sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Conversas com Raymond Franz: Uma análise do livro “Crise de Consciência”. - INTRODUÇÃO


Na realidade pretendo “dialogar” com a obra de Raymond Franz seguindo a ordem sequencial do livro. Infelizmente o livro “Crise de Consciência” não está mais disponível nas livrarias brasileiras e muitos só tem acesso via PDF, o que realmente dificulta muitas pessoas de o lerem. Minha contribuição visa apenas estimular a leitura integral do mesmo, pois não pretendo fazer um resumo para uma leitura “rápida” e superficial, mas aprofundar certas passagens que me chamaram atenção e que possam contribuir para vocês, amigos e leitores.

Antes de qualquer coisa: por que ler “Crise de Consciência”?

Porque seguir o que sua consciência determina é tarefa para poucos, pois envolve tomar decisões que vão afetar sua vida e de todas ao seu redor e não necessariamente essa mudança é algo confortável e revigorante, pois se indignar com injustiças e denunciar os opressores gera conflitos e retaliações.

Foi exatamente isso que Raymond Franz, até então membro do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová fez: ousou questionar o dogmatismo religioso e as regras demasiadas humanas que foram divinizadas por um grupo de homens americanos que acreditaram (e ainda acreditam) ser o canal exclusivo de Deus para toda a humanidade.

Na introdução do livro uma pergunta vital é retirada da revista “A Sentinela” do dia 15 de julho de 1974:
"Quando há pessoas em grave perigo, duma fonte de que não suspeitam, ou quando são desencaminhadas por aqueles que consideram ser seus amigos, será que é desamoroso adverti-las? Talvez prefiram não acreditar na advertência. Podem até mesmo ressentir-se dela. Mas, livra isso alguém da obrigação moral de dar tal advertência?" 

O fato de usar como questionamento inicial uma publicação da denominação religiosa da qual ele estava afastado, mostra uma sensibilidade e perspicácia que aponta para orientações que as Testemunhas de Jeová deveriam sugerir para membros de outras religiões, como forma de proselitismo, porém que nunca usavam para sua autorreflexão. 

Com isso Raymond Franz abraça uma causa: advertir as pessoas sobre erros e excessos de uma denominação religiosa que ele mesmo adotou como sendo a única verdade na Terra. Não somente voltou atrás do seu ponto de vista e de sua ideia de “verdade”, mas humildemente ao reconhecer que estava equivocado percebeu que seu silêncio seria uma covardia perante a vida.

O grande sociólogo Darcy Ribeiro afirmou certa vez:
“Sou um homem de causas. Vivi sempre pregando, lutando, como um cruzado, pelas causas que comovem. Elas são muitas demais: a salvação dos índios, a escolarização das crianças, a reforma agrária, o socialismo em liberdade, a universidade necessária. Na verdade somei mais fracassos que vitórias em minhas lutas, mas isso não importa. Horrível seria ter ficado ao lado dos que nos venceram nessas batalhas”.

Com certeza é horrível ter vitórias que apenas servem para encobrir falhas e que ratificam mentiras. Também não comungo com esse tipo de vida. Se você é um pessoa que luta por causas justas e que tem humildade suficiente para numa crise redefinir sua forma de encarar a vida: seja bem vindo ao mundo dos indignados perante as injustiças, seja bem vindo ao mundo de Raymond Franz.

34 comentários:

  1. Considero o Livro Crise de Consciência, Muito longo para um Brasileiro que já não muito de ler. Alem do mais, Não se precisa tanto para questionar com profundidade o s ensinos das TJ.

    ResponderExcluir
  2. O livro eh maravilhoso! Eu o tenho na versao em Ingles. Infelizmente, nao ha mais em portugues. A nao ser na versao em PDF. Mas, ler esse livro me ajudou a refletir muito e me fez tirar todos os pesos das minhas costas. Sem falar que so me provou que eu nao estava errada quando me fazia tantas perguntas.
    E outra, nao acredito que o livro seja longo demais pra brasileiro, ler. Eh longo demais pra quem nao tem interesse em aprender, seja ele de que nacionalidade for!

    ResponderExcluir
  3. PARTE 1

    Prezados blogueiros,

    A leitura dos livros "Crise de Consciência" e "Em Busca da Liberdade Cristã" não teve em mim poder edificador, como descrito nas palavras inspiradas de Provérbios 12:18. Este provérbio assinala de maneira bem simples que quando um ser humano não reflete profundamente antes de falar, o resultado são palavras que em vez de apenas ter poder de levantar alguém, podem derrubar. Fico pensando na motivação de R. Franz em escrever estes livros. Será que ele realmente queria edificar seus leitores-alvo? Será que realmente quis ajudá-los a edificar uma fé firme em Seu Criador, descrito em Sua própria Palavra como 'Deus de ordem', e portanto 'organizado'? - 1° Coríntios 14:33, 40.

    Notei sua determinação ávida de atacar bastante a revista "A Sentinela", na qual ele mesmo escreveu muitos artigos que, tenho plena certeza, foram bem preparados com apoio de vários princípios da Bíblia. Mas vocês já pararam para pensar que os artigos da mesma revista que ele critica não tem palavras que geram tanta revolta entre as pessoas quanto os termos que ele usou nos livros que publicou? Por que será que isto aconteceu? Cada um tem sua coinsciência dada pelo Criador, e pode responder essa pergunta a ela mesma em seu íntimo...

    Pelo que me pareceu óbvio, o objetivo de R. Franz, bem evidente em suas duas obras literárias, foi o de desacreditar um povo que tem se esforçado para produzir ajustes positivos na vida de pessoas sinceras, e portanto na sociedade como um todo. Vocês acham que a ajuda que as testemunhas de Jeová tem dado à muitas pessoas para entenderem as Escrituras mais plenamente são inválidas? Raymond Franz achava que sim. Ele mesmo disse que se sentia envergonhado de ter sido testemunha de Jeová. Parece ter insistido demais na ideia de que outros o vissem como parte do problema, em vez de parte das soluções que todos nós podemos produzir com a ajuda de Deus. (Mateus 19:26) Mas o que tenho visto no meu bairro são bons vizinhos que tem agradecido a visita desse grupo religioso à sua casa, para transmitir uma mensagem de paz da Bíblia. Admiro o esforço deles em abrir mão de confortos pessoais para transmitirem pensamentos bíblicos a outros! Conheço pessoas que depois de estudarem as Escrituras com o apoio das testemunhas de Jeová: estão bem mais animadas; dispostas e felizes; não consideram o serviço de pregação um fardo; são honestas; amorosas; prestativas e bem equilibradas. Noto que a maioria dos jovens testemunhas de Jeová não são filhos de pais testemunhas, mas jovens que usaram sua inteligência para analisar seus ensinos e os aceitaram de bom coração. Admiro a fibra moral que a maioria deles têm, ajudando até os mais velhos nas atividades do dia-a-dia. Anseio um mundo onde jovens assim fôssem a maioria, como ocorre nesse grupo religioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço que pelo menos você tenha criado esse perfil no Blogger denominado "Comentarista" apenas para poder comentar aqui, mas não deixa de provar mais uma situação em que todos os adeptos das Testemunhas de Jeová se encontram: a liberdade de pensamento e de expressão não são aceitos pelos líderes das Testemunhas de Jeová que orientam, sob pena de retaliações organizacionais, o que o adepto pode ler ou mesmo visitar na Internet e por isso nosso visitante "Comentarista" precisa se esconder para não ser "punido" dentro da Organização religiosa que tanto defende. Um incoerência, com certeza.

      Excluir
    2. O fato de sua leitura do livro "Crise de Consciência" não ter tido nenhum efeito edificador pode ter origem de várias situações. Uma delas é a provável não leitura do livro em questão, ou seja, fica mais fácil citar alguns textos bíblicos descontextualizados (algo comum na literatura das Testemunhas de Jeová) e obviamente criticar o autor e não sua obra. Não existe da sua parte nenhuma citação do livro Crise de Consciência, o que mostra uma total falta de embasamento para uma análise crítica e objetiva. Outra situação de não conseguir "entender" o livro é estar com a motivação e intenção de apenas desacreditá-lo para uma defesa tacanha e fundamentalista de sua fé.

      Excluir
    3. O objetivo de Raymond Franz ao publicar seu 2 livros (Crise de Consciência e Liberdade Cristã), ao contrário do que foi citado pelo visitante Comentarista, não foi desacreditar o "povo de Jeová", pois percebam que as Testemunhas de Jeová tem a tendência de quererem privatizar Deus, pois ao sugerirem que são o "povo de Jeová", na realidade querem dizer que uma Organização religiosa criada nos Estados Unidos é a única responsável por ter as verdades reveladas por Deus e que essa empresa americana que usa a fé como máscara é sinônimo de deus. Numa simples equação "matemática" seria dizer que Deus Jeová = Torre de Vigia, algo bem distante da realidade e que Raymond Franz denunciou ao mostrar como funcionava internamente.

      Excluir
    4. TODOS NOS SABEMOS QUE A BIBLIA É FAVORAVEL A DISCRIÇÃO E DIRECIONAMENTO DE LOUVOR A DEUS.
      ENTRETANTO, FIQUEI ME PERGUNTANDO ATÉ QUE PONTO VALE DEIXARNOS GUIAR PELA CONSCIENCIA E QUESTIONAMENTO ALHEIO NUM ESFORÇO DE ANULAR A SINCERIDADE DO CORPO.
      EM A CRISE DE CONSCIENCIA O PROPRIO RAYMOND FRANS DECLARA QUE, POR OCASIÃO DO ANUNCIO DE SEU AFASTAMENTO A FAMILHA DE BETEL, O ANUNCIANTE DECLARA QUE SERIA POR ELE TER OBTIDO UM ENTENDIMENTO DIFERENTE DAS ESCRITURAS.
      POIS BEM, EM A CRISE DE CONSCIENCIA E MAIS AINDA EM EM BUSCA DA LIBERDADE CRISTA ELE DEIXA TRANSPARECER O TEMPO TODO SEUS RESSENTIMENTOS PELA MANEIRA COMO, AINDA QUE SUTILMENTE, SUSPIRA POR SEU OSTRACISMO.
      VITIMA DAS PROPRIAS FRAQUEZAS E DO ORGULHO PELO PROFUNDO CONHECIMENTO QUE ACREDITA TER, BEM COMO POR SUA INTELIGENCIA, AQUI EU RECONHEÇO, PRIVILEGIADA, NO CIPOAL DE IDEIAS EXPOSTAS VÊ-SE UM NAUFRAGO SE APOIANDO EM UM PEDAÇO DE MADEIRA FLUTUANTE, QUANDO EM DETERMINADOS MOMENTOS USA DE LINGUAGEM DUBIA PARA ACESSAR OS DE FORA AO MESMO TEMPO QUE TENTA AGREGAR AQUELES QUE, POR FRAQUEZA, INIQUIDADE OU SOBERBA SE DEBATEM TENTANDO PROVAR QUE NAO SAO TAO TRANSGRESSORES ASSIM.
      TANTO EM UM LIVRO QUANTO NO OUTRO, RAYMOND FRNAZ FAZ UM ESFORÇO TENAZ PARA PROVAR-SE VITIMA DE INJUSTIÇA (EMBORA SABEDOR QUE TODOS OS LUGARES ONDE HÁ SOCIEDADE HÁ REGRAS A SEGUIR) FAZENDO-SE COMUM AO SENTIMENTO DOS DEMAIS DESASSOCIADOS BEM COMO SE POSICIONANDO COMO PALADINO DA VERDADE.
      O RISCO DE INSTITUCIONALIZAR SEUS PENSAMENTOS FORMANDO UMA CORRENTE DE PENSAMENTO CUJOS PRECEITOS E BASES SERIAM A MESMO QUE CRITICOU O TEMPO TODO.
      AS BASES DE SUA FÉ, POR OUTRO LADO, SAO CLARAMENTE EXPOSTAS COMO A QUE APENDEU DA ORGANIZAÇÃO.
      GOSTARIA MUITO DE DISCUTIR COM MAIOR PROFUNDIDADE SEUS PONTOS DE VISTA UM A UM, PORÉM, HOJE ISSO NAO ME É POSSIVEL EM VISTA NA NECESSIDADE DE TERMINAR AS ULTIMAS 150 PAGINAS DE EM BUSCA DA LIBERDADE CRISTA ENTRE OUTRAS LEITURAS PRIMORDIAIS QUE FAÇO PARALELAMENTE.
      MUITO TERIA ME AJUDADO A SE TIVESSE OS LIVROS NO FORMATO CONVENCIONAL PARA QUE PUDESSE DISCUTI-LO POR ESCRITO NO PROPRIO, COMO USUALMENTE GOSTO DE FAZER NAS LEITURAS A MIM DE MAIOR IMPORTANCIA.
      DE QUALQUER MANEIRA LAMENTO MUITO QUANDO VEJO ATAQUES DE BAIXO NIVEL, MAS FELIZMENTE NAO VI ISSO AQUI E POR ISSO MESMO ME MANIFESTEI.
      UM BOM DIA A TODOS, E DESEJO QUE REFLITAM SOBRE O QUE DISSE. ATE MAIS. ----------- A. MELLO

      Excluir
    5. João 17:3 diz que o conhecimento exato é o que conduz à vida eterna. Assim sendo, enquanto alguns gastam tempo com criticas e análises sem fundamento, outros adquirem verdadeiro entendimento e são realmente felizes !!!
      Pascol Naib ao atacar as testemunhas de Jeová, você vai diretamente de encontro com o segundo mandamento de Deus, de amar ao seu próximo como a si mesmo. Jesus deixou claro em sua parábola quem é seu próximo, isso mesmo , o Samaritano. Em outra ocasião Jesus incentivou seus discípulos a amar até os seus inimigos. Sendo assim, como bom seguidor de Cristo, você não teria que amar as testemunhas de Jeová e orar por elas ? Pense nisso !!!
      Vamos amar as pessoas, vamos ajuda-las esse é o único modo de nos achegarmos a Deus.
      O amor é o perfeito vínculo de união. Vamos amar mais e criticar menos e mundo será o paraíso.
      Sou Testemunha de Jeová, sou jovem e convicta de minhas crenças. Não sirvo a homens, pois a bíblia diz que não devemos confiar em humanos. Confio apenas em Jeová . O amo de todo o meu coração e amo todas as pessoas, pois toda a humanidade está no mesmo barco, todos morrem !! Mas graças ao amor de Jeová e de seu filho Jesus podemos ter esperança.
      vamos viver com base nesse amor , mostramos gratidão por amar, pois Deus é amor .
      Acesse Jw.org e saiba mais.

      Excluir
  4. PARTE 2

    Creio que os comentaristas a favor de R. Franz nesse blog poderiam de modo franco pensar na seguinte verdade provada pela experiência: "A verdade é filha do tempo". Não se preocupem demais com o que ocorrerá com as testemunahs de Jeová. Se elas realmente não forem verdadeiros adoradores de Deus, o tempo mostrará isso. Lembram-se do instrutor Gamaliel, citado no livro de Atos 5:34-39? Notem: ele não era testemunha de Jeová, mas disse algo muito profundo em que acho que todos nós deveríamos refletir. Pois é algo muito curiosos Deus ter permitido que palavras internas de um tribunal humano - o Sinédrio - terem sido registradas nas Escritutas com a orientação de Seu Espírito: "Homens de Israel, prestai atenção a vós mesmos quanto ao que pretendeis fazer com respeito a estes homens. Por exemplo, antes destes dias, levantou-se Teudas, dizendo ser alguém, e certo número de homens, cerca de quatrocentos, juntaram-se ao seu partido. Mas ele foi eliminado, e todos os que lhe obedeciam foram dispersos e redundaram em nada. Depois dele levantou-se Judas, o galileu, nos dias do registro, e arrastou muitos após si. Contudo, esse homem pereceu, e todos os que lhe obedeciam foram espalhados. E assim, na atual situação, digo-vos: Não vos metais com estes homens, mas deixai-os [em paz]; (porque, se este desígnio ou esta obra for de homens, será derrubada; mas, se for de Deus, não podereis derrubá-los;) senão podereis talvez ser realmente achados como lutadores contra Deus."

    Resumindo, creio que só o fato de Raymond Franz ter se preocupado demais em criticar um grupo religioso é algo que mostra séria falta de confiança no Criador do céu e da terra. Procurar 'derrubar' este ou aquele grupo religioso por meio de palavras duras e, segundo analisei a per si, argumentos recheados de mágoa por expectativas pessoais não cumpridas, foram as maiores provas de que Ele não acredita que Deus está supervisionando as obras religiosas aqui na terra. Parece adotar o ponto de vista de que Deus não está no controle das coisas. É uma pena ele tentar motivar outros a 'lutar contra Deus'. Pois quem somos nós para julgar um grupo religioso, seja qual fôr?

    É o que penso, pelo modesto conhecimento que Deus e seu espírito me ajudaram a adquirir das Escrituras Sagradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto foi de minha autoria e ainda pretendo analisar e comentar todos os aspectos do livro de Raymond Franz, algo que você visitante denominado Comentarista não fez em nenhum momento de sua explanação. Da minha parte não existe interesse de "desmascarar" as Testemunhas de Jeová, pois cada um segue o que achar melhor para si, porém a denúncia deve ocorrer quando crenças ficam acima do respeito ao próximo e que agem de maneira totalitária e fundamentalista. Nesse ponto as Testemunhas de Jeová tem uma lista enorme de erros doutrinários meramente humanos que ceifaram e ceifam a vida (seja social ou literal) de milhares de seus adeptos e ex-adeptos. A crítica é necessária quando vemos os absurdos cometidos pela organização das Testemunhas de Jeová de no passado proibirem vacinas e transplantes de órgãos e que ainda continuam com erros mais crassos no que se refere a doutrina assassina do sangue. Observamos o silêncio da liderança das Testemunhas de Jeová perante os inúmeros casos de pedofilia ocorridos no passado recente e que foram "encobertos" em nome do nome de uma organização religiosa. Observamos estupefatos a discriminação religiosa para com ex-adeptos ou mesmo para quem pretende sair dessa denominação religiosa em questão com a prática abusiva da desassociação e dissociação que acarreta a desagregação social e familiar no mundo todo. Por isso e por muitas outras questões as pessoas precisam ser alertadas sobre os fundamentalismos que as Testemunhas de Jeová escondem do público em geral.

      Excluir
  5. Queria entender por que o dono deste blog ataca tanto as testemunhas de Jeová .vá pesquisar sobre o que a igreja católica fez e faz com as pessoas .se você acha errado a doutrina das testetunhas de Jeová por que não ampliar seu conhecimento e buscar sobre oyrras religiões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo1 de abril de 2014 01:34...o que você entende por atacar? O simples direito de manifestar uma opinião baseada em fatos reais e que expõe o fundamentalismo e o fanatismo religioso em práticas específicas das Testemunhas de Jeová e que é algo que você não gostaria de ler te faz pensar que estou atacando? Muito estreita sua maneira de pensar. Sou contra qualquer intolerância religiosa e principalmente contra os fanatismos. Se você leu o nome do Blog vai perceber que o foco são as Testemunhas de Jeová.

      Excluir
  6. Pascoal,boa noite
    Onde posso baixar este livro em PDF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta esse link:
      http://www.4shared.com/document/4pvmC2Zz/Raymond_Franz_-_Crise_de_Consc.html

      Excluir
  7. Você demora pra publicar os comentários hein?


    Wiliam

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler o livro Crise de Consciência. Sou Testemunha à 50 anos. Já visitei a sede das Testemunhas em Booklyn 3 vezes. Conhecí alguns membros do Corpo Governante pessoalmente. Me acho em condições de fazer alguns comentários a respeito do livro.
    Primeiro entendo que Ray Franz sempre foi muito sincero no que acreditava, senão, não dedicaria a maior parte da sua vida em prol da Organização. Ele como membro do Corpo Governante tinha como uma de suas funções descobrir as chamadas "Novas Luzes" que frequentemente aparece na Sentinela. Se ele de consciência descobriu pelos estudos alguns pontos de discordava das atuais diretrizes, ele não poderia ser tratado como apóstata. O próprio Fred Franz, seu tio, fez muitas mudanças nas doutrinas durante décadas e nunca foi acusado de apóstata. O que há de maior riqueza no livro, não são suas opiniões sobre a Organização Testemunhas de Jeová, mesmo porque eu já tenho as minhas, mas são os relatos históricos de toda a trajetória das Testemunhas de Jeová desde a segunda metade do século 19. Histórias estas que foram escondidas dos milhões de Testemunhas. Essa parte histórica foi comprovada por fotos e cópias de livros e cartas que jamais chegariam a nós Testemunhas se não fosse por ele. Não compartilho com todas as opiniões dele sobre a Organização, mesmo porque, tudo o que sei da Bíblia, aprendí com as Testemunhas, mas não deixo de sentir uma certa decepção por descobrir o quanto da história nos foi escondida.
    Continuarei sendo Testemunha, com certeza mudarei meu conceito sobre Organização de Deus. Não acredito mais que Jeová tenha uma única organização diretamente orientada por ele. "Os seus pensamentos são mais altos do que os nossos pensamentos". Esta organização é simplesmente humana tentando fazer o que é certo, o que não significa que tudo que faça é da vontade de Jeová. Acredito que qualquer organização religiosa esteja no mesmo patamar. Este livro me fez ver a realidade das coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma resposta verdadeiramente cristã!

      Excluir
    2. Anônimo de 04 de Agosto. Gostei muito de suas sinceras expressões. já fui TJ mas ao ver que tantas crenças e profecias as quais eu preguei para as pessoas no campo foram modificadas cheguei a conclusão de quão sério e se achar profeta e não se lo por interpretação errada das escrituras.a Organização e incrível e muitas vezes admirável mas e uma organização puramente humana que se acha divina e exclusivo acesso a Jeová.se mudam tanto as crenças.. onde está a orientação do espírito?

      Excluir
  9. O livro do Raymond Franz é agua de esgoto. Não precisa ler todo como não é preciso beber um copo cheio de agua do esgoto. Basta sentir o cheiro para saber se é nocivo, perda de tempo ou tem consistência.

    O livro dele contem mentiras misturadas com verdades, fatos cuja interpretação negativa dele é altamente contestável. Acusações lançadas no ar sustentadas só pela brisa passageira e altamente não verificáveis tanto para comprovar como para refutar.
    Eu bebi essa agua de esgoto e estou arrependido e lamento o tempo perdido bem como ter sido temporariamente iludido por quem dissimula suas intenções.

    Publique isso se você for um cearense "cabra macho" Pascoal.
    hehehe! Crise de Consciência: agua de esgoto. Amontoado de resmungos, adulação ao leitor em meio a fatos e mentiras e afirmações não verificáveis, interpretações negativas altamente controversas e contestáveis.
    Realmente esse livro é uma bomba que vai abalar a sociedade do novo mundo das testemunhas de jeová. Aguardem... em 1981 foi lançado e até agora nada!

    Wiliam Done
    Coragem!

    ---------------------------------------------------
    26 de Julho - Dia Internacional em Memória da Consciência dos Cínicos

    Dezenas de milhares de vitimas, finadas consciências... não esqueceremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wiliam. A publicação do seu post tem fins didáticos (mania de professor) e mostra bem o comportamento intolerante e fundamentalista que você demonstra a tudo que vai de encontro ao seu pensamento e ao da sua denominação religiosa.

      Observa-se que seu comentário está nos moldes da inquisição católica em plena idade Média, onde argumentos pouco valiam diante de atitudes descontroladas e de uma fé “doente”. Pois é, uma fé “doente” e que debilmente GRITA para que não leiam isso ou não ouçam aquilo. Chega a ser vergonhoso publicar um comentário que pede para as pessoas fecharem os olhos e não pensarem por si mesmas.

      Parece uma criança birrenta que tampa os ouvidos para não ouvir a lição dos pais e que chora convulsivamente por não aceitar opiniões divergentes. Caro Wiliam, as pessoas tem o direito de ler o que bem entendem, tem o direito de fazer pesquisas e principalmente de fazerem escolhas. A leitura do livro de Raymond Franz é essencial para entender o funcionamento interno da empresa americana Torre de Vigia e seu post apenas confirma isso para todos que leem esse Blog.

      Wiliam, obrigado por colaborar. Seu comportamento destemperado apenas salienta a necessidade de mais pessoas lerem esse magnífico livro.

      Excluir
    2. Obrigado por publicar Pascoal.

      Lembrando que nada tenho de pessoal contra você. Desejo sucesso aos seus empenhos que não afetem a Organização das TJs.

      Wiliam

      Excluir
  10. Fiquei ativo na organização das TJ durante 29 anos de minha vida,me afastei pois não suportei as atrocidades dessa religião que confiei durante essas quase 3 décadas como sendo absoluta e único canal de comunicação entre Deus e o Homem(o Corpo Governante) Depois que me afastei comecei a pesquisar bastante e me deparei com esses Tesouros Literários..os livros "Crise de consciência" e "Em busca da liberdade cristã" Todas as TJ deveriam ler esses livros com a mente aberta e e os olhos também......Infelizmente a proibição e o medo forçado impedem que os devotos e sinceros possam perceber as barbaridades dessa cruel organização que tem aprisionado e torturado milhões de pessoas.

    ResponderExcluir
  11. BOM EU ESTOU ESTUDANDO COM UMA TESTEMUNHAS DE JEOVA.PODE SER QUE ALGUEM FIQUE FRUSTRADO POR LER UM LIVRO.SE ESTA RELIGIÃO NO FOR A VERDADEIRA PELO MENOS DEIXA A GENTE VER QUE AS PROFECIAS DA BIBLIA QUE ELES PREGAM ESTA DE ACORDO COM AS COISAS DO MUNDO E DO QUE ESTA ACONTENDO.VEJO AS OUTRAS RELIGIÕES FAZEREM TUDO AO CONTRARIO DO QUE A BIBLIA ENSINA.O SANGUE , ADORAREM IMAGEM, APOIAR CASAMENTO GAY,COMEMORAR ANIVERSARIO.AS RELIGIÕES HOJE EM DIA TODAS ELAS ESTÃO RESPONDENDO ALGUMA COISA NA JUSTIÇA;E SO VER OS PROGRAMAS NAS TV.RADIO,TODAS ELAS MISTURADAS COM A POLITICAS.TUDO O QUE A BIBLIA DIZ QUE E ERRADO ELAS FAZEM,FOI AVISADO QUE NO MEIO VIRIAM MUITOS LOBOS DISFARÇADOS DO OVELHAS. VEJO UM POVO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVA ALEGRE,SEM GRILOS,E NÃO VEJO TODAS ESTAS COISAS QUE MUITOS DIZEM ,SIM ELAS FORAM EXPULSAS TALVEZ FIQUEM MAGOADAS,E RESOLVEM ATACAR PARA JUSTIFICAR UM DESLIGAMENTO.não estou criticando ,MAS PELO QUE EU VEJO NA BIBLIA E O QUE ESTA ACONTECENDO E A RELIGIÃO QUE MAIS DIZ A VERDADE.E SO LER E PRESTAR ATENÇÃO O QUE EU VEJO NAS OUTRAS RELIGIÕES E QUE ELES ACEITAM TUDO.SEM MAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro amigo Antônio bom dia para vc gostaria de lhe dizer que vc esta certo em parte quando fala que as outras religião também erram e ninquem fala nada mais gostaria de lhe dizer que no mundo que nos cerca há tanta falsidade religiosa que infelismente não podemos sequir as cegas tudo que os homens apesar de dizerem ser representante da única religião certa na terra,pois tudo que se fala a respeito de profecia dada por Deus tem que ser verdadeira pois O Deus da Biblia é verdadeiro ele não pode menteir tito1 em diante fala isso e nem envia provetas que proverem mentiras em seu nome Deoteronômio 18:18,20 então fica aqui caro antonio um alerta para vc e todos aqueles que querem de coração se aproximar de Deus e Jesus o livro de pedreo na sua segunda carta não confies em toda a expressão inspirada mais antes provai a expressão inspirada para ver se origina de Deus digo a vc lheia mais a Biblia e segue não a homens ou religiosos nem religião mais a Jesus o filho de Deus só ele é o caminho que nos leva a presença do pai pela fé simplesmente isso agindo dessa forma segue o proceder dos berianos no livro de atos eles examinava as escritura cada dia enquanto essas coisas eram assim e não foram repreendido nem pelo apostolo Paulo nem por nenhuma organização pelo contrário foram elogiados ,, tenha um bom dia que Deus Jeova e Jesus te oriente e proteja lheia a bíblia.um grande abraço.

      Excluir
  12. caros amigos,li cada comentário a respeito do livro do irmão raymundfranz,creio eu que também passei grande parte da minha vida nesta organização,me afastei depois que tive o prazer de ler esse livro o livro mostra não só asfalsas verdades encobertas dessa organização,maisvai além aponta para uma realidade que muitas pessoas se encontra numa crisce de consciência sem saberem o que fazer por medo de perderem tudo o que coseguiram conquistar seus amigos e principalmente seus familiares,ese talvez seja a maior dificuldade de muitos, tomarem coragem para dizer basta de tantas mentiras em nome de Deus e jesus,pois Deusjeova e Jesus, não podem mentir é o que sua palavra a bíblia sagrada diz em tito1:2,00 que me dis das data frcasadas de 1975,1914 e muitas outras quem mentiu foi Jeova e Jsus, ou foi os homens da socidade torre de vigia,que na realidade não deveria ser chamada de sociedade mais sim de uma irmandade de irmão e amigos não acham,asim disse o irmão raymundfranz em seu livro.fico poraqui pois não tenho mais o que dizer pois seria necessário escrever um outro livro para mostra a grande decepção que muitos incrusive eu sentir ao descobrir que não estava numa verdade,mais sim numa mentira cruel e desumana para mim o que eles fazem é uma grande crueldade mais que não ficara impune pois Deus é fiel com suas promessa e com aqueles que tem fé e confiam nele como o único Deus verdadeiro e que não pode mentir,um grande abraço,e a sima de tudo tenha fé pois é pela fé que os antigos receberam o comprimento da promessa.

    ResponderExcluir
  13. Procurei esses 2 livros,EI PASCOAL AÍ NO CEARA É MAIS FÁCIL ENCONTRAR,EM 2006 acabou a tiragem em 2010 ele faleceu,como diz no ceara,TÔ DOIDINHO PRA LÊ.

    ResponderExcluir
  14. As TJ são as que menos podem falar de "ataques" a outras religiões,pois eles criticam o tempo todo os "erros" de todos .Como posso dizer que algo está errado,sem mostrar o que julgo ser um erro?Não é isso que eles fazem?Não apontam o erro dos outros? Um membro importante do Corpo Governante se afasta e mostra o que já sabemos a muito tempo,que as TJs,não falam a verdade,e nem assim eles acreditam?Será que se o próprio Jesus, como fez com Saulo no caminho de Damasco,se apresentasse a cada uma delas.Será que elas acreditariam? Tenho dúvidas...

    ResponderExcluir
  15. Jeová DEUS está vendo tudo e tenham certeza que se a STV não fosse a organização verdadeira dele aqui na Terra, ELE não teria abençoado tanto para crescermos em toda a Terra habitada.

    Tenho orgulho de ser Testemunha de Jeová e não fazer parte de Babilônia a grande.

    Qual a única denominação que ensina que viveremos eternamente aqui na Terra e não iremos para o céu, como sempre foi o propóito de Jeová Deus?

    TODAS as outras denominações dizem que ou vai para o céu ou para o inferno... kkkkkkkkkkkkkkk

    Que ofensa para Jeová e Jesus Cristo!

    Ainda bem que Jeová já escolheu seu povo (Atos 15:14) Simeão relatou em detalhes como Deus, pela primeira vez, voltou sua atenção para as nações, a fim de tirar delas um povo para o Seu nome.

    A STV restaurou o nome de DEUS na sua palavra em mais de 7.000 vezes!

    Vejam algumas curiosidades que torna o povo de Jeová único em toda a Terra:

    1 - Possuímos o siteℹ mais traduzido e divulgado do mundo: Atualmente 753 idiomas disponíveis!


    2- Somos o único grupo religioso que está presente em todo o planeta: são 239 países e territórios autônomos em que as Testemunhas de Jeová estão atuando (o mundo tem 207 países em reconhecimento pela ONU)!


    3 - Temos os maiores complexos gráficos e a mais avançada tecnologia em produção de publicações tanto em formato impresso como em eletrônico, por incrível que pareça, TUDO mantido por DONATIVOS VOLUNTÁRIOS (Não há ajuda e intervenção de nenhum orgão governamental)


    4 - As revistas de maior circulação no mundo são a Sentinela (45 milhões de exemplares por mês), seguida pela Despertai (42 milhoes por mês), ambas publicadas pelas Testemunhas de Jeová!


    5 - Quando há catástrofes, somos muitas vezes o primeiro grupo de ajuda humanitária a chegar no local!


    6 - O MEPS (Sistema de Editoração e Fotocomposição Mutilíngue) é atualmente o mais avançado programa de computador que traduz publicações em vários idiomas sem alteração de sentido seja em parágrafos, frases ou palavras (o Google Tradutor não chega nem de longe)...... e ele foi desenvolvido pelas Testemunhas de Jeová! Muitas das grandes empresas reconhecidas no mundo já tentaram comprar ele das TJS, inclusive a Microsoft!


    7 - Temos a Bíblia mais completa para estudo e pesquisa conhecida, chamada TNM Rbi8 (informação publicada pela revista VEJA)


    8 - Somos o ÚNICO povo que, em suas grandes reuniões, como assembleias (2.000 pessoas) e congressos (5.000 a 50.000 pessoas), não usam policiais nem seguranças contratados durante a realização desses eventos!


    9 - Somos o ÚNICO povo que não se envolve em ABSOLUTAMENTE NENHUM conflito do mundo, como protestos e guerras, e o único povo totalmente NEUTRO em assuntos políticos, nacionalistas e outros!


    10 - As 8.000.000 de Testemunhas de Jeová que existem no mundo todo são, na verdade, uma FAMÍLIA INTERNACIONAL!
    Somos unidos pelo mesmo ensino e objetivo... não existe isso nas outras religiões!


    11 - Somos os únicos que sabemos de coisas que acontecem com nossos irmãos no extremo oposto do planeta, o objetivo? Ajudar!


    12 - E somos o ÚNICO povo que não vende as revistas e livros que produzem... Essas acima são apenas algumas das muitas façanhas que foram realizadas somente pelas Testemunhas de Jeová!


    Éramos para estar no livro dos recordes, só não estamos porque não conseguiríamos realizar essas coisas sem a total ajuda de Jeová Deus, O CRÉDITO VAI PARA ELE , não para nós, Testemunhas de Jeová!


    Então, fica evidente o privilégio de fazermos parte desta maravilhosa família internacional e de "quebra" afirmar: "Quem está com o verdadeiro DEUS?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a Organização e impressionante; mas só o fato de ficar pregando data /ano pro Fim do Mundo como fez tanto..nos fazer pregar que essa geração não passaria...e a geração passou.. e outros tantos ensinamentos errôneos já mostra que não tem a direção de Jeová e sim do Homem.Quanto as qualidades da Organização e fruto da fé.... a fé remove montanhas..mas isso não significa que sejam o canal monopolizado entre Deus e o homem.

      Excluir
    2. Impressionante esses dados mais lamento meu caro Luiz Carlos mais a bíblia diz em (Ef2.8-9) que a salvação é dada pela graça alcançada por meio do meu senhor Jesus Cristo leia tbm (Jo6.28-29) Cristo não veio com o próprio de ser sacrificar apenas para um grupo apenas de pessoas ou que se dizem únicos cristão verdadeiros pois eke veio por todo aquele que nele crê
      Tbm leia em Romanos do capitulo 5 ao oito lá explica tudo pode ler na sua bíblia auterada mesmo não tem problemas. Daí vc vai dizer bíblia auterada??? SIM meu caro pois afirmo isso com toda a certeza pois tenho a TNM revisão de 1967 e a mais atual de 2013 tbm tenho outras traduções como JFA etc...

      Excluir
    3. JO 5.39 examine as escrituras ...
      Se contentam a Cristo enquanto a tempo e não se deixem enganar por doutrinas religiosas feitas por homens saindo das leis do Pai, pois isso não salva ninguém...

      Excluir
  16. Nao existe religiao verdadeira, existe adoradores verdadeiros independente da religiao. Deus sabe quem sao. Esses adoradores verdadeiros sao identificados pelo amor. JESUS disse: Por meio disso saberao que sao meus discipulos, se tiverem amor entre vos.

    ResponderExcluir
  17. Imagina a cena,fins do seculo 19,varios movimentos Religiosos de avivamento surgindo nos EUA,Adventismo,Petencostalismo,menonitas,mórmon,uma efervescência Religiosa,e um grupo em Alegheny na Pensilvania liderado por um Rico Comerciante baseado no Adventismo,enquanto isso Elen G. Whitte escrevendo seus livros,agora pensa la no Ceu Jesus e Deus resolvem privatizar a sua representaçao exclusiva na terra a um desses grupos,desconsiderando toda a Historia anterior a esse tempo,so que todos esse grupos fanaticos e extremistas se consideram o UNICO E EXCLUSIVO representante de Deus na Terra...
    E ai para qual deles DEUS concedeu a Concessão de representa-lo??

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkkk.
    Como não existe religião verdadeira, quem faz a religião são os seus membros.
    Fico me perguntando na época dos apostolos, se eles estavam fazendo a vontade de Deus, o que dizer daqueles q não estavam junto com eles, mas se diziam fazer a vontade de Deus, será que podemos dizer que todas as organizações fazem a vontade de Deus? Lembrando q quem instituiu aquela organização cristã dos apostolos, foi o proprio Jesus Cristo. Pq ele faria isso se já existia a religião judaica?
    TEM QUE ESTUDAR.......
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!