quarta-feira, 7 de abril de 2010

PROFISSIONAIS DA SAÚDE E AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

A transfusão de sangue tem sido motivo de controvérsia quando o paciente é um praticante da seita Testemunha de Jeová. A repulsa ao sangue, mas a aceitação a alguns derivados (albumina, hemoglobina e fatores da coagulação) é motivo para muita reflexão. Alguns questionamentos podem auxiliar o leitor a compreender o problema em questão na relação médico-paciente.

1. Qual a fundamentação utilizada pelos testemunhas de Jeová para justificar suas atitudes em relação a transfusão de sangue e hemoderivados? A crença contra a transfusao de sangue dos pacientes testemunhas de Jeová não é derivada do medo da aquisição de doenças, mas devido a crenças religiosas mesmo na vigência do risco de morte iminente. Não aceitam células vermelhas, células brancas, plaquetas e o plasma. Nem mesmo o sangue do próprio paciente pode retornar para ele. É bom lembrar que esses pacientes não se recusam a receber outras formas de tratamento, porém é necessário que os colegas possuam conhecimento aprofundado sobre o tema assim como condições médicas para executá-los. A grande pergunta é: o que fazer quando se está sem condições de executar a prática da restrição da transfusão sanguínea?

2. Quais os pontos que podem ser justificados pela ciência para evitar a transfusão? A transfusão de sangue possui um risco para transmissão de algumas doenças: doença de chagas, sífilis, AIDS, citomegalovírus e as hepatites virais. A maior causa de mortalidade relacionada a transfusão hoje é a TRALI, do inglês, Transfusion Related Acute Lung Injury ou lesão pulmonar aguda relacionada a transfusão. É um quadro que ocorre logo nas primeiras seis horas durante ou após a transfusão possuindo incidência menor que 1% e com comprometimento pulmonar severo que prejudica a respiração do paciente. Quando o tratamento é bem conduzido desapareçe sem deixar sequelas.

3. Quais os pontos que justificam a transfusão sanguínea?
O sistema circulatório pode ser visualizado como um trem: o coração é a máquina que pucha tudo, o trilho são os vasos e os passageiros são as hemácias que carregam como bagagem o oxigênio. Os passageiros possuem destino certo que são as estações do trem, ou seja, os órgãos que receberão oxigênio. Quando falta hemácia na realizada falta quem transporte oxigênio aos órgãos e o coração tem de trabalhar mais para poder manter o paciente em equilíbrio interno, mas o coração possui seu limite que quando é ultrapassado acaba perdendo a função. Neste momento os órgãos começam a sofrer principalmente o coração e o cérebro que acabam morrendo. O organismo precisa de oxigênio, portanto o organismo precisa das hemácias para manter o seu equilíbrio.

4. Existe realmente o princípio da autonomia?
A autonomia do paciente existe e refere-se a decisão pessoal sobre qual tratamento ele quer optar ou rejeitar. O paciente realmente possui este direito, mas deve-se mencionar que o médico possui uma educação própria e anterior a sua formação médica que o impulsiona a tomar suas decisões na prática clínica diária e na vida, ora a decisão sobre fazer ou não sangue para um paciente que morrerá de imediato se não o receber deve ser do médico e não somente do paciente como postulam os testemunhas de Jeová, pois, na relação médico-paciente não existe somente um lado da moeda. Uma condição inerente a este paradigma é o trauma. O trauma, carro-moto-afogamento-catástrofes, com perda de sangue leva a diminuição da chegada do sangue ao cérebro e torna o paciente incapaz de tomar suas decisões naquele momento. No trauma percebemos que a perda de sangue pode ser controlada de imediato ou não. Quando controlada de imediato o sangue é dispensável, mas quando não se consegue controlar logo o vazamento de sangue para fora do vaso ai não se consegue salvar uma vida. É nestes momentos em que níveis de hemoglobina, tão defendido pelos testemunha de jeová, não contam, pois, é um padrão isolado e que não consegue mensurar com exatidão a gravidade do sangramento no trauma. Nos casos em que o paciente não esteja correndo risco algum, mas que ainda necessite da transfusão sanguínea a decisão é do paciente não cabendo discussão por parte do médico, entretanto o médico tem o direito de não continuar atendendo o paciente caso acredite que o tratamento que o paciente escolheu seguir não contribua de forma positiva para o seu bem estar. Neste caso o paciente deve ser encaminhado a outro profissional competente. O Brasil ainda não estipulou a maioridade legal que habilitaria um menor a receber a transfusão de sangue, portanto apesar de estar lúcido, consciente, orientado, psicologicamente consciente um menor, na ausência dos pais ou tutores, não pode ainda tomar a decisão final sobre receber ou não o sangue quando necessário cabendo ao médico a decisão final. Estes argumentos dos testemunha de Jeová para ratificar o princípio da autonomia devem ser individualizados para cada caso.

5. Existe autonomia para o médico? O médico não possui autonomia já que na presença do risco de morte é considerada negligência a omissão da transfusão do sangue quando esta estiver indicada. O médico é doutrinado a salvar vidas e não perdê-las ou deixar de efetuar terapêutica que acredita ser a mais adequada a cada caso. Quando não houver risco de morte o médico pode encaminhar o paciente a outro colega.

6. Existem métodos alternativos no Brasil? As estratégias para uma melhor prática transfusional são: tratamento multidisciplinar para conservação sanguínea, individualizar a conduta para minimizar as perdas sanguíneas, consultar hematologista sempre que possível, investigar e tratar a anemia,indicar cirurgia de forma mais precisa e se possível precoce, modificar a realidade dos serviços para ofertar aos pacientes práticas restritivas de transfusão, evitar o uso de anticoagulantes e antiagregantes plaquetários, estimular a eritropoiese e transferência do paciente para grandes centros quando não houver mais possibilidade de tratamento. O Brasil é um país continental e não possui o mesmo padrão de saúde em todo território nacional embora possa oferecer métodos alternativos a transfusão em alguns hospitais e serviços de saúde. As possibilidades que parecem ser mais viáveis no Brasil são: uso de antifibrinolítico (drogas que estimulam a formação do coágulo), bloqueadores beta adrenérgicos (diminuem a frequência cardíaca e a pressão arterial), técnicas anestésicas para diminuir a pressão arterial e minimizar a perda sanguínea e reutilização do sangue durante procedimentos cirúrgicos. A utilização de ferro ou de eritropoetina também são bastante difundidas. Algumas são mais efetivas que as outras, e algumas são mais factíveis do que outras. Alguns comentários possíveis: a) Coágulos. Se o paciente possui a função hepática e níveis normais de cálcio não há prejuízo na formação dos coágulos ocorrendo aumento do risco de trombose venosa e embolia pulmonar aos usuários. Em ambiente pós-operatório se deseja o contrário utilizar drogas como a heparina que diminuem a formação do coágulo sem impedir a coagulação; b) Bloqueadores beta adrenérgicos. A frequência cardíaca de alguns já é baixa, por isso nem todos suportam estes fármacos. Os pacientes com asma podem ter piora do seu quadro pulmonar. Os pacientes com perda sanguínea ativa por trauma morrem após o uso de altas doses de propranolol; c) Técnicas anestésicas. No passado se utilizava dose alta de anestésico geral, principalmente o halotano, expondo o paciente a maior perigo de complicações, inclusive morte. Hoje, a técnica é baseada no uso de bloqueador beta adrenérgico e alfa adrenérgico, assim como outras drogas complementares como o nitroprussiato de sódio ou a nitroglicerina. Só pode ser utilizada em pacientes hígidos, ou seja, com boa função cerebral, cardíaca e renal. Nem todo tipo de cirurgia comporta o uso destes fármacos e nem todos os pacientes podem ou tem indicação de recebê-los; d) Ferro e ereitropoietina. São formadores de hemácias, mas a sobrecarga crônica de ferro e a produção excessiva das hemácias são prejudiciais ao organismo podendo levar ao infarto cardíaco e cerebral. O aumento da viscosidade sanguínea inerente ao aumento das hemácias circulantes pode aumentar a sobrecarga de trabalho ao coração e descompensar alguns doentes.

7. A literatura divulgada pelos praticantes da seita Testemunha de Jeová, que sempre mostra pacientes vivos sem terem recebido transfusão, pode ser considerada adequada? A literatura defendida e divulgada pelos participantes da Testemunha de Jeová não é inadequada, porém não é a mais adequada para abordar o problema, pois há artigos de grandes revistas internacionais que defendem a não utilização da transfusão de sangue em alguns casos, mas a maioria dos artigos recomendados para leitura são relatos de caso e artigos de revisão não sistemática. A escolha do paciente para relatar um caso pode ser duvidosa questionável porque os critérios para a escolha daquele caso dentre toda a casuística de um serviço ou de um responsável pela publicação geralmente não são relatados nos artigos científicos das revistas. É importante frisar que os casos de pacientes que morreram pela omissão na transfusão sanguínea não são relatados (viés de publicação: publicar apenas resultados positivos). Os artigos de revisão não sistemática não são inteiramente confiáveis porque não há critérios definidos para a escolha da literatura que respaldou o artigo de revisão assim como não há mecanismos para evitar que a impressão pessoal de quem escreve o artigo contribua para induzir a um resultado. Os artigos com animais também utilizados geram dados que podem ser utilizados de imediato para outros animais, mas não para seres humanos e estes artigos também são defendidos pelos Testemunhas de Jeová em relação a alguns fármacos ainda em fase de pesquisas. O melhor delineamento de pesquisa para analisar as intervenções médicas são os ensaios clínicos aleatórios, entretanto é pouco provável que qualquer Comitê de Ética em Pesquisa libere um estudo que omita a transfusão para quem precise. Outra solução na busca das evidências seria a realização de metanálise de estudos observacionais para elucidar melhor a questão e reunir evidências suficientes para chegarmos a uma conclusão.

8. Há algum exemplo na sua prática para ilustrar o manuseio eficiente do paciente Testemunha de Jeová sem a transfusão sanguínea? Eu já fiz uma anestesia em uma paciente portadora de gravidez tubária rota (trompa uterina abre-se com muito sangramento) onde houve a perda de pelo menos 2000 ml de sangue. A paciente era jovem, 18 anos, não possuia nenhuma doença domiciliar e nem utilizava nenhuma medicação regularmente. A estratégia que adotei para o caso foi reduzir a dose dos anestésicos inalatórios e venosos e utilizei uma substância no lugar do soro chamada de colóide (hidroxietilamida). Depois soube que hemoglobina havia caído para 7,2 mg/dl.

9. Há algum exemplo na sua prática para ilustrar o manuseio ineficiente do paciente Testemunha de Jeová sem a transfusão sanguínea? Estava de plantão em uma UTI de interior, mas bem arrumada e que contém a maioria de tudo que se considera de bom para uma UTI. Lá recebi um paciente com hemorragia digestiva (vasos no esôfago que sangraram) onde houve perda de sangue a qual não pude predizer a quantidade. A paciente era adulto, 48anos, não possuia nenhuma doença domiciliar a não ser esquistossomose (barriga dágua). A estratégia que adotei para o caso foi combinar o uso de soro fisiológico e outra substância chamada de colóide (gelatina com pontes de uréia). O paciente fez um quadro de choque anafilático a substância e veio a falecer em seguida apesar dos esforços de todos que estavam no plantão para evitar o óbito.

10. Quais as considerações finais?
Dizer não a um paciente testemunha de Jeová quando este não quer a transfusão é algo pessoal que meche com as convicções dos dois lados da relação médico-pacientes. Não é fácil dizer "não" com a convicção de que "não" vai prejudicar o paciente, porém seria mais prático, fácil e menos trabalhoso dizer "não" para o paciente. O que se faz quando se está sem condições de executar a prática da restrição da transfusão sanguínea em paciente que precisa da transfusão é realizar a transfusão. Será que a atitude de dizer "não" é a mais sensata para todas as situações? Somente quem está vivendo o momento desta relação médico-paciente sente na pele e na consciência a responsabilidade de dizer "não". Opine, diga o que você pensa, escreva. Será importante trocarmos ideias e modificarmos nossos paradigmas.

Referências bibliográficas.
1.Barbosa FT, Jucá MJ, Castro AA et al. Artificial oxygen carriers as a possible alternative to red cells in clinical practice. Sao Paulo Med J. 2009;127(2):97-100. 2.FT. Medo Da Anestesia? Por Que? Edufal: Alagoas, 2005. p. 150. ISBN: 8571772088. 3.Remmers PA, Speer AJ. Clinical Strategies in the Medical Care of Jehovah’s Witnesses. The American Journal of Medicine. 2006; 119: 1013-1018. Postado por FABIANO TIMBÓ BARBOSA às 12:50 Marcadores: Testemunha de Jeová

http://blogdoanestesista.blogspot.com/2010/03/testemunha-de-jeova-e-anestesia.html

12 comentários:

  1. Caro senhor
    È com tristeza que coloca assuntos sobre as Testemunhas de Jeová de uma forma deturpada. De uma forma deturpada, poderá perguntar? Sim. Tenta justificar os seus "ensinos" batistas com a verdade Biblica. As Testemunhas de Jeová são uma organização coesa, unica sem dissidentes. Vejamos os Batistas e outras organizações protestantes, são aos milhares com diversos nomes e com conceitos biblicos diferentes. O meu objectivo não é atacar ninguém, e nenhuma Testemunha de Jeová faz isso basta fazer uma pesquisa simples na net e vejam que sites aparecem incluido o site oficial das testemunhas de Jeová que apresentam ataques a outras religiões. No entanto é o que mais abunda da parte das religiões consideradas evangélicas para com as Testemunhas de Jeová.
    Estas organizações religiosas deviam sim preocupar-se com o ensino verdadeiro da Biblia e deixar de gastar tempo e dinheiro com acusações. Estes ataques não são novidade para as Testemunhas de Jeová porque elas tem a noção que nestes ultimos dias em que a humanidade atravessa a religião verdadeira que ensina o verdadeiro cristianismo, o cristianismo primitivo seria perseguida mais uma vez asim como aconteceu no passado.
    Até em breve e confie mais no verdadeiro Deus Jeová, o Deus da Biblia.
    Miguel
    Superintendente de uma congregação das Testemunhas de Jeová

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO SE PREOCUPE,MEU AMIGO,A CULPA É DA TAL "LUZ QUE CLAREIA" QUE DEMORA PRA CHEGAR!!!


      QUESTÃO DE VIDA OU MORTE - O CORPO GOVERNANTE já proibiu o uso de VACINAS,SORO e até mesmo os TRANSPLANTES DE ORGÃOS, alegando que tais procedimentos seriam o mesmo que CANIBALISMO! E COISA DO DEMÔNIO! Os que desobedeciam as suas ordens eram DESASSOCIADOS (banidos). Mas hoje, alegando uma ‘suposta Nova-Luz de Jeová’, permitem o uso das vacinas,soro,remédios(drogas), e os transplantes. Pessoas SOFRERAM por causa do atrazo na tal "nova luz". E as que tomaram vacinas,soro,remédios e fizeram transplantes,na época da proibição, foram banidas,expulsas da religião e da família,acusadas de apóstatas... SERÁ QUE A CULPA É DA TAL "NOVA LUZ" QUE DEMOROU PRA CHEGAR??? - Confira: - http://www.desafiodasseitas.org.br/sangue_no_altar.htm


      VACINA É COISA DO DIABO - segundo o "corpo governante": -
      "A vacina nunca evitou coisa alguma e nunca o fará, e é a prática mais bárbara... Estamos nos últimos dias e o diabo está fazendo, no ínterim, um esforço estrênuo para causar todo o dano que puder e é a ele que devemos atribuir tais males... Use seus direitos de cidadão americano para abolir para sempre a prática demoníaca da vacina." (The Golden Age, 12 de outubro de 1921, página 17) - http://www.testemunha.com.br/conteudo.asp?cod=88

      VACINA É CRIME - segundo o "corpo governante" -
      “As pessoas ponderadas fariam melhor em ter varíola do que em vacinar-se, pois a vacina espalha as sementes de sifílis, câncer, eczema, erisipela, escrófula, até a lepra e várias outras doenças repugnantes. Portanto, a prática da vacina é um crime, um abuso e um engodo." (The Golden Age, 5 de janeiro de 1929, página 502) - http://www.testemunha.com.br/conteudo.asp?cod=88


      VACINAS,DROGAS,SOROS,OPERAÇÕES CIRÚRGICAS - COISAS DO DEMÔNIO - A edição de 5 de Agosto de 1931 da revista The Golden Age, pág. 727, deixa bem clara qual era a concepção da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (sede central das Testemunhas de Jeová) sobre a medicina tradicional: - Fazemos bem em ter presente que, entre as drogas, soros, vacinas, operações cirúrgicas, etc., da profissão médica, não existe nada que se aproveite, exceto um procedimento cirúrgico ocasional. Toda a "ciência" (como eles a chamam) procedeu da magia negra egípcia e não perdeu o seu caráter demoníaco.... estaremos numa triste condição quando colocarmos o bem estar da raça na mãos deles. - http://testemunha.orgfree.com/medicos.htm


      As Testemunhas de Jeová ACEITAM SANGUE - um fato pouco conhecido (Mas, a partir de 15 de outubro de 2000, os seguidores podem optar por tomar transfusões de sangue de seu próprio sangue como parte da "terapia atual".) - http://www.freeminds.org/languages/portugues/as-testemunhas-de-jeova-aceitam-sangue-um-fato-pouco-conhecido.html

      Excluir
  2. Caro Miguel,

    Meu nome é Ismael Fernandes. Congreguei em uma das congregações da baixada fluminense/RJ, servindo como superintendente como voce se apresenta, e solicitei meu desligamento por questões pessoais que nada tem a ver com a questão acima. É interessante que enquanto TJ NUNCA acessei sites que tinham como assunto "TESTEMUNHA DE JEOVÁ", SABE PORQUE? Aprendi que eram apostatas!!!! No entanto observo um grande numero de membros que apesar desta advertência o fazem como anônimos, o que voce o faz em parte, pois Miguel superintendente deve exister as centenas e alem disse me parece mais um codinome usado apenas para que não fique como anônimo. Poderia apontar sua congregação? Duvido que o faça, pois o motivo acima é suficiente e não o isenta deste requisito(Ordem na verdade).

    No entanto quando vocve mesmo diz que "Estas organizações religiosas deviam sim preocupar-se com o ensino verdadeiro da Biblia e deixar de gastar tempo e dinheiro com acusações", você contradiz-se, pois está "fuçando" SITES APOSTATAS" e postanto comentários com o intiuto de protejer a organização TJ!

    Concordo com você quando argumenta que são "coesos". Mas essa "coesão" vem senão da doutrinação do Corpo Governante, que treina literalmente cada membro como que pondo palavras na boca para que falem a mesma lingua, deixando longe o livre arbítrio de cada ser humano.

    Ainda acredito que Deus seja Jeová, e que Ele se preocupa com a humanidade. A Bíblia também afirma que Deus não se deixou sem testemunho, e qua sua criação da testemunho de seu poder.(Rom 1:19, 20.) Passei a ver como sua organização auto intitulada santa manipula informações a fim de manter inertes, neutros mesmo seus membros, que não tem permisão e liberdade em nenhum sentido. Hoje não tenho mais meu filho por causa dessa lavagem cerebral que eu mesmo comecei a fazer quando ele tinha apenas dois aninhos. Ele tem medo do próprio pai que o concebeu por motiovos que você deve conhecer muito bem.

    Caso seja mesmo fiel a sua doutrina idiota você não vai ler este comentário. Mas resolvi arriscar, pois cada vez mais se faz necessário mostrar a face dos dúbios como voce que de tribuna prega uma coisa e no interior de quarto, ou quem sabe do escritório, faz outra complemtamente oposta ao seu ensino.

    Estude de fato a Bíblia e verá que esta sendo guiado por homens.

    Saudações cordiais,

    Ismael Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Por que só falas dos Tj's? Por exemplo, por que não fala da hipocrisia que ocorre na Igreja Católica, tanta coisa errada ali. E dos próprios prostetantes, pastores enricando com promessa de curas milagrosas e que todo mundo vai pro Céu? Os espíritas com está estória sobre os mortos, sobre reencarnação onde a própria Bíblia condena fortemente esta prática? Só porque fazem caridade são os bonzinhos? Onde é que a Bíblia fala que a salvação vem por meio de caridade? Caridade, ou melhor, ajuda, todo ser humano tem a tendência de ajudar outros, tanto que estou ajudando pessoas de PE que estão sofrendo com as enchentes, também tenho uma doação regular pra AACD por meio do Cartão! As loucuras que ocorrem no Islamismo? Fanatismo ocorre em todo lugar, não se pode pegar exemplos de fanáticos e sair generalizando tudo. Por exemplo, que me dizes do pessoal da Assembléia com isso de ficar conversando em "língua dos anjos", e que não podem ver uma palavra em inglês numa camisa que diz que é algo do Diabo. Um simples topete que uso, chegou um me disse que era coisa do Capeta. Gente, é só uma cabelo!!! Quer dizer que o Capeta está em mim só porque levantei a parte da frente do cabelo. Vi progama da Universal com esse negócio de "sessão espiritual do descarrego" ou uma garrafa d'água que faz milagre, gente é só uma garrafa d'água. Bote a mão na TV que vais se curar!!! Está mais pra espiritismo do que pra os ensinamentos de Jesus. Onde Jesus ensinou estas coisas?

    ResponderExcluir
  4. Pelo que eu vejo você está dedicando boa parte de sua vida pra ficar fazendo ataques aos TJ's, é desta forma que mostras o amor Cristão? Jesus disse em João 13:35 que sabereis que sois meus discípulos, se tiveres amor entre vós. Acho que não estás demostrando ser um discípulo de Jesus!

    ResponderExcluir
  5. Ismael, li seu comentário e vi uma parte que você diz: "doutrina idiota"! Quer dizer que não é permitido ofensas, mas você pode ofender?

    ResponderExcluir
  6. JMS?????
    Trata-se de mais um daqueles que se escondem na internet por motivos obvios???? Tenho certeza que sim, pois se eu tambem tivesse o mesmo grau de hipocrisia faria exatamente o mesmo. Ficaria me escondendo atras de siglas e codinomes para que não me identificassem, pois o Lares de Betel "fuçam" sites como este a fim de encontrar os apostatas. Olha "JMS" não foi neste post que me referi a "doutrina idiota", mas mesmo assim não tive intenção de ofender, apenas ALERTAR aos incautos que por descuido, assim como eu tive um dia cai nesta "falácia" que é a doutrina TJ. Não me refiro a todos os ensinos, pois retive aquilo que está em concordância com a Palavra Sagrada de Deus. Me referi apenas aquelas que são doutrinações de homens! A Bíblia é ainda mais enfatica do que eu quando se refere a tais doutrinas, quer ver?

    "Ai de vós, escribas e fariseus, HIPÓCRITAS! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,

    E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.

    Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.

    Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.

    SERPENTES, raça de VÍBORAS como escapareis da condenação do inferno? " Mateus 23:29-33.

    O que é mais contundente? Doutrina idiota ou raça de víboras???? Jesus quando repreendia JMS não tinha a preocupação de falar "palavras macias" para não ofender o sensíveis, ele era franco e o fazia com palavras que destacassem a urgencia de se tomar uma decisão que salvassa a alma daqueles que o ouviam.

    Fique na paz de Deus meu irmão.

    Ismael Fernandes

    ResponderExcluir
  7. serei muito breve porque esse tipo de assunto me cansa; porém ainda tenho muito interesse em dizer que o Sr jesus deu não somente o sangue, mas rin, coração, pulmão tudo por essa seita de teleguiados pelo inimigo, eu oro a deus do ceu que lhes a abra os olhos espirituais para que não morram nessa terrivel ignorancia ou se pelo menos não querem a salvação não ensinem essas babozeira pra outras pessoas caiam na real pelo amor de Deuuuuuuuuusssss.

    ResponderExcluir
  8. Sou católico , mas acho que a intolerância religiosa não leva a nada. Tenho amizades com várias pessoas de qualquer denominação religiosa , tais como: Protestantes( o meu saudoso Pai era), candomblé( um professor meu) Betelistas, Congregação Cristã),espirita,IURD, Unidas, Deus é Amor,Assembléia de Deus, Adventistas, Budistas( Meu Tios e primos), Xintoístas, Judeus, Muçulmanos,Católicos Ortodoxos, Católicos Anglicanos,Menonitas, Maronitas, Seicho-nô iê, Amiches,Mormóns, Renascer,Hinduismo, Testemunhas de Jeová e outras denominações. Acho uma perda de tempo ficar discutindo que tal religião é melhor que essa ou vice e versa. Todo mundo tem o direito de acreditar em que quiser. Eu vejo muito Testemunhas de Jeová, postando comentários neste site . Eles já estão contrariando a doutrina deles fazendo isso e falam palavras de baixo calão!!!!. Deixa o " ancioso" do Salão saber disso !kkkkkkkkkkkkkk....... Abraços a todos e fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  9. pesquisei varias religiões no decorrer de minha vida ,e não encontrei um povo mais amoroso que as testemunhas de jeová,não pegam em armas e até foram mortas por pessoas de diversas religiões que professam amor e estar ensinando as verdades biblicas,que hipocresia ,meu DEUS quanta ignorância dispersa no ar que satánas libera,que polúi e cega nossa sociedade, JESUS foi morto por esse mesmo modo de pensar errôneo e que ainda assola essa humanidade pecadora que só julga,e como fica membros de outros clérigos que não atingem seus alvos espirituais, tbém perdem seus privilégios, a organização de JEOVÁ não dessassocia ningúem pelo contrario é o próprio homem que se afasta dos princípios de DEUS,e quando um irmão se regenera e volta a congregação é recebido com amore alegria pelos irmãos,isso nimguém menciona, melhor é conhecer antes de julgar ,JEOVÁ perdoas porque não sabem o que falam,pois seu julgamento está bem próximo,não vamos perder tempo em jogar pérolas aos porcos e vamos continuar no amor de JEOVÁ E JESUS em pregar as boas novas do reino de DEUS nosso grandioso PAI ETERNO E MISERICORDIOSO....

    ResponderExcluir
  10. TESTEMUNHA DE JEOVÁ COM AMOR E SEM DISCRIMINAÇÃO7 de março de 2011 às 23:50

    SABEMOS QUE EM TODAS AS RELIGIÕES PESSOAS QUE NÃO ATINGE ALVOS ESPIRITUAIS NÃO PODEM PARTICIPAR DE CERTOS PRIVILÉGIOS EM SUAS RELIGIÓES OU QUE ANTES PARTICIPAVAM E DEPOIS PERDERÃO, POR ATITUDES QUE NÃO AS FAZEM DIGNAS DAQUILO EX; O PADRE É AFASTADO DA IGREJA QUANDO COMETE UM PROCEDER ERRADO NÃO É? ENTÃO UMA TESTEMUNHA JEOVÁ PERDE PRIVILÉGIOS,MAS É DESSASSOCIADA SE ELA QUIZER CONTINUAR COMETENDO O PECADO,MAS SE ELA SE ARREPENDE DE SEU ERRO É AJUDADA PELOS ANÇIÃOS E AS PORTAS DA CONGREGAÇÃO CONTINUA ABERTA PARA ESSAS PESSOAS,EU FUI DESSASSOCIADA E RETORNEI COM MAIS AMOR AINDA,É QUE ALGUNS FICAM REBELDES,NÃO ACEITAM AS DISCIPLINAS DE DEUS JEOVÁ ISSO TBÉM JA É PROFETICO .

    ResponderExcluir
  11. Ola Seu blog foi citado em fonte no nosso site.
    Na seguinte Url.
    http://www.saudepedia.com.br/2012/12/testemunha-de-jeova-e-transfusoes-cirurgicas.html

    Obrigado, Boanerges Administrador.

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!