiça seja feita, as TJs ensinam e que, a rigor, grande parte das outras denominações religiosas também transmitem aos seus membros ou seja, moral e bons costumes, serem bons pais e vizinhos enfim, regras de boa conduta.

    ResponderExcluir
  24. Na verdade elas (TJ) não proíbem cursar o ensino superior... mas na sua subtileza manhosa conseguem que se pense que é melhor ficar afastado do ensino superior. Pobres coitados dos que caem nesses argumentos falseados. É tempo do fim??? É tempo de pregar??? Então deixem de ser falsas pregando uma coisa e fazendo outra. Nunca conheci pessoas mais falsas e hipócritas quanto as TJ.

    ResponderExcluir
  25. Vejo que a prática de desestimular as pessoas a não entrar num curso superior é mais intensa em relação a mulheres. Muitas delas, mais antigas na organização, possuem mal e mal o primário incompleto, foram desestimuladas a estudar, bastava ler a Bíblia. Noto também que as frequentadoras do salão do reino são mães muito cedo. Ao invés de estarem estudando, como seria natural, já estão trabalhando e cuidando de filhos pequenos. Tal prática visa manter as mulheres submissas. Os homens mandam em tudo, quando muito podem dar aulas de religião e entregar revistas. Mas nunca podem dar palestras. Teoricamente poderiam, em caso de não haver homens, mas o caso é que sempre há homens para fazer tal serviço. São condenadas a serem ouvintes passivas, dando respostas prontas. E sem escolaridade, não conseguirão ir além, nem na organização nem na vida. A política de manter as mulheres ignorantes e submissas é a mesma da maioria das igrejas evangélicas, que força as fiéis a não usar métodos contraceptivos. São reprodutoras, sendo forçadas a terem cerca de 20 filhos, para que a congregação aumente, como ainda acontece na Assembléia de Deus, Congregação Cristã e outras denominações pentecostais. A igreja Mórmon também utiliza esta artimanha, de desestimular as mulheres a obterem conhecimento, assim serão reprodutoras e encherão a igreja de bebês.

    ResponderExcluir
  26. Ora bem quem esteve presente este ano 2015 no Congresso do Restelo, pode ouvir a entrevista de um jovem rapaz a relatar que tinha sofrido pressão dos colegas e professores para seguir faculdade de medicina. Ele tambem gostaria mas prefere ser pioneiro e tal e com o apoio dos pais vai escolher a melhor carreira... blá blá a treta do costume.
    Só me apeteceu gritar da bancada: olha que assim não tens hipotese de ir para Betel! Lá só entra quem tem curso superior... necessário ao desenvolvimento da obra, claro!
    Estas ''lindas experiencias'' fazem-me sentir muito revoltada.
    Quando nasci os meus pais já eram TJ, eu as minhas irmãs só tivemos direito a ter a educação básica. Qualquer uma de nós aspirava a estudar e algumas de nós acabamos por ir estudar depois de bem adultas e fazer a universidade a muito custo.
    Tenho 40 anos e fiz apenas o 5ºano porque na escola estava exposta às más companhias, influencias do Diabo, o sistema estava acabar e sabia escrever e lêr e depois era casar bem novinha como as minhas irmãs mais velhas com um bom marido cristão e ser pioneira!
    Ainda hoje discuto com aminha mãe sobre isso e ela continua a dizer mas o fim está próximo...blá ...blá...era para vos proteger...
    40 anos depois eu vejo isto ainda acontecer em certos lugares mais atrasados de Portugal, principalmente se fores mulher...
    Felizmente casei com idade ''normal'' e fiz o 12º ano completo.
    Mas pelo meio, ficou tempo perdido 6 anos de pioneira regular e muita obrigação congregacional que ainda tenho que carregar por questões familiares.

    ResponderExcluir
  27. GEEENNTE,povo burro é mais fácil de ser governado,é o que a torre de vigia quér,pelos de polimentos muitos TJ aqui citàdos ja estão condicionados,e tem medo,de achar que estão pecando,os caras do corpo governante,através da sentinéla,fazem lavagem cerebral,mesmo,nos seus adeptos,o duro é sair desse cativeiro mental.

    ResponderExcluir
  28. Minha definição de Testemunhas de Jeová:
    "Na sua maioria, pessoas sinceras, pessoas sinceramente enganadas."

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!