sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007


Algo aconteceu, não temos certeza do que foi, mas certas respostas já não nos satisfazem mais. A companhia do “irmãos” espirituais pode até ser muito boa, porém começamos a querer saber mais e esse tipo de atitude é constantemente barrado por ameaças e censuras ou pela simples frase: “Confie em Jeová”. Nas entrelinhas isso que dizer confie na Torre de Vigia. Dentro de uma congregação das Testemunhas de Jeová não é visto com bons olhos dúvidas ou perguntas insistentes sobre determinado assunto bíblico. Isso pode ser considerado como rebeldia e falta de humildade.
Esta aí caracterizada a segunda fase: a da incerteza. "A incerteza é diferente da ignorância porque, na incerteza, descobrimos que somos ignorantes, que nossas crenças e opiniões parecem não dar conta da realidade, que há falhas naquilo em que acreditamos e que, durante muito tempo, nos serviu como referência para pensar e agir. Na incerteza não sabemos o que pensar, o que dizer ou o que fazer em certas situações ou diante de certas coisas, pessoas, fatos, etc. Temos dúvidas, ficamos cheios de perplexidade e somos tomados pela insegurança." (Entre aspas é do livro 'Convite à Filosofia' de Marilena Chauí) Nessa fase, estamos abertos ao novo, mesmo com receio, estamos ansiando que exista algo além do que sabemos. Essa fase é tensa, pois sabemos que existe algo diferente do nosso pensar, mas não sabemos até que ponto poderemos suportar essa revelação!


Categorias:

2 comentários:

  1. Hello, I saw this article which links to our website (www.oodegr.com) but since we do not know any other language except Greek and English, we do not understand what it says. Is this an ex-Jahova's Witness blog??

    the entire book from which you took the drawing, can be found , here: http://www.oodegr.com/english/biblia/biog1/perieh.htm

    ResponderExcluir
  2. visite o site www.estudosdabiblia.neta9.htm irá te ajudar a esclarecer muitas de suas dúvidas.

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!