sexta-feira, 23 de março de 2007

EXEMPLOS DE HOMENS - ORÍGENES

Temos em Orígenes (185-254), talvez o gênio teológico maior do cristianismo antigo, um exemplo desta convivência tolerante e pacífica. Viveu em Alexandria, no Norte do Egito, e depois, em Cesaréia, na Palestina, num ambiente intelectual de grande liberdade, colocando o cristianismo como um movimento espiritual singular mas não fechado sobre si mesmo senão em permante diálogo com outros caminhos como os neoplatônicos, os aristotélicos e os gnósticos. Por isso não fazia discurso dogmático, de profissão de fé, mas um discurso dialogante e de busca processual da verdade. Acreditava que a verdade revelada possui sua racionalidade singular mas que se articula com a racionalidade de outras fontes de saber e de outros caminhos espirituais, pois finalmente é o Espírito que opera em todos. Por isso, com a desenvoltura usava a razão e a argumentação para mostrar a razoabilidade da proposta cristã sem negar a validade das outras. Atraía centenas de pessoas aos seus cursos, mesmo não sendo cristãos. Muitos deles se convertiam, outros não, mas se sentiam edificados. E respeitavam-se reciprocamente. (Texto de Leonardo Boff)

2 comentários:

  1. VCS SAO LOUCOS COMO PODEM JULGAR A RELIGIAO PELOS MEMBROS Q NELA ESTAO? SE COMETERAM ERROS O PROBLEMA E DELES NAO DE DEUS! OUTRA COISA FALSA OU VERDADEIRA (POIS TENHO CONVICCAO Q EH A VARDADE)O PAPEL DAS TJS EH PROTEGER O POVO DE DEUS CONTRA DROGAS, AIDS, VIOLENCIA ETC...ISSO NAO EH BOM PRA TODO MUNDO? AS TJ S PREGAM PENSAMENTOS DE DEUS NAO DE HOMENS NUNCA IREI SEGUIR OS SEUS TUDO Q APRENDI ATE AGORA ME PROTEJEU CONTRA ESSE MUNDO CORRUPTO O QUAL A PROPRIA BIBLIA CHAMA DE SISTEMA DE COISAS REGIDO POR SEU MAIOR GOVERNANTE SATANAS Q TEM POR SUDITOS PESSOAS COMO VCS... E LEMBREM-SE ELE SEGA A MENTE DAS PESSOAS.. ANALIZE-SE OK!
    SERIA MELHOR VC DIZER Q DEUS NAO EXISTE MAIS VC TEM MEDO PORQ UE SABE Q ELE EXISTE ENTAO CULPA AS TJS POR ALGO Q DEU ERRADO EM SUA VIDA NAO EH? JESUS DISSE ''MANTENDE-VOS VIGILANTES MANTENDE-VOS DESPERTOS'' OU VCS NAO ACREDITAM Q JESUS ESTEVE AQUI NA TERRA..DECENDENCIA DE VIBORAS HIPOCRITAS....

    ResponderExcluir
  2. Pois é, se um grupo erra constantemente com falsas previsões de fins de mundo (1914-1975-2000)e com tantas outras coisas que podem levar seus adeptos até a morte, como no caso de transplantes e sangue, e ainda usam o nome de Deus para tanta insensatez, realmente a culpa não é de Deus, mas o sangue das vítimas escorre da Torre de Vigia!
    A ética e boas maneiras, não são exclusividade das TJs, muitas pessoas possuem educação suficiente para não expor a si mesmas e a outras em perigos e vícios...
    Como sempre os ataques são levados pelo lado emocional....tente ser um pouco racional e se surpreenderá com tanta hipocrisia dentro de sua seita....e amigo do lado de cá tem um ser humano como vc...aprenda a conviver com as diferenças e seguir as palavras da Bíblia....amar não é para todo mundo...raciocinar é para menos pessoas ainda....vc pode cultivar essas qualidades, é importante para o crescimento como ser humano...e a principal: seja mais humilde!

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!