segunda-feira, 1 de junho de 2009

POR QUE E QUANDO CRIARAM O CORPO GOVERNANTE - Por Sérgio Batista

O Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, foi criado após a morte do Sr. JFRutherford, que faleceu em 1942. Na verdade após a morte de Rutherford, a Organização ficou carente de uma figura forte, um homem único de personalidade e de liderança autoritária. CTRussell fundou os Estudantes da Bíblia e não tinha escrúpulos com relação a que as pessoas o venerassem, tanto é que foi chamado de "O Servo Fiel e Prudente" ou "Escravo Fiel e Discreto". Após sua morte, Rutherford descaracterizou a religião, e acho que ele tinha como ídolo, seu contemporâneo Adolf Hitler, um estilo autocrático, autoritário e agressivo de ser. 

Acho que na época, em 1942, Nathan Knnor, e Fred Franz, dentre outros da Sede estavam torcendo que ele morresse logo, para por fim a essa era de sandices, e maluquices do Juiz.
Para dar uma amenizada nesta história de um homem líder, eles inventaram o Corpo Governante.

Primeiro que, também havia outros fatores. Nathan Knnor era um homem organizado e com competência administrativa, mas era Fred Franz que tinha o talento da escrita e da teologia. Podemos dizer que Franz foi de fato o mentor da Organização que mais atuou, mesmo nos bastidores, tendo um império que durou nada menos que 40 anos !!!, desde 1942 até 1992, ano de sua morte. Knnor era apenas organizado, empreendedor, organizador, mas a doutrinação nesses 40 anos saiu da pena (ou da maquininha de escrever Olivetti) de FWFranz !

O Corpo Governante é resultado de uma guerra de egos, onde cada um daqueles homens queria ser o sucessor de CTRussell, e JFRutherford, e na verdade, como Nathan Knnor não tinha talento para profeta, decidiram dividir a liderança da seita numa espécie de Presbitério anônimo.



2 comentários:

  1. CLÓVIS DIZ: isso prova que essa organização foi criada e governada por homens e que ensina por doutrina de homens e não as de DEUS. mostrando assim que as suas idéias e profecias são falsas e não procedem de DEUS e de seu ESPÍRITO SANTO como eles falsamente afirman.

    ResponderExcluir
  2. CORPO GOVERNANTE DEVIAM GOVERNAR AQUI NO BRASIL,JA PENSOU SE RAYMUNDS FRANZ,QUE ÉRA UNGIDO,FOI BANIDO DA TORRE DE VIGIA,O ARMAGEDOM COMEÇARIA POR AQUI,JUSTAMENTE,PELO CONGRÉSO,E SE DEUS É BRASILEIRO,ESTARÍAMOS NO PARAÍSO,DEPOIS DE TOMAR UM BANHO NO TIETÊ.

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!