segunda-feira, 17 de agosto de 2009

REFLEXÕES SOBRE O ARMAGEDOM E O FIM - Por "Quão apropriado"

Um dos pilares dogmáticos da Torre de Vigia é o tema do "Armagedom". De uma forma ou de outra, o “Armagedom” aparece em todos os seus discursos e em todas as publicações. Isto faz com que muitos permanecem no grupo, com receio de sofrer as consequências ou pelo anseio de ver os seus desejos realizados num hipotético mundo melhor.

Mas é notável que todas as religiões têm uma característica em comum, quase todas falam de algum tipo de destruição e sofrimento e, ao mesmo tempo uma recompensa.
A vida ou morte eterna está em jogo consoante os nossos atos. Por exemplo, os muçulmanos e as denominações católicas alegam que após a morte, as almas vão para o céu ou para o inferno. Hindus afirmam que reencarnamos. Cada religião tenta responder ao mistério do "após a morte", e de uma forma ou outra fixa um conjunto recompensas pelas boas obras.

No entanto, várias igrejas criaram um abusivo receio sobre a palavra "Armagedom", reforçado com um sentimento de culpa, com o objetivo de dominar e manter o número de membros. Vários cultos usam isso como uma poderosa arma de controle emocional. Por exemplo,
Na STV, é muito usado o "sentido de urgência" para controlar decisões e estilo de vida dos adeptos. Dispara-se constantemente a idéia de que "o tempo que resta é reduzido" e que não faz sentido cuidar de assuntos pessoais tais como, educação, melhor trabalho, família. Porque o "Armagedom está chegando" e não terá qualquer importância o que fizemos antes. Desta forma, a pessoa se entrega totalmente ao serviço religioso e principalmente a pregação.

A STV sempre criticou as religiões que influenciam as atitudes e comportamentos de seus membros, com as ameaças do inferno e tortura eterna. Mas as advertências da STV ameaçam de uma forma ou outra aos seus seguidores sobre o que aconteceria se viesse o “Armagedon” e encontraria alguns que "não fazem tudo para promover os interesses do reino." É por isso que as Testemunhas de Jeová "inativas" são consideradas como potenciais vítimas de destruição. Sem falar dos expulsos ou até mesmo dos "apóstatas".

Como é que pode vir o apocalipse e se salvar apenas 7 milhões de pessoas? Quando todos sabemos que realmente existem excelentes pessoas fora do grupo. E quanto às outras pessoas que por sua localização geográfica não são cristãos? E quanto àqueles que praticam o Budismo, Islamismo ou o Judaísmo, ou que não conheçam a Cristo ou Sociedade Torre de vigia? Que dizer de um "deus do amor" destruir as crianças ou pessoas de bom coração, por não estarem familiarizado com as orientações da Torre?
Só conhecendo a "verdade" e ficando dentro da STV te garante a salvação?


E falando em cristianismo, por exemplo o que acontece às pessoas religiosas que não são TJ mas que têm um bom coração por sacrificar as suas vidas em zona de guerra, ou ajudando pessoas pobres, ou em causas sociais ou humanitárias, etc… o que iria acontecer a essas pessoas? A enorme resposta é "não amaram a JEOVA" logo serão destruídos. A mais conciliatória, mas talvez seja contraditória é "só Deus sabe”.
O mais prejudicial de tudo é assunto do “FIM”, que é gerado no presente nas mentes das TJs. Por exemplo, quando se ensinou que "a geração de 1914 não passaria" muitos TJs adiaram assuntos pessoas, casamentos, aquisições, estudos, e assim por diante. O mesmo já aconteceu em 1975.
Sociologicamente as TJs pensam que tudo o que têm é temporário, vivem e pensam a curto prazo por estarem sujeitas ao “Fim”. Isto os faz viver numa subcultura onde tudo fica preso por um fio, eles se limitam a viver numa constante espera. Eu tenho ouvido irmãos que planejam coisas mas acabam por dizer “… se a nova ordem não vem antes...", ou muitos dizem "… creio que não passa deste ano."

Embora alguns já estejam mudando a sua forma de viver, ainda existem muitas pessoas que estão constantemente com as palavras "grande tribulação" na boca, não pode viver sem acreditar que é tempo que as pessoas que não são Testemunhas de Jeová morrem irremediavelmente.



10 comentários:

  1. Estou com uma dúvida e quem sabe poderiam me ajudar. Caim será ressucitado?

    ResponderExcluir
  2. Ao Anônimo do comentário acima: ninguém lê nada na internet? Leia o texto e verá como sua pergunta não faz sentido algum.

    Parabéns ao autor pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Respondendo a dúvida da pergunta dessa pessoa que está em dúvida se Caim vai ser ressucitado, no livro de Gênesis capítulo 4, Deus exortou Caim ao arrependimento, conforme os versiculos 6 e 7. Visto que ele era imperfeito, poderia ter pedido,por meio do arrependimento, perdão a Deus e ele lhe teria dado. No entanto, Caim fez o contrario. Ficou aborrecido com Deus, desejando até mesmo morrer. No livro de 1João 3:12 diz que as obras de Caim eram más. Em toda Bíblia, quando se fala de Caim é como alguém mal, que não agradou a Deus. Será que diante disso, Caim merece viver, após a ressurreição, junto com pessoas boas como diz salmos 37:9,10 e 11? O livro dos Salmos 1:4 ao 6 diz claramente que Caim, como alguém mal, não será ressucitado.

    ResponderExcluir
  4. Nenhuma religião salva, mas sim a Palavra de Deus. Romanos 10:8-17
    "8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
    9 a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
    10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
    11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
    12 ¶ Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo {é} o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
    13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
    14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
    15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!
    16 Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
    17 De sorte que a fé {é} pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."

    ResponderExcluir
  5. Cara como tem gente ignorante que sai por ai fazendo comentários do qual não tem conhecimento nem capacidade para falar? Como somente 7 milhões serão salvas? Quem lhe disse isso? As testemunhas de Jeová fazem um trabalho muito bonito de pregação, doam seu tempo e esforça sem pedir nada em troca, e se um dia você pergunta para uma TdJ ela falará a você que, a biblia diz que todos tem o direito de conhecer a palavra de Deus, e ser salvo por meio dela, porém aqueles que não tiveram acesso a ela por qualquer motivo terão uma chance de aprender e seguir ou não ela no após o julgamento final.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo querendo passar uma imagem distorcida da realidade e da mensagem da pregação das TJs. Eu fui servo e dirigia o campo e fazia discursos então essa sua conversa é totalmente falsa. As TJs deixam bem claro entre elas que somente quem virar TJ é que se salva. Quer uma prova concreta?
    Vou citar aqui uma de suas publicações:
    ÚNICA RELIGIÃO CERTA NO UNIVERSO
    *** w95 1/7 p. 21 par. 5 Eles moram juntos numa “terra” restaurada ***
    O que tem isso a ver com a “nova terra” profetizada por Pedro? Acontece que esta nova “nação”, nascida em 1919 numa “terra” restaurada, se tornaria uma organização mundial, composta de louvadores de Jeová, tanto ungidos como não ungidos. Esta organização sobreviverá ao Armagedom para o novo mundo de Deus. Portanto, essa nação pode ser encarada como o núcleo da sociedade humana justa, a nova terra, que existirá depois da destruição do mundo de Satanás.
    PASCOAL COMENTA: Como podem ver somente que estiver nessa Organização é que sobreviverá. E quem é essa organização? A Torre de Vigia! E quem ela representa? As Testemunhas de Jeová!
    E agora anônimo? Quer falar mais inverdades ou responder de forma séria e sincera aos meus textos?

    ResponderExcluir
  7. Já pensaram realmente ao serviço de quem estão as tjs? Já perdi uma irmã, a vida dela é a de pregar os textos manipulados pelos "gurus" (corpo dirigente) ao mesmo tempo que vai recolhendo informação que vai canalizando para as sedes distritais e estas para o covil da seita em BroKlin. Estas tjs mais não fazem do que um serviço de espionagem aos EUA, sede de milhares de seitas.

    ResponderExcluir
  8. PASCOAL COMENTA: Como podem ver somente que estiver nessa Organização é que sobreviverá. E quem é essa organização? A Torre de Vigia! E quem ela representa? As Testemunhas de Jeová.
    Infelizmente Pascoal, vc é um ser frustado, revoltado e sem nenhuma esperança. O seu prazer e gastar o seu tempo em criticar e desmoralizar a Organização de Deus aqui na Terra. Bem estou escrevendo isso por vários e vários motivos q não será possivel mencionar no momento, quero apenas no momento fazer menção ao comentário acima sobre quem sobreviverá ao necessário Armagedom. Por que vc se questiona tanto o fato de só as TJs serem salvas? Se crê na biblia, lembra-se do diluvio? Quantas pessoas foram salvas do diluvio? Então meu querido não há nada pra se adimirar de um pequeno grupo de pessoas serem poupadas no Armagedom se comparando com a quantidade de pessoas existente no planeta. Nos dias de Noé foram apenas 8 pessoas comparando-se com a humanidade daquela época. E cuidado, vc ainda tem oportunidade pra voltar atrás. Tire essa obsessão da mente e do coração contra denegri e defamar a Organização Terrestre de Deus. Todos tem falha, são humanos. Me aponte dentre todas as religões, qual a perfeita, qual a que não tem nenhuma falha, nenhum defeito, me aponte.

    ResponderExcluir
  9. Nâo, as testemunhas de Jeová não dizem que quem permanecer nessa religião será salvo, e sim quem for sincero e permanecer até o fim. Pois não adianta dizer que é testemunha de Jeová
    e não provar isso em obras. Pode até esconder os erros das pessoas, mas não de Deus.

    ResponderExcluir
  10. " Sociologicamente as TJs pensam que tudo o que têm é temporário, vivem e pensam a curto prazo por estarem sujeitas ao “Fim”. Isto os faz viver numa subcultura onde tudo fica preso por um fio, eles se limitam a viver numa constante espera."
    Sobre esta parte do texto em particular, no site Torre de Vigia, o qual tem um Link chamado livro de visitas, tem uma postagem de um Ansião das TJs que fala sobre o fato de um Superintendente ter feito um discurso a respeito de Cursar Faculdade, dando ênfase ao fato de que vivemos nos últimos dias, e portanto o estudo se tornaria obsoleto. Logo após discorrer o discurso, chamou o ansião em particular e o exortou a "deixar" a faculdade, caso contrario, terião de rever o privilégio de ansião. Da pra acreditar???
    Estando nós nos últimos dias, deveriamos simplesmente deixar os estudos, visto que nosso tempo é diferente do temo de Deus???
    E se o q para nós são os últimos dias, para Deus forem 50, ou 100, ou 1.000 anos???
    Não podem determinar quanto tempo durará os últimos dias...
    Então uma pessoa deve viver em total ignorância simplesmente aguardando pelo fim???
    Analisem bem... questionem, especialmente quem ainda for só estudante, para não se arrepender depois.

    meu email: gtbapr@hotmail.com

    Grata e feliz por estar participando neste blog, quem sabe eu possa contribuir de alguma forma.

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!