sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

AUTOAVALIAÇÃO PARA UMA EX-TESTEMUNHA DE JEOVÁ.



Acreditamos que qualquer mudança começa com uma autoavaliação honesta. Esse teste é apropriado para ex–membros das Testemunhas de Jeová ou mesmo para Testemunhas de Jeová que já não conseguem viver dentro dessa denominação.

Sendo uma autoavaliação, servirá apenas para você ter uma ideia de como você está diante de sua vida, de como você foi afetado ou ainda é afetado pelas diretrizes da Torre de Vigia.

Após minha saída das Testemunhas de Jeová:

- tenho dificuldades ou bloqueios para expressar meus sentimentos?

- tenho dificuldade de relacionamento (familiar, no trabalho, social ou afetivo)?

- tenho poucos amigos ou incapacidade de fazer novas amizades fora das Testemunhas de Jeová?

- sinto muita raiva quando ouço ou vejo algo relacionado com as Testemunhas de Jeová?

- sinto uma insegurança muito grande nas minhas decisões tomadas no dia a dia?

- sinto-me deixado “de lado” ou não fazendo parte da “turma”, de algo especial?

- sinto muita solidão?

- sofro de apatia ou “congelamento” emocional (sentir as emoções ou sentimentos de forma mais apagada)?

- sofro de depressão ou “sensação de ruína?”

- tenho fortes hábitos de isolamento ou de fuga social (fugir dos encontros, contatos ou envolvimentos, em relacionamentos em grupos)?

- sofro de ansiedade persistente ou um estado geral de tensão?

- sinto um enorme “buraco” de carência afetiva em meu peito?

- tenho complexo de inferioridade ou complexo de culpa por ter sido expulso ou saído das Testemunhas de Jeová?

- sou ultra-sensível a críticas ou à rejeição após sair das Testemunhas de Jeová?

- tenho dificuldade de me impor, de me defender ou impor limites aos outros?


Depois de ler essa autoavaliação você deve ter chegado a uma conclusão pessoal de como você está. Sugerimos que você continue a fazer regularmente esse autodiagnóstico para poder superar o que você acha que está incomodando-o. 

Um segundo momento é procurar por amigos em quem você acredita, que possa confiar e discutir com eles suas respostas da sua autoavaliação. Também é importante ter contato com pessoas que passam ou passaram a mesma situação. Nesse caso grupos de ex-Testemunhas de Jeová na Internet e no Facebook pode ser de grande valia. Indicamos o Fórum Ex-Testemunhas de Jeová para pesquisa inicial. O link se encontra logo abaixo:

http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php
Caso ainda continue a se sentir nas situações indicadas no teste não hesite em pedir ajuda profissional. É muito importante para você!

7 comentários:

  1. Achei fraco os argumentos, embora eu não seja testemunha de jeova, ela dão de 10 a 0 no que tange a doutrinas. acho que vc deveria reformular seu comentarios.

    Um grande abraço Moises

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, vc não é e nunca foi tj, por isso mesmo, não tem uma avaliação precisa!
      Não fala do que não sabe.

      Ceia

      Excluir
  2. Todo comentário não sendo abusivo para com outros ou de linguagem baixa será muito bem vindo! Obrigado por sua consideração e se quiser me mandar um texto a favor das doutrinas das Tj's eu posso afirmar que poderei até publicar! Um convite para vc expor melhor suas idéias! Que tal o convite?

    ResponderExcluir
  3. estou muito preocupada com minha filha que esta transtornada com essa seita. nao tem enteresse em mais nada (estudos trabalho) perdeu a ambiçao natural de uma jovem,esta fria,nao escuta mais os pais, tranformormou numa completa desconhecida,se irrita com facilidade é infeliz no amor ,sempre em dificldades financeiras .estou muito preocupada.falei desse blog pra ela, disse me que so ve o que lhe interessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece a orar a Deus para libertar sua filha. Esta seita é diabólica. Se você insistir muito em criticar a seita, ela é capaz até de ignorar você, eles colocam na cabeça dos membros atitudes de frieza e desamor com os parentes ou qualquer pessoa que se fizerem contra. É uma lavagem muito intensa.

      Excluir
  4. Olá, escreva para jianina@bol.com.br e lhe mandarei alguma matéria que será de grande ajuda.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Fui criado nessa religião, fui batizado e cheguei até a casar no salão do Reino, mas sempre me questionava, e fazia tudo contra a minha vontade, hoje me sinto livre e sem os dogmas das religião , em relação a minha familia que ainda é testemunha de Jeová , mantenho contato via redes sociais pois estou em outra cidade, mas sei se encontra los com freqüência iram me questionar meu estilo de vida, então acho que isso já é uma separação

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!